Opiniões renovando som da igreja

(texto ficou um pouco grande... me perdoem)

Olá pessoa...
Sou novo aqui e inicio dizendo que este forum é fera... to aprendendo bastante com os comentários que vi até aqui...
Preciso de opiniões, dentro do possível, referente a renovação da parte de som da igreja que congrego, que por sinal é muito precário...
Não sou nenhum técnico de som ou coisa do tipo, mas sou bastante curioso e acabo me virando como eu posso... espero poder fazer algum curso mais pra frente rs
Mas indo logo pros finalmentes...
A igreja, hj, possui:
- Mesa de som ciclotron wattson MXS 8II (imagens no final) (que por sinal já vi comentário aqui de que tem melhores rs)
- Amplificadores conforme foto (acho que a marca é Unic série Storm Zx 200 e Zx 400)
- Microfone Shure PG58 (mais novo - pelos comentários que vi é um bom microfone)
- Microfone SR ST-78 (antigo)
- Microfone Shure 8700 (antigo)
- Microfone Shure 8900 (antigo)
- 02 Caixas de som nas paredes (sem marca e não faço ideia da potencia)
- 02 caixas de som retorno (sem marca e não faço ideia da potencia)
e só rs

Acompanhando as pesquisas aqui e fazendo algumas pesquisas cheguei nos seguintes equipamentos:

. Mesa de som:

(Allen & Heath Zed18 - Mackie Pro FX16v2 - Yamaha Mg16xu USB )
(problema: não estou conseguindo encontrar vídeos sobre essas mesas em português - logo, noção consigo ter uma noção delas... apenas da yamaha)
(Por enquanto a Yamaha está saindo na frente no quesito assistencia tecnica e quantidade de auxiliares)

. Caixas de som:

com base em que vi em outra igreja irmã nossa
- 02 caixas antera CP12.1A para PA (ativa)
- 02 caixas antera M15.1A para retorno (ativa)
(só pq achei legais... não tenho mais informações delas... deixarei imagens tbm)

Medida do templo:

- 21m de comprimento
- 6,70m de largura
- 3,20m de altura
- 4,80m (espaço entre o púpito e a primeira cadeira)
(sei que acusticamente lá não é bom... os forros no teto são de isopor)
(a mesa de som fica no fundo da igreja, como na maioria né rs)

Acrescento que a igraja em que congrego é uma igreja humilde, logo, não dispomos de muitos recursos... tanto é que faremos aos poucos as mudanças, começando pela mesa e posterior os demais equipamentos.
( a um tempo atrás foi feito um orçamento com um profissional, porém ficou muito, mas muito além do que a igreja poderia bancar... por isso que estou tentando ajudar de alguma forma)

Bem, por enquanto é só...
O que vcs poderiam dar de sugestões ???
(preciso de sugestões com mesa, microfones, caixas de som para PA e retorno, cabos... em fim, em tudo rs)
Desde já agradeço a colaboração de todos...
 
Equipamentos da igreja:

WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.26 (2).jpeg WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.28 (1).jpeg WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.29.jpeg WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.27.jpeg WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.26.jpeg WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.29 (1).jpeg WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.32 (2).jpeg WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.32.jpeg WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.33.jpeg WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.30.jpeg
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.28 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.28 (1).jpeg
    174.3 KB · Visitas: 18
  • WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.29 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2018-04-03 at 21.31.29 (1).jpeg
    60.7 KB · Visitas: 18
Imagens dos equipamentos da igreja irmã nossa que gostei das caixas (mas nãos sei se são boas)
Caixas antera
mesa de som behringer

WhatsApp Image 2018-04-01 at 20.40.19.jpeg WhatsApp Image 2018-04-01 at 20.40.20.jpeg WhatsApp Image 2018-04-01 at 20.40.22 (1).jpeg WhatsApp Image 2018-04-01 at 20.40.22.jpeg WhatsApp Image 2018-04-01 at 20.40.22 (2).jpeg
 
Ficou grande o tópico, mas quem puder da uma força ficarei muito grato...
são muitas as dúvidas e já que percebi que tem uma galera fera aqui resolvi tentar...

tenho dúvidas com relação ao posicionamento das caixas tbm... por exemplo, as caixas que tenho nas paredes (se eu mal me engano chamam de fly esse tipo de posição da caixa... é isso mesmo ???), elas estão a frente dos 4 primeiros bancos , ou seja, as pessoas dos 4 primeiros bancos não ouvem direito pois estão atrás das caixas, então terei que posicioná-las corretamente tbm...

é bastante coisas, já deram pra perceber né...
mas conto com a ajuda de vcs...

fiquem com Deus ;-)
 
Aisllan,

Bem vindo ao Som ao Vivo!

O melhor a fazer é começar revisando todas as soldas dos seus cabos, para ter certeza de que está tudo ok com eles e se todos eles são cabos apropriados para microfone (balanceados). Tem artigos no site falando sobre balanceamento de sinal.

1. Eu começaria trocando as caixas de som/amplificadores do PA.

2. Depois de trocar as caixas de som, compraria um mixer digital. O mixer digital te traz em um só equipamento recursos que seria impossível comprar com o mesmo dinheiro em equipamentos analógicos. Com o mixer digital você pode, por exemplo, fazer a equalização do PA e dos monitores com equalizadores que custariam, por baixo, R$ 1.000 cada (um para o PA, mais um para o monitor = R$ 2.000,00) Mas se você ainda assim quiser a simplicidade de um equipamento analógico, mantenha distância da Behringer. Eles têm boas opções em mesas digitais, mas as analógicas dão muita manutenção.

3. Depois das caixas do PA e do mixer, eu buscaria microfones melhores, que fossem correspondentes à qualidade das caixas de som que você tiver comprado. Microfones de vocal, microfones para a bateria (quando aplicável), microfones para os cubos de instrumentos (quando aplicável)

4. Depois de caixas do PA, mixer e microfones, investiria em direct boxes caso sua igreja tenha bastante música com instrumentos que são ligados em linha.

5. Depois de caixas do PA, mixer, microfones e direct boxes, finalmente trocaria as caixas de monitor. Os músicos não vão gostar muito dessa ideia, mas é melhor assim do que ter uma cadeia inteira de equipamentos que atende aos fieis deixando a desejar.
 
Aisllan,

Bem vindo ao Som ao Vivo!

O melhor a fazer é começar revisando todas as soldas dos seus cabos, para ter certeza de que está tudo ok com eles e se todos eles são cabos apropriados para microfone (balanceados). Tem artigos no site falando sobre balanceamento de sinal.

1. Eu começaria trocando as caixas de som/amplificadores do PA.

2. Depois de trocar as caixas de som, compraria um mixer digital. O mixer digital te traz em um só equipamento recursos que seria impossível comprar com o mesmo dinheiro em equipamentos analógicos. Com o mixer digital você pode, por exemplo, fazer a equalização do PA e dos monitores com equalizadores que custariam, por baixo, R$ 1.000 cada (um para o PA, mais um para o monitor = R$ 2.000,00) Mas se você ainda assim quiser a simplicidade de um equipamento analógico, mantenha distância da Behringer. Eles têm boas opções em mesas digitais, mas as analógicas dão muita manutenção.

3. Depois das caixas do PA e do mixer, eu buscaria microfones melhores, que fossem correspondentes à qualidade das caixas de som que você tiver comprado. Microfones de vocal, microfones para a bateria (quando aplicável), microfones para os cubos de instrumentos (quando aplicável)

4. Depois de caixas do PA, mixer e microfones, investiria em direct boxes caso sua igreja tenha bastante música com instrumentos que são ligados em linha.

5. Depois de caixas do PA, mixer, microfones e direct boxes, finalmente trocaria as caixas de monitor. Os músicos não vão gostar muito dessa ideia, mas é melhor assim do que ter uma cadeia inteira de equipamentos que atende aos fieis deixando a desejar.


Valeu Bruno Freitas pela força...

Então... eu ainda vou ficar com a simplicidade de um equipamento analógico... (acredito que em um primeiro momento será o equipamento mais "fácil" de manusear, uma vez que ninguém na igreja sabe de fato manusear uma mesa de som, imagina uma digital... tava vendo uns vídeos de mesas digitais e sei lá, não sei se seria uma boa por enquanto...)

Pelas minhas pesquisas e acompanhando os tópicos e comentários aqui do forum, eu acabei chegando nas seguintes mesas:

1ª opção - yamaha Mg16Xu (devido assistência técnica, ter vídeos ensinando a mexer em português e quantidade de auxiliares)

2ª opção - allen & heath zed 18 (porém não consegui muitas informações dela... nenhum vídeo em portugues rs)
3ª opção - Mackie profx16v2 (porém não consegui muitas informações dela... poucos vídeos em portugues rs e possui apenas 2 auxiliares pelo que percebi...)

4ªopção - soundcraft (porém não consegui muitas informações dela... vi 3 modelos, sendo Sx1202 , MFX12 e EFX12... poucos vídeos em portugues tbm)

Pelos comentários que já vi aqui no forum a yamaha não seria a 1ªopção... porém, já que não consegui vídeos em português das demais mesas eu fico um pouco com receio...
 
Valeu Bruno Freitas pela força...

Então... eu ainda vou ficar com a simplicidade de um equipamento analógico... (acredito que em um primeiro momento será o equipamento mais "fácil" de manusear, uma vez que ninguém na igreja sabe de fato manusear uma mesa de som, imagina uma digital... tava vendo uns vídeos de mesas digitais e sei lá, não sei se seria uma boa por enquanto...)

A diferença da digital é o caminho que se usa pra fazer as coisas. Até diria que mixers mais atuais são infinitamente mais simples de trabalhar do que a 01v96, que tem um som fantástico, mas é complicada que dói. Muitos deles são relativamente simples de utilizar, comparando com as consoles analógicas.

Quem sabe investir em um curso de áudio pros operadores e um mixer de rack saia tão barato quanto comprar dois equalizadores + uma mesa de som?
 
A diferença da digital é o caminho que se usa pra fazer as coisas. Até diria que mixers mais atuais são infinitamente mais simples de trabalhar do que a 01v96, que tem um som fantástico, mas é complicada que dói. Muitos deles são relativamente simples de utilizar, comparando com as consoles analógicas.

Quem sabe investir em um curso de áudio pros operadores e um mixer de rack saia tão barato quanto comprar dois equalizadores + uma mesa de som?

Vontade até tenho de um fazer um curso em... quem sabe mais pra frente... eu até sugeri isso na igreja... pois alguém fazendo o curso básico poderá ser um multiplicador na própria igreja e assim evitar até o risco de danificar os equipamentos... mas bora ver... é provável que mais pra frente eu mesmo faço por conta própria heheee
 
Boa noite,

Sou aprendiz ainda, mas lendo e pesquisando muito sobre mesa de som analógica eu optei por um Soundcraft Signature 12, compramos para nossa igreja e o equipamento é realmente excelente. Me parece que está sendo uma das marcas mais utilizada atualmente. Excelente qualidade para voz. Aqui na minha igreja usamos apenas microfones.

Fica na paz.
 
Back
Topo