Porta Pro prejudicaria a audição?

Leandro Marcos

New Member
Ola pessoal

A dois meses implantamos o nosso sistema de fone em nossa igreja, tem sido uma benção, os levistas
não estão reclamando mais do retorno, e tambem os membros agardecem pois estamos trabalando

com menos SPL(volume), enfim! Hoje me surgiu uma duvida, alguns anos atras vi na televisão uma reportagem
que usar fone de ouvido por mais de 15minutos diario prejudicaria a audição! Fiquei pensando la na igreja o

louvor dura quase uma hora e os levitas usam o PORTA PRO! Não sei se entendi errado pois faz uma muito tempo
que vi essa reportagem para vcs ter uma ideia era na epoca walkman! Alguem aqui do forum tem algum
conhecimento em fonoaudiologia!
 
Qualquer fonte sonora acima do limite recomendado prejudica a audição. Seja um sistema Bose, um Porta Pro ou um celular xingling a todo volume.

Mas dependendo da situação, pode ser até o contrário. Por exemplo, uso o The Plug. Como ele isola um pouco os ruídos externos, para ter o mesmo "som" de um fone comum eu preciso colocar menos volume no player.
 
4b9fe9fb65fb6fc58a8781be34225343.jpg
 
R. Leal disse:

Leal deixa ve se eu entendi

Esssa tabela corresponde a quantidade de db no local e o maximo de tempo que uma pessoal pode ficar sem prejudicar
a audição! Exemplo se tiver 90db a pessoal pode ficar até 8 horas, passando disso estaria danificando sua audição?

Outra coisa que uma vez ouvir disser que tem situaçoes que o som alto queima algo que tem dentro do nosso
ouvido e a pessoal vai perdendo a audição inrreversivel? perdão as perguntas "bobas"
 
Gostaria de compartilhar uma experiência recente.

Trabalho como técnico de PA e Monitor e em Televisão.

Recentemente tive uma experiência muito interessante. Em televisão sempre monitoro em bom nível atento a qualquer perda de altas na por falhas no direcionamento da microfonação pois em dramaturgia geralmente temos dois ou mais atores dando falas e muitas vezes falas rápidas e a correção deve ser precisa.

Outro dia estava com a captação da novela Aquele Beijo, e quando entrei na Switcher percebi que o sonoplasta monitorava baixinho, em nível de uma conversa normal. A principio achei estranho mas após algum tempo assistindo percebi como aquilo se tornou agradável e como todos os detalhes da captação estavam presentes aos meus ouvidos.

Conversando com um engenheiro de audio da TV, conheci algo que até então eu não conhecia, a Janela Auditiva!

É o seguinte:

Nosso sistema auditivo se adapta ao nível de sinal que estamos expostos, logo, não é necessário estar exposto a um alto nível para monitorar audio com precisão, lógico que existe a curva de loudness ou seja, temos que estar em um nível ideal para ouvir com precisão todas as frequencias baixas e altas, porém este nível não é extrapolante. Com a tabela de exposição que foi mostrada acima temos uma idéia dos danos irerreversíveis que podemos causar ao nosso sistema auditivo se expostos a altos níveis.

Uma coisa é certa, temos que domar a tendência de ouvir tudo alto.

Faço um programa na TV Globo chamado Sombrasil, temos 4 bandas tocando e tudo isso acontece em níveis bem confortáveis, todos ouvem bem todas as bandas e olha que por lá já passaram bandas bem Rock an Roll como Pitty e Arnaldo Antunes..... mas como a proposta é PA confortável, todos respeitam e tudo acontece confortávelmente!

Pensem nisso! Os som de nossas Igrejas deve ser entendido por quem ouve e tenho visto muita agressão aos ouvidos por onde tenho passado! Não há necessidade! Ousem testar, passeiem pela Igreja enquanto a banda toca e ajustem o PA para algo confortável e verão que é bem mais agradável!


Graça e PAz
 
Desde que sejam usados volumes baixos, é tranquilo. Igreja não é e não deve soar com show de rock. Usando fones, menos ainda.
 
Back
Topo