Pessoal não sabe tocar sem cifra.

mas volto a dizer, não é pra decorar todas as músicas, um culto deve ser realizado com ordem, ou seja, por mais que o Espírito Santo possa nos usar na hora do culto , mesmo assim temos que preparar antes o que vamos tocar, o Espírito Santo pode estar te usando no momento do preparo também... Não tirar as músicas que estão programadas pra serem tocadas é relaxamento com a obra de Deus, se o Espírito tocar na horar e tiver que tocar outra música aí sim recorreremos as cifras ou tocamos de ouvido. Mas deve haver ordem, a preparação, o cuidado e o zêlo pra fazer o melhor já é uma forma de adoração a Deus.
 
Eu já vi um ministro dizendo que não prepara as músicas, ele seleciona tudo na hora mesmo. Não consigo imaginar uma coisa dessas dando certo. Eu fui muito criticado por ele dizendo que estou barrando o Espírito Santo quando seleciono as músicas com antecedência.

Mas cada um é cada um.
 
Entendo seu desejo de fazer com que seu grupo cresça em sabedoria, mas não fique indo na ideia de alguns carnais que te induzem a chutar o pau da barraca e acabar com seu grupo de louvor e ainda machucar o coração de alguém.

Seja o mais natural possível, pois a Palavra nos manda cuidar do rebanho do Senhor não como tendo domínio sobre ele mas com amor.

Essa dica de jogar as pastas no lixo é como Saul fez ao rasgar a capa do profeta. Deus poderá te jogar também.

Faça tudo com amor.
 
cos disse:
Entendo seu desejo de fazer com que seu grupo cresça em sabedoria, mas não fique indo na ideia de alguns carnais que te induzem a chutar o pau da barraca e acabar com seu grupo de louvor e ainda machucar o coração de alguém.

Seja o mais natural possível, pois a Palavra nos manda cuidar do rebanho do Senhor não como tendo domínio sobre ele mas com amor.

Essa dica de jogar as pastas no lixo é como Saul fez ao rasgar a capa do profeta. Deus poderá te jogar também.

Faça tudo com amor.
Com certeza.

Eu nunca quis impor algo. Eu sugeri como meta e perguntei a opinião deles e se aceitavam. Todos aceitaram numa boa. Um deles inclusive comentou que isso já deveria ser feito.

Só fiquei surpreso que ninguém conseguiu decorar uma música. Eu desisti e estou pensando em outras possibilidades para que isso seja alcançado.

Trato todos eles com amor porque são os únicos músicos da igreja, estamos a muito tempo juntos e estão voluntariamente ajudando. Mas falta muito comprometimento ainda, não só com isso, mas também com horários e etc. Mas nunca peguei pesado com eles porque a igreja precisa deles e porque estão lá para ajudar.
 
Acredito que todas as sugestões aqui tenham sido visando o melhor pro ministério e consequentemente pra Deus, telvez algumas expressões podem ter sido mal interpretadas, mas em nenhum momento foi sugerido algo que descartasse alguém do ministério, mas sim uma sacudida pra galera acordar. Você não está impedindo o Espírito de Deus de agir qd vc prepara algo, muito pelo contrário, ele não vai agir no meio de bagunça. Acredito que se vc tem um chamado pra obra Dele tem que se dedicar e dar o máximo e isso inclui a organização, o ensaio, a dedicação. Não rola mais o velho jargão: " è pra Deus, então tá bom...", isso é papo de preguiçoso. Acredito até que o irmão tenha uma boa relação com as pessoas do ministério dele, mas quando se trata de fazer a obra tem sim que puxar orelha e buscar o melhor.
 
no ministério que faço parte, sou amigo de todos, saímos juntos, um vai na casa do outro sempre que pode, estamos sempre em contato. Na hora de falar do ministério, da música, sou pesado na crítica e aceito as críticas feitas a meu respeito, temos a conciência que é tudo pra melhorar, ninguém fica sentido. Essa maturidade deve haver no Ministério, mas só se consegue isso quando estreitamos os laços de amizade com cada um.
 
andregui7 disse:
cos disse:
Trato todos eles com amor porque são os únicos músicos da igreja, estamos a muito tempo juntos e estão voluntariamente ajudando. Mas falta muito comprometimento ainda, não só com isso, mas também com horários e etc. Mas nunca peguei pesado com eles porque a igreja precisa deles e porque estão lá para ajudar.

Acho que serei um pouco mais "mal interpretado" agora...rsrs

Lembra daquela passagem onde um jovem rico questiona Jesus perguntando o que ele deveria fazer pra conseguir a vida eterna? E jeusus respondeu que ele seguisse os mandamentos e o jovem disse que seguia desde sua mocidade. Aí Jesus disse que ele deveria então vender tudo o que tinha e dar aos pobres o dinheiro e segui-lo, então o jovem abaixou a cabeça triste e saiu andando.

O que Jesus fez?????? Foi atrás dele ???/ Tentou negociar dizendo:" pode me seguir e depois vai vendendo tudo aos poucos."??? NÃO. Ele deixou que o rapaz fosse embora.

Pra servir a Deus é preciso renúncia, rendição e entrega. Muitas vezes falhamos quando tentamos manter os que não tem compromisso, talvez seja da vontade de Deus a "Substituição". Fazer a obra é uma escolha individual, ninguém deve ser forçado a isso e nem fazer como se estivesse fazendo um favor.
 
Felipe Moreira disse:
andregui7 disse:
cos disse:
Trato todos eles com amor porque são os únicos músicos da igreja, estamos a muito tempo juntos e estão voluntariamente ajudando. Mas falta muito comprometimento ainda, não só com isso, mas também com horários e etc. Mas nunca peguei pesado com eles porque a igreja precisa deles e porque estão lá para ajudar.

Acho que serei um pouco mais "mal interpretado" agora...rsrs

Lembra daquela passagem onde um jovem rico questiona Jesus perguntando o que ele deveria fazer pra conseguir a vida eterna? E jeusus respondeu que ele seguisse os mandamentos e o jovem disse que seguia desde sua mocidade. Aí Jesus disse que ele deveria então vender tudo o que tinha e dar aos pobres o dinheiro e segui-lo, então o jovem abaixou a cabeça triste e saiu andando.

O que Jesus fez?????? Foi atrás dele ???/ Tentou negociar dizendo:" pode me seguir e depois vai vendendo tudo aos poucos."??? NÃO. Ele deixou que o rapaz fosse embora.

Pra servir a Deus é preciso renúncia, rendição e entrega. Muitas vezes falhamos quando tentamos manter os que não tem compromisso, talvez seja da vontade de Deus a "Substituição". Fazer a obra é uma escolha individual, ninguém deve ser forçado a isso e nem fazer como se estivesse fazendo um favor.
Meu pai (pastor da igreja) também fala da mesma forma. Mas nem sempre devemos levar as coisas ao pé da letra. Estamos lidando com seres humanos, que tem falhas.

Devemos lembrar que a igreja é um lugar de pessoas doentes e com problemas. Não acredito que devo descartar essas pessoas e sim orar por elas para que sejam moldadas. Afinal, Jesus não veio para os perfeitos.

Jesus falou para o jovem rico "MAS se queres ser PERFEITO...". Acredito que ele poderia seguir Jesus, mesmo com as riquezas.

Tudo deve ser levado com sabedoria. Se não temos os melhores músicos, a melhores ungidos por hora, acredito que devemos usar a ferramenta que temos e agradecer pelo que Deus nos deu até agora.

Eles tem os defeitos deles, eu também tenho os meus. Vivemos em uma melhora constante.
 
Mas eles pensam como você?? Parece que há desinteresse em melhorar por parte deles, se esse não for o caso, se for apenas deficiencia mesmo, tudo bem, com o tempo se aprende. Mas se há o desinteresse é complicado.

Posso parecer duro, ou sei lá o que pareço. Mas levo com muita seriedade essa questão do Ministério de Louvor, se a pessoa está doente, então precisa buscar a cura, pois esse ministério é frente de batalha da Igreja, são os primeiros alvos a serem atacados pelo inimigo, então precisam se fortalecer e enxergar essa responsabilidade, falo de coração.
 
Felipe Moreira disse:
Mas eles pensam como você?? Parece que há desinteresse em melhorar por parte deles, se esse não for o caso, se for apenas deficiencia mesmo, tudo bem, com o tempo se aprende. Mas se há o desinteresse é complicado.

Posso parecer duro, ou sei lá o que pareço. Mas levo com muita seriedade essa questão do Ministério de Louvor, se a pessoa está doente, então precisa buscar a cura, pois esse ministério é frente de batalha da Igreja, são os primeiros alvos a serem atacados pelo inimigo, então precisam se fortalecer e enxergar essa responsabilidade, falo de coração.
Eu tento entender eles. Quando alguém toca de ouvido é fácil tocar sem cifra, mas ter que decorar é complicado mesmo. Estão acostumados com a crifra, mas isso pra mim é impecílio. Pra mim é até mesmo atrapalho.
 
Mas, com as cifras eles tocam direito? Rola ensaio produtivo?

Fora isso, tem algum outro problema? De relacionamento? De Comportamento? Postura? Dedicação?

Se o problema for só esse, adapte a isso... ensaie dessa forma, deixe que toquem com as cifras.

Pq, pra mim, tava parecendo que não havia o interesse dos caras em tudo, mas se for só isso tente adaptar as coisas.
 
Felipe Moreira disse:
Mas, com as cifras eles tocam direito? Rola ensaio produtivo?

Fora isso, tem algum outro problema? De relacionamento? De Comportamento? Postura? Dedicação?

Se o problema for só esse, adapte a isso... ensaie dessa forma, deixe que toquem com as cifras.

Pq, pra mim, tava parecendo que não havia o interesse dos caras em tudo, mas se for só isso tente adaptar as coisas.
O problema principal é falta de interesse no instrumento em si mesmo. Absolutamente não treinam em casa.

Temos ensaio antes dos cultos de sábado e domingo e louvor nos cultos de sábado e domingo e só nesses momentos eles pegam no instrumento. Inacreditável.

É problema de dedicação ao instrumento somente.
 
Felipe Moreira disse:
Mas, com as cifras eles tocam direito? Rola ensaio produtivo?

Fora isso, tem algum outro problema? De relacionamento? De Comportamento? Postura? Dedicação?

Se o problema for só esse, adapte a isso... ensaie dessa forma, deixe que toquem com as cifras.

Pq, pra mim, tava parecendo que não havia o interesse dos caras em tudo, mas se for só isso tente adaptar as coisas.


Felipe, não vejo como alguém que tenha interesse, ensaia a música, estuda seu instrumento ter que tocar com cifras na hora do culto.
Fui um dos primeiros a opinar no início deste tópico, e perdebí que a conversa mudou. Parece que o que está em discussão é se é certo ou errado tocar com cifras, mas na verdade, o questionamento é o interesse dos membros do grupo.

Prezado irmao André, as sugestões dadas no início não irão trazer mudanças de imediato. Como falei bem lá atras, busque primeiro ganhar a confiança da equipe, fazendo reuniões extra grupo, trazendo a comunhão uns com os outros a cumplicidade etc. Se mesmo assim não estão assimilando a ideia, comece a buscar pessoas interessadas e responsáveis para a obra. Derepente, quando eles vêem que existem pessoas interessadas acordam pra realidade. O que não pode acontecer é TER PESSOAS SEM RESPONSABILIDADE, COM FALTA DE INTERESSE na frente de um trabalho tão importante como o louvor.

Talvez você esteja com receio de afasta-los (nem sei se tem autonomia pra isso) e ficar sem músico. Mas te digo uma coisa, quando as pessoas veem a seriedade do seu trabalho, outros se identificarão com a sua atitude e te ajudarão. É melhor ter um ou dois músicos comprometidos tecnicamente e espiritualmente com a obra, do que um tanto que não tão nem aí, só querem fazer do louvor um palanque para se apresentarem, sejam eles bons músicos ou não.

Mãos à obra meu irmão, não tenha medo de cobra-los. Só lembre de também estender a mão e o ombro quando precisarem.
 
oseiasgsousa disse:
Felipe Moreira disse:
Mas, com as cifras eles tocam direito? Rola ensaio produtivo?

Fora isso, tem algum outro problema? De relacionamento? De Comportamento? Postura? Dedicação?

Se o problema for só esse, adapte a isso... ensaie dessa forma, deixe que toquem com as cifras.

Pq, pra mim, tava parecendo que não havia o interesse dos caras em tudo, mas se for só isso tente adaptar as coisas.


Felipe, não vejo como alguém que tenha interesse, ensaia a música, estuda seu instrumento ter que tocar com cifras na hora do culto.
Fui um dos primeiros a opinar no início deste tópico, e perdebí que a conversa mudou. Parece que o que está em discussão é se é certo ou errado tocar com cifras, mas na verdade, o questionamento é o interesse dos membros do grupo.

Prezado irmao André, as sugestões dadas no início não irão trazer mudanças de imediato. Como falei bem lá atras, busque primeiro ganhar a confiança da equipe, fazendo reuniões extra grupo, trazendo a comunhão uns com os outros a cumplicidade etc. Se mesmo assim não estão assimilando a ideia, comece a buscar pessoas interessadas e responsáveis para a obra. Derepente, quando eles vêem que existem pessoas interessadas acordam pra realidade. O que não pode acontecer é TER PESSOAS SEM RESPONSABILIDADE, COM FALTA DE INTERESSE na frente de um trabalho tão importante como o louvor.

Talvez você esteja com receio de afasta-los (nem sei se tem autonomia pra isso) e ficar sem músico. Mas te digo uma coisa, quando as pessoas veem a seriedade do seu trabalho, outros se identificarão com a sua atitude e te ajudarão. É melhor ter um ou dois músicos comprometidos tecnicamente e espiritualmente com a obra, do que um tanto que não tão nem aí, só querem fazer do louvor um palanque para se apresentarem, sejam eles bons músicos ou não.

Mãos à obra meu irmão, não tenha medo de cobra-los. Só lembre de também estender a mão e o ombro quando precisarem.
Realmente, preciso repensar todas essas coisas. Preciso de pessoas mais comprometidas.
 
Comece a incentivar a galera da sua Igreja a tocarem um instrumento.

Estou fazendo isso na minha. Vou aumentar o número de operadores de som e já começamos a dar aulas de instrumentos pros pré-adolescente, adolescentes e jovens, tem sido bem interessante o envolvimento de todos. Ninguém perderá o lugar, depende da maturidade e comprometimento.
 
meu caro, o ministério de louvor é uma benção mesmo, mas fundamental é, ter pessoas que pelo menos queiram ministrar o louvor enxergando que o mesmo tem um grande papel dentro da igreja. não é apenas tocar por tocar. através dá musica e do louvor conseguimos alcançar o que tem de melhor nas pessoas. é preciso que os integrantes tenham isso em mente.
 
andregui7 disse:
Felipe Moreira disse:
Mas, com as cifras eles tocam direito? Rola ensaio produtivo?

Fora isso, tem algum outro problema? De relacionamento? De Comportamento? Postura? Dedicação?

Se o problema for só esse, adapte a isso... ensaie dessa forma, deixe que toquem com as cifras.

Pq, pra mim, tava parecendo que não havia o interesse dos caras em tudo, mas se for só isso tente adaptar as coisas.
O problema principal é falta de interesse no instrumento em si mesmo. Absolutamente não treinam em casa.

Temos ensaio antes dos cultos de sábado e domingo e louvor nos cultos de sábado e domingo e só nesses momentos eles pegam no instrumento. Inacreditável.

É problema de dedicação ao instrumento somente.

Pra musica é importante prática, treino e repetição. Tente incentivar seus musico à praticar em casa fazendo um plano e depois perguntando se eles o seguem. Converse sobra a importância da banda vai além do proposito musical, e sim o da igreja.
 
Felipe Moreira disse:
Comece a incentivar a galera da sua Igreja a tocarem um instrumento.

Estou fazendo isso na minha. Vou aumentar o número de operadores de som e já começamos a dar aulas de instrumentos pros pré-adolescente, adolescentes e jovens, tem sido bem interessante o envolvimento de todos. Ninguém perderá o lugar, depende da maturidade e comprometimento.

A alternativa do Felipe é ótima. Talvez eles vejam que pessoas com menos tempo no grupo estão alcançando, ou mesmo ultrapassando o seu desempenho como músicos, e comecem a se esforçar mais.
(No pior caso, se eles não melhorarem, você vai ter pessoas novas e comprometidas. Se eles "saírem da igreja" é por que nunca tiveram um coração de servo - condição essencial para um adorador)

Outra alternativa é investir nesses membros mais antigos. Se a igreja tiver condições, pode pagar 50% (ou 90%*) de aulas particulares para esses músicos.

* Minha experiência: Há casos e casos, mas quando se paga o valor integral, em geral, as pessoas tendem a não dar valor no investimento.
 
Olá pessoal,

Realmente o problema das cifras é algo complicado. Acredito que seja impossível um ministro de louvor participar inteiramente do culto estando preocupado em olhar um papel com a cifra da música. Conheço muitos músicos que se mal acostumaram com isto.
 
Back
Topo