Plug P10 para saída amplificada - Alto Falante.

Boa Tarde Pessoal,

Estou com uma pequena dúvida e creio que vocês poderão saná-la.
Vou montar um sistema com uma mesa amplificada NVK1200PUSB. Essa mesa irá alimentar 8 caixas (arandelas) CXC6 - R da BSA (Bravox).

O modelo da mesa é esse abaixo:
http://novikneo.com/material/productos/media/08092015_152753_11210786.pdf

A dúvida é:

Sendo a saída amplificada da mesa tipo P10, qual tipo de plug P10 devo usar? Mono ou Estéreo? E como realizar a solda dos cabos que vem dos alto falantes nesse Plug?

Eu acredito que devo usar um plug mono, levando em conta que recebo das caixas apenas dois cabos (positivo e negativo). E que devo soldar o sinal positivo na parte central do Plug e a negativa junto com a malha na parte maior do Plug próximo da abraçadeira. Correto?

Aguardo a ajuda de vocês.

Agradeço desde já.
 
Jonatan, quando vc diz, soldar o sinal positivo na parte central do Plug e a negativa junto com a malha.
Você está se referindo a um cabo de instrumento (envio de SINAL de áudio), esse cabo n serve para conduzir potência para caixas acusticas. Por mais que vc use um amplificador de 10.000 W rms, o som vai focar baixíssimo (acredito que foi o q aconteceu com vc por isso postou sua dúvida).
Portanto vc deve usar um cabo de energia (falando a grosso modo) um cabo q a olhos nús por fora é igual a um cabo de instrumento mas que por destro tem dois fios, duas conduções de cores diferentes.
O fio de cor, (geralmente vermelho) ajuda a ter como referencia o positivo, que deve ser soldado no meio e o outro na parte maior do conector, como vc disse.
Pronto agora é só conectar na caixa e aumentar volume.
 
Última edição:
Poderia ser histério e vc utilizar apenas duas partes dele, mas só vai te atrapalhar na ora de soldar, com um monte pinos, já que os fios são grossos e mesmo no mono já vai te exigir uma certa destreza. Por isso vai de plug mono e bom som pra ti.
 
Em equipamentos antigos vc encontrava nas caixas passivas tomadas de energia, borne de pressão, P10 e algumas ate com xlr,
hoje as caixas de bons fabricantes para som profissional vem com speakon, já as que são montadas em lojas ou por marceneiros ai vc pode encontrar o que o montador achou melhor ou disponível na hora.

Por definição
XLR sinal balanceado, usado em sinais LINE ou MIC em microfones, ligação de mesa de som e perifericos, ligação da mesa pra caixas ativas (evidente que existem variações destas ligações dependendo do equipamento ou fabricante)

P10 pode ser TRS balanceado, stereo ou in/out (dependendo do uso), ou TS desbalanceado tambem usado para sinais LINE

Speakon esse sim é o ideal para sinais de maior potencia saídas do amplificador para as caixas passivas

Não tem problemas em usar o P10 para sinal amplificado, eu mesmo já usei e tive alguns problemas de mau contato depois de um tempo de uso que resolvi trocando por conectores melhores, hoje meu sistema é praticamente todo ativo, e só mantive alguma coisa do meu sistema passivo que todos estão com speakon.
 
amigo essa pra mim também é novidade ...
Uma duvida o plugue que tem que tem que ser superior ( XLR OU SPEAKON) é o conector da caixa?
Correto?

Não entendi bem, mas por convenção, se usa o SpeakON para alta potência. E como o colega disse, o XLR é mais usado para sinais balanceados ou estéreos.
 
Back
Topo