Operadores de áudio e VIDEO

G

Guest

Guest
Olá, hermanos!

Nas navegadas pelo site notei que muitos operadores de áudio tiveram que abraçar a operação de video também, depois da popularização dos projetores de multimidia.
Passar pequenos filmes e a letra das musicas ajuda muito nos cultos.

Sugiro criar uma área no site para troca de conhecimentos e material, como letras em power point ou jpeg.

A paz do Senhor!
 
Esse é o meu caso tambem. A parte de projeção e Filmagem acabou caindo pra mim....Seria legal ter uma area pra discutir essas coisas

[]´s
Andre
 
Ótimo!

Vejo que somos uma parcela representativa dos eleitores!

Precisamos de um parlamentar de peso para nos representar junto ao executivo!

Alguém que tenha muitas mensagens vai ter "moral", como dizem os nativos daqui!

Obrigado pelo apoio!
 
Tem alguma coisa errada aqui!!!

O operador de som já tem muito trabalho e responsabilidade na sua mão. Já faz um trabalho que tem extrema importância, e que exige grande dedicação e atenção. Às vezes alguns segundos de desatenção é o suficiente para termos um problema. E ainda assim arranjam mais funções para ele: tomar conta de projetor, iluminação, etc e tal. Mais complicação, mais chance de problema.

Ora, das duas uma:

- ou estão "empurrando" o serviço para o pessoal do som porque acham que cuidar do som é muito fácil (e aí o problema é de que ninguém valoriza o som)

- ou estão "empurrando" o serviço para o pessoal do som porque acham que na igreja não tem gente boa para este trabalho, que o pessoal do som é bom e eles resolvem tudo, então dar mais este trabalho não será problema.

Concluo eu duas coisas:

- ou o pessoal do som não está se fazendo valorizar, aceitando um julgo que pode se tornar pesado demais (não o trabalho em si, mas a COBRANÇA que vem quando dá problema),

- ou a igreja erra por não formar outras pessoas preparadas para assumir funções importantes.

Já tentaram inúmeras vezes que eu cuidasse de projeção. Não, não e não. Já tenho trabalho demais no som, outro que faça o serviço.

Um abraço,

Fernando
 
Sim, o Fernando esta correto.
Em nossa igreja para cada culto temos um operador e de som e um operador de multimídia.
Meu trabalho na igreja é a coordenação de Audio-visual (Som e vídeo), então eu tenho que abraçar as duas áreas, na operação o trabalho é separado e individual.
O operador de som cuida do som que sai do PC e o operador do PC cuida das imagens durante o louvor.

Não da certo isso de uma só pessoa fazer as duas coisas as duas vão sair errado!

Valeu.
 
Pelo jeito, vamos continuar cuidando do audio e do video tendo apoio só para o audio.
Na nossa igreja já temos dificuldade para ter levitas compromissados, muito mais dificuldade para a operação, que não aparece na vitrine e tem um risco muito alto.

Obrigado pelo apoio...
 
Na nossa igreja já temos dificuldade para ter levitas compromissados, muito mais dificuldade para a operação, que não aparece na vitrine e tem um risco muito alto.

Isso!!!! Por falta de gente compromissada, a liderança pega alguém que já tem compromisso: o operador de som, e arranja mais serviço! E o sujeito aceita, na tentativa de ajudar, etc.

Problema? De forma alguma. A benção é para quem quer. Mas o problema vai aparecer quando as coisas falharem, quando algo sair errado porque o operador de som estava cuidando da projeção/iluminação, porque não conseguiu montar tudo a tempo, porque não "deu conta do recado", etc, etc e etc.

Daí aparece a COBRANÇA, que no nosso meio não é algo do tipo "Coitadinho do irmão, tanto trabalho a fazer, ninguém para ajudar", é bem diferente.

Agora, vamos voltar ao problema original...

Na nossa igreja já temos dificuldade para ter levitas compromissados

Não só na sua igreja mas na de todo mundo. Mas é papel da liderança desenvolver novas habilidades no meio dos membros da igreja, assim como é papel deles não sobrecarregar ninguém. O fardo de Jesus, que eu saiba, é leve.

Da mesma forma, é papel do operador de som se valorizar (até porque se ele não fizer isto, quem o fará???). Explicar que som exige atenção, cuidado, chegar cedo, sair tarde, uma infinidade de "detalhes" que fazem toda a diferença. E que fazer duas tarefas simultâneas é algo árduo demais, pois corre-se o risco de não fazer nenhuma bem feita.

Então alguém vai falar... "mas eu faço isto na minha igreja e não vejo problema algum"... e eu vou responder: fazer em um local fixo, onde está tudo arrumadinho, instalado corretamente, todo mundo sabe usar microfone, onde os problemas que tinham que dar já aconteceram e foram resolvidos, até dá para fazer. Mas fazer isto em eventos externos, na maior correria, nunca!!!

Detalhes importantes:

Evento sem projeção/iluminação fica feio.
Evento sem som não é evento (como o Ingo disse, TV sem som é outdoor)

Projeção/iluminação ajudam a embelezar e a explicar melhor o que está sendo dito.
Sonorização bem feita salva vidas para Jesus. A fé vem pelo ouvir, não pelo ver. Está na Bíblia!

--------------------------------

Minhas experiências pessoais com eventos e projeção/iluminação não são nada boas.

Em eventos, o som é o primeiro a chegar e o último a sair em um evento. Preocupa-se com a fiação, energia elétrica, envolve um monte de gente (cantores/pregadores/músicos), etc, etc, etc. Muito trabalho.

Projeção/iluminação chega falando pouco tempo, então olha e fala que a caixa de som está no lugar que tem que ficar a tela de projeção. Também chega com uma extensão de energia e pede para ligar a tomada no meu filtro de linha, sem ter a mínima preocupação com consumo elétrico, disjuntor, sobrecarga, etc. Ah sim, isto quando levam a extensão elétrica.

Depois, cai o disjuntor de energia por causa do consumo do projetor (que eles nunca sabem quanto é), e a culpa é de quem??? Do som!!!

Fiz isto sábado passado, em um casamento. O fotógrafo chegou, trouxe aquelas lâmpadas de centenas de Watts, e lá foi com a extensão ligar no meu equipamento. Perguntei qual o consumo da lâmpada, e como ele não sabia responder, mandei procurar outra tomada, que na minha ele não ligava nada não.

E depois eu sou o chato!!! Com razão, mas as coisas funcionam por causa dessa chatice

Um abraço,

Fernando
 
Como diria meu avô, acaba se tornando como um "Pato"

Nada mal, canta mal, voa mal e anda mal. Hehehe :lol:

Temos que tomar cuidado com isso, se nós assumirmos tudo e não prepararmos ninguém como ficará no dia em nos uma "dor de Barriga".

É necessário que as direções das igreja atentem para isso urgentemente.

Abraço,

Marcelo
 
Aqui na minha igreja sou eu quem cuida do som,mais ja tentaram me colocar também pra ajudar na parte de vídeo mais não aceitei pelo motivo que vocês estão colocando,quem quer fazer de tudo um pouquinho,acaba fazendo mal,pois não dá pra cuidar da mesa de som e o projetor ao mesmo tempo é um o outro,não tem como ser os dois.
 
Sou totalmente contra essa mistura de som/vídeo...
Mas um espaço para a discussão de soluções e dúvidas ainda acho viável. Se bem que existem (?) fóruns para tanto por aí...

Abraços

Israel
 
Gaúcho, Raphael e Bustillos,

e vocês, que fazem áudio e vídeo? Como é a experiência de vocês? Já enfrentaram problemas por causa disto?

Eu falei a minha experiência, que não é boa. Mas talvez vocês tenham uma boa experiência a relatar.

É sempre bom ver os dois lados da moeda.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Gaúcho, Raphael e Bustillos,

e vocês, que fazem áudio e vídeo? Como é a experiência de vocês? Já enfrentaram problemas por causa disto?

Eu falei a minha experiência, que não é boa. Mas talvez vocês tenham uma boa experiência a relatar.

É sempre bom ver os dois lados da moeda.

Um abraço,

Fernando

Como disse, o video que faço é video-conferencia, quando tem slides pra passar eu só instalo tudo e deixo pra outra pessoa passar os slides, já na VC o equipamento e o computador estão bem perto de mim, quando conectamos com o Brasil é bem tranquilo pois só tenho que aumentar e diminuir o volume da conferencia e fazer alguns ajustes na camera, essa por ser robótica faço tudo por controle remoto, já quando estamos transmitindo para outro ponto ae complica um pouco, tenho que operar o som pra quem ta no templo e saber se os pontos conectados estão sendo bem atendidos, tanto em imagem quanto som. Mas com paciencia e oração dá pra fazer.
 
Bom...deixa eu tentar explicar

Aqui na igreja sou tipo um coordenador-faztudo pra som/vídeo/informática.

Temos 2 técnicos de som que se revezam e eu dou suporte a eles. Quando tem algum evento maior na igreja ou fora dela, eu normalmente opero o som. Os técnicos ainda estão em treinamento. Procuro ir passando aos poucos as coisas pra eles. Tenho mais 3 pessoas interessadas em operar o som, mas nao tenho tempo de dar um minicurso de audio pra eles. Deve sair no próximo mes.

Há pouco tempo começamos fazer experiências filmando algumas reuniões e eventos especiais. Tenho 2 pessoas que me ajudam com a filmagem. Ainda estamos montando toda a estrutura e vamos adquirir cameras. Por enquanto estamos fazendo com cameras emprestadas e estou treinando 2 jovens pra cuidarem disso. A parte de edição por enquanto estou fazendo sozinho. O pastor tem vontade de transmitir os cultos pela internet em tempo real.

Como uma coisa vai puxando outra, estamos tambem tentando colocar um computador proximo ao som pra gravar o audio ja mixado da mesa, pra fins de arquivo e quem sabe mais pra frente, gravaçao multicanal. Esse computador tambem vai servir pro projetor que ainda nao tem instalação fixa, entao colocamos e tiramos todos os cultos. Estamos usando o notebook de um dos membros pra ligar o projetor ate acertar o computador.

O pastor local tem bastante confiança no meu trabalho e aos poucos estamos instalando e deixando fixos todos os equipamentos. Temos pessoas interessadas em trabalhar em todas essas areas, mas ainda precisam adquirir essa cultura de prestar atencao em todos os detalhes, organizar tudo, chegar bem antes, sair bem depois. A maioria quer chegar e ja ter tudo pronto e depois ir embora e deixar tudo do modo como esta. Falta tambem um pouco de sensibilidade pra saber a hora de mudar grave/agudo/volume, etc. Isso vem com o tempo e a pratica.

Estou aceitando todas essas tarefas porque gosto muito de som/video/informatica e quero usar meus conhecimentos pro crescimento da Igreja. Mas ja percebi que nao consigo fazer tudo sozinho, entao aos poucos estou delegando e treinando as pessoas para que trabalhem do jeito certo e eu vou coordenando.

Ainda temos varios problemas a serem resolvidos e precisamos mudar a visao de varias lideranças de departamentos, mas estamos devagar e sempre, fazendo sempre o melhor possivel.

[]´s
Bustillos

PS para Bersan: A sugestao do forum sobre video e projeçao foge um pouco do foco do site, mas seria interessante trocar ideias sobre isso. Ate porque, que ja nao passou pela situacao de chegar um "cameraman" de casamento com um cabinho p2-p10 querendo o audio da mesa porque "fica mais limpo o som pra fazer o DVD". Quase sempre o pessoal envolvido com som tem amigos ou opina diretamente no departamento de video e projeção.
 
Back
Topo