para um evento...

lim

New Member
Galera,pra um evento de 200 pessoas na praça será que uma DBK1500 e duas caixas VTB 115 b2 300wRMS , será que daria conta ?
 
Quando for dimensionar leve sempre em conta a potencia real disponível nao importa se suas caixas sao de 300w se o amp não for igual no mínimo a potencia da caixa na impendancia da mesma. Seu dbk fornece +- 115 w por canal em 8 ohms para voz se
o spl da caixa for alto da se
for musica nem pensar ..
Aguarde os mestres responderem
 
Olá...

Boa Raphael! O limitador, no caso, não é o falante, mas sim o amplificador, que tem potência mais baixa que as caixas.

Lim, vamos pelo caminho longo, complicado. O bom é que daremos uma enorme revisada em tudo o que temos por aqui no SomAoVivo.

PARTE 1 - CÁLCULO DO MÁXIMO SPL POSSÍVEL

É possível sim calcular o quanto de som que você terá. Não sei qual falante usou no projeto da caixa (se foi o indicado ou não, mas pouco importa), então vou usar como exemplo um falante de sensibilidade de 95dB/1Watt/1m, ou seja, que fala 95 decibéis SPL (volume de som) quando recebe 1 Watt RMS de potência, isto medido a 1 metro.

SPL Máx = sensiblidade + 10 x log (Pot máx/1)

SPL Máx = 95 + 10 x Log (115/1)

SPL Máx = 95 + 10 x 2,06

SPL Máx = 95 + 20,6

SPL Máx = 115,6 dB SPL. Lembrando que isto é MÁXIMO, de pico, sem distorção!

Se, por um acaso, você souber exatamente a sensibilidade do woofer que você tem aí, então é só substituir na fórmula, ou nem isto. Se o seu woofer tiver 97dB/1W/1m, que é a sensiblidade do Selenium 15PW3 que se não me engano é o indicado para o projeto, simplesmente somar 2dB ao resultado acima.

PARTE 2 - APLICAÇÃO DA LEI DOS INVERSOS DOS QUADRADOS

Ok, 115 dB é até um volume bastante razoável, mas como saber se isto é pouco ou muito? Quem nos dará a resposta é a Lei dos Inversos dos Quadrados, que diz que a cada dobra da distância, o volume cai em 6dB.

Assim, temos:

115 dB a 1 metro de distância
109dB a 2 metros
103dB a 4 metros
96dB a 8 metros
90dB a 16 metros
84dB a 32 metros de distância

Humm... não sou bom de geometria, mas acho que se traçarmos um semi-círculo de 32 metros de raio (o que equivale a 1.600m², medida calculada aqui: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.webcalc.com.br/matematica/circulo.html">http://www.webcalc.com.br/matematica/circulo.html</a><!-- m -->), cabem sim as 200 pessoas aí dentro (aliás, muito mais que isto na teoria, mas na prática...), então vamos parar por aqui.

PARTE 3 - CÁLCULO DO MÍNIMO SPL E LEI DOS INVERSOS DOS QUADRADOS PARA ESTE VALOR.

Lembra que eu falei que é dB SPL máx de pico? O som não fica o tempo todo no máximo, há uma variação de sons mais baixos e mais altos em qualquer fonte sonora, voz ou música. Se o evento tiver pregação, em média temos um headroom (uma variação entre os sons mais altos e mais baixos) de 10dB. Ou seja, você terá 115dB de pico, e 105 dB nas passagens mais baixas. A conta agora da Lei dos Inversos dos Quadrados, pelas passagens mais baixas:

105 dB a 1 metro de distância
99dB a 2 metros
93dB a 4 metros
86dB a 8 metros
80dB a 16 metros
74dB a 32 metros de distância

Note que estamos levando em conta uma variação de voz. Em música, dependendo do estilo, as variações podem ser ainda menores ou muito maiores - 20dB para jazz, por exemplo). Se houver muitos louvores, e com muita variação, refaça as contas para 20dB de headroom.

PARTE 4 - O RUÍDO DE FUNDO DO LOCAL

Bem, e 74dB na posição do último ouvinte, é um valor bom ou ruim? Depende.

Dizem as boas regras* que, para inteligibilidade máxima (ou seja, todo mundo entender tudo bem entendido), devemos ter um volume de 30dB SPL acima do nível de ruído de fundo do local, sendo o mínimo aceitável 20dB (o que já representará um certo nível de esforço, por parte do ouvinte, para entender).

*Fonte: livro Áudio, Engenharia e Sistemas, autor Luiz Fernando Oliveira Cysne.

Agora, vejamos... Se o evento for em uma praça bem ao lado de uma avenida movimentada, onde o nível de ruído do trânsito é na faixa de 75dB, então vai ficar difícil. Você teria o público a 4 metros da caixa já ouvindo com esforço... impraticável.

Por outro lado, se o evento for em um horário mais tranquilo, em praça também tranquila, com nível de ruído 60dB ou até menor (praça em horário noturno, área residencial, pouquíssimo tráfego, considere 55dB), então você teria tranquilidade para trabalhar dessa forma até 16 metros de distância, sem muito problema, mais que isto, complicado.

Agora, vamos pensar... em um semi-círculo de 16 metros de raio, temos 400 m². Puxa, as 200 pessoas cabem folgado! Resolvido? Ainda não! Ainda há dois fatores a levar em consideração:

1) Estilo musical. Certas músicas, certos shows, certos eventos, algumas coisas só tem "graça" se ouvir em volumes determinados. Você pode até achar que é exagero, mas funk, rock pauleira e outros a menos de 115dB lá no último ouvinte, não tem graça alguma! Por isto que a maioria das contas para saber quantos Watts são necessários são feitos de forma diferente, é estipulado um valor mínimo de dB SPL lá no ouvinte mais distante e a partir disto é feita a conta, chegando-se geralmente a algumas contas com valores bem grandes de potência.

Aqui, eu fiz ao contrário, parti do que você já tem e descobrimos que, em determinadas condições (ou seja, local muito calmo), você tem garantia de que as pessoas ouvirão bem até 16 metros de distância da caixa. Se seu público caber nesses 16 metros, ótimo, todo mundo escutará bem, sem esforço.

2) Há um problema ainda que deve ser levado em consideração. Você terá uma variação de 115dB até 90dB no pico, 105-80 no mínimo (para 16 metros), ou seja, 25dB de variação entre um ouvinte situado a 1 metro da caixa até o ouvinte a 16 metros. É muita diferença, grande demais. Quem sentar próximo a caixa reclamará que o volume está ensurdecedor. Quem sentar distante (no limite dos 16 metros), achará que está bom. E aí? Problema de difícil solução. Uma sugestão é que, como 400m² é mais que suficiente para 200 pessoas, só colocar cadeiras a uma distância de pelo menos 4 metros da caixa (ou seja, mantendo uma grande área livre na frente), situação em que você terá então diferença entre ouvinte mais próximo (4m) e ouvinte mais distante (16m) = 12dB

Ufa. Entendeu?

Um abraço,

Fernando
 
Alguém vai fazer o seguinte comentário:

Mas ele tem DUAS CAIXAS, e o amplificador tem DOIS CANAIS de 115W, ou seja, ele na verdade tem 225. E aí?

Eu também pensava assim, concordo. Também achava que tinha que fazer o cálculo dobrado, mas na verdade não. Porque? Porque precisamos levar em conta a dispersão sonora das caixas.

Imagine um espaço como este:

Cidades+Santos+Concha+Ac%C3%BAstica.jpg


conchacheia.jpg


O Lim terá que colocar uma caixa de um lado, e outra do outro lado, para poder ter um ângulo de cobertura próximo dos 180º, o tal do semi-círculo citado acima. A maioria dos ouvintes estará sob influência de uma caixa OU da outra caixa, uns poucos é que terão influência das duas caixas! Esses poucos NÃO DEVEM SER LEVADOS EM CONTA, pois na verdade eles vão ouvir melhor que os outros. E o objetivo aqui não é pensar na melhor hipótese, mas sim na pior!

Um abraço,

Fernando
 
Ops, acabou não, tem mais.

Lim,

apresentei acima o caminho difícil. Envolve cálculos, contas, e uma certa dose de dúvida para saber se está tudo certo. Para você ter idéia, entre começar e terminar de escrever, foi mais de hora, só revisando para tudo sair certo e exato.

E quando não se pode fazer isto, o que fazer?

1) Para eventos externos, consiga o amplificador mais potente que puder. Se o seu máximo é DBK 1500, fazer o que? Mas se puder conseguir um amp emprestado (ou alugado) com o dobro, triplo ou quádruplo de potência, será muito melhor. Aliás, que tal um de 600W/canal em 8 Ohms para casar perfeitamente com suas caixas de 300W/8 Ohms?. Você terá sobra de potência, e isto significa tranquilidade!

2) Falando em tranquilidade, um dos grandes problemas da pouca potência consciente (quando sabemos que temos falta ou estamos próximos do limite) é que você terá que ficar o tempo todo olhando o amp, examinando o mesmo para que as luzes indicativas de CLIP nunca acendam. Se acenderem, abaixe o som, não há o que fazer. O limite é a luz do CLIP acender (ou melhor, NÃO ACENDER). Mesmo que fiquem pedindo "aumenta, aumenta", você sabe que aumentar = distorcer = arrebentar tudo. Por isto que amp muito potente = tranquilidade.

3) Sempre que tiver um evento, e isso independentemente de ter potência de sobra ou faltando, é importante levar em consideração a arrumação das cadeiras. SEMPRE É MELHOR ARRUMÁ-LAS EM FORMA DE MEIA-LUA (OU SEMI-CÍRCULO) DO QUE DE "COMPRIDO" (no sentido do comprimento). Claro, quando é possível pelas dimensões do lugar. Mas, em uma praça, geralmente dá sim. Cansei de chegar em evento e ver aquele monte de cadeira uma atrás da outra, e um monte de espaço sobrando nas laterais...

Isto porque a distância é fator crítico para o som. Em um semi-círculo, o raio (que é a distância entre a fonte sonora e o ouvinte) é constante, e nesse tipo de arrumação cabe muito mais gente ouvindo bem que naquelas arrumações de comprido.

E se alguém tiver dúvida, fale que a mais de 2.000 anos se faz assim, como nos teatros gregos da Antiguidade.

teatro.jpg


Um abraço,

Fernando
 
///////Graça e paz.

>>Cara... :shock: ...melhor que esse artigo que o bersan escreveu não tem...muito massa...e olha que eu nem li todo....

__________________
Um Abraço.B
 
Gente, tem nada de mais não! Só juntei tudo o que já foi escrito por aí, em diversos artigos/tópicos.

Ou talvez essa é que foi a jogada, juntar tudo num lugar só e aplicar na prática....

Fernando
 
Cara vamos ver se deu pra entender...

O certo seria eu comprar uma potência de 1200wrms sendo 600w por canal para usar com sobra de potência nessas duas caixas ? Se sim , não correria o risco de torrar meus alto-falantes e drivers ?
Qual potência custo/benefício você pode me indicar,alguma loja na net ?

Um abraço querido !
 
Lim

realmente, você não entendeu. :shock:

Se você for fazer um evento em uma praça tranquila, em horário tranquilo, e para 200 pessoas, NÃO PRECISA COMPRAR NADA, pode usar o que tem. Mas vigie para não clipar.

Se tiver como conseguir emprestado e/ou alugar (só um amp será incrivelmente barato, coisa de R$ 50,00) um amp de maior capacidade, melhor, porque te dará mais tranquilidade.

Mas se você está a fim de gastar dinheiro - e que não seja por causa desse evento - como você tem duas caixas de 300W / 8 Ohms cada (acredito que 8 Ohms), então o melhor amp que pode lhe atender é algum com 600W RMS por canal em 8 Ohms (ou algum de 2.000 Watts totais em 4 Ohms, que deve fornecer algo próximo a 600W em 8 Ohms/ canal)

Não haverá risco de queimar nada. Excesso de potência é muito menos problemático que falta de potência, pois falta = distorção, e distorção é a maior causa de falantes queimados, não o excesso de potência. Tudo explicado na série de artigos "Potência - uma coisa mais que complicada".

Mas essa compra só se justifica se vocês tiverem muitos eventos em praças, e para muitas pessoas, e em locais barulhentos.

Um abraço,

Fernando
 
A praça que queremos fazer o primeiro evento é tranquila,mas,mais eventos virão como casamento em sítio,acampamentos de mocidade ,congressos e etc...

Futuramente construirei mais quatro caixas iguais a essas e futuramente ''farei um line-errei ou melhor arrai suspenso...''
 
Ah, agora entendi. Então, camarada, pode ir juntando o dindin para comprar um amp o mais potente possível! Pense logo em um amp de 2.400Watts @ 4 Ohms, para você usar com 4 caixas ao mesmo tempo.

Um abraço,

Fernando
 
...ao mesmo tempo não amigo,cada duas com uma potência,assim pretendo...

...alguma marca custo/bene pode me indicar ?
 
Então voltamos para um amp na faixa de 1.800W totais @ 4 Ohms para poder te atender da melhor forma possível.

Note uma coisa... ou você compra um único amp de de 2.400W @ 4 Ohms, como falei na mensagem anterior, ou então 2 amps de 1.800W totais em 4 Ohms cada. Estranho...

Na verdade, não. Veja:

1800W totais - 900W por canal, mas isto em 4 Ohms. O rendimento em 8 Ohms não chega a ser 50%, depende de projeto, mas geralmente tá na casa dos 60%, dois terços. Logo, você terá 600W por canal em 8 Ohms. Regra do dobro da potência do amp em relação às caixas atendida!

Com um único amp de 2.400W em 4 Ohms, você consegue fazer isto com 4 caixas. Veja:

2.400W totais = 1.200W por canal. Duas caixas por canal = 600W. Regra atendida.

Marca? Ah, Lim, dá uma pesquisada, tô tentando evitar, cansei um pouco de ficar falando de marca... sério mesmo. Mas as mais conhecidas são as StudioR (ou a novata Nashville, já que o fabricante é o mesmo), Hotsound...

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo