Para um começo

edi3_m4x

Member
Saudações,

Não sei se esse é o lugar para postar isso, porém, peço que a moderação corrija.

Nossa igreja tem crescido, tenho estudado muito aqui no fórum, e nada mais relacionado ao audio
passa na minha igreja sem eu dar um pitaco.

Esses dias o Pr e alguns irmãos do conselho, falou da necessidade de se comprar um cabeçote para a
uma pequena congregação que temos, mas, achei uma idéia melhor, enviar um cabeçote que já temos
e começar um pequeno projeto de um som para evangelismo.

Então pensei:

NO nosso som, temos duas caixas de retorno e então pensei em usá-los para esses cultos evangelísticos.

Como esse som deve ser mais potente do que o som do cabeçote que usamos, pensei em usar essas duas caixas
junto com uma mesa amplificada Behringer ou Yamaha. Na maioria desses cultos usam-se 2 microfones, Dvd e 1 violão.
Quando precisamos de mais canais usamos nossa "super mesa" AMBW da Ciclotron de 16 canais. eheheh

Esses cultos geralmente são para no máximo 100 pessoas em local aberto.

As duas caixas usam (cada uma) falantes selenium PW3 acho que é 250wats, mas um driver e tweeter.

Aí pensei nessas possibilidades, mas confesso que não sei se a potência das mesas vai ser ideal:

imagemg.php


<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.biaeletronicos.com.br/1000/site/index.php?pag=detalhes&codigo=1000-760">http://www.biaeletronicos.com.br/1000/s ... o=1000-760</a><!-- m -->


imagemg.php


<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.biaeletronicos.com.br/1000/site/index.php?pag=detalhes&codigo=1000-460">http://www.biaeletronicos.com.br/1000/s ... o=1000-460</a><!-- m -->


emx312sc-700.jpg


<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.milsons.com.br/misturadoryamahaamplificado,product,EMX312SC,256.aspx#">http://www.milsons.com.br/misturadoryam ... ,256.aspx#</a><!-- m -->

To propondo algumas dessas, mas num sei se as mesas suportam as caixas.

seria melhor eu partir para caixas ativas?
 
Não entendi muito bem a questão. Mas acho que você perguntou e já respondeu também. Pra evangelismos tenta caixas ativas, você precisa de poucos canais, já tem uma mesa. É só analizar o custo/Benefício.


Abraço
 
Felipe Moreira disse:
Não entendi muito bem a questão. Mas acho que você perguntou e já respondeu também. Pra evangelismos tenta caixas ativas, você precisa de poucos canais, já tem uma mesa. É só analizar o custo/Benefício.


Abraço

O que quero saber realmente saber, é se compensa comprar mesas amplificadas.

A idéia é que elas são mais práticas, só ligou as caixas e pronto, diferentemente
da mesa que temos, em que é necessário o uso do amplificador, tornando o equipamento
mais pesado e mais um item pra carregar.

As caixas ativas não estou vendo caixas razoáveis com por um preço bom.

para 100 pessoas em local aberto, será q duas caixas ativas de 250w resolveria o problema?

Deus abençoe a todos!
 
Bom dia Edson,

Analise dois pontos e facilmente terá a resposta:
1) Se o fator "cash" pesar muito, vá de mesas amplificadas. A logística será simples assim como com duas caixas amplificadas.
2) Se houver a possibilidade de investimento, adquira caixas amplificadas como você mesmo pensou e o Felipe citou.

Esteja certo de que dificilmente achará um par de caixas amplificadas com qualidade razoável pelo mesmo valor de uma mesa amplificada.

Para os cabeçotes (como o Yamaha que você postou), lembre da logística. Geralmente eles são maiores do que as mesas.

As caixas ativas não estou vendo caixas razoáveis com por um preço bom.
Existe algum orçamento disponível?

To propondo algumas dessas, mas num sei se as mesas suportam as caixas.
Verifique a potência e impedância de ambas.

Abc.
 
(((Sel))) disse:
Bom dia Edson,

Analise dois pontos e facilmente terá a resposta:
1) Se o fator "cash" pesar muito, vá de mesas amplificadas. A logística será simples assim como com duas caixas amplificadas.
2) Se houver a possibilidade de investimento, adquira caixas amplificadas como você mesmo pensou e o Felipe citou.

Esteja certo de que dificilmente achará um par de caixas amplificadas com qualidade razoável pelo mesmo valor de uma mesa amplificada.

Para os cabeçotes (como o Yamaha que você postou), lembre da logística. Geralmente eles são maiores do que as mesas.

As caixas ativas não estou vendo caixas razoáveis com por um preço bom.
Existe algum orçamento disponível?

To propondo algumas dessas, mas num sei se as mesas suportam as caixas.
Verifique a potência e impedância de ambas.

Abc.


Obg Anselmo,

O orçamento disponível é em torno de R$ 1.600,00 (no máximo mesmo).

Estou inclinado à comprar a Mesa Behringer PMP4000 e ela tem essas definições:

Amplificador:

300W RMS por canal em 8 ohms (600W RMS Total)
600W RMS por canal em 4 ohms (1200W RMS Total)
1200W RMS em 8 ohms modo bridged (Ponte)

As caixas que usaremos usam Falantes PW3 da selenium, acho que a potência deles é de 250w, e usam driver e Tweeter.

Queria saber se diante das especificações consigo usar duas caixas nessa mesa?

Se eu tiver a certeza que esse da Yamaha nos atende em potência........compraria ele.
 
Boa tarde Edson,

Para alimentar uma caixa que informe 250W RMS, o ideal é que se utilize um amplificador que forneça no mínimo 500W RMS, para o sistema trabalhar com folga e aguentar os momentos de pico. Isso se chama margem de segurança ou headroom. No seu caso é só substituir amplificador por mesa amplificada.

Pelo que vi no site da Behringer, esse modelo oferece 400W @ 8Ω, 800W @ 4Ω e 1600W @ 8Ω em Bridge. Essa mesa alimenta sim sua caixa, bastando observar a impedância da caixa. Aliás, qual é?

A Yamaha oferece 300W @ 4Ω e 190W ou 180W @ 8Ω conforme voltagem. Fica "pequeno" em termos de potência diante da PMP4000. Se quiser ir de Yamaha recomendo um modelo acima que é a EMX512-SC: 500W @ 4Ω e 370W a 320W @ 8Ω conforme voltagem. Obviamente o preço subirá um pouco; mais potência = mais valor.

Grande abc.
 
(((Sel))) disse:
Boa tarde Edson,

Para alimentar uma caixa que informe 250W RMS, o ideal é que se utilize um amplificador que forneça no mínimo 500W RMS, para o sistema trabalhar com folga e aguentar os momentos de pico. Isso se chama margem de segurança ou headroom. No seu caso é só substituir amplificador por mesa amplificada.

Pelo que vi no site da Behringer, esse modelo oferece 400W @ 8Ω, 800W @ 4Ω e 1600W @ 8Ω em Bridge. Essa mesa alimenta sim sua caixa, bastando observar a impedância da caixa. Aliás, qual é?

A Yamaha oferece 300W @ 4Ω e 190W ou 180W @ 8Ω conforme voltagem. Fica "pequeno" em termos de potência diante da PMP4000. Se quiser ir de Yamaha recomendo um modelo acima que é a EMX512-SC: 500W @ 4Ω e 370W a 320W @ 8Ω conforme voltagem. Obviamente o preço subirá um pouco; mais potência = mais valor.

Grande abc.


Obrigado Anselmo,

Respondendo:

As caixas são em 8Ω.

Mas vale salientar que quero usar duas caixas dessas.

Mas pelas especificações esses números são por canal. Então pode ser as duas. Num é isso?

vlw
 
(((Sel))) disse:
Bom dia Edson,

Analise dois pontos e facilmente terá a resposta:
1) Se o fator "cash" pesar muito, vá de mesas amplificadas. A logística será simples assim como com duas caixas amplificadas.
2) Se houver a possibilidade de investimento, adquira caixas amplificadas como você mesmo pensou e o Felipe citou.

Esteja certo de que dificilmente achará um par de caixas amplificadas com qualidade razoável pelo mesmo valor de uma mesa amplificada.

Para os cabeçotes (como o Yamaha que você postou), lembre da logística. Geralmente eles são maiores do que as mesas.

As caixas ativas não estou vendo caixas razoáveis com por um preço bom.
Existe algum orçamento disponível?

To propondo algumas dessas, mas num sei se as mesas suportam as caixas.
Verifique a potência e impedância de ambas.

Abc.
Felipe Moreira disse:
Não entendi muito bem a questão. Mas acho que você perguntou e já respondeu também. Pra evangelismos tenta caixas ativas, você precisa de poucos canais, já tem uma mesa. É só analizar o custo/Benefício.


Abraço


Saudações Anselmo e Felipe!

olha eu aqui perguntando novamente.

Hoje na igreja coloquei as possibilidades na mesa e decidimos por fazer a compra de uma caixa ativa (possivelmente selenium).

Já adianto que a forma que argumentei estamos pensando a longo prazo. No próximo ano vamos comprar outra talvez passiva e nessa compra penso em incluir uma soundcraft com 8 canais.

Hoje apenas uma caixa atende perfeitamente em 80% dos cultos que fazemos.

Algum de vocês já ouviu uma caixa dessas ligada?

O uso deverá ser:
- 1 mic (ligado nela)
- 1 violão (ligado nela)
- Um aparelho de som (ligado nela)

Vcs creem que apenas uma caixa atenda uma média de 40 pessoas?

desde já eu agradeço a quem puder ajudar a sanar minhas dúvidas.

abração
 
Felipe Moreira disse:
Opa.

Qual seria a caixa que que você está pensando? Mande um link dela.

Abraço

Obg Felipe

a idéia é essa:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.milsons.com.br/caixaselenium400wrmsativapreta,product,SPM1202A%20PT,260.aspx">http://www.milsons.com.br/caixaselenium ... T,260.aspx</a><!-- m -->

consegui na filial de natal por um preço de R$ 1450,00 a vista.


o que acha?
 
Edson esta caixa sozinha rende 200wrms.
Mas respondendo a sua pergunta, 1 mic 1 violão e 1 playback para 40 pessoas, sim atende perfeitamente.
 
Só agora reparei um detalhe, quando você diz "Ligado nela", está querendo dizer ligado diretamente na caixa sem o uso de uma mesa?
Se for isso mesmo, tem que ver a conexões da caixa. Pois pela foto vi que ela tem uma entrada Mic e Uma entrada Line com combo xlr/p10 e rca. Não sei se dá para usar o combo e o rca ao mesmo tempo, ou se o uso de um anula o outro.
 
Metal disse:
Edson esta caixa sozinha rende 200wrms.
Mas respondendo a sua pergunta, 1 mic 1 violão e 1 playback para 40 pessoas, sim atende perfeitamente.

Metal, mesmo em espaço aberto?

Metal disse:
Só agora reparei um detalhe, quando você diz "Ligado nela", está querendo dizer ligado diretamente na caixa sem o uso de uma mesa?

Isso, até temos temos uma "mesa", uma AMBW 16! kkkkkkkkk

Mas a idéia é que essa caixa é o inicio de um projeto, a longo prazo.

Proximo ano compraremos outra caixa (provavelmente passiva, mais barata), e quero incluir algo como isso:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.milsons.com.br/misturadorsoundcraft06canais,product,EPM6,254.aspx">http://www.milsons.com.br/misturadorsou ... 6,254.aspx</a><!-- m -->


Metal disse:
Se for isso mesmo, tem que ver a conexões da caixa. Pois pela foto vi que ela tem uma entrada Mic e Uma entrada Line com combo xlr/p10 e rca. Não sei se dá para usar o combo e o rca ao mesmo tempo, ou se o uso de um anula o outro.

Eu percebi isso, mas num vai ser problema. pois quando se for usar o RCA, não se usará o combo.

Outra coisa vc acredita q teremos um som legal só com a caixa? visto que não temos tantas alternativas para equalizar...

Obrigado
 
Essa selenium postada anteriormente tem um som gostoso!
Uma de nossas congregações que se tornou já igreja comprou um par, fizemos um culto lá eu simplesmente adorei o timbre dela...
 
Na minha opinião, a praticidade de uma mesa amplificada é muito parecida com a de caixas amplificadas.
Nesse quesito, as caixas amplificadas precisam de 2 cabos (sinal e AC), enquanto na mesa amplificada só de um.

Quanto ao custo, a mesa amplificada sai mais barata.

Agora, falando tecnicamente, prefiro MUITO as caixas amplificadas. Elas permitem uma flexibilidade de ligações enorme (retornos, PAs, outros ambientes sonorizados, etc).
As mesas amplificadas te limitam quanto ao número de caixas ligadas e à potência que a mesa disponibiliza.
 
pTjz disse:
Essa selenium postada anteriormente tem um som gostoso!
Uma de nossas congregações que se tornou já igreja comprou um par, fizemos um culto lá eu simplesmente adorei o timbre dela...

Obg Eliabe,

Mas eles compraram a SPM1202 ou a SPM1502?

gabriel_equalize disse:
Na minha opinião, a praticidade de uma mesa amplificada é muito parecida com a de caixas amplificadas.
Nesse quesito, as caixas amplificadas precisam de 2 cabos (sinal e AC), enquanto na mesa amplificada só de um.

Quanto ao custo, a mesa amplificada sai mais barata.

Agora, falando tecnicamente, prefiro MUITO as caixas amplificadas. Elas permitem uma flexibilidade de ligações enorme (retornos, PAs, outros ambientes sonorizados, etc).
As mesas amplificadas te limitam quanto ao número de caixas ligadas e à potência que a mesa disponibiliza.

Obg Gabriel,

O nosso uso inicial vai ser como descrito acima, pequenos cultos, mas como mencionei anteriormente é um projeto a longo prazo.

Só queria mesmo saber se com os poucos recursos de equalização, eu consigo um som legal? digo apenas com a caixa e o MIC, VIOLÃO E DVD ligados nela diretamente.

Outra coisa, nós temos um par de subs na igreja, quando for necessário fazer um culto maior vamos utilizar essas caixas com os subs.

vc aconselha comprar essa SPM 1202A ou A SPM1502A? pelo fato de se usar os sub...

Os comentários de vocês só reforçam a minha confiança de que estamos no caminho certo.
 
Edson a intenção não é fazer Show, e sim um culto, por isso não vejo o porque desta caixa não atender 40 pessoas mesmo em local aberto.

Nunca ouvi esta caixa, então não sei se ela tem um som equilibrado, com um bom timbre. Mas se o violão tiver um som legal, os CDs/DVDs forem bem gravados, acredito que fique sim com um som bacana.
Antes de fechar negócio, vai na loja e tenta testar o máximo que puder, leve o violão pluga ele na caixa e vê como fica, leva CD com músicas que você conhece bem e pôe para tocar a exaustão, não tenha preça avalie bem. Os seus ouvidos são sua melhor referencia, se gostar da qualidade do som fica com ela, se não gostar testa outros modelos.
 
edi3_m4x disse:
Obg Eliabe,
Mas eles compraram a SPM1202 ou a SPM1502?
Elas são iguais ué, a diferença é que a SPM1202A é ativa, e a SPM1202 é passiva.
Quanto a SPM1502 nunca ouvi, mais deve ser igual somente com uma resposta melhor para graves!
 
Metal disse:
Edson a intenção não é fazer Show, e sim um culto, por isso não vejo o porque desta caixa não atender 40 pessoas mesmo em local aberto.

Nunca ouvi esta caixa, então não sei se ela tem um som equilibrado, com um bom timbre. Mas se o violão tiver um som legal, os CDs/DVDs forem bem gravados, acredito que fique sim com um som bacana.
Antes de fechar negócio, vai na loja e tenta testar o máximo que puder, leve o violão pluga ele na caixa e vê como fica, leva CD com músicas que você conhece bem e pôe para tocar a exaustão, não tenha preça avalie bem. Os seus ouvidos são sua melhor referencia, se gostar da qualidade do som fica com ela, se não gostar testa outros modelos.


obrigado metal,

to pensando mesmo em ir testá-la, o problema é que fica em natal (quase 400km).eheheh, mas vale a pena para Deus e para ter a certeza que é um bom negócio.

fiquem na paz
 
Back
Topo