Ouvindo melhor o violão...

David Fernandes

Active Member
Ouvir o violão em meio à banda é sempre um problema. O som do instrumento sempre fica "escondido" atrás dos outros em função do baixo volume que gera, mesmo quando amplificado (lembram do mascaramento?).

Tentei resolver esse problema com a utilização de dois canais diferentes para um mesmo violão, que tivessem equalizações independentes. Uma mais cheia de graves para quando o violão estivesse tocando sozinho e outra mais "magra" para quando o violão estivesse tocando com a banda. Este método funciona, mas é muito trabalhoso e o operador precisa estar atento o tempo todo para alternar entre um canal e outro de acordo com o desenvolvimento da música.

Neste fim de semana vou testar outra solução usando um pedal equalizador da Behringer, o EQ700. Este pedal tem sete bandas e vai de 100 Hz a 6,4 kHz. Veja:

EQ700.jpg


A idéia é a seguinte:

1) Com o pedal desligado, fazer a equalização do violão mais cheia;

2) Com o pedal ligado, fazer a equalização mais magra no próprio pedal;

3) O próprio violonista fica encarregado de ligar/desligar o pedal de acordo com a música.

Desta forma, evita-se a utilização de mais de um canal da mesa para o mesmo instrumento, e o levanta/abaixa fader.

Vou ver como fica e depois digo o que achei.

[]'s
 
David,

um guitarrista amigo meu usava um pedal eq da Boss. Eu deixava flat na mesa e ele mesmo regulava, de acordo com a música. Ele não deixava no pé, mas sim ao lado dele, de forma a mudar a equalização de modo mais fácil. Tocou alguns anos assim, sem problemas. Eu simplesmente abria o canal e o restante do trabalho (eq e volume) ele mesmo que fazia).

Um abraço,

Fernando
 
Olá Bersan.

Só que a idéia aqui não é fazer equalização ao gosto do guitarrista ou violonista. O objetivo é minimizar o mascaramento, sendo assim, ele não pode ficar alterando a equalização.

Fiz o teste no culto de hoje e ficou muito bom. O violonista tb gostou. Disse que se ouviu bem melhor.

[]'s
 
Deixa ver se entendi...

- A eq. da mesa é com ênfase nos graves.

- O pedal está mais "magro", ou seja, ele tira o "peso" colocado na eq da mesa.

- Com mais peso, o violão aparecerá mais. Com menos peso, o violão vai continuar "sumido" no meio da banda. Isso dependerá da música, e o controle fica com o músico.

É isso mesmo? Porque se o músico quiser, toca o tempo todo com o pedal desligado, de forma a "aparecer mais". Sei que não é esse o objetivo, mas músicos mal-educados...

Um abraço,

Fernando
 
Oi David e lista.

Estou usando essa mesma estrutura aqui na igreja que congrego.

Usamos um pedal de equalização para o violão e outro para o contrabaixo, ambos são da marca behringer. Estão nos atendendo bem e o efeito de mascaramento foi diminuído. O resultado final, sonoro, foi muito bom.
 
Bersan disse:
Deixa ver se entendi...

- A eq. da mesa é com ênfase nos graves.

- O pedal está mais "magro", ou seja, ele tira o "peso" colocado na eq da mesa.

Exatamente.

Bersan disse:
- Com mais peso, o violão aparecerá mais. Com menos peso, o violão vai continuar "sumido" no meio da banda. Isso dependerá da música, e o controle fica com o músico. É isso mesmo?

Não... com mais peso, o violão fica muito na região de médio-grave, onde a maioria dos instrumentos toca, e fica mascarado por eles.

A equalização mais magra desloca a atuação do violão dos médio-graves para os médio-agudos e agudos, destacando-o na mixagem sem que seja necessário aumentar o volume. No entanto, quando o violão toca sozinho (fazendo um solo ou uma introdução), o som fica feio. Daí o pedal. Vc faz a equalização cheia na mesa e a magra no pedal. Quando o violão estiver tocando com a banda, o músico aciona o pedal, quando estiver tocando sozinho, ele desliga.

Bersan disse:
Porque se o músico quiser, toca o tempo todo com o pedal desligado, de forma a "aparecer mais". Sei que não é esse o objetivo, mas músicos mal-educados...

Acho que não pq se ele tocar com a equalização magra quando estiver sozinho, fica feio, e se ele tocar com a equalização cheia com a banda, o violão some. É tudo uma questão de explicar ao violonista o que acontece e mostrar a ele como funciona.

Petrônio Braga disse:
Usamos um pedal de equalização para o violão e outro para o contrabaixo, ambos são da marca behringer. Estão nos atendendo bem e o efeito de mascaramento foi diminuído. O resultado final, sonoro, foi muito bom.

É isso aí. Funciona muito bem sim. Sobre o pedal da Behringer, não gostei muito. Achei que ele distorceu um pouco o som do violão. Pensei que fosse a bateria e troquei... continuou distorcendo um pouco.

O melhor pedal equalizador que já usei foi o da Danelectro. Esse sim é muito bom.

[]'s
 
Ah, David,

A equalização mais magra desloca a atuação do violão dos médio-graves para os médio-agudos e agudos, destacando-o na mixagem sem que seja necessário aumentar o volume. No entanto, quando o violão toca sozinho (fazendo um solo ou uma introdução), o som fica feio

Agora entendi perfeitamente o uso. Realmente, violão para aparecer tem que "subir" para a região dos agudos. Estava estranhando os termos "magro", achava que era só nos graves que havia diferença.

Boa idéia essa implementação! Na verdade, você automatizou uma tarefa. Tirou uma preocupação do operador.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
Boa idéia essa implementação! Na verdade, você automatizou uma tarefa. Tirou uma preocupação do operador.

O bacana da idéia é exatamente isso... deixar com o músico a responsabilidade de gerir o posicionamento do seu instrumento na mixagem. Mas não dá prá deixar a equalização do pedal sob a responsabilidade dele... temos que orientá-lo em como fazê-la prá dar certo.

[]'s
 
Back
Topo