Opiniões sobre amp´s

sobjak

Member
Boa noite galera!!

Estou querendo fazer um pesado investimento no som aqui da igreja, comprando caixas de som novas.. pensei em umas EUROSOUND, porque gostei da sonoridade delas, e tenho a fábrica a 50 km da minha cidade.. e com um valor legal

as referencias das caixas:

Falante 15" Driver titânio 1" 350W RMS em 8 ohms, 40~20Khz,
ou
Falante 12" Driver titânio 1" 350W RMS em 8 ohms, 50~20Khz,

Para tocar essas coixas, como a potência é a mesma, pensei em alguns amplificadores, seguindo mais ou menos o referencial de potência do amplificador com o dobro da potência das caixas..
Procurando e procurando, achei alguns amplificadores, que poderiam servir para isso, com preços bem diferentes entre sí..
Gostaria se saber, com a experiencia de vc´s, o funcionamento dos amp´s e o que acham de cada um deles.. ahh a questão de preços deve ser levada em conta ;D

Separei alguns modelos:

CICLOTRON DBL 3000
BEEEHHHRINGER EP 2500
MACHINE PSL1400
STUDIO R - (Z2, Z3 ou Z4)
STANER DPA1200
MEA AUDIO Profissional PA-1600
SKP Audio Max G-1800X

Achei uns sygnus e oneal, mas parecem para crianças brincarem, então nem coloquei aqui..

E o que acham desses amp´s??
a qualidade de um Studio R ou o preço de um Behringer?


Opiniões??



Valew
Rodrigo
 
Olá Rodrigo,

não conhecia essa marca, Eurosound. Vi o site deles...

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.eurosound.com.br">www.eurosound.com.br</a><!-- w -->

Tem até Line Array...

Imagem-132.jpg


Quanto aos amps:

CICLOTRON DBL 3000 - 750W RMS totais em 4 Ohms

É o antigo DBK, com nome novo. O grande problema é a falta de proteções, tudo o que acontece de errado = fusível queimado. Usei e uso ainda, mas ando com um pacotinho de fusíveis junto. Fora isso, muito resistente e pesado, 15kg.

BEEEHHHRINGER EP 2500

É um amp de 2400W em 2 Ohms, mas o pessoal fala que ele não aguenta trabalhar em 2 Ohms. Em 4 Ohms, ele aguenta 650W/canal. Tem proteções completas, limitador, etc. Mas é Behringer, ou seja, se quebrar você fica na mão da assistência técnica autorizada, e olhe lá.

Manual dele:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringerdownload.de/EP1500_EP2500/IMPL%20Tech%20GLOB_P0183_S%20Support%20EN_2008-01-25_Rev.6.pdf">http://www.behringerdownload.de/EP1500_ ... _Rev.6.pdf</a><!-- m -->

MACHINE PSL1400

A linha PSL é a mais nova e profissional da Machine, boa marca. 1.400W em 2 Ohms. Já vi muitos trios elétricos com tudo Machine.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.machine-audimax.com.br/psl.html">http://www.machine-audimax.com.br/psl.html</a><!-- m -->

STUDIO R - (Z2, Z3 ou Z4)

Indubitavelmente o melhor da lista. O melhor nacional, junto com o Hotsound (cadê a Hotsound aqui na lista?), e muito bem conceituado na Europa.

STANER DPA1200

A Staner tem 40 anos de áudio, então não precisa falar muita coisa sobre qualidade. 1.200W em 4 Ohms. O problema é que ele é um amp classe D, um pouco diferente dos outros, e vai acontecer igual ao Behringer: você vai precisar levar na assistência técnica autorizada, em caso de problemas.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.staner.com/produtos/ampl_potencia/dpa1200.php">http://www.staner.com/produtos/ampl_pot ... pa1200.php</a><!-- m -->

MEA AUDIO Profissional PA-1600

Dizem que é de um ex-engenheiro da Machine. Potência 1200W em 4 Ohms. Vende bem em São Paulo, por ter preço mais em conta. Na VitóriaSom tinha um paredão de amps dessa marca.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.meaamplificadores.com.br/linha_pa.php?pag=pa&alta=pa">http://www.meaamplificadores.com.br/lin ... pa&alta=pa</a><!-- m -->

SKP Audio Max G-1800X - 1800W totais em 2 Ohms.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.skpaudio.com/v2/po/producto_descripcion.php?accID=116">http://www.skpaudio.com/v2/po/producto_ ... ?accID=116</a><!-- m -->

É um produto chinês destinado ao mercado consumidor da América Latina, mas eu o acho o mais fraquinho da lista. Diz que tem todas as proteções (Proteção térmica, proteção de DC e de curto circuito, Auto-Limitador) e tem até crossover embutido, o que nos brasileiros você só encontra no StudioR. Se o preço compensar...

Particularmente, para amps eu não iria de importado, a não ser que o preço fosse muito abaixo do preço do nacional, pelo menos 30% a menos de um nacional equivalente, e com muito mais potência do que eu preciso, para ele trabalhar bem folgado.

Mas acho que você errou em levantar estes aparelhos. Você está comparando alhos com bugalhos. Não dá para comparar o preço de um DBL 3000 de 750W RMS com um Z2 da StudioR (você teria que comparar um Dynamic da Ciclotron com o StudioR), nem um amp de 2 Ohms com um amp de 4 Ohms.

Acho que você tem que primeiro definir o nível de potência que você quer em quantos Ohms, e depois partir para a escolha.

Um abraço,

Fernando
 
Se as caixas fossem um pouco menos potentes, daria pra usar esse aqui da Hotsound...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.hotsound.com.br/hs_audio_2600.html">http://www.hotsound.com.br/hs_audio_2600.html</a><!-- m -->

Pena que só tem 700 watts em 8 ohms. Esses amplificadores são muito bons e baratos. A única diferença pra linha HS SX de 4 ohms é que esses não trabalham em mono; por isso são bem mais em conta.
 
Só um comentário sobre a MEA Audio... estive na fábrica deles em São Paulo e eles são muito sérios. O projeto do amp não mistério nenhum, mas os componentes são de muito boa qualidade, incluindo a fonte, que é toroidal e de um forncedor conhecido no meio. O pessoal que trabalha na linha de montagem é muito competente e cuidadoso. É claro que tb prefiro os Studio R, mas se o preço compensar, o MEA seria uma boa aquisição. Aqui em Vitória, há alguns modelos na Faé.

[]'s
 
Eu preciso somente de falantes que toquem com folga as caixas que pretendo comprar...

as caixas tem impedância de 8 ohms (que drogaa, não poderia ser um pouquinho menos não??), então por mais que alguns amp´s possam trabalhar em 2 ohms, não adiantaria...

como a potência das caixas é de 700W (350W cada caixa) em 8 ohms, precisarias de uns 1400W totais em 8 ohms, seguindo o conselho de ter o dobro de potência nos amp´s...

Bom seria um amp em que funcionasse em brigde, para ligar as caixas em paralelo... formando 4 ohms, então teria que ser um amp que funcionasse em modo brigde com 4, e não 8 ohms... formando 1400 Watts, correto??


Quanto ao ciclotron, eu não me importo por pesar 15kg oucarregar fusíveis.. vai ficar parado no rack mesmo.. raramente preciso levar em eventos da igreja..
Os preços que achei por internet dos ciclotrons estavam relativamente baixo... será que não tem algum modelo mais avançado que conte com circuitos de proteção?

Behringer... sem coment´s

O Machine PSL1400 eu gostei do amp, não do preço médio...

STUDIO R mesmo caso que o machine.. acredito que seja BEM melhor, mas preço....

Sobre o Staner, não achie sobre o que é a classe D, procurei nos artigos do site e nada..qual a diferença dele?? o qual o preço?


E sobre os amp´s Attack?? O preço tá legal, pra essa feixa de potência que preciso?


Valew
Rodrigo
 
Alguns que acredito que tocariam bem:

(Nem todos tom o dobro da potência)

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.reference.com.br/index.php?dID=04&gID=16&PID=04160032&ttl=MEA+AMPLIFICADOR+PA+1600+-+MEA+AUDIO&page=audio&inc=produto.php">http://www.reference.com.br/index.php?d ... roduto.php</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mensageiromusical.com.br/site/home.php?conteudo=produtos&id=222">http://www.mensageiromusical.com.br/sit ... tos&id=222</a><!-- m -->

Para funcionar em mono:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mensageiromusical.com.br/site/home.php?conteudo=produtos&id=9352">http://www.mensageiromusical.com.br/sit ... os&id=9352</a><!-- m -->

SE funcionar em mono, também dá, mas já não conheço a qualidade...
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mensageiromusical.com.br/site/home.php?conteudo=produtos&id=156">http://www.mensageiromusical.com.br/sit ... tos&id=156</a><!-- m -->
 
Sobjak,

Quanto ao ciclotron, eu não me importo por pesar 15kg oucarregar fusíveis.. vai ficar parado no rack mesmo.. raramente preciso levar em eventos da igreja..
Os preços que achei por internet dos ciclotrons estavam relativamente baixo... será que não tem algum modelo mais avançado que conte com circuitos de proteção?

Tem a linha Dynamic, antiga TIP, com circuitos de proteção completos. Mas o preço vai ser bem mais alto.

Mas tem uma coisa mais. Se você está comprando somente para usar na igreja, então acho que você está colocando o carro na frente dos bois.

Leia os artigos da série "Potência - uma coisa mais que complicada" e tente mensurar a quantidade de potência que você realmente precisa. Não se preocupe em ter um cálculo perfeito, e coloque uma boa folga, mas é necessário ter esse trabalho e fazer o cálculo, pois assim você terá uma base da potência necessária na igreja.

A partir daí, então escolha o amplificador (os modelos que se adequam). Finalmente, compre as caixas, com metade da potência do amplificador, mas com a sensibilidade que você usou para fazer o cálculo.

Falo isso porque ou sua igreja é enorme ou você está exagerando em alguma coisa. Os níveis de potência envolvidos estão muito altos, e o preço acompanha isso.

Um abraço,

Fernando
 
Depois de reler os artigos que já tinha lido, estou acabando de mudar de idéia...

A minha igreja é relativamente pequena..cabem umas 100 pessoas apertadas.....

uns 15 m de comprimento, 8 m de largura, 4m de altura, com janelas de vidro (e fechadas por causa do ar, quando temperatura está alta), piso cerâmico, teto de placas de gesso, e bancos de madeira...
(Logo teremos um pouco de tratamento acústico, com madeira, na frente, inteira, e nas laterais até a altura das janelas, que dão mais ou menos 1 metro, acredito qeu acabe com a reverberação de graves... e depois vou ver como fica, se é preciso mexer em mais alguma coisa da acústica)

Mas acho que realmente estou exagerando na potência pretendida...
É que levei em consideração as caixas que escolhi primeiro, acredito que errôneamente, e como elas trabalham a 350W RMS em 8 ohms, pensei no dobro de potencia pro amp...uns 1400W em 8 ohms.. muito neh??
uhauiesHUIA

mas então...
como essa marca de caixas não fabrica caixas com impedância menor, teria que partir pra outras caixas. certo?

Atualmente uso umas caixas JPLSound (hoje, VoxStorm) (Horríveis...), e nem vem a especificação de potência, impedância, sensibilidade e nem nada nas caixas, e sei lá o que fizeram de manuérr de instruções (se é que veio junto).
Estou tocando essas caixas com a potência da mesa amplificada behringer PMH-5000 (que diz ter 400W RMS 4 ohms x 2 = 800W em 8 ohms em brigde)

Na igreja funciona que é uma beleza, nunca chega perto de clipar (graças a Deus!!), mas quando tiro o som da igreja, sinto a falta de potência que tenho.

Mas como preciso trocar caixas, preciso de uma potência que aguente, e então?? primeiro começo pelo amp ou pelas caixas??
Pra mim é uma facilidade ir pro estrangeiro (calma calma é no paraguai) buscar equipamentos importados.. (viajo 1h e estou no PY, =D)

Devo repensar na idéia de comprar essas caixas da Eurosound??



nossa escrevi coisa pra caramba..
ehhe

valew
Rodrigo
 
Ola a todos..
alguém já vi essa potencia applause..? a fabrica é de curitiba, um amigo dk da cidade comprou 2 PA800 por R$ 1.100,00 - achei essa na net..
<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80824604-potencia-profissional-pa1800-modulo-amplificador-turbo-nova-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-nova-_JM</a><!-- m -->
 
Leonardo Go, no anúncio diz...

Led´s indicadores de energia na parte traseira e NEON na interna, criando um efeito interessante nos dissipadores!!!

É, deve ser bem interessante mesmo... mas poderia ter falado que tem proteção térmica, proteção contra curto, AutoRamp, SoftStart, Limitador, etc.

Sobjak,

Se sua igreja é pequena ( até parecida como a minha em dimensões), então os níveis de potência não vão ultrapassar 300W RMS (e olha que estou exagerando - lá na igreja deu 60W, seguindo o padrão de 30W por caixa).

Como o nível de potência é baixo, então praticamente qualquer coisa que você coloque na sua igreja na faixa de 100W para as caixas e 300W-400W para o amp vai dar e sobrar, muito. Na minha igreja, só para você ter idéia, usamos 2 caixas de 150W e um DBK 1500 (360W RMS) e nunca chegou nem perto do clip.

Agora, se você (agora) fala que também faz eventos externos, e já que você se ressente de um amp mais potente (leia o Teste de Equipamentos envolvendo a PMH-1000 e você verá que essa sua PMH-5000 passa bem longe dos 800W RMS), aí você terá mesmo que fazer as contas e ver o tipo de evento que realiza, o tipo de música, a quantidade de pessoas, etc, para então chegar a um valor aproximado para a compra.

E sim, partir para outras caixas. Mas se você gostou e quer comprar, também não se preocupe com isso. Elas vão ter potência sobrando, só isso. O máximo que vai acontecer é desperdício de dinheiro. Seu dinheiro.

E, se você tem essas "facilidades" de morar próximo de um país vizinho, então o Behringer e o SKP passam a ser alternativas.

Atualmente uso umas caixas JPLSound (hoje, VoxStorm) (Horríveis...), e nem vem a especificação de potência, impedância, sensibilidade e nem nada nas caixas,

Eu tenho um par de caixas da VoxStorm, compradas muito baratas, horríveis no início. Mas só comprei porque dentro tinha um D210Ti e um 12PW3 da Selenium, e boa madeira (desmontei a caixa antes de comprar).

O divisor de frequência foi configurado totalmente errado, e foi só colocar um divisor correto para o som mudar completamente, para muito melhor. Os parâmetros de potência/sensibilidade/resposta de frequência eu fiquei com os dos falantes mesmo. Ainda tive que forrar a junção da tela com a madeira com carpete, pois em alta potência a tela vibrava toda. Mesmo pagando o divisore tendo todo esse trabalho, acabou que fiquei com uma ótima caixa por um preço ótimo.

Talvez seja uma alternativa para você. Você teria que desmontar a caixa para ver o que tem dentro. Se fizer isso, avise aqui que te dou uma ajuda.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan..
Vc tem ver a potencia ... mem tem manual.. apenas uma folha sobre a potencia e fabrica mas nenhuma explicação da mesma é ... não consta qual fuzivel usar em 110 e 220, falta muita coisa nas explicações..
 
Ok.. vou estudar melhor isso..
Valew Bersan...



Ahh então, sobre as caixas...
Eu acredito que o único jeito de fazer elas ficarem legal é colocar um driver de titânio, pq soh tem o woofer e tweeter nela... (escho que deveria esquecer essa idéia, pelos meus cálculos não há espaço para um driver de titânio...) e eu já abri, tem um divisor para 2 vias (grave, e agudo) tem até a furação na placa e indicação para a via "médios, mas nenhum componente..

Se conseguir, vou tentar tirar umas fotos dela hj de tarde...



Ahh soh uma coisa.. sobre essas caixas.. Olha a "baianada" que foi feita...
Meu pai foi buscar uma solução pro som (nas melhores das intenções), e chamou um "técnico" de uma eletrônimo bem ocnhecida aqui da cidade... a eletrônica monta sons exelentes.. pra carro. Assim como OMO é sabão em pó, essa eletrônica é conhecida por montar som automotivo..

Mas então.. o pessoal olhou a igreja, e os equipamentos que possuia.. Apenas uma mesa staner S-12 e um potência Staner S600, na época, e os cara encomendaram as caixas.. 2 JPL Sound com falante 12" e um tweeter apenas, para ser colocadas na frente, e 2 JPLSound, com faltante de 8" e tweeter }(esse menor ainda, da LeSon), para serem colocadas no "fundo" da igreja, apontando para o púlpito..
E venderam um rack, que colocaram a mesa e a potência..

Eu digo: QUE PROJETO DE SOM, HEIN!!!

Acho que uns 6 meses depois, caiu o som na minha mão, sem experiência nenhuma... pra mim aquilo era exelente... funcionava bem pra caramba... uns 5 anos atrás..

Depois de fazer meus ajustes, com o conhecimento que busquei, coloquei essas caixas 12", pouco mais perto do público, e na altura de +- 2 metros, com leve inclinação para baixo (Sim, elas ficavam na frente dos microfones, microfonia rolava solta) e as caixas pequenas, com falante 8", coloquei em cima dessas com falante 12", para dar uma reforçada..

As caixas antigas, da marca, MakeofCleaver (Alguem já viu?? traduzindo para o português, lê-se: Feito a facão, heheh), mas bem feitinhas até...
Tem +- 1 metro e meio de altura, con uns 40cm de largura e 40cm de porfundidade, com uma madeira PESADAAA, que comportam 2 falantes de 12", e pela furação percebi que tinha supertweeters... e espuma interna, tela de proteção,e uma grande gambiarra de fio dentro, ligada em uma tomada de energia padrão.. Mas qunado o som caiu na minha mão, não restavam mais os super tweeters, e nem 1 dos falantes, tendo apenas uma caixa com 2 12" e outra com 1 12" (Estranho, será que levaram pro conserto e esqueceram lá??)
Mas então, essas caixas foram para retorno... ligando junto com o PA.
Há 2 anos atrás, foi comprada uma mesa melhorzinha, e pela nossa grande falta financeira, decidi comprar uma PMH-5000 pelo custo/benefício trazido, já que o amp interno diz ter 800W (será? seráá??).. mas com essa evolução, veio junto 2 Shure SM58, que lutei até a morte pra compra 1, e fico feliz por eles quererem comprarem 2 ;D... Dá uma diferença grande dos LeSon sm58 que tinha lá (na verdade eu nem sabia, depois que comprei eu vi o modelo na etiqueta apaga),e dos behringer XM8500...
E a potência Staner foi parar pra retorno...

DEUS SEJA LOUVADO por permitir que quando o som caiu na minha mão, já tivesse uma medusa feitinha, bunitinha, lá... e fixa na parede... pq eu iria me enrolar tudo se tivesse que fazer uma.. apenas troquei os conectores P10, para os XLR... (mesa Staner S-12 só tem entradas P10)

Mas graças a Deus o negócio tá melhorando.. Compressor e Equalizadores dão uma ajuda legal, e agora o tratamento acústico deve melhorar a integibilidade (aprendi isso com o vc Bersan!)
E depois é partir pras caixas PA e retorno, mesa, potência, e tal e tal...


Edited: Acho que eu devia colocar isso na seção: Meu som, minha igreja... fico maior que eu pensei.. hehehe


Valew
Rodrigo
 
sobjak
Já que esta empresa é perto de vc é possivel vc sabe os preços dessas cx.. ESM 15 ( 1 fal 15" + drive 1" = 300w) e ESM 250-2 ( 1 fal. 15" + drive 2" ) eu me enteressei nelas...

se puder saber qual falante eles usam e freq de resposta das cx, tbm é importante.. é que estou querendo ir ai no PY fazer cotação de algumas coisas..
 
ESM 15 ( 1 fal 15" + drive 1" = 300w)

Caixa de PA e retorno tem o mesmo preço: R$950,00
A resposta de frequencia é a mesma.. 40Hz~20Khza


ESM 250-2 ( 1 fal. 15" + drive 2" )

essa aqui eu não sei o preço... mas deve girar em torno de 1300~1400 (que se eu não me engano, é o preço da caixa pra PA ES15-2, com o driver de 2")

Resposta de frequencia dessa eu não sei... mas naõ deve fugir dos 40Hz~20Khz



valew
Rodrigo
 
os cara encomendaram as caixas.. 2 JPL Sound com falante 12" e um tweeter apenas, para ser colocadas na frente, e 2 JPLSound, com faltante de 8" e tweeter }(esse menor ainda, da LeSon), para serem colocadas no "fundo" da igreja, apontando para o púlpito..

Ah, esses "entendidos de som"... já vi, já ouvi e tenho pavor de caixas viradas do fundo para a frente. Isso é coisa de quem não sabe nada. Até a questão do psicológico é atrapalhada, já que a imagem vir da frente e o som vir de trás é antinatural.

Mas qunado o som caiu na minha mão, não restavam mais os super tweeters, e nem 1 dos falantes, tendo apenas uma caixa com 2 12" e outra com 1 12

Fico imaginando o resultado de caixas sem vias de agudos: som completamente sem inteligibilidade. Quanto a caixa com um alto-falante e um buraco (você não falou se alguém tampou o buraco, imagino que não), ela praticamente não devia falar nem os graves, pois as ondas frontais se encontravam com as traseiras e se anulavam.

Um abraço,

Fernando
 
Só uma coisa, no dvd do Prisma, o som era 5.1; portanto, haviam caixas no fundo da igreja... (logicamente, nada feito sem muito estudo)
Infelizmente, nunca pude conferir um evento assim ao vivo...
 
o som era 5.1

Mais aí é completamente diferente. São sons distintos, em volumes distintos, para fins distintos: envolver o público.

Agora, o que já vi por aí:

- as caixas instaladas de trás para frente
Desvantagem: péssimo para o público, que escuta o som vindo de trás e vê a imagem na frente
Vantagem* - funciona como retorno para quem está lá na frente

*é o que dizem ser vantagem, eu não acho.

- duas caixas viradas para trás e duas lá atrás viradas para frente, todas com o mesmo som.
Desvantagem: gera cancelamentos terríveis.
Vantagem - ?

Um abraço,

Fernando
 
Um amigo aqui foi numa igreja onde o Grupo Logos foi cantar. 01V, Porta-pro, etc... e 4 caixas, duas frente pro fundo, duas fundo pra frente. O mais novo templo que construiram aqui na cidade, os kras gastaram R$ 30.000,00 (muito mal gasto por sinal, compraram caixa de referencia sem necessidade), e colocaram umas caixas lá, duas frente, duas fundo. Eu nunca usei desse jeito não, mas vou lá qualquer dia pra observar.

e Fernando, pode ser besteira minha, mas será que algumas pessoas não fazem isso ja planejado, pra cancelar algumas fases?

Abs, Jaasiel
 
Bersan!!
Olha as fotos das caixas que tenho aqui:

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12"

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8"

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O templo (dia que estava sendo colocado os painéis de madeira, quando ficar pronto posto novas fotos)

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Retornos

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Cubos para instrumentos

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Rapaz, tanta coisa para falar...

- para que duas caixas uma em cima da outra? Não entendi. Sua igreja é pequena, não tem comprimento nem mezanino. Impressão minha ou elas estão ali por falta de outro lugar mesmo?

- esse divisor de frequência é uma piada. Capacitor de 2,2 microFaradays em 4 Ohms corta em 18KHz. Veja só:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/divisores_capacitores.zip">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/d ... itores.zip</a><!-- m -->

Com o resistor (o verdinho, faz a atenuação), a frequência de corte cai para uns 6KHz, ainda assim muito alta. E é um divisor de 1a. ordem, etc e tal, mas deixa para lá.

Esse tweeter é um mid-high, que na verdade fala muito mid e pouco high! Desculpe, mas ele é horrível. Aliás, fui lá no site da Selenium ver se encontrava a curva de resp. de frequência dele e ele não consta mais no site, deve ter parado de fabricar. Ainda bem.

O falante com a etiqueta raspada tira toda a chance de se tentar aprimorar alguma coisa. Como fazer isso sem saber qulaquer parâmetro técnico?

- eu "A-D-O-R-E-I" a caixa de retorno com a corneta do lado de fora da caixa. Desculpe, mas é o cúmulo. As coisas aí devem estar bem complicadas, não?

Pelo menos os cubos para instrumentos são bons.

Um abraço,

Fernando
 
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