Posicionamento caixas (2 Rcf 712)

Helton Gaspar

New Member
Sigo o fórum a alguns anos, mas essa é minha primeira postagem.

Estou com duvidas quanto a melhor posição para posicionar 2 caixas rcf 712 que acabamos de comprar.

Em anexo tem 4 imagens com posicionamentos, que penso ser a possibilidade aqui para instalação.
obs.: Nenhuma delas está com as caixas em cluster central, pois temos um datashow nesta posição, e não queremos mudar.

Essas são as duvidas:

1) Em relação a parede lateral afastar 2,50m ou 3,50m. (com 2,50m, teremos mais facilidade para fixa-las)
2) Em relação a parede do fundo 2,60m ou 4,10m. (2,60m estou com medo de causar microfonia com o microfone do púlpito).
3) Em relação a inclinação aplicada nas opções, se estão corretas ou deveriam ser outras.

Gostaria de opiniões sobre onde instalar as caixas.

Gostaria de agradecer também o Dener, que já me ajudou muito, solucionando inúmeras duvidas, inclusive com argumentos para a compra da rcf.
 

Attachments

  • opcao 2.jpg
    opcao 2.jpg
    661.8 KB · Visitas: 61
  • opcao 1.jpg
    opcao 1.jpg
    710.8 KB · Visitas: 56
  • opcao 3.jpg
    opcao 3.jpg
    716.3 KB · Visitas: 55
  • opcao 4.jpg
    opcao 4.jpg
    664.6 KB · Visitas: 57
Bem vindo!
Ao meu ver a posição mais correta é a opção 1, mas vendo a olho nu né kkkk então vamos esperar mais comentários!
Digo isso devido estar pegando todos os primeiros acentos sem ter muita reflexão direta, e também tenho quase certeza que microfonia com o púlpito nao pega...

Abraços!
 
A opção 4 com uma leve inclinada para dentro pra mim seria a melhor opção em termos de cobertura horizontal.
Entretanto as caixas estariam dentro do púlpito e isso da um trabalho ENORME.

Acredito que o melhor resultado final seja com a opção 3, sendo ainda preciso avaliar a cobertura vertical.
 
Foto das cxs q temos hj (oneal), no pedestal na posição da opção 4.

2.60 do fundo, 2.50 da lateral.

Microfonia não deu no culto.
 

Attachments

  • 20161217_204502-1.jpg
    20161217_204502-1.jpg
    498.5 KB · Visitas: 43
Então, @pTjz acho que ali é bem no começo do púlpito após a subida da escada, e acredito que ninguém fique por ali com o microfone.
Sendo assim, se estiver com uma estrutura de ganho bem alinhada, é difícil ocorrer a microfonia...
 
acho que ali é bem no começo do púlpito após a subida da escada, e acredito que ninguém fique por ali com o microfone.
Sendo assim, se estiver com uma estrutura de ganho bem alinhada, é difícil ocorrer a microfonia...
Não é difícil não.
A realimentação acontece em TODAS as frequências que existam em comum entre a CAIXA/MIC.

Independente de onde ele colocar a caixa, ela deve ter uma inclinação vertical para melhor aproveitamento da cobertura, sendo assim ele estará inclinando o AF/DRIVE pra dentro do palco.
O drive em si não irá realimentar muito, porém o AF é 180º e por estar inclinado a caixa jogará muita sobra de 850Hz (onde o problema realmente começa pra mim) pra baixo.

Não tenha dúvidas, quanto mais pra dentro do palco mais problemático será para alinhar devidamente seu sistema, ele vai realimentar muito facilmente.
 
Não tinha visto por esse lado... Bom, assim ajudamos mais ele na decisão kkkk
Então no caso ele poderia adiantar um pouco as caixas pra não sobrar nada no palco né
 
Meu PA fica no LIMITE do palco, bem na final mesmo.
A mudança de alinhamento da posição antiga das caixas pra posição atual foi DRÁSTICA...
Meu HPF é lá em 240Hz coisa que não usava antes, e ainda uso HPF em todos os MICS bem puxado, pra la de 300Hz... Apesar do que, tenho problemas nas baixas (acústica) na sala.
Se o preletor for desses de voz mais fraca (como nosso pastor principal) e ele for pra frente do palco o problema aumenta bastante, sistema já realimenta bem mais fácil, temos que estar sempre espertos.

Mas também não é um inferno.
Pra ter ideia, nosso pastor usa um earset shure countryman do tipo omni, e eu não tenho problemas com realimentação, mesmo usando um compressor BEM PUXADO no canal.
 
Obrigado pelas contribuições, estou lendo e pensando sobre elas.

A projeção de 180° dos Falantes, pode ser um problema em todas as opções! Mais crítico pra opção 1 e 4, é isso?

Com relação a esses ajustes pra evitar as microfonias, teremos limitações dos nossos equipamentos.

Mesa yamaha mg 24
Dcx 2496
Deq 2496
 
Uma opção que se possível, seria a ideal, facilitando muito a definição de onde instalar seria locar uma estrutura de alumínio e experimentar nas diferentes alternativas...
 
Seria uma boa dener, vou estudar a possibilidade.

Se num der pra testar, acho q com relação ao afastamento da parede lateral 2.50 com uma leve virada pra dentro como sugerido seja escolhido.

Já o posicionamento com relação ao púlpito, mtas dúvidas... Kkk

Uma outra questão pra instalação: estrutura de ganho entre mesa / dcx / caixa.

1. Mesa 0db / dcx 0db / ajustar o volume da caixa pra um volume com sobras.

2. Mesa 0db / caixa volume máximo/ ajuste ganho no dcx.
 
A segunda opção é a mais usual pra mim.
Qualquer ajuste necessário pode ser feito no gerenciador sem necessidade de acessar as caixas fisicamente.
 
Como se trata de instalação fixa, publico máximo que pode haver no local é presumível...usaria opção 1. Pois você terá uma estrutura de ganho "igual" pra todos equipamento...e como processador é digital precisa de sinal em um nível que a conversão aconteça o mais real possível com o sinal analógico...
 
Bom dia,
As caixas chegaram, fizemos a instalação, o timbre da caixa é incrível, todos ficaram impressionados com o desempenho daquelas pequenas caixas.

Instalamos elas a 2.50m da parede lateral, levemente inclinada pra dentro, e no outro sentido conseguimos instalar no meio da distancia entre as opções 3 e 4.

@pTjz percebemos que no momento da pregação, ficamos no limite de uma microfonia na região dos graves, ela não ocorreu, mas estava próxima, somente quando o pastor estava usando o microfone (sm58) no pedestal. Vamos fazer alguns ajustes na posição dele para ver se melhora, ele não estava bem posicionado na hora do culto, estava muito apontado pra cima.

Fizemos os ajustes de ganho deixando a caixa no volume máximo, e ficamos acompanhando o led do limiter, que não conseguimos fazer acender... kkk

obrigado pela ajuda de todos.
Conforme formos usando elas durante este mês vou comentando os resultados.

obs.: Depois um dos técnicos de som da igreja, ira postar algumas fotos da instalação.
 
Microfonia de grave para voz?!

Amigo, tem coisa errada na sua mix! O Melhor é rever a forma que estão mixando......
 
Na verdade me expressei mal, a sensação de microfonia próxima era nos medio-graves.

Mas vou observar novamente a mix.
Nossa mesa é uma yamaha mg 24, uso a maioria dos canais com HPF (80hz) acionado.

Obs.: Não tivemos microfonia.
 
Imagino q seja uma percepção de sobra de médio-graves, isso não é do ambiente? ou é só no mic do pastor?
 
Aconteceu muito comigo logo assim que instalei minhas 410, uma microfonia na casa dos 100Hz por deficiência da sala a depender do preletor.
Resolvi com um HPF no master fora os HPF em todos canais individuais estudados pontualmente, ainda assim tem culto que eu acho sobrar entre 80-120Hz, com tudo se tirar demais, fica um som muito magro.

Mas fico feliz em saber dos seus resultados!
Parabéns.
 
Back
Topo