PA de quanto?

gabrielgabriel

New Member
Boa tarde pessoal. Tenho uma dúvida um tanto quanto boba.
Digamos que eu entendo de áudio, quer dizer, não sou um completo tapado no assunto.

Quando alguém pergunta as especificações técnicas de uma caixa acústica, minha tendência é dizer:
-Potência em tantos ohms
-Sensibilidade
-Resposta de frequencia
-Linearidade

Agora, a linguagem dita no popular ainda me confunde.
Tenho certeza que é a maneira errada de definir um sistema de caixas, mas o pessoal gosta de falar: "tenho uma PA de quatro", "tenho um PA de dois", ou "um PA de dezesseis".
Nunca entendi o que eles querem dizer.... É o número de falantes? Número de caixas por lado do palco?

Enfim, é linguagem popular, mas não sei o que as pessoas querem dizer com isso.
Alguém saberia orientar?
 
Em se tratande de PA acho que quando se diz um pa de 4 ou um pa de 16 ou um pa de 32, acho que na verdade estão querendo dizer o numero de graves ou subgraves.
Não sei em outras regiões mais aqui no Nordeste é muito comum dizer tipo preciso de um pa com 8 graves, ou um pa com 16 graves. Aqui quando se fala o numero de graves já entendemos que na verdade a pessoa quer o sistema completo ( com as caixas de alta tambem).
 
Bom pessoal aqui no maranhão, tem uma categoria de som chamadas de ''RADIOLA'' criada na baixada maranhense (região baixa do estado).
por regueiros, feita especialmente para tocar reggae com graves profundo e firmes. e cada caixa possui 4 falantes de 15''. nesse caso o P.A ou sei la o que!! são chamados de paredões. cada paredão tem 6 ou 12 caixas, então o tamanho do som é definido pela quantidade de caixas. As maiores Radiolas do Maranhão tem 8 paredões de 12 caixas. (que loucura rsrs).

abraços!!
 
ah sim, esqueci de diser. cada paredão de 12 caixas possui 4 caixas que são para medios e agudos!!
vou tirar umas fotos e postar pra galera ver!
 
Olá Joctom,

as radiolas do Maranhão são famosas. Já vi na TV e fiquei impressionado. Lá, tão importante quanto ouvir é ver. Quem tiver o maior paredão "vende".

Fotos:

radiola1.jpg


radiola10.jpg


radiola4.jpg


<!-- m --><a class="postlink" href="http://www2.uol.com.br/tribodejah/centralreggae/radiola.htm" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www2.uol.com.br/tribodejah/centr ... adiola.htm</a><!-- m -->

Coluna-de-Som-da-Diamante-Negro.jpg


Agora... só um detalhe... quantidade não quer dizer qualidade, OK? Mas vamos dizer que, para o estilo musical deles, atende plenamente.

Um abraço,

Fernando
 
Agora... só um detalhe... quantidade não quer dizer qualidade, OK? Mas vamos dizer que, para o estilo musical deles, atende plenamente.
É isso Bersan, não quer diser qualidade, o que eles querem é grave tremendo o peito do regueiro rsrs.
Essas Radiolas tem um tipo de ligação bem conhecidas, eles usam todos os falantes de seirie-paralelo
cada caixa tem uma impedançia final de 8ohms, para amplificadores que tocam em 2ohms tocam ate 16 alto-falantes por lado.
essa ultima foto que vc postou da Diamante Negro é uma das maiores do Maranhão e esta na quinta colocação, em primeiro esta
a ''Poderosa Itamaraty'' com 8 paredões desses, É um absurdo de grave rsrs!! (ouvi diser que a Itamaraty possuegora 4 X12 studioR).

abraços!
 
Aqui no pará, tem algo bem parecido com as radiolas do maranhão, são as aparelhagens, são enormes estruturas de som, com um grave Impressionante. vejam aqui algumas fotos :

Paredões ou coluna de som.
torre1.jpg


torre.jpg


"O comando". lugar onde o DJ fica.
1202602860_296682363_b022b1a923.jpg


aguia.jpg
 
RSRS, é isso ai, morei uma tempo do Pará, vi muitas dessas Aparelhagem é muito mais exagero de som do que
as Radiolas do Maranhão. Ao contrario a ligação dos falantes é tudo feito em paralelo.
e outra coisa, a maioria delas usa ampficadores que são fabricados por lá mesmo com potençias absurdas.
certa vez vi um amplificador desse aberto o transformador parace ter tirado de uma maquina de solda! rsrs
As maiores aparelhagens do Pará: SUPER POP, TUPINANBÁ, CROCODILO, E AS DUAS QUE MANDAM MESMO AMAZONAS E PODEROSO RUBI (conhecido como a ''nave do som'')
Tudo isso é paixão, rsrsr!

abraços!!
 
Back
Topo