Pessoal não sabe tocar sem cifra.

andregui7

New Member
Pois é, gente, o povo na minha igreja está mal acostumado.

Ensinei o baixista e o tecladista a tocar. O problema é que eles são totalmente dependentes daquele papel com a música cifrada para tocar no momento do louvor. O baixista toca ha bastante tempo, anos até, e ainda não sabe nem afinar o baixo. Eu fico desanimado com a falta de interesse deles mas eu preciso deles pro grupo.

Que poderia fazer para que eles se livrassem das cifras no momento do louvor ao menos? Decorar as músicas?
 
Pra mim, há um certo requinte em se tocar com pedestal e um lindo A4 à frente, porém com partituras e em eventos específicos.
Realmente é feio tocar lendo cifras, polui o palco e fica evidente que a pessoa não se preparou como devia...

Conversa com eles, música é sentimento, principalmente as músicas evangélicas...
Sem falar que, praticamente todas as músicas seguem uma mesma seqüência de notas a partir do TOM principal, se você souber tocar 6 notas, já toca 70% das músicas atuais, sendo assim não é tão difícil assim decorar todas as músicas do repertório não dependendo mais de cifras.

Então meu caro amigo, é joelho no chão e muita conversa!
 
pTjz disse:
Pra mim, há um certo requinte em se tocar com pedestal e um lindo A4 à frente, porém com partituras e em eventos específicos.
Realmente é feio tocar lendo cifras, polui o palco e fica evidente que a pessoa não se preparou como devia...

Conversa com eles, música é sentimento, principalmente as músicas evangélicas...
Sem falar que, praticamente todas as músicas seguem uma mesma seqüência de notas a partir do TOM principal, se você souber tocar 6 notas, já toca 70% das músicas atuais, sendo assim não é tão difícil assim decorar todas as músicas do repertório não dependendo mais de cifras.

Então meu caro amigo, é joelho no chão e muita conversa!
Acho que vou fazer o seguinte, vou fazer eles decorarem uma música por ensaio e tocar uma música por apresentação sem a bendita da cifra.
 
Meu caro amigo André, vou lhe dar uma sugestão que funciona!

Chegue mais cedo no culto um dia e jogue todas as cifras no lixo e deixa os caras se virarem, pode ser que de início não dê muito certo, mas só assim para melhorar... A gente lá não usa nada, mas o negócio é ouvir exaustivamente e "tirar" as músicas. Gravamos um CD com as músicas e cada um de nós recebe uma cópia e fica responsável de "tirar" o seu instrumento, depois marca-se os ensaios com os músicos e quando e estiver bom é que entram as vozes.

Abç,
 
MarceloCavic disse:
(...) Gravamos um CD com as músicas e cada um de nós recebe uma cópia e fica responsável de "tirar" o seu instrumento, depois marca-se os ensaios com os músicos e quando e estiver bom é que entram as vozes.
Também trabalhamos assim...
O vocal também ensaia e tira as vozes separado em cima do CD, depois de tudo tirado por ambos juntamos tudo :)
 
MarceloCavic disse:
Meu caro amigo André, vou lhe dar uma sugestão que funciona!

Chegue mais cedo no culto um dia e jogue todas as cifras no lixo e deixa os caras se virarem, pode ser que de início não dê muito certo, mas só assim para melhorar... A gente lá não usa nada, mas o negócio é ouvir exaustivamente e "tirar" as músicas. Gravamos um CD com as músicas e cada um de nós recebe uma cópia e fica responsável de "tirar" o seu instrumento, depois marca-se os ensaios com os músicos e quando e estiver bom é que entram as vozes.

Abç,
Opa, gostei da parte de jogar fora! Vou fazer isso sim. Mas acho que vou fazer música a música, senão vai ficar muito feio na hora da apresentação, hahahaha.
 
Exato MarceloCavic, primeiro distribuimos as músicas a serem ensaiadas em um cd e tentamos tirar primeiro de ouvido, geralmente conseguimos, pois muitas cifras não são 100% confiaveis. Quando há uma música de maior dificuldade pesquisamos através de cifras diferentes e a que mais encaixar utilizamos (só no ensaio). Cada músico tem que saber, além de toca-la, também cantar a música, pois assim fica mais fácil saber todos os passos da música, se retorna pra uma estrofe ou coro, por exemplo.

Amdre, acho que os seus músicos estão é com preguiça de ensaiar a música em casa, aprende-la por completo, ouvi-la exaustivamente. Saber a música é muito importante, pois trará mais segurança para executa-la e mais liberdade para o músico tocar e adorar a Deus, se interagirem (instrumentistas, cantores e o público), etc.
 
oseiasgsousa disse:
Exato MarceloCavic, primeiro distribuimos as músicas a serem ensaiadas em um cd e tentamos tirar primeiro de ouvido, geralmente conseguimos, pois muitas cifras não são 100% confiaveis. Quando há uma música de maior dificuldade pesquisamos através de cifras diferentes e a que mais encaixar utilizamos (só no ensaio). Cada músico tem que saber, além de toca-la, também cantar a música, pois assim fica mais fácil saber todos os passos da música, se retorna pra uma estrofe ou coro, por exemplo.

Amdre, acho que os seus músicos estão é com preguiça de ensaiar a música em casa, aprende-la por completo, ouvi-la exaustivamente. Saber a música é muito importante, pois trará mais segurança para executa-la e mais liberdade para o músico tocar e adorar a Deus, se interagirem (instrumentistas, cantores e o público), etc.
Cara, eu fico muito triste. Todos eles tem o instrumento em casa. Te um baterista que mora nos fundos da igreja e não pega no instrumento.

Eu fico de cara.
 
Conseguimos mudar essa filosofia (de tocar só com cifras) depois de reunir-mos para ensaiar músicas instrumentais, fora do compromisso com o grupo de louvor. Chame os instrumentistas para se reunirem, tocar outras musicas fora do repertorio de louvor da Igreja, de preferência instrumentais. Isso trará mais entrosamento, que é fundamental para o grupo, também proporcionará uma maior comunhão entre vocês. Reunam pra conversar, comer uma pizza e bater um papo, tirar um tempinho pra brincar com os instrumentos. É preciso mais cumplicidade entre os participantes, entender o que se passa com o outro, tentar ajudar. Depois que começamos a fazer isso, passamos a ser mais compreensíveis, tolerantes com os erros individuais dos colegas e ao mesmo tempo mais participativo, prestativo, etc. Se a pessoa responsável pelo som não fôr um de vocês, convide-o para participar desses momentos, será muito bom para vermos o lado de cada um.
 
oseiasgsousa disse:
Conseguimos mudar essa filosofia (de tocar só com cifras) depois de reunir-mos para ensaiar músicas instrumentais, fora do compromisso com o grupo de louvor. Chame os instrumentistas para se reunirem, tocar outras musicas fora do repertorio de louvor da Igreja, de preferência instrumentais. Isso trará mais entrosamento, que é fundamental para o grupo, também proporcionará uma maior comunhão entre vocês. Reunam pra conversar, comer uma pizza e bater um papo, tirar um tempinho pra brincar com os instrumentos. É preciso mais cumplicidade entre os participantes, entender o que se passa com o outro, tentar ajudar. Depois que começamos a fazer isso, passamos a ser mais compreensíveis, tolerantes com os erros individuais dos colegas e ao mesmo tempo mais participativo, prestativo, etc. Se a pessoa responsável pelo som não fôr um de vocês, convide-o para participar desses momentos, será muito bom para vermos o lado de cada um.
Eu só fico triste de ter que me preocupar com algo que deveria ser automático na vida deles.

Eles só pegam no instrumento no ensaio e na hora da apresentação. Nada de treinar em casa ou evoluir.
 
Ore a Deus para que desperte neles este interesse. Aqui tínhamos um rapaz contrabaixista com este mesmo comportamento. Só resolveu mudar de situação quando sentiu seu "posto" ameaçado por outro, mas aí já era tarde demais.
 
oseiasgsousa disse:
Ore a Deus para que desperte neles este interesse. Aqui tínhamos um rapaz contrabaixista com este mesmo comportamento. Só resolveu mudar de situação quando sentiu seu "posto" ameaçado por outro, mas aí já era tarde demais.
Nossa igreja é pequena e não tem concorrentes. Mas vai crescer. Igreja grande geralmente tem bons músicos porque dão mais valor ao seu posto, tem mais concorrência mesmo.
 
Pessoal, acho que tive uma idéia interessante. Passo com uma semana de antecedência as músicas que vamos tocar para eles decorarem nesse tempo. Quando chegar o final de semana, nada de cifras.

Que vcs acham?
 
Mas você já não fazia isso antes? Geralmente envio as músicas por email para o pessoal com no mínimo uma semana antes. Assim nãao tem desculpas.
 
oseiasgsousa disse:
Mas você já não fazia isso antes? Geralmente envio as músicas por email para o pessoal com no mínimo uma semana antes. Assim nãao tem desculpas.
Não, eu aviso qual vai ser a música para eles ouvirem. Levo elas cifradas já.
 
A Paz,

Eu sou guitarrista e só uso cifras quando realmente não consigo ouvir as músicas que tocaremos no culto, mesmo assim fico um pouco constrangido com isso. Em nossa Igreja, há um revezamento de Ministros, quase todos os vocais ministram, então a cada semana é uma lista diferente de músicas. Temos uma semana pra pegar todas as músicas, mas todos tiram e não precisam das cifras na hora. Temos os mesmos problemas que todos tem com ensaios, dificilmente dá pra reunir todos pra ensaiar, temos apenas um dia pra passar todas as músicas daquela semana.

É preciso mostrar aos músicos que apesar de serem voluntários, precisam ter profissionalismo, mesmo não sendo profissionais.

O uso de cifras, a meu ver, é preguiça. Faça-os participarem de workshops, seminários e etc. Tem que estudar e desenvolver profissionalismo. O ministério de louvor é a linha de frente de batalha da Igreja. É preciso preparo e compromisso.

Fica na Paz.
 
Back
Topo