Pedestais - novos de novo após 10 anos de uso

bersan

Administrator
Moderador
Olá gente,

vou contar uma história que, pelo menos para mim, foi surpreendente.

Na Expomusic, um dos primeiros estandes que visitei foi o da Vector (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.vectormusical.com.br">http://www.vectormusical.com.br</a><!-- m -->), fabricante de pedestais diversos para áudio (caixas, mics, teclados, instrumentos, etc, etc, etc). Quem me atendeu foi um rapaz novinho, chamado Alex. Aparentava ter 20 anos.

Conversa vai, conversa vem sobre os produtos, comento com ele que uso muitos pedestais de caixa da Vector (no Anfiteatro), mas que sinceramente, não gostava, pois a peça que prende o pedestal solta com facilidade e a maioria já está em "petição de miséria", pois mal paravam em pé, haviam perdido as travas, etc. Mas que era de se esperar isso, pois os pedestais foram comprados em 2000, e 10 anos de uso não é moleza. Falei que estava conformado e acrescentei: "já passou da hora de comprar novos" (o que eu já havia tentado: pedi 8 novos pedestais para a Administração, recebi 2... igreja é fogo). Se bem que pensei com meus botões "mas os novos não vão ser Vector".

Deixa eu fazer uma observação. Na maioria das vezes, a gente dá pouca importância às peças pequenas, como pedestais. Mas eles são sim de muita importância. Quem nunca viu um pedestal que mal parava em pé, ou então todo preso com fita isolante para poder se firmar? Isso é muito perigoso. Já vi um pedestal não suportar e cair com caixa de som em cima de um rapaz, machucando-o. Pedestal de microfone cair e quebrar o mic, então, foram vários.

Começaram então as surpresas. Ele então me mostrou que o problema já havia sido resolvido há tempos, muitos anos já. Um pino que firmava a peça de encaixe, evitando que acontecesse a queda da peça interna. E, para a minha surpresa maior ainda, ofereceu enviar as peças necessárias para os meus pedestais.

Na hora, confesso: não acreditei muito. Será "papo de vendedor"? Mas ele pelo menos trabalhava na fábrica... Pedi então o e-mail dele, e ele, na maior simplicidade do mundo, me disse que não tinha e-mail, pois trabalhava na Expedição, mas garantiu que conseguiria as peças que fossem necessárias.

Deixei um cartão meu e a promessa de que ligaria para ele após a feira acabar.

Isso tudo na quarta-feira, logo no primeiro dia da Expomusic, que encerrou-se no domingo. Deixei para ligar (para ele e outras empresas) somente na sexta-feira, porque na segunda e terça está todo mundo morto de cansado mesmo.

Liguei para a firma, pedi para falar com ele, ele atendeu.

"Olá Alex, eu sou aquele rapaz que na quarta-feira, primeiro dia da Feira, eu que comentei com você que tinha pedestais com problema, precisando das peças"

Minha surpresa foi enorme quando ele disse:

"Ah senhor Fernando, eu estava preocupado com a demora da sua ligação" (me tratar pelo nome mostra que ele realmente anotou o pedido, ou pelo menos guardou mesmo o cartão).

Expliquei para ele as peças que precisava. O suporte de plástico onde fica a porquinha, a tarraxa, o pino de travamento, o ferrinho de travamento. Não era pouca coisa. Pior: falei com ele que tinha 8 ou 12 pedestais (na verdade, foram 11, 7 de caixas e 4 de tela de projeção), não lembrava o número certo. Ele prontamente:

"O senhor se preocupe não, vou mandar 15 peças de cada". (outra surpresa, pois ele poderia ter mandado os 12, poderia ter pedido para eu confirmar o número antes, já que isso representa custo para a empresa)

Passei meus dados, e exatamente uma semana depois, na outra sexta, recebi um pacote dos Correios com quase 4 kg! Bem, vamos as fotos:

f79d9ee1de26d840c566dddb16b295c4.jpg


Nossos pedestais de caixa / suporte para tela de projeção.

68f3b562ab9aaa6e2d725faecbf04f30.jpg


aec74a975a4b98fa0b2186bf805b9f64.jpg


000266f2eefb6b93996c88775fe9599b.jpg


As fotos mostram o que era o grande problema do produto: o pino de travamento (é encaixado por dentro do tubo telescópio, travando-o) solta e cai fácil. Na verdade, esses pinos se enroscam uns nos outros, durante o transporte, e alguém ao puxar o produto acaba quebrando.

O outro problema é que a peça que faz o travamento dos pés é uma tarraxa que se prende internamente a uma porquinha, e esta fica presa em uma peça plástica. Para travar os pés, apertamos a tarraxa e esta pressiona a peça plástica para dentro, travando. Problema: se alguém soltar a tarraxa toda (acreditem, isso era extremamente comum), a peça de plástico soltava lá de dentro.

33071f037fe198deec832a703bad6511.jpg


As tentativas de "melhorar" a situação foram baseadas em comprar um parafuso com porca e instalar no lugar do pino. Até nada difícil. Mas embaixo, travamento dos pés, esse era complicado.

9ba939c8be78894e842721852103903c.jpg


Aqui, o pininho novo, de travamento da peça interna, que firma os pés do pedestal. Colocamos a peça plástica com a porca por dentro e... bem, primeira vez é teste, sempre acontece isso, né gente?

1ba7cfc628969c9551fb4ff00b12810a.jpg


Pininho no lugar. Não solta mais, peça interna não cai mais.

beb8689e5dd20f5959bf8f5c827460f9.jpg


4e38506a495febcde1ba84742e72ed0b.jpg


Um aperto geral em todos os parafusos.

ad8cbef7f73cf3991b8b35e5496696cb.jpg


Algumas latas de tinta preta em spray e... pedestais praticamente novos!

d15b6f7fc4a263663445a248123cec8d.jpg


Para que o pino de travamento da barra telescópica não volte a desmontar e cair, a solução foi colocar um velcro e prender ele ali dentro após o uso, evitando que o mesmo fique solto, balançando e se enroscando em outros, até alguém dar um puxão e estourar. Aliás, fica a dica para a fábrica de fazer alguma peça plástica que se encaixe ali, onde o pino pode ficar encaixado.

16aba67aea68cd868119883613b8cae7.jpg


0229156744c7b60e27bfb9f79a1b7d29.jpg


Com as tarraxas que sobraram, alguém da equipe pensou que pudessem servir também para os pedestais de microfone. Bingo! Dos 20 pedestais da Vector, recuperamos uns 5 que estavam com as tarraxas quebradas.

Só mais algumas latas de tinta e vão parecer ter saído da fábrica ontem!

Eu fiquei impressionado e surpreso com:

- atendimento excelente de um rapazinho simples, de apenas uns 20 anos e sem o próprio e-mail corporativo.
- presteza da empresa em fornecer as peças a quem já não dá mais lucro a 10 anos (e que não vai dar novos lucros nos próximos 10 anos, hehehe)

E gostaria de registrar meu agradecimento. Aliás, eu o fiz. Liguei para a empresa, perguntei quem era o chefe do Alex, me passaram para uma moça.

Fernando: "Olá, meu nome é Fernando Bersan, sou cliente, você que é a chefe do Alex da Expedição".

Moça: "Sim.... algum problema?".

Fernando: "Não, pelo contrário. Estou ligando para elogiar o rapaz, muito atencioso e prestativo, oferecendo um ótimo atendimento ao cliente". Contei a história da Expomusic, dos pedestais e arrematei falando "se todos na empresa forem bem treinados no atendimento ao cliente como o Alex, vocês vão longe"!

Por último, notas sobre esse pedestal (um "Teste de Equipamentos" rápido).

Ele é do tipo telescópio, ou seja, uma barra de metal dentro da outra. Por causa disso, o tamanho dele todo fechado é bem pequeno, cerca de 120cm. Cabe tranquilamente em qualquer porta malas. Feito para 60kg, aguenta uma Mackie SR-500 de 35kg numa boa (vocês precisam ver a luta que é para levantar essa caixa)... O peso é que "mata", pois tem quase 5kg cada pedestal, existindo outros produtos semelhantes, mesmo de aço, mais leves. Mas ele existe também na versão de alumínio, com peso de apenas 2,6kg, praticamente a metade (em compensação, o preço é bem maior). Destaque para a pintura. Arranhões são normais, claro, mas ela não descascou nem enferrujou (o que eu já vi de pedestal enferrujado até a alma...). Passamos o spray preto sem lixar, sem nada, e já mudou o aspecto para novo!

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.vectormusical.com.br/new/produtos_det.php?id=46&id_c=10">http://www.vectormusical.com.br/new/pro ... 46&id_c=10</a><!-- m -->

Preço: na faixa dos R$ 140,00. Vejam: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mdssom.com.br/lojadesom/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=253&tc+01-p+vector+pedestal+para+caixa">http://www.mdssom.com.br/lojadesom/prod ... para+caixa</a><!-- m -->

Bem gente, é isso aí. Quem precisar de um suporte que dura por décadas e conta com excelente assistência técnica... já sabe o que encontrar...

Um abraço,

Fernando
 
Antes que pensem que foi "Jabá", deixa eu fazer outro elogio...

O meu vizinho, quando se mudou, jogou no lixo um pedestal de teclado desses aqui:

4a155cb7e5149.jpg


Da marca IBOX. Só que a peça do meio, uma peça plástica dentada que te permite escolher a angulação, estava quebrada. O parafuso também todo torto. Como ele tem criança em casa, provavelmente alguém subiu em cima, usou de trampolim e... quebrou.

Ele jogou na rua, do lado do meu prédio, e lá ficou por alguns dias. Lixeiro não carregou e nem ninguém pegou...

Ok, vou ser criticado por pegar lixo dos outros, mas é verdade, admito, criei coragem e fui lá e peguei. Novo, sem arranhões na pintura, simplesmente com a peça central quebrada.

Liguei para a Ibox, falei com Cássia, expliquei o problema (contei que foi criança pulando em cima), me ofereci para pagar o custo da peça, já que foi erro de má utilização do produto e... ela disse que não precisava. Pediu o endereço, encaminhou as peças e...

181e772578310b2c2d18e37b4b40de3c.jpg


Ele aí na minha sala, onde minha esposa "arranha" o teclado de vez em quando. Ah, esse aí é um Casio comprado em 1984... funcionando perfeitamente... era da minha irmã...

f3e92d4495f3fc3cdab5a417fe005041.jpg


As peças que quebraram e enviaram novas para substituir.

Um abraço,

Fernando
 
Porque postei essas coisas? Só para agradecer o que fizeram por mim? Não...

Gente, tem empresas BOAS por aí. Empresas que AJUDAM mesmo os seus consumidores. Temos aqui no SomAoVivo alguns bons relatos disso. Parece coisa rara no Brasil, e é, mas que existem, sim, existem, e precisamos aproveitar a chance! Não desperdiçar.

Está com equipamento parado? Está com dúvidas sobre alguma coisa? Crie coragem, gaste um pouco de telefone, ligue para a empresa fabricante/distribuidora, pede ajuda. O custo é muito pequeno (ligação telefônica) em comparação com o ganho que poderão lhe proporcionar. E se não der certo, se não tiver jeito, o custo vai ser muito pequeno.

Agora, por outro lado, não podemos ficar acomodados. Eu digo isto para todos, mas principalmente para mim mesmo. Estou no Anfiteatro desde 2004, e só agora em 2010 que essa benção de consertar os pedestais aconteceu. Puxa, porque eu não liguei para lá a uns 4 anos atrás? Porque não tomei essa atitude antes? Foram 11 pedestais, o que dá mais de R$ 1.500,00 se fosse para comprar novos... dinheiro de dízimo, suado.

Um abraço,

Fernando
 
Parabéns Chefe, percebi que realmente está dando o sangue:
1ba7cfc628969c9551fb4ff00b12810a.jpg


bersan disse:
Gente, tem empresas BOAS por aí. Empresas que AJUDAM mesmo os seus consumidores. Temos aqui no SomAoVivo alguns bons relatos disso. Parece coisa rara no Brasil, e é, mas que existem, sim, existem, e precisamos aproveitar a chance! Não desperdiçar.

Concordo contigo! Pena que muitas empresas ainda visam apenas o lucro, não querem perpetuar no mercado com bons produtos e uma boa assistência... Muitas vezes o produto é de boa qualidade, pena que não tem um suporte adequado....
Nos dias de hj prefiro pagar mais caro em determinado produto que depois terei um suporte para eventuais problemas, do que recorrer a produtos baratos que nunca verei novamente o fornecedor / fabricante.
 
Venho concordar com o Fernando;

Todos os pedestais de caixa e tela de projeção da empresa onde trabalho são da Vector, ta certo, como todos virão nas fotos os pinos de travamento quebram fácil, mas é só ligar na Vector que eles tem todas as peças para a reposição.

Como o atendimento e assistência pós venda é ótimo a empresa recentemente comprou mais 16 pedestais. Essa é o diferencial de uma empresa que visa o bom atendimento ao cliente, um bom atendimento gerou mais vendas no futuro, se todas os fabricantes pensasem dessa maneira estaria ótimo.

Pontos para a Vector.

Abraços!
 
Ah, os detalhistas... gente com um olho daqueles!

eram 30 pedestais (atualmente, são 27, mas pensando em 10 anos depois, tá bom demais terminar com 27...). Na foto, são 21 Vector e 6 RMV.

Fernando
 
CARACA :shock:

Acertei quantos pedestais RMV tinha!

Ô chefe, será que ganho pelos menos um pedestal! Um doce também tá valendo, acabei de almoçar.
 
Aproveitando o tópico sobre pedestais
Estamos para comprar mais alguns para complementar nosso setup e notei algumas diferenças grandes de preço. De R$ 37,00 até quase R$ 300,00

Dei uma verificada em lojas na net aqui no rio de janeiro e encontrei alguns. Gostaria de sugestões, hj usamos da RMV, os melhores são o de base maciça.

O mais barato que achei foi este, bem mais barato mesmo, não conheço a marca:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.megadisconildo.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=3002">http://www.megadisconildo.com.br/Produt ... utoID=3002</a><!-- m -->
 
gabriel_lima disse:
Um doce também tá valendo, acabei de almoçar.

O pessoal não perdoa o bersan.

Bersan sobre os pedestrais pra teclado, os tecladistas gostam mais de ibox, stay, metalline, e ultimate, tem os roland mais são caros e o V stand da problema com o monta e desmonta, eu mesmo tenho um Stay aluminium pra 2 teclados e um metalline duplo X.

Mas é de extrema importancia a empresa dar assistência para seus produtos mais velhos, inclusive se eles der defeito de fabrica.
 
Fala Ganhador...

olha a SATY aqui...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saty.com.br/">http://www.saty.com.br/</a><!-- m -->

Como pedestal não é nada muito complicado, eu compraria um para ver a qualidade, depois investiria em mais.

Um abraço,

Fernando
 
eu tenho um desses pro cubo da guitarra.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.vectormusical.com.br/new/produtos_det.php?id=61&id_c=6">http://www.vectormusical.com.br/new/pro ... =61&id_c=6</a><!-- m -->

temos 3 pedestais de sei la q marca, prefiro nao saber, a trava do "mastro" e do tripe se uma CRIANCA apertar amaça, pq o q trava é o parafuso direto.A peça que une o braço ao mastro, a rosca esta espanada colocamos um novo parafuso, mas grosso para conseguir ir utilizando.
tem q tomar cuidado com essas peças plasticas.
temos um outro com base solida, esse de tão velho não se ve a marca rsrs.
 
bersan disse:
Fala Ganhador...

olha a SATY aqui...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saty.com.br/">http://www.saty.com.br/</a><!-- m -->

Como pedestal não é nada muito complicado, eu compraria um para ver a qualidade, depois investiria em mais.

Um abraço,

Fernando

Ganhamos todos nós.

Comprarei e direi aqui minhas impressões.
 
*

Especificações e imagens podem ser alteradas sem aviso prévio e servem apenas para caráter ilustrativo.

Eu tenho quase certeza que o pedestal da foto do anuncio não é saty(acho que é um vector)
 
bersan disse:
...Porque não tomei essa atitude antes? Foram 11 pedestais, o que dá mais de R$ 1.500,00 se fosse para comprar novos... dinheiro de dízimo, suado.


É mesmo...os R$ 1.500,00 que gastariamos com a compra de novos pedestais, podemos comprar mais á frente equipamentos que nos ajude em outras situações; se necessario. R$ 1.500,00 economizados em mais ou menos 1hora de trabalho.
 
Back
Topo