Painéis Acústicos Suspensos

deneripr

Well-Known Member
A algum tempo nossa igreja construiu um prédio anexo ao templo para acomodar as salas de aula infantis e escola bliblica e cultos de departamentos e, como na imensa maioria dos casos, a acústica não havia sido levada em conta na etapa de projeto, e de fato a acústica nessas salas era simplesmente HORRIVEL).

Estive bem a par da situação porque minha esposa que é professora do ministério infantil e ela me relatava que algumas professoras simplesmente saiam exaustas e dor de cabeça das salas devido ao barulho intenso na sala (imagine uma sala altamente reverberante com 10 ou mais crianças falando alto, crianças chorando etc).

Então o pastor da igreja juntamente com conselho autorizaram a compra de lã de rocha para a confecção de painéis para tratar essas salas além de fechar algumas janelas do templo (50%) já pensando em melhorar a acústica do mesmo.

Para o tratamento das salas, pensando na aplicação de salas infantis, fiquei receoso de colocar os painéis nas paredes, pois sabemos como as crianças são, e poderiam acabar derrubando os mesmos que, mesmo sendo leves poderiam acabar machucando e tal... Por isso resolvemos fazer o tratamento em forma de "nuvem acústica" ou painéis suspensos, onde estariam fora do alcance das crianças, e não ocuparia espaço útil necessário para as professoras.

WhatsApp Image 2022-11-18 at 10.09.39.jpeg

O Resultado foi muito bom pela quantidade de painéis aplicados, obviamente não zerou toda a reverberação nem matou tudo como geralmente se faz em home studio, mas melhorou muito a inteligibilidade, diminuiu bem a reverberação excessiva e tornou as salas mais confortáveis para o uso.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2022-11-18 at 10.09.18.jpeg
    WhatsApp Image 2022-11-18 at 10.09.18.jpeg
    81.9 KB · Visitas: 4
  • WhatsApp Image 2022-11-18 at 10.10.15.jpeg
    WhatsApp Image 2022-11-18 at 10.10.15.jpeg
    79.5 KB · Visitas: 3
  • WhatsApp Image 2022-11-18 at 10.10.34.jpeg
    WhatsApp Image 2022-11-18 at 10.10.34.jpeg
    101.8 KB · Visitas: 3
Última edição:
A construção dos painéis é extremamente simples, usando compensado fazendo uma "caixa" na medida da placa de lã de rocha 120 x 60 cm e tendo a profundidade de cerca de 3cm (a lã de rocha tem 5cm sem compressão) mas para o acabamento do tecido e bordas ficar melhor o ideal é fazer a lateral de madeira um pouco menor, assim podendo ficar mais esticado.

A chapa de compensado do fundo da caixa pode ser de espessura menor que as da lateral que da a estrutura pro painel, (mas não muito pois os ganchos serão fixados nela). Após montada a caixa, colocasse a placa de lã de rocha dentro e faz o fechamento com TNT (esse é usado apenas pra segurar a lã de rocha que solta a fibra que causa irritação) e por fim o tecido de acabamento na cor/desenho de preferência.

Com isso temos o painel montado, agora é só pendurar... aqui ao pendurar o pessoal preferiu por corrente mas pra melhor acabamento o ideal é usar cabo de aço com cobertura plástica que fica bem mais discreto.
 
Bem interessante. Gostei. E foi um investimento pequeno comparado ao ganho em inteligibilidade!
Pelo que entendi, vc tb fechou com madeira a parte virada para o teto, correto? Se essa parte estivesse aberta vc conseguiria uma absorção ainda mais efetiva, já que a madeira é reflexiva.

O som passaria pela placa, perderia intensidade, bateria no teto, passaria de volta pela placa perdendo intensidade pela segunda vez. Além do som que também viria de outros pontos refletidos no teto e batendo na parte de cima dos painéis.

Mas ficou bem funcional e bem acabado!!!

Manda aí o custo total pra galera ter uma noção.
 
A madeira no fundo foi por questão estrutural mesmo e pra auxiliar na fixação dos ganchos pra suspensão... assim dá mais resistência ao quadro, segurança a suspensão e acaba que o acabamento ficou melhor assim tendo a base fixa pra dar uma pequena comprimida na lã de rocha...

Quanto ao custo, cada sala teve o custo de aproximadamente R$ 500,00 com os 16 painéis...
 
Realmente... valor ficou pequeno... o mais dificil pra nós é a disponibilidade da Lã de Rocha que é um item volumoso e portanto caro de fazer o frete aqui no BR....

Normalmente o preço do frete é maior que o da compra do produto em SP...

Aos que precisarem compramos no PORTAL DA ACUSTICA...
 
Back
Topo