Paleativo Acústico

Felipe,
Se possível faça um vídeo demonstrando o antes e depois.
Você bate palma no meio da igreja em ambas as situações, para que fique claro, para nós, a interferência e a absorção desses materiais.
A igreja que faço parte sofre, também, com a reflexão e tive lendo é a maneira mais barata de se diminuir esse problema.
Espero que você possa nos ajudar com isso.

Atenciosamente,
 
Olá pessoal!

Depois de muito tempo, conseguimos concretizar uma parte do tratamento acústico.
Minha igreja tem 18m X 18m, e montei, com muito estudo, mas na tentativa, os painéis mostrados por Edu Silva (<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/siteantigo/artigos/absorv/absorv.htm">http://audiolist.org/siteantigo/artigos ... absorv.htm</a><!-- m -->).
Coloquei dois painéis de 1,20m X 0,60m e dois de 0,60m X 0,60m de cada lado de forma intercalada.
Sei que ainda não atinge a melhor sala em questão de acústica, mas tivemos uma melhora absurda.
Agradeço ao colegas que, de forma direta ou indireta, puderam me ajudar a realizar essa parte do projeto.
Assim que possível, post o antes e o depois do tratamento.

Muito obrigado.
 
Desculpa a demora na resposta, mas está difícil de acessar o fórum constantemente coo fazia. Vou postar fotos muito em breve.
 
Você colocou ao total, quantos m²?
Parece ser bem pouco, que bom que deu certo investindo tão pouco! :)
 
Olá Eliabe!

A igreja tem +/- 150 m2 de nave. Foi feito 4,32 m2 de painel.
Eu também achei que ficou pouco. Eu colocaria mais um par de cada painel de cada lado, mas como para fazer mais dois pares demandaria mais uma placa de MDF que não seria utilizada inteira, e foi feito na tentativa, achei que iria desperdiçar material doado por membros.
Estou providenciando cilindros em papelão para fazer os difusores entre cada um dos painéis.
Não ficou 100% do ideal, mas ficou 200%(rsrsrsrs) melhor do que estava.
Recebemos as duas placas de MDF de doação, se tivéssemos comprado todos materiais teríamos gasto por volta de R$ 400,00.
Ainda não terminei o projeto, mas sei que quando ele estiver totalmente finalizado, aí sim estará 100% do ideal.
 
Pr. Wagner,
eu não tenho o projeto comigo, pois usei no Audio List, simplesmente copiei os dados em uma folha e executei o projeto. Também não tenho fotos (ops!!!!!! muita falha minha). Mas vamos lá para a lista.
Usei MDF 9 mm para toda a caixa. A pequena é de 0,60 X 0,60 m, a grande é de 1,20 X 0,60 m. As laterais tem 0,18 m.
Por dentro delas há um "engradado" feito de papelão grosso com quadrados de 0,15 X 0,15 m com 0,15 m de altura cada um (nos pequenos são 3 na vertical e 3 na horizontal, nos grandes são 3 na vertical e 7 na horizontal - , ), por cima o projeto é de lã de vidro de 20 mm. Quando fui comprar a lã, me mandaram de 40 mm. Não percebi, mas como achava que a quantidade de painéis era pequena, até gostei. Por cima da lã o projeto era de tecido ortofônico, mas não achei que teria uma boa aparência, por isso coloquei um tecido normal com uma trama nem muito aberta nem muito fechada. Ficou muito bacana esta parte do projeto.
Acho que deu para entender.

Felipe
 
Eu tenho 9 absorvedores destes com 100mm de lã medindo 1,20 x 0,60
Fiz testes em algumas salas medianas e com estes 9m² a diferença foi boa...
Vou por rodinhas neles e usar como absorvedores móveis no estúdio, separando os instrumentos do vocal
Uso eles apoiado nas cadeiras hoje, da muito certo :)
 
Back
Topo