Pessoal não sabe tocar sem cifra.

Felipe Moreira disse:
É preciso mostrar aos músicos que apesar de serem voluntários, precisam ter profissionalismo, mesmo não sendo profissionais..
É exatamente isso.

Felipe Moreira disse:
O uso de cifras, a meu ver, é preguiça. Faça-os participarem de workshops, seminários e etc. Tem que estudar e desenvolver profissionalismo. O ministério de louvor é a linha de frente de batalha da Igreja. É preciso preparo e compromisso.
Gostaria muito que houvesse mais interesse da parte deles. Mas fico feliz que temos uma banda completa na igreja.
 
Irmãos concordo com tudo q foi dito aqui, só existe um inconveniente quando se toca de ouvido, bagunça .. Rsrs... Notas parecidas como maiores e relativas menores, quartas, disonates e etc, quantas vezes eu tocando uma sequência como G D Em C, e meu companheiro G D G C.... Axo q todo musico q prese tem q se preparar, primeiro pq esta fazendo pro Senhor, segundo pq nos levamos o povo a adoração... Quem aqui já teve a esperiencia de estar num culto abençoado, aí derrepente uma nota fora , uma desafinada, coloca tudo por água baixo, por isso meu conselho e o seguinte, qual e a capacidade dos seus companheiros?? Será q eles estão prontos pra tocar sem cifra e todos tocarem a mesma coisa?? Se formos tocar " já estou crucificado" Fernandinho sem cifra cm certeza tudo sairá bem, mas e se tocarmos nos braços do Pai-DT ... Será q sairá tudo igual??? Conversei cm eles , olhe eles tocando, e leia pra eles 1 Sm 16:17 e 18.... Temos q fazer o melhor pro Senhor... Agora temos q ver se o melhor no seu caso e cm ou sem cifra...
 
Concordo, Bruno. Quando eu digo tocar de ouvido, é tirar a música ouvindo.... Cifras de internet, na maioria das vezes vem só o básico, um geral pra todos instrumentos, mas cada instrumento tem que tirar suas particularidades (Inversões, dissonantes, Riffs) dentro da música. É dedicar um tempinho pra estudar a música que vai ser tocada, se cada um fizer isso, o ensaio serve só pra dar uma passada e aparar arestas. Nesses casos, as cifras mais atrapalham que ajudam, pois estará escrito a mesma "nota" pra todos e cada um vai fazer a inversão que lhe convir.
 
Eu acho que vocês precisam além disso de um componente da banda que coordene os demais, como acontece aqui. Temos os líderes do Ministério de Louvor e temos o Líder dos Músicos, esse é o cara que acerta o que tudo quando algo está dando errado, não é ditadura, mas como ele toca melhor que todos e foi automaticamente eleito nosso líder... Toca os teclados e como ensaiamos e passamos muito tempo juntos, um olhar ou um toque já basta para toda a banda entender o que deve ser feito.

Assim como o vocal, quando vai fazer uma ministração espontânea... basta um "toque", isso é importante, ensaiem bastante, nunca combinamos nenhum código específico, mas a convivência nos faz saber o que cada um vai fazer, por exemplo se o nosso líder encurva a cabeça para o lado esquerdo já sei que ele vai descer... "voltando na escala"... é muito importante conhecer a expressão de cadda um.

abç,
 
Rsrs.. Vamos orar.. Toda mudança tras melhorias futuras, o mais importante e perseverar mesmo cm as caras feias... Rs.. Deus abençoe amado
 
andregui7 disse:
oseiasgsousa disse:
Mas você já não fazia isso antes? Geralmente envio as músicas por email para o pessoal com no mínimo uma semana antes. Assim nãao tem desculpas.
Não, eu aviso qual vai ser a música para eles ouvirem. Levo elas cifradas já.


Acho que isso deixam eles meio preguiçosos... :mrgreen: :mrgreen:
Acho que eles só vão se interessar quando tomarem algum susto. :oops:

Boa parte dos músicos são preguiçosos mesmo (eu sou um deles :oops: :oops: )

Tente incentiva-los a dedicar um tempo a aprender escalas maiores e menores, 99% das "músicas de ouvido" dão pra resolver com isso.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_maior">http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_maior</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_menor">http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_menor</a><!-- m -->

Abraços.
Deus abençõe a todos.
 
Acredito que a intenção é que a galera não toque com as cifras na frente e nem toquem de ouvido também.

2 Alternativas:

1 - Tentar novamente despertar o interesse de tirarem as músicas em casa, depois fazer um ensaio pra acertar detalhes e continuarem tocando em casa, poucos minutos por dia são suficiente. Assim, no dia não precisarão ficar com aquela papelada na frente. Realmente é feio e os torna ainda mais preguiçosos.

2 - Fazer uma seleção de músicas que não foram tocadas por vocês ainda, não avisar nada pra eles. E no dia vai pedindo as músicas. Vai ficar horrível. Use essa situação como exemplo pra mostrar a eles a necessidade de ter responsabilidade pra tirar as músicas e ensaiar.

Espero que a primeira opção resolva a situação...rsrs

Abraço

Fica na paz
 
Camarada você pode passar uns exercícios de sequencia harmonica:
Ex:

II IIm IIIm IV V7 VIm VIIm/5b
C Dm Em F G7 Am Bm/5b (meio diminuto)

1ª Sequência

I IV V7 I

2ª Sequência

I IIm IV V7 I

3ª Sequência
I IV IIm V7 IIIm VIm IV V7 I

4ª Sequência ( mais utilizada hoje nos louvores atuais)

VIm IV I G VIm

E por ai vai,

Agora passe isto a eles e peça para transportar para os 12 tons e comece a cifrar as musicas somente com os graus harmonicos, isto criara neles memoria musical e comece também a passar musicas apenas com uma parte cifrada e peça para cifrarem o resto, isto criara memoria auditiva.
É isso.
 
Pelo que eu entendi da situação, os camaradas não param nem pra ouvir as músicas em casa. Acho que estudar escala vai ser meio difícil. rsrs

Mas, seria o correto a ser feito.

Pode também levar uma boa banda de fora pra tocar. Eu ficava até com vergonha de pegar no meu instrumento depois de ver outros caras tirando um som quase perfeito usando o mesmo equipamento que eu. Isso me estimulou a estudar mais, mas pode gerar um resultado contrário também, podem querer desistir de tocar. rsrsrs

Brincadeiras a parte, essas coisas tem que haver muita conversa, estudos e etc.

Abraço
 
Pessoal, no meu grupo eu canto, toco, passo as vozes e ainda tem o som... Bem, não dá tempo de me dedicar completamente pra tocar. Então eu não tenho vergonha nenhuma de usar cifras, problema de verdade é não usar cifra e acabar tocando errado. Lógico que eu acho muito bom que toca de ouvido, até me sinto limitado às vezes. Mas se é pra garantir que vai sair correto, não vejo problema num papelzinho alí no chão...
 
Bom, pelo menos eu não vejo problema nenhum usar partitura na apresentação, inclusive eu vi um dvd do Fábio Júnior que o pianista usa partitura o tempo todo, e vejo praticamente todosos outros pianista famosos como por exemplo Paulo Calazans que não usa nada, isso é muito relativo, agora eu conheço alguns colegas tecladistas que se tirarem a partitura o cara não consegue tocar nem a 1a estrofe da música, tipo se tiver tocando e o vento levar a folha o cara para na hora. Eu tenho 15 anos que toco teclado, apredi de ouvido, nunca toquei com partitura e tiro facilmente as músicas com poucas vezes que ouvir.
 
o maior problema é que as vezes o cara fica muito preso à cifra que as vezes não conseguem nem fazer um improviso, conheço alguns colegas tecladistas que se tirarem a cifra o cara não consegue tocar nem a 1a estrofe da música, tipo se tiver tocando e o vento levar a folha o cara para na hora. Eu tenho 15 anos que toco teclado, apredi de ouvido, nunca toquei com cifra e tiro facilmente as músicas com poucas vezes que ouvir.
 
Se o maior problema em nossas igrejas fosse "tocar com cifra ou sem cifra, eis a questão" estaríamos muito bem. Pior que isso é o músico que não tem uma vida que agrada a Deus e vai lá pro palco ministrar o louvor, pior que isso é o cara que se acha o "gostosão" da igreja só porque toca bem algum instrumento e usa isso pra o seu próprio engrandecimento.

Sou pianista e tecladista, leio partituras e também toco de ouvido, mas nem sempre foi assim. Quando estudava piano, ficava muito preso as partituras, hinários e quando alguém queria cantar alguma música sem playback não conseguia acompanhar. Mas um dia resolvi arriscar, como já tinha a teoria na cabeça a prática ficou muito mais fácil. Me interessei por improviso e harmonização e corri atrás, não foi difícil e não será pra ninguém, basta se sentar com o seu instrumento, ouvir, tocar, ouvir, tocar, ouvir, tocar, ouvir e tocar.

O fato de você tocar com ou sem cifra (partitura), não te fará um patinho feio, nem um príncipe. Preocupe-se em saber se o Pai estará aceitando as notas que você tira do seu instrumento. A vida de músico não é fácil, somos tentados a todo instante pois somos "apoio" durante os cultos, tire a música e o culto não será a mesma coisa, a palavra e a música se completam. Por isso preparem-se tecnicamente da melhor maneira que puderem, mas não deixem de lado o estudo da palavra e principalmente, a comunhão com Deus.
 
Mas a questão não é analisar a capacidade do cara em tocar de ouvido e tal, é a questão da responsabilidade, compromisso. Tirar de ouvido é quando alguém canta algo que não estava no programa e você acompanha, mas se tem uma lista de músicas pra ensaiar e o cara nem se dá o trabalho de ouvi-las, aí tem que ficar carregando as cifras pra tirar a música na hora, esse é o problema. A técnica tem que andar junto com sua vida espiritual, temos que ter uma vida com Deus e nos preparar tecnicamente. É inadmissível fazer algo de qualquer maneira na Igreja.
 
Pessoal, fiz o teste.

Separei uma semana antes as músicas para que eles decorassem pra tocar sem o papel na frente na próxima semana.

Nada feito, ninguém decorou nada. Disseram que "não conseguiram" decorar.

Falta de vontade mesmo.

Eu desisti.
 
Saudações, meu irmão.

Seu pastor decorou a Bíblia Sagrada toda?

Ele não precisa pegar na Bíblia para pregar?

Por que judiar de seus ministros de louvor por causa de estética, o louvor está sem unção?

Decorar 20 ou 30 hinos é fácil. Mas e quado seu repertório chegar a mais de 1000 como o nosso? E o Espírito Santo o levar a louvar aquele hino que você ão ensaia há 1 ano?

O que é guiado pelo Espírito não sabe de onde vem nem para onde vai.

Não se preocupe com estética e sim com unção.

Não machuque suas ovelhas que ministram para o Senhor, não para o homem.

Deus te abençoe!
 
MarceloCavic disse:
Meu caro amigo André, vou lhe dar uma sugestão que funciona!

Chegue mais cedo no culto um dia e jogue todas as cifras no lixo e deixa os caras se virarem, pode ser que de início não dê muito certo, mas só assim para melhorar... A gente lá não usa nada, mas o negócio é ouvir exaustivamente e "tirar" as músicas. Gravamos um CD com as músicas e cada um de nós recebe uma cópia e fica responsável de "tirar" o seu instrumento, depois marca-se os ensaios com os músicos e quando e estiver bom é que entram as vozes.

Abç,
temos tambem,o problema de ouvido,muitos musicos ja tem o dom,ou seja um bom ouvido isso ja vem de Deus,outros ja depedem da teoria,mas o certo ai e pedir que eles levam a musica para casa,escutem bem seu instrumento,e decore a musica de acordo com seu instrumento,depois junta todo mundo e vai acertando aos poucos,tem coisas que se o musico for muito ruim de ouvido,ele não vai perceber,mas para isso todo o grupo tem que ter um lider que seja bom de ouvido para corrigir o que faltou.para essas pessoas quem tem ouvido um pouco ruim,vai ser muito bom ele decorar,para eles acostumarem com o corpo do instrumento e o som do instrumento a cada casa,vai por ai que dar certo tambem,eu ja trabalho com estas dificuldades e tem dado certo.
 
cos disse:
Saudações, meu irmão.

Seu pastor decorou a Bíblia Sagrada toda?

Ele não precisa pegar na Bíblia para pregar?

Por que judiar de seus ministros de louvor por causa de estética, o louvor está sem unção?

Decorar 20 ou 30 hinos é fácil. Mas e quado seu repertório chegar a mais de 1000 como o nosso? E o Espírito Santo o levar a louvar aquele hino que você ão ensaia há 1 ano?

O que é guiado pelo Espírito não sabe de onde vem nem para onde vai.

Não se preocupe com estética e sim com unção.

Não machuque suas ovelhas que ministram para o Senhor, não para o homem.

Deus te abençoe!
Interessante ver o outro lado também. Obrigado pela colocação.

Mas olha, fica difícil se concentrar em unção, quando se tem que ficar se concentrando em uma folha. E veja bem, se vc tem uma semana pra se preparar para alguns hinos e não para 1000 como no seu caso, fica bem mais fácil, concorda?

E pastor que é pastor se prepara pra uma pregação. Eu já vi pastor que nem olha na bíblia pra ditar um versículo relacionado a uma pregação.

Sinceramente?? Não é questão de estética. De verdade.

Na verdade o meu problema é justamente a concentração em unção e por fim no improviso e outros benefícios que isso pode trazer.

Ah, e só pra constar: eu sou o ministro de louvor.
 
Back
Topo