Oitavas

Pedro Gustavo

New Member
Fala Todo mundo.

Estava lendo, e cheguei a conclusao que tem um assunto que eu me perco totalmente..

Sobre Oitavas...

Eu sei que pra subir uma oitava tem que multiplicar por dois, subir duas tem que multiplicar por 4....
Mas alguem pode exlipcar, ou me indicar uma leitura minuciosa sobre esse assunto? da onde vem, como eh calculado, onde eh aplicado, etc?

abraço a todos e que Deus nos abençoe!
 
Pedro,

Obviamente a base "matematica" para isso vem da musica em si. Vc tem sete notas BASICAS, correto ?
Sendo elas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) ao termino dessa sequencia a proxima nota volta a ser um , porem em tom ligeiramente mais alto.
Como vc pode ver temos então uma repetição apos um intervalo de sete, ou seja na OITAVA nota, dai o nome.
Então a cada vez que vc repete uma nota vc sobe ou desce uma OITAVA.
Em termos numericos de 32 Hz para 64 Hz, vc tem uma dobra, ou seja, uma oitava. De 64 para 128 outra e assim vai.
Isso pode acontecer no sentido inverso, vejamos, 2,000 Hz, vc desce uma oitava, vc tem 1,000 Hz, desce mais uma tem 500 Hz ...
Bem, isso é o basico, mas na nossa area ( AUDIO ) o intervalo de oitavas segue uma definição mais formal que seria :

F2 = F1 *( 2 ^n) , sendo n qualquer numero real

Obs : Leia-se com F1 VEZES DOIS ELEVADO A N-enesima POTENCIA ...

F1 Frequencia Basica ( Qualquer )
n qualquer numero real inteiro ou fracionario

Por exemplo, se tivermos :

n = m/3 o intervalo ser de TERÇO DE OITAVA (m qq numero de 0 a infinito ... )
n = m/6 , intervalo de SEXTO DE OITAVA
n = m/12, DOZE AVOS e assim vai

Agora, vc pode achar estranho que nos equalizadores e analisadores as frequencias não sigam exatamente isso. Aconte que em certas aplicações os intervalos de frequencias são NORMATIZADOS ( Numero ISO ) e se aplicam a tres tipos de intervalos, UMA OITAVA , MEIA OITAVA e TERÇO DE OITAVA.

Para ficarmos no basico, para o intervalo de UMA OITAVA as frequencias NORMATIZADAS são :

31.5 / 63 / 125 / 250 / 500 / 1000 / 2000 / 4000 / 8000 / 16000 Hz

Ajudou ?
 
Quando eu crescer, quero ser igual ao Ullmann, com uma pitada* de ***********. Os caras são feras nas suas áreas!!!!

Fernando

*pitada do que ele sabe e faz, não do fato de passar 25 dias longe de casa, eu heim!
 
aproveitando, como os senhores (pessoal do áudio) se relacionam com o pessoal da música em relação a questão das oitavas no sentido numérico musical.
O Lá 440 é Lá4, mas pro pessoal da música, com base nos livros de teoria musical é Lá3.
 
Jopereira,

eu cresci ouvindo minha irmã tocar piano em casa. Eu tinha 2 anos e ela 7 quando meu pai comprou um piano e colocou lá em casa. Do piano veio a escaleta, o teclado, o violão, a flauta...

o que posso dizer é que tenho ouvido treinado. Sou sincero: não faço a menor ideia do que seja um Lá3 nem sequer a correlação de que frequência é que nota. Mas posso dizer que, ao ouvir, sei quem está desafinando, o que está fora de lugar, quem está no tom errado, etc.

Em resumo: treinamento auditivo. Mas se preocupe não, em 20 anos de treino se chega lá...

Um abraço,

Fernando
 
jopereira disse:
aproveitando, como os senhores (pessoal do áudio) se relacionam com o pessoal da música em relação a questão das oitavas no sentido numérico musical.
O Lá 440 é Lá4, mas pro pessoal da música, com base nos livros de teoria musical é Lá3.

Pro pessoal da musica La4 (ou A4) significa "La de primeira oitva" .Isso sim eu conheco .
Porque essa diferenca toda?Porque historiamente os musicos chamam oitavas de manheira bem diferente (sistema Helmholtz):
- sub-contra-oitava
- contra-oitava
- oitava Grande
- oitava Pequena
- 1a oitava , etc
800px-Helmholtz_pitch_notation.svg.png


Ja o sistema cientifico 'e bem mais "matematico" :
Pitch_notation.png


Abrcs,
andry110
 
Talvez não tenha me expressado direito.
A questão do ouvido treinado também não é um problema pra mim pois toco violao, baixo, cavaquinho, guitarra e um pouquinho de teclado desde os 8 anos e o pessoal da orquestra sofre na minha mão pois pertubo eles quando ouço algum instrumento um pouquinho fora (é claro que tenho que aperfeiçoar cada dia mais). Há uns dias atrás eu percebi que o piano elétrico (yamaha cp33) estava um pouquinho fora e estava mesmo, teve de ser mandado para a autorizada e trocada a placa de afinação.

o que acontece é que estou dando aula de violão básico na igreja para um grupo de integrantes da orquestra e como estudo música e áudio e alguns integrantes da equipe de som também são da orquestra, vimos que a questão da numeração é diferente. quando digo entre eles que a corda mais grossa do violão é um E2 (mi dois) 82 hz alguns deles dizem que é um E1 baseados nos livros de teoria musical. Eu prefiro este exemplificado pelo andry:

andry110 disse:
Ja o sistema cientifico 'e bem mais "matematico" :
Pitch_notation.png


Abrcs,
andry110

Sei que não é muito relevante tal discussão, mas somente experiência na relação Som x musicos.
 
jopereira disse:
Sei que não é muito relevante tal discussão, mas somente experiência na relação Som x musicos.

Essa confusao em geral causada pelos musicos "populares" (no bom sentido) que nao gastam tempo com a teoria de musica erudita .Nao precisa se focar nisso.Basta definir na primeira aula que vai ser "desta" ou "daquela" maneira.
Da parte dos engenheiros de som pode ser exigido o mesmo conceito.

Abrcs,
andry110
 
Back
Topo