Posição dos PA's

Batista

Member
Olá pessoal...
Alguém poderia me indicar algum tópico, ou matéria que fale sobre posicionamento dos PA's...Qual o melhor sistema, ou mais indicado...

Grato.


Um abraço!
 
Posicionamento de PAs tá ai: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148</a><!-- m -->

Sobre qualidade de sistemas, é lógico que vai depender do orçamento de vocês e o tamanho do imóvel... Dependendo de quanto vocês estão dispostos à investir, podemos sugerir marcas e modelos =)

Deixe aqui também as dimensões do seu imóvel =)
 
Aproximadamente 30mts de comprimento e 15mts de largura, eu pensei na Antera TS 700A...mas o que vc sugere?!


Grato.


Um abraço! :D
 
Paz!!!

Temos duas 700A já a 3 anos lá na Igreja com medidas proximas da sua 20m de largura 40m comprimento, estas caixas atendem bem as nossas necessidades, só acho que elas tem um pouco de deficiencia na faixa de médio, faixa que é muito importante quando falamos de utilização em igrejas.
Mas nada que um bom equalizador não ajude!!!

Abraço
 
Batista,

Aproximadamente 30mts de comprimento e 15mts de largura, eu pensei na Antera TS 700A...mas o que vc sugere?!

no artigo indicado pelo Gabriel, temos que duas idéias de pocionamento:

a) caixas em posição bastante alta.

Vantagens: permite uma melhor distribuição de som, com pequena diferença entre os volumes percebidos na frente e atrás.

Desvantagens: precisa de local com pé-direito alto para implementar.

b) caixas em posição baixa, em geral até 3 metros de altura

Vantagens: permite ser implementado em praticamente qualquer lugar, com quaquer pé-direito.

Desvantagens: má distribuição sonora, com grande diferença dos volumes percebidos na frente e atrás. Em geral, fica alto na frente e baixo atrás.

Solução para este problema de má distribuição: espalhar mais caixas pelo comprimento do local.

Isso é um resumo do artigo, e agora vem a sugestão: escolha a solução que mais lhe aplica (leve em conta as dimensões da igreja) e então parta para a implementação.

Um abraço,

Fernando
 
É mano... caixas da Antera são bem simples... Mas são baratas.

Se vocês estão dispostos à um investimento maior, mas por um equipamento EXCEPCIONAL, recomendo ElectroVoice, tanto para caixas ativas quanto passivas.
 
bersan disse:
a) caixas em posição bastante alta.

Vantagens: permite uma melhor distribuição de som, com pequena diferença entre os volumes percebidos na frente e atrás.

Desvantagens: precisa de local com pé-direito alto para implementar.


Fernando

Nesse caso 4m seriam suficiente?
 
E no caso de colocar a caixa num suporte na parede a 3 mts do chão por exemplo, e inclinar alguns graus...("olhando p/ o público")?! É errado fazer assim? Já ví em várias igrejas...

E quanto a Antera é pelo preço! Acho que vai nos atender sim, mas antes vamos fazer um teste, se possível no templo.

Grato.


Deus Abençoe!
 
Se 3 ou 4 metros seriam o suficiente? Só calculando (no artigo mostra como fazer), pois isso dependerá do comprimento a ser atingido.

Não tem jeito, tem que calcular! Som é matemática e física, não tem como fugir (bem que eu queria...).

Ao final dos cálculos, veja a diferença nos volumes em relação ao ouvinte mais próximo (som mais alto) e em relação ao ouvinte mais distante (som mais baixo). Quanto menor a diferença, melhor. Se após os cálculos notou-se diferenças iguais ou acima de 10dB, é um valor indesejado, ensejando a instalação de mais caixas.

Um abraço,

Fernando.
 
E quanto a inclinação?

Em outro tópico(reformas e melhorias) o Gabriel disse ao André que deixe as caixas perpendiculares às paredes e voltadas para o centro...ñ entendi.

Há algum problema quanto a inclinação?

Grato...pela paciencia...rs rs rs!
 
O ângulo de inclinação dependerá de alguns fatores, principalmente do ângulo de dispersão do alto-falante (ou corneta, nos casos onde se aplica), a distância entre a caixa e o público, etc.

Basicamente, a caixa deve ficar voltada (inclinada) para o público de forma que a maior parte possível do público esteja dentro da área de dispersão do alto-falante.

A regra é simples: se você ver o centro do alto-falante (o cone central do woofer, a garganta da corneta, o fundo do supertweeter), o ouvirá (estará dentro da área de cobertura do mesmo).

Se você não ver mais o centro, apenas as laterais do falante, já terá uma diminuição nos sons agudos, principais responsáveis pela inteligibilidade.

Se você não ver mais o falante, não ouvirá os médios nem os agudos, somente os graves.

Lembrando que sons graves são ominidirecinais, se espalham por todo o ambiente. À medida que a frequência sobe ela também fica mais direcional.

Dito isto tudo, você pode fazer os cálculos de geometria de projeção de som (em relação à dispersão e à distância caixa x público) ou então fazer como eu: colocar a caixa no lugar desejado e ir ajustando o local "de olho" mesmo, até achar a melhor posição/inclinação.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
A regra é simples: se você ver o centro do alto-falante (o cone central do woofer, a garganta da corneta, o fundo do supertweeter), o ouvirá (estará dentro da área de cobertura do mesmo).

Se você não ver mais o centro, apenas as laterais do falante, já terá uma diminuição nos sons agudos, principais responsáveis pela inteligibilidade.

Se você não ver mais o falante, não ouvirá os médios nem os agudos, somente os graves.

Opa, gostei da dica, to achando que preciso direcionar as caixas de maneira melhor no templo!
 
Back
Topo