PASTOR TROCOU SOM DA IGREJA ( CHAMOU O "TÉCNICO" AINDA NÃO FICOU BOM )

wallace venancio

New Member
Boa noite pessoal, estou precisando de uma a juda com o som da minha igreja , meu pastor trocou os equipamentos de som recentemente , e segundo ele o vendedor da loja disse que era "técnico" de som ..
O vendedor veio até a minha igreja , e passou a lista do que tinha que ser comprado , o Pr foi lá e comprou tudo que estava na lista , então ele veio e instalou e regulou o som , porém continua com muitos problemas (microfonia ,som dos play back embolado ,som muito baixo no fundo da igreja .) gostaria de saber se teria como melhorar o som com alguns conselhos de vocês ...

Equipamentos:

01 .Mesa De Som Behringer Xenyx 1832fx
02.Equalizador Behringer Fbq 1502
03. Equalizador Oneal 1520 ( esse a igreja ja tinha)
04. 2 caixa ativa Antera CP 15.1
05. 2 Monitor Ativo Antera M 12.1 A
06. 1 Microfone s/fio Akg Pw 45
07: 1 microfone ud2200 tsi
08: notebook hp

Medida do templo:

- 17,60 m de comprimento
- 7,64 m de largura
- 3,10m de altura
- 2,00m (espaço entre o púpito e a primeira cadeira)
(os forros no teto são pvc)

alturas que os P.A estão fixado é de 3.10 cm
 
Oi Wallace!

O som das caixas de PA parece atingir a área dos músicos. E as caixas de retorno estão meio que viradas para o público também. Paredes paralelas... ambiente reverberante... Muita coisa a se propor. Comece pelo mais simples: diminua graves nos playbacks pra aumentar inteligibilidade e use apenas o volume estritamente necessário. Confira se a curva dos equalizadores está adequada ao ambiente (RTA, FFT... não sei como vc conseguiria medir aí). Diminua nos equalizadores as frequências que estão apitando nos mics. Tente reposicionar as caixas de retorno de modo que o som delas não seja direcionado ao público. Se possível algum tratamento acústico...
 
Oi Wallace!

O som das caixas de PA parece atingir a área dos músicos. E as caixas de retorno estão meio que viradas para o público também. Paredes paralelas... ambiente reverberante... Muita coisa a se propor. Comece pelo mais simples: diminua graves nos playbacks pra aumentar inteligibilidade e use apenas o volume estritamente necessário. Confira se a curva dos equalizadores está adequada ao ambiente (RTA, FFT... não sei como vc conseguiria medir aí). Diminua nos equalizadores as frequências que estão apitando nos mics. Tente reposicionar as caixas de retorno de modo que o som delas não seja direcionado ao público. Se possível algum tratamento acústico...

Boa tarde Felipe muito obg pela atenção ,irei executar suas dicas . Os retornos estão direcionado para o púlpito ,minha maior dúvida é sobre o posicionamento dos P.A , não sei se estão na posição certa..
 
O vendedor vendeu o que tinha. Enganou seu pastor. Infelizmente os equipamentos adquiridos são de baixa qualidade e dificilmente vão entregar um resultado satisfatório.
Fora isso as caixas estão muito, mas muito mal posicionadas, como o amigo citou acima.
 
Ah se vc tivesse recorrido antes da instalação do sistema... teria pegado com quase a mesma grana uma RCF M18, uma RCF ART712a MKIV pro PA, um par de RCFART310AMKIV ou 708aMKIV pro retorno e um Lewitt LTS 240D Dual. Então a primeira sugestão é: conheça os componentes do sistema que estou falando, perceba a qualidade e as facilidades que ele te forneceria, faça cotação na CBorges e confira que ficaria bem próximo do que gastaram com esse aí. Chame seu Pr. e dê conhecimento disso tudo á ele. Pra quê? Pra da próxima vez ele te consultar antes de gastar errado. Segunda sugestão é: troque o seu sistema pelo sistema sugerido. Não dá? Eu sei, mas não custa tentar né!?
Terceira sugestão: Vá atrás do esperto vendedor que empurrou o sistema e o serviço ( mal feito ) em vcs e chame pra ele consertar a lambança que fez, tanto quanto possível for. Diga para ele equalizar tudo de novo e acompanhe atentamente cada ação que ele tomar. Ele deverá a partir de um sistema em flat, ir atuando individualmente nas frequências até o som ir limpando, dando preferência sempre a atenuar do que reforçar. Com a base do que observou ele mexendo, pesquise no Youtube vídeos sobre equalização de sistemas e faça vc mesmo o ajustes finos, caso necessário.
 
O vendedor vendeu o que tinha. Enganou seu pastor. Infelizmente os equipamentos adquiridos são de baixa qualidade e dificilmente vão entregar um resultado satisfatório.
Fora isso as caixas estão muito, mas muito mal posicionadas, como o amigo citou acima.

O vendedor vendeu o que tinha. Enganou seu pastor. Infelizmente os equipamentos adquiridos são de baixa qualidade e dificilmente vão entregar um resultado satisfatório.
Fora isso as caixas estão muito, mas muito mal posicionadas, como o amigo citou acima.

Primeiramente obg pela atenção,Sr Ronaldo ,infelizmente meu PR confiou na palavra de um vendedor,aqui na minha cidade as lojas vende antera como se fosse uma ótima marca,cheguei a pensar que realmente estávamos comprando um som de qualidade,mas percebi que não era tudo isso. Com base no tamanho do templo que sitei acima quais seria o posicionamento correto dos P.A ?
Público que senta nos fundos ,não está ouvindo som de play back e voz com nitidez..
 
Ah se vc tivesse recorrido antes da instalação do sistema... teria pegado com quase a mesma grana uma RCF M18, uma RCF ART712a MKIV pro PA, um par de RCFART310AMKIV ou 708aMKIV pro retorno e um Lewitt LTS 240D Dual. Então a primeira sugestão é: conheça os componentes do sistema que estou falando, perceba a qualidade e as facilidades que ele te forneceria, faça cotação na CBorges e confira que ficaria bem próximo do que gastaram com esse aí. Chame seu Pr. e dê conhecimento disso tudo á ele. Pra quê? Pra da próxima vez ele te consultar antes de gastar errado. Segunda sugestão é: troque o seu sistema pelo sistema sugerido. Não dá? Eu sei, mas não custa tentar né!?
Terceira sugestão: Vá atrás do esperto vendedor que empurrou o sistema e o serviço ( mal feito ) em vcs e chame pra ele consertar a lambança que fez, tanto quanto possível for. Diga para ele equalizar tudo de novo e acompanhe atentamente cada ação que ele tomar. Ele deverá a partir de um sistema em flat, ir atuando individualmente nas frequências até o som ir limpando, dando preferência sempre a atenuar do que reforçar. Com a base do que observou ele mexendo, pesquise no Youtube vídeos sobre equalização de sistemas e faça vc mesmo o ajustes finos, caso necessário.

aqui está uma sugestão boa pro que vc tem.....
 
Ah se vc tivesse recorrido antes da instalação do sistema... teria pegado com quase a mesma grana uma RCF M18, uma RCF ART712a MKIV pro PA, um par de RCFART310AMKIV ou 708aMKIV pro retorno e um Lewitt LTS 240D Dual. Então a primeira sugestão é: conheça os componentes do sistema que estou falando, perceba a qualidade e as facilidades que ele te forneceria, faça cotação na CBorges e confira que ficaria bem próximo do que gastaram com esse aí. Chame seu Pr. e dê conhecimento disso tudo á ele. Pra quê? Pra da próxima vez ele te consultar antes de gastar errado. Segunda sugestão é: troque o seu sistema pelo sistema sugerido. Não dá? Eu sei, mas não custa tentar né!?
Terceira sugestão: Vá atrás do esperto vendedor que empurrou o sistema e o serviço ( mal feito ) em vcs e chame pra ele consertar a lambança que fez, tanto quanto possível for. Diga para ele equalizar tudo de novo e acompanhe atentamente cada ação que ele tomar. Ele deverá a partir de um sistema em flat, ir atuando individualmente nas frequências até o som ir limpando, dando preferência sempre a atenuar do que reforçar. Com a base do que observou ele mexendo, pesquise no Youtube vídeos sobre equalização de sistemas e faça vc mesmo o ajustes finos, caso necessário.
Boa tarde Altvan13,realmente vou deixá-lo ciente de que comprou equipamentos de má qualidade ,por um preço que daria pra comprar outros bem superior ,sobre equalização sempre fui curioso ,então já havia pesquisado bastante sobre isso,com esse equalizador ( Behringer Fbq 1502) conseguiria deixar meus P.A alinhado ?
Estou com um microfone Rta da dbx e uma placa de som da Behringer..
 
Querido @wallace venancio ;

Se não me engano ambos equalizadores que vc tem são de 15 bandas, não é?
Infelizmente o mínimo que eu recomendaria pra compra de um equalizador seriam 31 bandas. Isso associado a baixa eficiência dos equipamentos dessas marcas, pelo menos dos analógicos no caso da Beh, vão te entregar um resultado abaixo do que vc precisa mas melhor do que está . Se sua mesa fosse de uma categoria maior esse equalizador até atrapalharia o timbre dela. Aconteceu comigo com uma Mackie Onix 32.4 e um equalizador Beh FBQ 6400 ( acho que era esse o modelo ).
Então vc pode ir no ouvidometro ou passar o ruído rosa ver no RTA as frequências mais prejudiciais e ir atenuando no equalizador.
 
Wallace, os ouvidos do pessoal veterano do fórum são bastante exigentes. Além disso, realmente aliam muito conhecimento técnico de operação, em experiência de anos, com conhecimento de instalação e acerca de equipamentos com os quais trabalham. E tanto assim (que ótimo se todos chegassem lá!) que às vezes sinto que pra quem está com menores expectativas, exigências e orçamentos, a opinião deles assusta rsss. Eu acredito (e não sou nada em técnico de som perto dos colegas acima, de quem sempre ouço com muita atenção os conselhos e dicas, sinceramente) que se vc e sua igreja não têm pretensões tão altas como eles têm, não precisa apavorar e achar que comprou um tanto de porcaria, que os equipamentos são péssimos, que o vendedor foi completamente desonesto e que o som da sua igreja está condenado ao pior dos infernos rsss. Um bom técnico, que reposicione as caixas, que faça as medições e trabalhe os equalizadores da melhor forma pro seu ambiente, que sugira algumas medidas de tratamento acústico, etc, pode tirar um som satisfatório (do ponto de vista do comum dos mortais) com seu equipamento para a finalidade a que se destina.

Amigos mais experientes que comentaram acima: não é uma crítica a vcs, ok?! Sempre bebo da fonte de conhecimento e experiência que vcs compartilham conosco com tanta generosidade.
 
@Felipepsoares, nem é tanto a exigência de nossos ouvidos. É cuidado com o bolso. Gostamos de investir e indicar soluçoes que cabem no orçamento da melhor forma possível. O problema do @wallace venancio foi o mau uso de uma verba dificil de conseguir, não por parte dele, foi o pastor que comprou. O ruim é saber que com o mesmo orçamento ele conseguiria comprar algo bem superior. Ou mesmo gastar menos comprando caixas staner, que são mais baratas que antera mas tem o som muito melhor.
E sim, o equipamento que o pastor dele comprou é ruim mesmo. É preciso aceitar isso. Equalizadore de 15 bandas mesmo não dá. Tem um de 31 na minha igreja aposentado. Em perfeito estado de funcionamento, mas prejudica o timbre.
 
Wallace, os ouvidos do pessoal veterano do fórum são bastante exigentes. Além disso, realmente aliam muito conhecimento técnico de operação, em experiência de anos, com conhecimento de instalação e acerca de equipamentos com os quais trabalham. E tanto assim (que ótimo se todos chegassem lá!) que às vezes sinto que pra quem está com menores expectativas, exigências e orçamentos, a opinião deles assusta rsss. Eu acredito (e não sou nada em técnico de som perto dos colegas acima, de quem sempre ouço com muita atenção os conselhos e dicas, sinceramente) que se vc e sua igreja não têm pretensões tão altas como eles têm, não precisa apavorar e achar que comprou um tanto de porcaria, que os equipamentos são péssimos, que o vendedor foi completamente desonesto e que o som da sua igreja está condenado ao pior dos infernos rsss. Um bom técnico, que reposicione as caixas, que faça as medições e trabalhe os equalizadores da melhor forma pro seu ambiente, que sugira algumas medidas de tratamento acústico, etc, pode tirar um som satisfatório (do ponto de vista do comum dos mortais) com seu equipamento para a finalidade a que se destina.

Amigos mais experientes que comentaram acima: não é uma crítica a vcs, ok?! Sempre bebo da fonte de conhecimento e experiência que vcs compartilham conosco com tanta generosidade.
Wallace, os ouvidos do pessoal veterano do fórum são bastante exigentes. Além disso, realmente aliam muito conhecimento técnico de operação, em experiência de anos, com conhecimento de instalação e acerca de equipamentos com os quais trabalham. E tanto assim (que ótimo se todos chegassem lá!) que às vezes sinto que pra quem está com menores expectativas, exigências e orçamentos, a opinião deles assusta rsss. Eu acredito (e não sou nada em técnico de som perto dos colegas acima, de quem sempre ouço com muita atenção os conselhos e dicas, sinceramente) que se vc e sua igreja não têm pretensões tão altas como eles têm, não precisa apavorar e achar que comprou um tanto de porcaria, que os equipamentos são péssimos, que o vendedor foi completamente desonesto e que o som da sua igreja está condenado ao pior dos infernos rsss. Um bom técnico, que reposicione as caixas, que faça as medições e trabalhe os equalizadores da melhor forma pro seu ambiente, que sugira algumas medidas de tratamento acústico, etc, pode tirar um som satisfatório (do ponto de vista do comum dos mortais) com seu equipamento para a finalidade a que se destina.

Amigos mais experientes que comentaram acima: não é uma crítica a vcs, ok?! Sempre bebo da fonte de conhecimento e experiência que vcs compartilham conosco com tanta generosidade.

Vlw Felipe ,mas devido o alto investimento nesses equipamentos ,estamos sem condições de contratar um técnico de som ,o que eu queria mesmo era uma dicas para melhorar o atual estado do som(algumas já consegui ) , passei a medidas do templo acima ,mas não sei fazer cálculo para saber qual posição correta deveria estar o P.A ?
Se alguém puder me ajudar com isso agradeço muito..
 
O PA precisa ser posicionado onde só a igreja ouve o som dele. Os músicos deevem se ouvir apenas pelos retornos. Pela foto o retorno está só pro pastor e os músicos se ouvem pela sobra de PA. Então o PA precisa ir mais pra frente e os retornos para trás. De toda forma é estranho o som ficar baixo atrás, pois o templo é pequeno.
 
O PA precisa ser posicionado onde só a igreja ouve o som dele. Os músicos deevem se ouvir apenas pelos retornos. Pela foto o retorno está só pro pastor e os músicos se ouvem pela sobra de PA. Então o PA precisa ir mais pra frente e os retornos para trás. De toda forma é estranho o som ficar baixo atrás, pois o templo é pequeno.
Ok Ronaldo obg pelas informações...
Sobre a altura do P.A atualmente está com 3.10 cm (teto tem 4.03 cm) , preciso descer mais um pouco? Ou essa altura está boa ?
 
Back
Topo