P.A. JBL x FBT. Qual optar?

É bem mais complexo que isso, primeiro que a NXL24-A não tem grave abaixo de 80hz, ela precisa de subwoofer, é feita pra ser usada assim, a linha 7xx-A é feita pra serem usadas sozinhas, a NXL 24-A é madeira com guia de onda, ela é muito mais direcional, ela joga menos pressão do drive pra baixo e manda mais pra frente (tiro longo), você vai ter um som alto na frente da caixa (mas sem agredir), a 10 metros praticamente você não nota queda de pressão sonora, a 20 metros você ainda tem um SPL alto, a 30 metros você ainda consegue ouvir perfeitamente a caixa, é um monstro de caixa.
:eek:
 
É bem mais complexo que isso, primeiro que a NXL24-A não tem grave abaixo de 80hz, ela precisa de subwoofer, é feita pra ser usada assim, a linha 7xx-A é feita pra serem usadas sozinhas, a NXL 24-A é madeira com guia de onda, ela é muito mais direcional, ela joga menos pressão do drive pra baixo e manda mais pra frente (tiro longo), você vai ter um som alto na frente da caixa (mas sem agredir), a 10 metros praticamente você não nota queda de pressão sonora, a 20 metros você ainda tem um SPL alto, a 30 metros você ainda consegue ouvir perfeitamente a caixa, é um monstro de caixa.

Um sub 8003-ASII consegue acompanhar uma NXL24-A?
 
Não! tem que ser 2x 8003as II ou até mesmo 1 8006as..... Basicamente, um sub que renda aprox. 140dB de spl!
(to falando.... essa cx é um monstro!rs)

Minha nossa!
Caixas com a NXL24-A ou o sub 8006AS são produtos para poucos mortais.....E eu que estou ensaiando (a limitação é sempre o $$$) pra comprar um par de RCF 710MK4, rsrs......São produtos caros, mas justificam o valor.

A única coisa que me falta pra considerar as caixas RCF como perfeitas para meu uso é se elas fossem bivolt automático. Os subs 8003 ASII e 905 ASII já são bivolts...a NXL24-A por exemplo já não é bivolt, ou é 120 ou é 240, nem chave externa de comutação tem...

Por motivos óbvios eu sempre prefiro, para os aparelhos que consomem mais amperagem (amplificadores e iluminação) trabalhar em 220 volts. Mas dependendo do lugar e da necessidade de rapidez na montagem e desmontagem e setups menores as vezes é melhor trabalhar com a voltagem disponível, que na maioria das vezes é 127 volts...em outros lugares 220.... daí a utilidade das caixas ativas serem bivolt.

Eu sempre tomo muito cuidado nesse ponto... mas imaginem um aparelho 127 volts sendo inadvertidamente ligado (ou religado) por alguém em uma tomada 220....Sendo bivolt eliminasse esse risco (mesmo que pequeno) de entre um local e outro de instalação, ou de tomadas 127 e 220 próximas cometer um descuido e puff, ligar na voltagem errada. Já tive ajudantes que cometeram essa "proeza"...

Neste ponto vantagem para a linha Portable Speakers da Electro Voice, todas bivolt. Pelo formato fisico dos subs, recursos e SPL e para as necessidades de minha utilização hoje, e minhas possibilidades financeiras eu optaria por um par de ELX200-15P ou um par da ELX200-12P acompanhada por um par de Subs ELX200-18S. Só que não acho essa linha ELX200 pra comprar. É lançamento recente da EV, não chegou ainda por aqui.

No páreo tem a RCF, e minhas escolhas no momento estão por um par RCF Art710MK4 e para acompanhá-las futuramente um par de Sub 705-ASII.

Ou ainda as Art712MK4 com os 8003ASII. Tudo só depende do $$$, rsrs...
 
Um sub 8003-ASII consegue acompanhar uma NXL24-A?

Diria que 3 8003-ASII acompanham 2 NXL24-A por lado, um pra um falta sim.

Caixas com a NXL24-A ou o sub 8006AS são produtos para poucos mortais.....

Rapaz, pensei mesmo coisa final do ano passado quando vi o sistema, e hoje finalmente consegui montar (e pagar rsrs). Não é fácil trabalhar com áudio aqui no Brasil, mas não deixe de tentar melhorar sempre e conseguir sempre algo melhor, por mais difícil que seja.

No páreo tem a RCF, e minhas escolhas no momento estão por um par RCF Art710MK4 e para acompanhá-las futuramente um par de Sub 705-ASII.

Ou ainda as Art712MK4 com os 8003ASII. Tudo só depende do $$$, rsrs...

Com qualquer um desses, você vai estar bem servido, um 8003-ASII da legal pra duas 712a.

A única coisa que me falta pra considerar as caixas RCF como perfeitas para meu uso é se elas fossem bivolt automático. Os subs 8003 ASII e 905 ASII já são bivolts...a NXL24-A por exemplo já não é bivolt, ou é 120 ou é 240, nem chave externa de comutação tem...

Isso seria uma benção mesmo, porem ainda prefiro trabalhar com sistema em 110v e regulador de tensão sempre em rede 220v direto do quadro, da um trabalho na hora de montar mas é mais garantido.

Abraço!
 
Muito esclarecedoras suas apontações @mbenedito . Enriquecem as informações sobre seu atual sistema RCF, que é Top!

Rapaz, pensei mesmo coisa final do ano passado quando vi o sistema, e hoje finalmente consegui montar (e pagar rsrs). Não é fácil trabalhar com áudio aqui no Brasil, mas não deixe de tentar melhorar sempre e conseguir sempre algo melhor, por mais difícil que seja.

Verdade, eu também sempre busco melhorar na medida do possível, até porque se não fizermos isso o mercado nos "engole", é preciso sempre se adaptar a ele...

Com qualquer um desses, você vai estar bem servido, um 8003-ASII da legal pra duas 712a.

Nesse ponto a 710a também dá correto? Pois ambas, a 710a e a 712a informam 129 db e mesma resposta de frequência...

Isso seria uma benção mesmo, porem ainda prefiro trabalhar com sistema em 110v e regulador de tensão sempre em rede 220v direto do quadro, da um trabalho na hora de montar mas é mais garantido.

Não entendi bem @mbenedito ...o que é esse regulador de tensão em rede 220v que converte em 110V? É um transformador de 220 para 110?
 
Nesse ponto a 710a também dá correto? Pois ambas, a 710a e a 712a informam 129 db e mesma resposta de frequência...

Sim, tranquilamente.

Não entendi bem @mbenedito ...o que é esse regulador de tensão em rede 220v que converte em 110V? É um transformador de 220 para 110?

É um transformador so que com taps de ajuste, da pra trabalhar com tensões de 145 a 260 volts e transformar em 115 volts.
 
É um transformador so que com taps de ajuste, da pra trabalhar com tensões de 145 a 260 volts e transformar em 115 volts.[/QUOTE]

Muito bom!....Esse é um equipamento necessário considerando a tensão de trabalho 120 volts dessas caixas RCF e outras importadas. A nossa rede sempre oscila, às vezes chegando até 135 volts, o que a longo prazo reduz a vida útil desses equipamentos importados que trabalham entre 115 a 120 volts.

Realmente e pensando bem, não dá pra ter um equipamento caro sem a devida proteção.

Poderia nos informar o modelo/marca e me indicar onde achá-lo pra comprar?
 
A segurança nunca é demais, lógico...
Mas tem muitas caixas que o Pentacústica PM1.2 dá conta tranquilo.
Vejam a Promaxx14a como exemplo...
Variação de tensão suportada de 15%.
Trabalhando em 120v. Vai tolerar de 102 a 138v, sem problemas. (um espetáculo:cool:)
Mesmo assim, em pouquíssimas vezes que liguei as minhas, sempre com o PM1.2.
Que também tem sua faixa de trabalho selecionável.
 
Mas tem muitas caixas que o Pentacústica PM1.2 dá conta tranquilo.
Vejam só, estou aprendendo cada dia mais aqui no SAV, ainda sou dos que usam filtro de linha, que na verdade recentemente descobri que nem é um filtro de linha de verdade e sim apenas uma extensão com várias tomadas kkkk. Mas na época confiei na lábia do vendedor sem pesquisar.

O que seria esse Pentacústica? é esse regulador de tensão?
 
Alguém aqui conhece e já testou a Art 732 A MK4?

O cross da 732 com corte mais baixo (700hz) em relação por exemplo a Art712 A MK4 que tem o corte do drive de altas em 1600 hertz traz que vantagem, além de mais Dbs anunciados na 732?

Fica bom usar a Art 710A MK4 acompanhada pelo sub 8003 ASII, uma por uma? Ou seria mais adequada a 732 com este sub?
 
já testou a Art 732 A MK4?

Já usei e recomendei para algumas igrejas, que estão mais que contentes com o resultado, a caixa fala muito!

O cross da 732 com corte mais baixo (700hz) em relação por exemplo a Art712 A MK4 que tem o corte do drive de altas em 1600 hertz traz que vantagem, além de mais Dbs anunciados na 732?

O driver é diferente, o falante o mesmo... com o corte mais baixo o falante trabalha menos, dessa forma, tem melhor eficiência na resposta abaixo de 700hz (ponto de cross), o SPL é maior na 732 pelo projeto completo e não apenas pelo ponto de cross, ok!?

Fica bom usar a Art 710A MK4 acompanhada pelo sub 8003 ASII, uma por uma? Ou seria mais adequada a 732 com este sub?

732 vai falar muito mais, sem sombra de duvidas..... a 710 vai faltar um pouco para acompanhar os 8003as II.
 
Muito obrigado @tonreb , pelas explicações técnicas. Quanto mais eu pesquiso mais aumenta minha vontade de ir para caixas RCF. No páreo por enquanto somente as EV.

O problema é essa alta do dólar de maio para cá, tá judiando. Quando eu pensei que tinha juntado a $$$ para as Art 710 elas subiram de preço, e bastante.
 
No páreo por enquanto somente as EV.

EV tem que tomar muito cuidado com os modelos.... se forem mais baratos que as RCF, podem ter certeza que estão bem abaixo em termos de desempenho.... EV é cara.... e infelizmente criaram umas linhas que são horríveis....
 
Pois é @tonreb, a linha da EV que eu queria era a ELX200-12P, 1200 watts, 130 Spl, falante de 12.
O sub da mesma linha é o ELX200-18P, 1200 watts, 132 Spl, falante de 18.
Uma das vantagens dessas linha intermediária, a ELX, lançada faz pouco tempo pela EV pra mim é o bivolt automático, uma preocupação a menos e como eu já ouvi a ZLX-15P, que é a linha abaixo da ELX e gostei muito do timbre, por comparação essa linha ELX não deve desagradar no som. A aparência delas também me agrada. Caixa pra mim também tem que ser bonita.
Porém hoje eu conversei com o gerente de compras da loja Sonkey daqui de Londrina-PR, que vendem EV, ele contatou a Bosch e informaram a ele que essa linha ainda não consegui liberação da Anatel, pois essas caixas trabalham com Bluetooth.
Não sei se procede.
Enfim, como ainda não tem ela aqui no Brasil, sem qualquer previsão, e não faço idéia do valor que futuramente irão praticar na venda, minha opção volta na RCF, por tudo de bom que vocês falam delas..
 
Depois de muito analisar, amanhã se tudo der certo vou fechar nas RCF mesmo.

Meu plano inicial era um par de Art710. Como a intenção é futuramente adquirir os subs 8003ASII, e pelas considerações do @tonreb a Art732 vai melhor com esse sub, vou esticar meu orçamento para 732.

Acho que será uma caixa de altas que vai me atender desde os pequenos eventos onde levo somente o par, até os maiores, onde elas serão acompanhadas por subs.
 
Depois de pesquisar bastante e ouvir as opiniões dos colegas aqui do SAV, semana passada bati o martelo nas Art 732-A Mk4, o par, com a CBorges...A meta futuramente é um par de subs 8003ASII para acompanhá-las. Para minhas aplicações será um P.A. que acho que vai me atender bem e por bastante tempo.

A Art 710A Mk4 continuam nos planos também, pois servirão de retorno de Dj/Músicos, além de ser mais portátil para pequenas aplicações.

A escolha pela RCF se deve ao custo/benefício em SPLxR$, timbre elogiado, durabilidade, etc. relatado por vários daqui, considerando os valores da Cborges.

Pessoalmente nunca tive a oportunidade de ouvir uma RCF, então nesse ponto estou comprando totalmente "no escuro", rsrsrs. Espero ter acertado nessa minha volta as caixas ativas.
 
Pra contribuir com o tópico:

-tenho duas Art710; espetáculo em timbre e potência, e muito leves; apenas nos graves ficam devendo um pouco, por ser um falante de 10".

-ouvi recentemente, lado a lado, uma DXR12 e uma QSC K12.2, ligadas no LR da mesa, mesmo sinal chegando nelas; eu não imaginava que a Yamaha perdesse tanto em timbre, ainda mais a linha DXR... a QSC me impressionou muito, som delicioso, tudo no lugar, os agudos super cristalinos...
 
Back
Topo