• This site uses cookies. By continuing to use this site, you are agreeing to our use of cookies. Learn More.

Pintar alto-falante

Pessoal,

Tem uns retornos na igreja que estão com os falantes meio feios... desbotados, cor marrom já hehehehe. Queria ver com vocês se posso pintar alto-falantes com tinta spray, graxa de sapato... como alguns colegas mencionaram. Isso atrapalha o som? Como devo fazer? Ouvi dizer também que silicone acaba grudando poeira... etc.

Abraços,
Mateus

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Se eles já estão feios, devem ter bons aninhos de uso. Devem ser presbíteros já.
Que tal reformá-los de uma vez?
Assim, além de melhorar a aparência, melhora a performance. E é barato fazer isso.

Gabriel,

Pensei em: Comprar 4 falantes oversound e tweeters da marca... trocar os "jacks" etc. Dois são ativos e dois passivos, porém, tem apresentados alguns problemas. Pensei em transformá-los em passivos de uma vez e colocar potências, tipo hot-sound. O que acha? Tem alguma dica?

Concordo com você, se fizer uma boa reforma (reconstrução) aproveita-se a estrutura da caixa (que julgo ser legal) e já deixa os caras bons para qualquer ocasião etc...

Valeu brother! Deus te abençõe!

Ê Gabriel, vc está famoso lá na igreja... sempre falo: Tem um irmão do fórum, gente boa mesmo, que sempre me ajuda... etc. Vamos levar você lá para dar uma palestra para a gente. Aguarde, vc fará um passeio pela região de Campinas logo logo hehehe.

Abração!

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
mateus.dias disse:
Pensei em: Comprar 4 falantes oversound e tweeters da marca... trocar os "jacks" etc. Dois são ativos e dois passivos, porém, tem apresentados alguns problemas. Pensei em transformá-los em passivos de uma vez e colocar potências, tipo hot-sound.
Aí tem que ver direitinho... Qual a marca/modelo das caixas?
Será que não compensa consertá-los, ao invés de gastar num amplificador externo?
E essas adaptações (troca de falantes) devem ser feitas com cautela, respeitando o projeto inicial da caixa, senão a sonoridade vai embora.

mateus.dias disse:
Vamos levar você lá para dar uma palestra para a gente. Aguarde, vc fará um passeio pela região de Campinas logo logo
Mateus, será um IMENSO prazer. Conte comigo.

D som

Active Member
gabriel_equalize disse:
Se eles já estão feios, devem ter bons aninhos de uso. Devem ser presbíteros já.
Que tal reformá-los de uma vez?
Assim, além de melhorar a aparência, melhora a performance. E é barato fazer isso.
Será que já não estão jubilados? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Brincadeiras a parte, concordo plenamente com Gabriel. Só uma resalva: troque tudo mas não mude as bobinas. Mas se houver o reparo original completo do falante (marca e modelo), troque tudo.

D som

Active Member
Havia esquecido...

Se for só pintar, use tinta spray preto fusco e aplique uma só vez e não muito perto pra não escorrer.

Eu tenho duas 2 cxs que estavam bom o falantes mas a aparencia feia desbotado
Dei uma camada de cola branca tipo Tenaz ou cola para madeira diluida em água!!
Fica bem legal e proteje bem também pode dar um spray preto tipo Duco!!que seca rápido tbm ja fiz assim e ficou bem legal!!
att
isnard

Pois é pessoal, tenho medo de pintar realmente com tinta e mudar a composição do material do cone e por consequência o som se alterar... Será que muda o som?

Gabriel, realmente... o bom seria testar alguns falantes para ver como fica não é mesmo? Para não estragar o projeto da caixa e depois ainda gastar com potência... na verdade são 4 caixas (duas ativas e duas passivas) uma das ativas está com a potência meio ruim... certo culto, superaqueceu e saiu fumaça... pensei em eliminar as potências, trocar os falantes e colocar novos tweeters, uma vez que a caixa não tem drive, muito menos espaço para cornetas etc.

Bom, você acha que vale a pena investir ? a estrutura da caixa está boa... mas o problema mesmo é escolher o falante certo. Aqui em Campinas tem a Casa do Alto Falante... excelente loja com vários modelos... Trabalham com Oversound, Selenium etc...

Bom moçada, será que vale a pena fazer isto que estou pensando? O custo não sobe demais, porém, penso que gastar com uma potência e depois ficar péssimo complica né...

Abraço a todos.

Pessoal, o modelo da ativa é: Antera MA215, semelhante a esta da foto que encontrei no google.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.emporiodosom.com/fotos/AnteraMA215R.jpg">http://www.emporiodosom.com/fotos/AnteraMA215R.jpg</a><!-- m -->

Abraços,
mateus

D som

Active Member
mateus.dias disse:
Pessoal, o modelo da ativa é: Antera MA215, semelhante a esta da foto que encontrei no google.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.emporiodosom.com/fotos/AnteraMA215R.jpg">http://www.emporiodosom.com/fotos/AnteraMA215R.jpg</a><!-- m -->

Abraços,
mateus
Mais um motivo pra voc~e não trocar os falantes, mas sim pinta-los já que eles não estão com cones rasgados. Pode até ter perdido um pouco da sonoridade, mas estão inteirinhos.

Já você trocando-os por outros, saiba que vai mudar tudo (timbre, ganho, etc).

Produtos aplicados nos cones dos falantes podem modificar a massa e compliancia do conjunto móvel, o que altera timbre, spl, resposta de frequência, etc.
Costumo aplicar aqueles polidores líquidos com esponjas na ponta para sapatos. São bem fluídas, pintam fácil e evaporam quase tudo. Pra mim tem funcionado bem e não altera o som.

Abraços a todos

Bem tudo de mais ou de menos num cone vai alterar, as vezes muito, as vezes pouco, mas creio que um spray não vai fazer tanta diferença no som e nem fazer perder SPL (como disse, sempre altera algo, mas nem sempre é perceptível.

Eu optaria por trocar o cone por completo mesmo, trocando pelo mais semelhante que você achar (lembrando que isso poderá alterar sim a sonoridade). Ou se possível por o reparo original.

Abraço