Onde deve ficar a mesa e o técnico?

jhona1234

Member
Gente, estou com um "problema".

Seguinte, estamos atualizando o som da igreja, compramos tudo novo inclusive 6 caixas fly. Mas o Pr quer a mesa e eu junto no altar, pra ficar mais perto dele e, diz ele, que não pode ter fios passando pela igreja nem o cantor precisar levar o cd até o meio ou fim da igreja quando vai cantar.

O problema surge quando preciso ligar o som. Antes, quando eram 2 PAs em cada lado, eu ouvia o que saía na frente mas agora eu não consigo escutar a frente, apenas retornos, que "precisam" estar altos. Já houve sugestão de colocar alguém no meio ou fim do templo pra me dizer o que fazer no som, com um walkie-talkie ou um rádio qualquer, mas não tem ninguém que entenda realmente o que o som precisa. Apenas volume. E o Pr não quer de jeito nenhum que a mesa saia do altar!

Alguma sugestão do que fazer?
 
Amigo, graça e paz!

A mesa de monitor deve ficar o mais próximo possível dos músicos, normalmente ao lado da plataforma ou palco. Já a mesa de PA deve ficar centralizada entre as caixas L - R do PA e uma distância exata que se chama distância crítica que deve ser calculada com uma fórmula.

Se quiser posso procurar por aqui estas informãções precisas e te passo, mas a princípio simplificando é oseguinte:

Temos as reflexões e o som direto, dependendo de onde estiver em frente ao púlpito, você pode pegar muito mais reverberação do que som direto causando uma idéia erradado da sua mix. Por isso existe uma fórmula que vai te dizer exatamente aonde é o local certo para você ouvir bem o que você estã mixando, a DISTANCIA CRITICA!

Espero ter ajudado

Graça e Paz
 
Se ele é o Pastor que cuida de você e está decidido no que quer, primeiro então obedeça ele...

segundo, nada te impede de imprimir um material explicando de forma tecnica o porque a ideia dele está errada e
entregar na mão dele... depois é só orar...
 
Olá irmão, não sei o tamanho da sua igreja, mas você só controla e monitora o que ouve. Eu sugiro ficar no centro da igreja ou em local bem próximo a isto. Ele tem que pensar que deve-se "agradar" a maioria (igreja) e que o cantor deve passar o playback com a anotação do hino que cantará antes. O mesmo se aplica a um órgão da igreja que se utiliza de cd´s para cantar.
 
É muito difícil hoje em dia se ter uma mesa no centro da igreja, pois normalmente não são templos projetados para isso (ninguém lembra de passar um tubo antes do contra piso para levar o multicabo, apenas o "rapazinho do som")

Eu faria o seguinte, convidaria o pastor a visitar uma igreja com características parecidas com a sua e que tenha um som devidamente projetado.
Vendo que o real problema não é saber onde colocar a mesa, mas sim convencer a coloca-la em tal lugar.
Mostre a ele e diga que já que se está investindo, é melhor se investir corretamente ao invés de correr o risco de não ficar bom e ter que gastar mais dinheiro e tempo posteriormente. "Gastar mais dinheiro", todo pastor para pra pensar quando se tem essa possibilidade.


Boa sorte, é muito difícil trabalhar com pastor que não intende e acha q o som não tem importância.

Meu pastor diz assim: "A mensagem precisa ser intendida, um som com qualidade é muito importante para que isto aconteça!"
 
Bem pela intervenção direta do seu Pastor no assunto vê-se que ele demonstra interesse no tema, a opção por essa posição certamente está se dando por falta de conhecimento, é o caso de propor para ele a aquisição de uma nova mesa para monitoração de palco (púlpito) essa sim bem na posição que você descreveu, agora a mesa do P.A. tem que estar no ponto de audição da platéia, que é para quem você está fazerndo som não é razoável que faça uma audição egoísta privilegiando uma meia dúzia de pessoas que estão no palco em detrimento de todo o auditório.

Outro detalhe é que a house music, normalmnte é montada um pouco deslocado do centro, e no fundo onde tem a menor pressão, isso para o técnico ficar em uma posição não tão previlegiada em relação ao P.A. e otimizar o som de seu ponto de audição.

quanto ao multicabo a solução que eu tenho encontrado que causa menor trastorno a Igreja é cortar a parede pelo lado de fora passar um tubo de 50 ou até de 100, e fazer duas entradas uma no fundo da Igreja próximo a cabine e a outra proxima ao púlpito lembrando de não usar curvas muito fechadas de preferência acima de 60º, não causa transtornos ao andamento do culto e nada modifica na estética da Igreja.
 
Bem, como essas medidas aconselho seguir o que o arley mencionou. Uma mesa para monitoração.
Se bem que uma boa conversa com seu pastor pode fazê-lo mudar de idéia. Imprima o forum e leve pra ele ler;
 
É um templo grande. Se não há possibilidade de usar 2 mesas (uma para monitor e outra para PA), instale a mesa no "meio-campo".
Ali o técnico vai ouvir o mesmo que as pessoas, para ter melhor referência do que fazer, além de não estar tão distante do palco, para facilitar a comunicação.
 
Hum não sei não Gabriel a movimentação do pessoal até a cabine pra entregar playback, até mesmo dos técnicos acaba desviando muito a atenção do culto, ainda prefiro o fundo da Igreja mais discreto, o técnico tem mais privacidade, quanto a questão de mandar playback e coisa e tal isso tem que ser feito com programação, o Pastor deve anunciar o cantor entre uma oportunidade e outra pra dar tempo de preparar a apresentação sem interromper a continuidade do culto.
 
Como o amigo Arley disse essa questão de entregar o playback e mais progamação, é so entregar o CD antes do culto
começar, a mesa perto do altar que chama mais atenção! A igreja dele tem a mesma medida que a minha, acredito que

não a necessidade de duas mesas, na minha opinão o Pastor quer a mesa perto do altar para quando ele achar que estas
alto ou baixo, não vai precisaria dele pedir um obreiro para ir até o fundo da igreja pedir para abaixar ou aumentar!

Ja fui em duas igrejas visitar que a mesa ficava em cima do altar do lado da cadeira do Pastor e era ele mesmo que operava
o som! Fiquei pensando no dia sera que na igreja não tinha ninguem disposto a operar ou eles que não deixavam mesmo?
 
jhona1234 disse:
Gente, estou com um "problema".

Seguinte, estamos atualizando o som da igreja, compramos tudo novo inclusive 6 caixas fly. Mas o Pr quer a mesa e eu junto no altar, pra ficar mais perto dele e, diz ele, que não pode ter fios passando pela igreja nem o cantor precisar levar o cd até o meio ou fim da igreja quando vai cantar.

Alguma sugestão do que fazer?

Quanto a questão do cd, dá pra colocar o tocador de cd no altar, mesmo que a mesa esteja lá atrás. Quanto a questão de fios pelo meio da igreja, é só mostrar a ele (o pastor) o que é um multicabo que talvez ele veja que não vai deixar a igreja feia!

Estude uma forma de deixar o multicabo de uma forma bem discreta e converse com ele sobre seu projeto.
 
o pr é superorganizado, está surpreendendo a igreja toda com organização do culto. Faz +ou- 8 meses que ele foi transferido pra cá. Está tudo uma bênção! Só que ele nem me deu oportunidade de explicar o que tá acontecendo! Eu disse que queria falar com ele e antes de eu falar ele já disse, categoricamente, que a mesa não sai do altar. Disse que é pra eu me movimentar mais, sair de onde fico pra ver o som lá de baixo, mas eu não posso ficar subindo e descendo do altar a cada hino. Vai contra a ideia dele de organização do culto!
Ainda não tinha pensado na opção de uma segunda mesa. Vou tentar uma brecha pra conversar com ele sobre isto. Pra, pelo menos conseguir sair lá de cima.
 
jhona1234 disse:
Alguém tem fotos de igrejas com mesa no meio e sem os cabos a mostra?

Bom sem os cabos a mostra não é tanto, mas essa foto foi de assim que mudamos a mesa pro meio da igreja:

DSC09067.jpg


Hoje temos uma 01V96 e infelizmente ainda não temos o rack, mas pra melhorar a estética colocamos uma toalha na mesa (o móvel)... aliás depois da 01V nem usamos mais o rack que foi para a igrejinha (templo antigo) agora ficou somente uma mesinha de escritório (com a toalha)
 
essa do vidro embaçado eu gostei rsrsr

Quanto ao multicabo, verifique a possibilidade que eu falei coratar a parede pelo lado de fora, dessa forma da para embutir o cabo e o transtorno vai ser mínimo, quanto a mesa de palco (púpito), se os músicos ficarem próximos ao púlpito é uma boa pedida, mas os principais interessados no assunto deveriam ser os músicos e não o Pastor...
 
ainda em tempo...
tive um pequeno problema com o meu Pastor logo que comecei a trabalhar no áudio desta Igreja que estou, como usavam os retornos pré fader, hora ou outra alguém se aproximava muito dos retornos ou apontava um microfone inadivertidamente para o monitor e o resultado óbvio microfonia, como resolviam? Abaixando o retorno! acontece que como não tinhamos referência quanto aos retornos da cabine de som, muitas vezes o volume deste não era reestabelecido, e o Pastor ficava sem retorno.
O Pastor meio que de brincadeira falou que ia montar um P.A. para ele, eu levei a sério a brincadeira e coloquei um retorno dedicado que só tem endereçado o microfone do púlpito, bem próximo da tribuna o "P.A." do Pastor, uma solução extremamente simples mas que resolveu o problema.

Oque eu quero dizer com tudo isso é que o ideal é você levantar quel é a real necessidade do Pastor, oque ele vê de problema quanto a operação do sistema, porque relamente pode estar acontecendo algum apagão alguma falha na execução e daí sugerir a solução mais técnica!
 
Back
Topo