OP-3000

G

Guest

Guest
Olá pessoal temos um OP-3000 em nossa Igreja e estamos querendo adquirir caixas novas, considerando que a potência máxima por canal é de 350w em 4 ohms, qual seria a melhor opção para aproveitar toda a potência?

1 - Ligar duas caixas de 8ohms em cada lado (são duas saidas por canal)...
2 - Ligar uma caixa só de 4ohms por canal?
 
Mateus,

a questão de caixas acústica é das mais complicadas, pois leva em considerações inúmeros fatores. Além dos óbvios, como potência, qualidade e tipo de falantes, existe a questão das dimensões da igreja, da acústica local, do posicionamento das caixas, da quantidade de pessoas na platéia, etc. Tudo isso influencia.

Uma parte da sua igreja pegou fogo, mas acredito que as caixas ainda estão OK. Continue usando por um tempo, e aproveite esse período para pesquisar. Leia bastante sobre o assunto, procure se informar bem antes de tomar uma (cara) decisão.

Por último, sobre "qual das duas opções vai aproveitar melhor a potência do amplificador", a resposta é: as duas. Duas caixas de 8 por canal resultam em 4 Ohms, ou seja, o mesmo que uma única caixa de 4 Ohms por canal. O rendimento será muito parecido. Mas isso quase não importa.

O que importa é a distribuição das caixas. Se você colocar duas caixas de som lá na frente, você terá que aumentar bastante o som para que sejam ouvidas lá atrás (imagino, não sei nada sobre acústica e dimensões da sua igreja). Aí as pessoas que sentarem próximas vão reclamar do som alto, e quem sentar lá atrás vai reclamar do som baixo.

Se você usar duas caixas por canal, você pode distribuí-las melhor, duas na frente e duas no meio da igreja, por exemplo. O volume também seria distribuído, e teríamos menos som na frente e um volume melhor atrás. Em compensação, aparece um problema chamado CombFilter, um pouco complicado para explicar em outras palavras. O CombFilter pode afetar muito seu sistema ou ser pouco relevante, mas volto a dizer: precisaria conhecer sua igreja para isso.

Uma solução que sempre dá certo (desde que se tenha altura para isso) é um cluster central de caixas. Veja sobre isso em:

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=166

Caixas são caras. Estude um pouco, existem livros somente sobre esse assunto. Só depois disso gaste o dinheiro. Com certeza você terá o melhor resultado dessa forma.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo