Por que não gastar com som???

Olá amigos do SAV!

Fui a um culto e fiquei, no minimo, perplexo, a qualidade do som era horrível!
http://www.youtube.com/watch?v=RbCfe6DJkcc&feature=youtu.be

[attachment=0]
Coitada da irmãzinha q estava perto do PA, duas caixas com dois falantes de 15" driver e twitter
distorcendo tudo, e super alto, (se repararem no vídeo, tem uma senhora com ou ouvidos tapados) isso em uma igreja com uns 5m x 12m (olhometro rs).

Instalações precárias, com fios paralelos remendados, ainda tinham mais duas caixas "facão" penduradas no meio do salão com falantes de 10" que estavam dando um atraso terrível.

Fiquei pensando... economizar sai muito caro! Expulsa quem está fora e necessita ouvir a palavra, e destrói a audição de quem está dentro. Espero que essa história mude em nossas pequenas igrejas Brasil a fora!
 

Attachments

  • DSC05124.JPG
    14 KB · Visitas: 1,000
Não sei se é o caso, mas muitas vezes a igreja realmente não tem condiçào de investir nisso.
Muitas vezes a arrecadação de dízimo mal dá pra pagar o salário do pastor, o aluguel do local e as contas de energia.

Claro que podiam ter bom senso...
Eu nunca na minha vida ia usar bateria em um lulgar desse tamanho.
Pelo menos podia pendurar as caixas mais alto.
Se a irmã ali não está surda, va ficar em breve, infelizmente.
 
Infelizmente muitas pessoas na igreja (não falo apenas de liderança, mas a membresia como um todo) acha que duas caixas (aquela da promoção ou montada na casa de um membro), uma mesinha e uns microfones já é um bom sistema de som e nesse pensamento se acostumam com um som ruim e acreditam que aquilo ali é bom.

Se a igreja pede oferta pra construção o dinheiro é levantado sem problemas, mas quando se fala em investir em som as ofertas são irrisórias...
 
Agora me lembrei de um fato que sempre caminha lado a lado nessa questão do som em igrejas e pra mim parece ser o pior ingrediente dessa salada toda (som ruim). Tem muito pastor que gosta de gritar nessas caixas de som, ou seja, além do som ser ruim ainda é extremamente alto.

Uma vez em um velório uma irmãzinha foi cantar um louvor e quando eu vi ela falando pro rapaz do som aumentar logo pensei que não ia dar certo. O som estava tão alto, mas tão alto que eu comecei a passar mal e todo mundo que estava no local tb teve um mal estar. As frequências mais altas eram insuportáveis principalmente a dos pratos da batera do playback! E pra piorar ela não sabia se berrava no microfone ou se pedia mais volume. Sei lá... acho que ela queria que o defunto levantasse :p

Não sei pra que tanto volume!!!! Acho que gente assim pensa que som bom é som alto... só pode.
 
filiperiosm disse:
Não sei se é o caso, mas muitas vezes a igreja realmente não tem condiçào de investir nisso.
Muitas vezes a arrecadação de dízimo mal dá pra pagar o salário do pastor, o aluguel do local e as contas de energia.

Não é o caso, é uma filial de um campo com 18 igrejas!! (a ideia é não gastar mesmo!)
 
Studio R disse:
A igreja precisa se conscientizar que som não é "gasto", é investimento. Todo centavo investido em maneiras de se difundir de forma inteligível e agradável a palavra, certamente trará retorno positivo.

E o mais importante: um som ruim nesta função pode incomodar, irritar e afastar as pessoas... logo, se é para ter som ruim, é melhor não ter. Até o silêncio trás mais retorno positivo do que poluição sonora.

Oro a Deus que ponha este pensamento no coração de nossos dirigentes e Pastores!
 
Sábado visitei uma Igreja aqui em BH, para participar de um "louvor de jóvens". O som estava tão alto que conseguir ficar só por duas músicas e fui embora, senão eu mesmo iria chamar a Polícia.
 
Eu já fui embora em meio de culto numa igreja por não suportar o som. E olha que os equipamentos eram ótimos!
Mas o pessoal do áudio não tinha bom senso e jogava o volume lá em cima.

Quando os equipamentos são ruins, tem que tentar comprar coisa melhor. Nem sempre é possível pois a igreja tem várias outras coisas pra comprar, gastar e pagar; e muitas delas são mais importantes do que equipamento de som.

Mas vem o que eu já falei antes: tem que ter bom senso.
Se o equipamento não é decente e o ambiente não ajuda, então não dá pra fazer milagre.
Não dá pra tocar bateria num lugar tão pequeno.
Não dá pro reverendo ficar gritando em um microfone que não aguenta muita pressão.
Não pode colocar a caixa em cima de uma cadeira e na direção do ouvido de uma senhora de 60 anos.
 
filiperiosm disse:
Nem sempre é possível pois a igreja tem várias outras coisas pra comprar, gastar e pagar; e muitas delas são mais importantes do que equipamento de som.

Desculpe, Filipe, mas discordo.

Se o som é ruim, as pessoas se afastam. O som é uma ferramenta importante para a propagação do Evangelho. Tudo é possível com planejamento, independentemente da arrecadação da igreja. Os líderes sempre dão um jeito para comprar bancos, colocar granito, ar-condicionado, fazer banheiros etc, mas nunca estão dispostos a investir em sonorização... e querem "som de CD". Se houver qualquer problema, dão "brigueiro" no pobre operador de som. Como alguém já disse em post anterior, isso é cultural.

[]'s
 
Caro David,

Pelo o que você escreveu, não consegui entender no que você discorda de mim.
Eu não escrevi nada contrário ao que você escreveu.
Se o som é ruim, as pessoas se afastam. Concordo!
O som émuma ferramente importante para a propagação do evangelho. Concordo!

Mas o som não é a única ferramenta que pode/deve ser usada. Existem outras. Muitas outras! E, em muitas circunstâncias, é mais sensato investir em outra ferramenta, que não no som.

Veja bem: não estou falando de igrejas mal geridas, onde não sabem investir direito os recursos (como você citou). Estou falando de casos onde as igrejas são sérias, têm responsabilidade com os recursos e sabem gerir direito. Mesmo assim, mesmo sendo responsáveis, às vezes não dá pra investir muito em som.
Tem lugar aí que a igreja nem pode comprar coisa boa que os bandidos vão lá e roubam...

Enfim... Resumindo, creio que o som é uma ferramenta importantíssima. Deve ser usado sempre que possível. E deve haver um investimento responsável nessa área. E quando a igreja tem um equipamento ruim, e não tem condição de ter um bom, ela tem que usar esse equipamento ruim com bom senso.

Bem, espero que eu me tenha feito entender...

Abraços
 
A PAZ

Mas o som não é a única ferramenta que pode/deve ser usada. Existem outras. Muitas outras! E, em muitas circunstâncias, é mais sensato investir em outra ferramenta, que não no som.

Filipe, discordo, em quase todos os casos é o mais importante, e nesse ai que está demonstrado é que é mesmo.
Normalmente igrejas assim tem poucos membros, o templo é pequeno e os membros são muitos ativos, fazem visitas, convidam pessoas das redondezas para fazer a visita. Quando essas pessoas chegam são brindados com um som horrível para não falar outro adjetivo, eles ficam iguais a peixe fora d'água, ficam importunados, não entendem quase nada pois o som é péssimo e um pastor como esse que se apresenta ai é pior, pois além da deficiência ele acredita que DEUS é surdo. Some tudo isso e você tem uma quantidade substancial de almas que são desperdiçadas por equipamentos de baixíssima qualidade.
Em tempo as outras ferramentas eles conseguirão com mais membros, pois nada se consegue sem arrecadação e isso é fato, é por isso que nós ainda somos apenas 30%, ou você acredita que o inimigo opera aonde? não estou falando que apenas dinheiro move a igreja, pois as outras ferramentas precisam de pessoas para poder ser operada.
 
Filipe.

Eu disse que discordo de vc, pq acho que com planejamento, independentemente do tamanho da igreja, compra-se o que quiser. A questão é que sempre há algo mais importante que o som... conheço várias igrejas pequenas e simples, que se planejaram e compraram um som decente, sem ter de parar de cumprir sua missão de igreja. Planejamento é a palavra chave.

[]'s
 
David, você não discorda de mim!
Nós concordamos!
Planejamento é a palavra chave pra qualquer igreja. Assino embaixo!

Eu reli meu post aqui mas não encontrei onde eu disse o contrário disso.
Desculpe se não me fiz entender direito.
Mas é exatamente isso aí que você escreveu.

Abraços
 
Olha Galera lido com pastores a muitos anos tenho muitos amigos pastores, um dos fatos de não se investir no som da igreja é por que grande parte dos Pastores espiritualiza o que não deve ser espiritualizado, quando o vizinho reclama do som alto, os pastores ao inves de abaixar o volume eles dizem assim " o inimigo esta furioso, vamos fazer uma campanha de oração pois o diabo esta querendo fechar nossa igreja" quando o louvor fica ruim por causa do som eles dizem que o grupo de louvor esta orando pouco e por ai vai tudo é espiritual!

Olha eu creio que existe o mundo espiritual e que nois devemos orar pelo louvor da nossa igreja, mais tambem existe parte fisica que deve caminhar junto!
 
filiperiosm disse:
David, você não discorda de mim!
Nós concordamos!
Planejamento é a palavra chave pra qualquer igreja. Assino embaixo!

Eu reli meu post aqui mas não encontrei onde eu disse o contrário disso.
Desculpe se não me fiz entender direito.
Mas é exatamente isso aí que você escreveu.

Acho que estou ficando velho, Filipe... :D

[]'s
 
Leandro Marcos disse:
Olha Galera lido com pastores a muitos anos tenho muitos amigos pastores, um dos fatos de não se investir no som da igreja é por que grande parte dos Pastores espiritualiza o que não deve ser espiritualizado, quando o vizinho reclama do som alto, os pastores ao inves de abaixar o volume eles dizem assim " o inimigo esta furioso, vamos fazer uma campanha de oração pois o diabo esta querendo fechar nossa igreja" quando o louvor fica ruim por causa do som eles dizem que o grupo de louvor esta orando pouco e por ai vai tudo é espiritual!

Olha eu creio que existe o mundo espiritual e que nois devemos orar pelo louvor da nossa igreja, mais tambem existe parte fisica que deve caminhar junto!


Certíssimo.
 
Back
Topo