Oneal

edwinyokota

New Member
Comprei tres pontencias Oneal 5500, mais existe um "bzzzz" quando conecto as caixas, isso acontece com as tres pontencias, o barulho é constante e não muda mesmo aumentando ou diminuindo o volume nas pontencias.
 
Olá edwinyokota, seja bem vindo ao SomAoVivo.

O barulho que você descreveu não deve ser defeito nas potências (em 3 ao mesmo tempo? Difícil). O barulho deve vir de uma das duas causas:

1) Cabos ruins e/ou fora de padrão. Cabos de áudio mesmo, os que ligam da mesa no amplificador.

2) Falta de aterramento na instalação elétrica.

Dê uma boa verificada nesses itens, são sempre necessários.

Um abraço,

Fernando
 
Oi fernando. pois é
fiz um teste: liguei a pontencia com um cabo curto em uma caixa minha, mesmo ruido, troquei de cabo, mesmo ruido, troquei de potencia e cabo, a mesma coisa.
o problema está me tirando do serio
 
Olá edwinyokot,

quando eu falo no cabo, estou me referindo no cabo de ligação mesa > amplificador. Por exemplo, seu amp 5500 tem entradas balanceadas XLR e P10. Então, tente usar o mesmo padrão de cabo que a mesa oferece.

Se a saída da mesa for P10, use ligação P10-P10. Se for XLR, use ligação XLR-XLR. Mas os cabos tem que ser no padrão exato.

Por exemplo, em um caso XLR-XLR, o padrão é: Pin 1 = malha , Pin 2 = positivo, Pin 3 = negativo.

Já peguei cabos onde a malha estava no Pin 3 e o negativo no Pin 1. Dava exatamente o sintoma que você comentou aí.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan..
ele ligou só o amplificador na caixa.. e continuou o bzzz.. é isso que eu entendi.. ou não..? - se for isso não tem nada a ver com cabos (mesa/potencia)
provavelmente potencia com defeito.. pode ser aterramento, ou rede eletrica.. com ruido..

mas a serie 5000.. da Oneal geralmente são boas..

tem certesa que o barulho não é um hummhummhumm.... em vez de bzzz..

[]'s.
 
Oneal é uma boa potência? Me ofereceram exatamente essa potência. Eu não preciso de muita coisa, atualmente uso uma de 2000w e é mais do que o suficiente.
 
Daniel,

amplificadores são talvez o tipo de circuito eletrônico mais simples de ser fabricado. Até por isto, quase todos são "bons". Na minha opinião, o que diferencia um amp do outro não é a potência nem suas especificações técnicas, mas sim a existência de circuitos de proteção. Quanto mais circuitos de proteção, melhor o amp será. Na verdade, o circuito de proteção faz o amp trabalhar por você.

Bons circuitos de proteção:

- contra curto na saída. Desliga o canal e/ou o amp em caso de um curto nos fios que levam à caixa.

- contra DC: protege suas caixas contra possíveis problemas no amp

- Temperatura: se o amp esquentar demais, ele é desligado automaticamente

- limiter: evita distorções por excesso de sinal de entrada

- AutoRamp: o volume de som é aumentado aos poucos. Se um dia você ligou um amp no meio de um monte de gente e com alguma fonte sonora aberta (dando um "tiro" no som, até que alguém abaixe o volume), verá que esta "pequena proteção" pode salvar o pescoço do operador de som

- Soft Start: o acionamento do amp é feito devagar, em etapas, não sobrecarregando a rede elétrica (puxar muita energia de uma só vez).

A Oneal, assim como vários outros fabricantes, tem duas linhas, uma MELHOR (com circuitos de proteção) e outra PIOR (mais barata, mas sem circuitos de proteção).

Em resumo: em vez de preocupar-se com marca, preocupe-se com isto: existência de circuitos de proteção.

Um abraço,

Fernando
 
Olá amigos, boa noite.

O problema do nosso amigo pode estar relacionado a alguma fonte de interferência externa a casa dele.

Uma fábrica perto por exemplo pode apresentar tal situação.

Certamente não deverá ser nada, mas...

A depender do estado Brasileiro a tensão da rede é muito "oscilante" e inconstante. Até mesmo a despadronização da frequencia da rede que normalmente é entre 50 ~ 60Hz pode promover tal "defeito". No caso a mais ou a menos destes limites.

O correto é o colega levar estes amplis em um local com rede de energia diferente à dele, e testar.

Se for caso de energia fora dos padrões, denota a falta de capacidade dos aparelhos em lidar com tais problemas. É o fabricante que deve se ajustar sempre aos piores casos de rede, impedância, temperatura... não as estatais! elas não se preocupam se o ampli ronca, ou se a tv de lcd do cidadão não funciona direito entre outras tantas coisas.

Até mesmo um reator de uma lâmpada qualquer pode gerar esses efeitos... antes de acionar a assistência e uma oficina autorizada você deverá realizar o teste em outras redes elétricas... persistindo, acione a assistência e tente troca por outro amplificador, como um Timetech por exemplo, que não ronca em rede ruim, não chia e te dá 5 anos de garantia! :D

Dica, já dada mas...: Se for Hummmmm é fonte, se for Zzzzzz com alguns estalos é interferencia por RF, procure a fonte disso, fora do aparelho mesmo, as vezes o coitado do amp não tem culpa, pode não ter qualidade mas mesmo assim não tem culpa.

...Como no comercial: A persistirem os sintomas o técnico deverá ser consultado !!

Abraços à todos.
 
Só um parenteses sobre a Oneal, dias atrás o pessoal da fabrica veio aqui fazer um treinamento rapido sobre os produtos Oneal, e quando foram mostrar as potencias em ação fizeram assim, colocaram um P10 em curto na saida 1... a saida 2 continuou numa boa o amp apenas desligou a saida 1, se nao bastasse ele subiu os faders no ultimo e torou o som pra ver ate onde ia desse jeito... como nao acomteceu nada, ele foi e colocou uma chave de fenda no cooler, ae a situação era essa canal em curto e cooler parado... a potencia ainda tocou mais 15 minutos assim, quando esquentou demais acionoua proteção e desligou, assim que caiu a temperatura ligou novamente no sistema "AutoRamp" o som aumentou aos poucos e tocou mais 15 minutos e voltou a cortar...

Apos esse teste de stress, foi retirar a chave de fenda e o p10 em curto que voltou tudo ao normal, sem nenhum dano.

Ponto pra Oneal! nunca tinha visto ao vivo um teste deste tipo.
 
Olá Fábio,

muito, muito obrigado pelas sua última mensagem, você ilustrou muito bem o porque eu disse que as proteções são tão importantes. Eles testaram na frente de vocês o sistema de proteção contra curto e o de sobretemperatura, funcionando exatamente como deveria.

Eu também tenho outro teste que já fiz ao vivo. Um cabo em curto fez o fusível de um DBK Ciclotron queimar. E aí, o que você faz quando o fusível do amp queima no meio do evento? Chora? Hoje, amplificador para mim só muito recheado de proteções. Como citei lá em cima, proteções fazem o amp trabalhar para você, não você para o amp.

Agora, cuidado. O pessoal da Oneal fez os testes na linha PRO, que vem bem completa em proteções. A linha mais simples tem muito menos proteções.

Um abraço,

Fernando
 
Então eu trabalho em um teatro e tenho um sistema de som feito por quatro potencias da crest audio, o som funciona normalmente, limpo e sem nenhum tipo de interferencia, mais as potencias tem mais de dez anos então resolvemos comprar novas escolhemos oneal. Mais todas as pontencias apresentão o mesmo "defeito"; o barulho constante mesmo aumentando e diminuindo o volume da pontencia o barulho permanece igual, e esse barulho acontece só com as caixas ligadas nas pontencias.
já testei outros cabos, mais não testei em outras redes eletricas, e gostaria de saber se for mesmo a rede eletrica o que devo fazer pra resolver o problema
 
Edwin, quanto mais informações você nos der, melhor.

Seu problema não é de cabos ou caixas meu caro! (Leia-se aqui cabos = os que conectam o amp às caixas, não os cabos de sinal que chegam ao amp).

Você já verificou se não conectando o cabo de sinal o ruído permanece? Apenas potência e caixa ligada?

Se já fez isso relate, caso contrário faça, se ao desconectar o cabo de sinal que vem da mesa/periféricos o ruído continuar denota algum problema no amp, e parece ser intrínsico aos amps, caso pare retirando o cabo de SINAL... busque outra maneira de conectar seus amps, com cabos de EXCELENTE qualidade sempre, pois os cabos de sinal são os maiores vilões em qualquer sistema de sonorização, se forem de qualidade duvidosa então.

Mas parece que o buraco dos amps do nosso colega é mais embaixo.

Os racks de iluminação também podem interferir nos amps, cuide para que estejam em redes BEM SEPARADAS e todo mundo aterrado, já que estão em um teatro...

Vamos aguardar...
 
Edwin,

você está usando outras tomadas? Testou nas mesmas tomadas que a dos Crest?

Pergunto porque, em algumas situações, o eletricista fez apenas aterramento para as tomadas que já estão em uso, e não em outras.

Se possível, use as mesmas tomadas que as potências da Crest estão atualmente usando, verifique então se o barulho continua.

Também cuidado com as tensões, se 110V ou 220V. Aliás, se possível, prefira trabalhar com 220V, é menos sujeito a problemas. Consulte um engenheiro eletricista.

Se nada disso adiantar, devolva na loja.

Fernando
 
Olá pessoal
Só para referência
Tenho duas Oneal OP5500 e não tenho problemas com bzzz.. e nem hummhumm...

edwinyokota disse:
Mais todas as pontencias apresentão o mesmo "defeito"
Estranho todas com mesmo defeito!!

Aparenta realmente ser problema eletrico, algum eq. sujando a rede eletrica,
possa ser que oneal seja mais sensivel que as Crest que não sentia essa interferência.
 
Back
Topo