Pintar alto-falante

mateus.dias

New Member
Pessoal,

Tem uns retornos na igreja que estão com os falantes meio feios... desbotados, cor marrom já hehehehe. Queria ver com vocês se posso pintar alto-falantes com tinta spray, graxa de sapato... como alguns colegas mencionaram. Isso atrapalha o som? Como devo fazer? Ouvi dizer também que silicone acaba grudando poeira... etc.

Abraços,
Mateus
 
Se eles já estão feios, devem ter bons aninhos de uso. Devem ser presbíteros já.
Que tal reformá-los de uma vez?
Assim, além de melhorar a aparência, melhora a performance. E é barato fazer isso.
 
Gabriel,

Pensei em: Comprar 4 falantes oversound e tweeters da marca... trocar os "jacks" etc. Dois são ativos e dois passivos, porém, tem apresentados alguns problemas. Pensei em transformá-los em passivos de uma vez e colocar potências, tipo hot-sound. O que acha? Tem alguma dica?

Concordo com você, se fizer uma boa reforma (reconstrução) aproveita-se a estrutura da caixa (que julgo ser legal) e já deixa os caras bons para qualquer ocasião etc...

Valeu brother! Deus te abençõe!

Ê Gabriel, vc está famoso lá na igreja... sempre falo: Tem um irmão do fórum, gente boa mesmo, que sempre me ajuda... etc. Vamos levar você lá para dar uma palestra para a gente. Aguarde, vc fará um passeio pela região de Campinas logo logo hehehe.

Abração!
 
mateus.dias disse:
Pensei em: Comprar 4 falantes oversound e tweeters da marca... trocar os "jacks" etc. Dois são ativos e dois passivos, porém, tem apresentados alguns problemas. Pensei em transformá-los em passivos de uma vez e colocar potências, tipo hot-sound.
Aí tem que ver direitinho... Qual a marca/modelo das caixas?
Será que não compensa consertá-los, ao invés de gastar num amplificador externo?
E essas adaptações (troca de falantes) devem ser feitas com cautela, respeitando o projeto inicial da caixa, senão a sonoridade vai embora.

mateus.dias disse:
Vamos levar você lá para dar uma palestra para a gente. Aguarde, vc fará um passeio pela região de Campinas logo logo
Mateus, será um IMENSO prazer. Conte comigo.
 
gabriel_equalize disse:
Se eles já estão feios, devem ter bons aninhos de uso. Devem ser presbíteros já.
Que tal reformá-los de uma vez?
Assim, além de melhorar a aparência, melhora a performance. E é barato fazer isso.

Será que já não estão jubilados? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Brincadeiras a parte, concordo plenamente com Gabriel. Só uma resalva: troque tudo mas não mude as bobinas. Mas se houver o reparo original completo do falante (marca e modelo), troque tudo.
 
Havia esquecido...

Se for só pintar, use tinta spray preto fusco e aplique uma só vez e não muito perto pra não escorrer.
 
Eu tenho duas 2 cxs que estavam bom o falantes mas a aparencia feia desbotado
Dei uma camada de cola branca tipo Tenaz ou cola para madeira diluida em água!!
Fica bem legal e proteje bem também pode dar um spray preto tipo Duco!!que seca rápido tbm ja fiz assim e ficou bem legal!!
att
isnard
 
Pois é pessoal, tenho medo de pintar realmente com tinta e mudar a composição do material do cone e por consequência o som se alterar... Será que muda o som?

Gabriel, realmente... o bom seria testar alguns falantes para ver como fica não é mesmo? Para não estragar o projeto da caixa e depois ainda gastar com potência... na verdade são 4 caixas (duas ativas e duas passivas) uma das ativas está com a potência meio ruim... certo culto, superaqueceu e saiu fumaça... pensei em eliminar as potências, trocar os falantes e colocar novos tweeters, uma vez que a caixa não tem drive, muito menos espaço para cornetas etc.

Bom, você acha que vale a pena investir ? a estrutura da caixa está boa... mas o problema mesmo é escolher o falante certo. Aqui em Campinas tem a Casa do Alto Falante... excelente loja com vários modelos... Trabalham com Oversound, Selenium etc...

Bom moçada, será que vale a pena fazer isto que estou pensando? O custo não sobe demais, porém, penso que gastar com uma potência e depois ficar péssimo complica né...

Abraço a todos.
 
Pessoal, o modelo da ativa é: Antera MA215, semelhante a esta da foto que encontrei no google.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.emporiodosom.com/fotos/AnteraMA215R.jpg">http://www.emporiodosom.com/fotos/AnteraMA215R.jpg</a><!-- m -->

Abraços,
mateus
 
mateus.dias disse:
Pessoal, o modelo da ativa é: Antera MA215, semelhante a esta da foto que encontrei no google.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.emporiodosom.com/fotos/AnteraMA215R.jpg">http://www.emporiodosom.com/fotos/AnteraMA215R.jpg</a><!-- m -->

Abraços,
mateus

Mais um motivo pra voc~e não trocar os falantes, mas sim pinta-los já que eles não estão com cones rasgados. Pode até ter perdido um pouco da sonoridade, mas estão inteirinhos.

Já você trocando-os por outros, saiba que vai mudar tudo (timbre, ganho, etc).
 
Produtos aplicados nos cones dos falantes podem modificar a massa e compliancia do conjunto móvel, o que altera timbre, spl, resposta de frequência, etc.
Costumo aplicar aqueles polidores líquidos com esponjas na ponta para sapatos. São bem fluídas, pintam fácil e evaporam quase tudo. Pra mim tem funcionado bem e não altera o som.

Abraços a todos
 
Bem tudo de mais ou de menos num cone vai alterar, as vezes muito, as vezes pouco, mas creio que um spray não vai fazer tanta diferença no som e nem fazer perder SPL (como disse, sempre altera algo, mas nem sempre é perceptível.

Eu optaria por trocar o cone por completo mesmo, trocando pelo mais semelhante que você achar (lembrando que isso poderá alterar sim a sonoridade). Ou se possível por o reparo original.

Abraço
 
Back
Topo