Posicionamento Correto

Tiago Lima

New Member
Boas pessoal, tudo bem?
Recentemente (2 semanas atrás) nossa igreja mudou de salão e estou tentando ajustar nossos equipamentos de som ao salão novo.

Temos como PA 2 JBL MP255 e uns graves de 13" sem marca.

upload_2018-7-23_20-53-25.png

Como o salão possui uma reverberação alta, pensei em colocar esses pesos leves de 45KG em Fly.
Gostaria de saber a opinião dos mestres e, se tem alguma diferença sonora considerável colocá-la na horizontal.

Elas serão colocadas no centro do salão, acima do palco a aprox. 4m do chão.
Estou sem as medidas do salão mas assim que possível eu trago pra cá.

Um abraço e muito obrigado!
 
Tiago, colocando-as em fly você estará desviando das paredes, do teto e até mesmo deixará de sonorizar para os passarinhos (!). Isso deve ajudar sim a reduzir a reverberação, mas é claro que um bom carpete no piso e cortinas ao fundo vão te ajudar muito.

Sobre colocar na horizontal: Em caixas point source, a principal diferença será o ângulo de cobertura, que está previsto no manual da caixa. Ele sempre considera que a caixa esteja em pé, então é só você trocar o ângulo de cobertura horizontal pelo vertical e fica tudo certo.
 
Obrigado pela resposta Bruno. No datasheet diz: "70° x 70° horn designed for even coverage and smooth response on and off axis", então acho que rola :-D

Nesse caso, Qual disposição seria melhor?

upload_2018-7-25_22-6-51.png
Aproveitando o tópico... multicabo sparflex, santo angelo ou wireconex? Vi pelos outros tópicos que o pessoal meio que gosta de todos... algum cuidado em especial sobre qual comprar?

Peço desculpas pela quantidade de perguntas, mas como são 90 quilos ficar testanto é meio pesado :)
 
Tiago, se a cobertura da caixa é 70º na horizontal e na vertical, não faz sentido virá-la, faz?

A intenção de deixar na horizontal é mais pra limpar um pouco o campo de visão. Com a caixa em fly, as caixas vão poluir bastante a visão. Meio que mato alguns lugares da igreja mais a lateral...
 
Back
Topo