Posicionamento das caixas de P.A.

andrecorrea

Member
Bom dia a todos. É a primeira vez que posto algo apesar de acessar o site há muitos anos.

Estamos construindo um novo templo com formato retangular (ruim eu sei), e as dimensões pequenas (13 m de comprimento, 8 m de largura e 3,9 m de altura), estão me deixando com algumas dúvidas relativas ao posicionamento das caixas de P.A. Se usar uma única caixa, como era minha ideia inicial, posicionada à frente do local onde ficarão os cantores, algumas pessoas sentadas nas primeiras fileiras não terão incidência de som direto das caixas. Se usar duas caixas nesta mesma posição, resolvo o problema da cobertura das primeiras fileiras mas fico receoso pois vou aumentar ainda mais a incidência de som direto nas paredes laterais. Se eu usar uma única caixa afastando-a um pouco mais das primeiras fileiras de bancos, posso resolver o problema da cobertura sonora mas, ela ficará atrás dos cantores e muito próxima aos músicos, o quê eu não creio que seja interessante.

Por favor me ajudem. :?
 
Olá andrecorrea, estou passando por problemas semelhantes, mas no seu caso , acho que independente da sua escolha (utilizando uma ou duas caixas) deve calcular e saber onde o som incide na parede e colocar um material absorvente nessa área, claro que isso falando á grosso modo, é mais complexo do que parece, o certo é chamar um profissional pra fazer o projeto mas sei que nem sempre isso é viável, todavia acho que uma "Gambiarra" :lol: bem projetada deve amenizar bem o seu problema!

Sucesso!
*Todas as soluções acima são validas apenas para uso pessoal e de nível semi-profissional.
 
andrecorrea disse:
Bom dia a todos. É a primeira vez que posto algo apesar de acessar o site há muitos anos.

Estamos construindo um novo templo com formato retangular (ruim eu sei), e as dimensões pequenas (13 m de comprimento, 8 m de largura e 3,9 m de altura), estão me deixando com algumas dúvidas relativas ao posicionamento das caixas de P.A. Se usar uma única caixa, como era minha ideia inicial, posicionada à frente do local onde ficarão os cantores, algumas pessoas sentadas nas primeiras fileiras não terão incidência de som direto das caixas. Se usar duas caixas nesta mesma posição, resolvo o problema da cobertura das primeiras fileiras mas fico receoso pois vou aumentar ainda mais a incidência de som direto nas paredes laterais. Se eu usar uma única caixa afastando-a um pouco mais das primeiras fileiras de bancos, posso resolver o problema da cobertura sonora mas, ela ficará atrás dos cantores e muito próxima aos músicos, o quê eu não creio que seja interessante.

Por favor me ajudem. :?

André, quatro perguntas:

  1. Qual é a distância do palco para a primeira fila de bancos?
  2. Qual é a distância do palco até a última fila?
  3. Qual o nível de ruído ambiente na última fila?
  4. Quais são os ângulos de cobertura das caixas que vc pretende usar?

[]'s
 
David,

Aproveitando essa pergunta do nosso amigo, minha dúvida é qual a distância ideal do primeiro par de caixas, visto que a distância do altar(palco) até a primeira fila de bancos tem 4 metros (espaço usado geralmente para grupos de dança)...

Abraços
 
Claudio Dornellas disse:
David,

Aproveitando essa pergunta do nosso amigo, minha dúvida é qual a distância ideal do primeiro par de caixas, visto que a distância do altar(palco) até a primeira fila de bancos tem 4 metros (espaço usado geralmente para grupos de dança)...

Abraços

Claudio.

Por isso perguntei quais são os ângulos de cobertura da caixa. Isso é fundamental para o posicionamento do PA em relação à primeira fila.

[]'s
 
David.

Respondendo às suas perguntas.

Os cantores não ficarão no palco, que tem 2,5 metros. Lá ficarão apenas os músicos. Haverá um espaço de aproximadamente 3 metros entre o palco e a primeira fila de bancos. Neste espaço ficarão os cantores. Entre a primeira e a última fila de bancos há uma distância de aproximadamente 10 metros.

O nível de ruido ambiente não foi medido. Posso fazer esta medição com um decibelímetro certo? Pretendo comprar um para fazer parte dos equipamentos do novo templo.

A(s) caixa(s) que pretendemos têm ângulos de 100° H e 60º V. Há uma outra opção com ângulos 90º H e 60º V.

Obs.: Já que toquei no assunto, você(s) tem algum conhecimento da caixa JBL EON 515xt? Ela tem 625W e resposta (-10 dB) 39 Hz a 20 kHz.
De qualquer forma, aceito sugestões de boas caixas.
 
André.

Acho que vc pode conseguir um bom resultado se usar a caixa que mencionou: JBL EON 515XT. Esta caixa tem cobertura de 100° (H) x 60° (V). Fiz alguns rascunhos que mostram como vc poderia posicionar uma única caixa. Os desenhos foram feitos à lapis, por isso estão um pouco claros.

Corte lateral

CorteLateral.jpg


Planta baixa

PlantaBaixa.jpg


Observe o seguinte:

  1. A primeira fila precisa estar a, pelo menos, 2 metros do palco;
  2. O ângulo de inclinação da caixa, para que ela não projete som no teto, deve ser no máximo de 30°. Lembre-se, no entanto, que os ângulos de cobertura dizem respeito ao driver. O falante não possui muito controle de dispersão, se tornando omnidirecional para as frequencias mais graves. Resumindo: sempre vai sobrar som sobre paredes e teto;
  3. No que diz respeito à pressão sonora, vc deve ter um som mais homogêneo na frente. Há uma diferença de aproximadamente 14 dB entre o som projetado na frente e no fundo. No entanto, estas estimativas que fiz não levaram em consideração o campo reverberante inerente a um ambiente fechado. Com isso, vc deve ter na prática uma diferença entre a frente e o fundo em torno de 10 dB ou 12 dB, o que é aceitável;
  4. Acredito que o SPL no último ouvinte deva ficar entre 90 e 95 dB. Se considermos um ruído ambiente da ordem de 75 a 85 dB, será aceitável;
  5. Os microfones que ficarão colocados no palco ou à frente dele, devem sofrer um corte, no mínimo, abaixo de 120 Hz, para evitar que os graves que vão escapar do PA causem microfonia;
  6. Se vc achar que vai ter de aumentar muito o volume prá atender as últimas posições do auditório, coloque uma caixa menor suspensa no centro, com a mesma angulação (se a cobertura vertical tb for 60°) e com volume 10 dB abaixo do PA. Não esqueça de ajustar o delay.

Bom, isso não é um projeto, mas acho que pode te ajudar a buscar a melhor solução prá sua igreja.

[]'s
 
David Fernandes disse:
André.

Acho que vc pode conseguir um bom resultado se usar a caixa que mencionou: JBL EON 515XT. Esta caixa tem cobertura de 100° (H) x 60° (V). Fiz alguns rascunhos que mostram como vc poderia posicionar uma única caixa. Os desenhos foram feitos à lapis, por isso estão um pouco claros.

Corte lateral

CorteLateral.jpg


Planta baixa

PlantaBaixa.jpg


Observe o seguinte:

  1. A primeira fila precisa estar a, pelo menos, 2 metros do palco;
  2. O ângulo de inclinação da caixa, para que ela não projete som no teto, deve ser no máximo de 30°. Lembre-se, no entanto, que os ângulos de cobertura dizem respeito ao driver. O falante não possui muito controle de dispersão, se tornando omnidirecional para as frequencias mais graves. Resumindo: sempre vai sobrar som sobre paredes e teto;
  3. No que diz respeito à pressão sonora, vc deve ter um som mais homogêneo na frente. Há uma diferença de aproximadamente 14 dB entre o som projetado na frente e no fundo. No entanto, estas estimativas que fiz não levaram em consideração o campo reverberante inerente a um ambiente fechado. Com isso, vc deve ter na prática uma diferença entre a frente e o fundo em torno de 10 dB ou 12 dB, o que é aceitável;
  4. Acredito que o SPL no último ouvinte deva ficar entre 90 e 95 dB. Se considermos um ruído ambiente da ordem de 75 a 85 dB, será aceitável;
  5. Os microfones que ficarão colocados no palco ou à frente dele, devem sofrer um corte, no mínimo, abaixo de 120 Hz, para evitar que os graves que vão escapar do PA causem microfonia;
  6. Se vc achar que vai ter de aumentar muito o volume prá atender as últimas posições do auditório, coloque uma caixa menor suspensa no centro, com a mesma angulação (se a cobertura vertical tb for 60°) e com volume 10 dB abaixo do PA. Não esqueça de ajustar o delay.

Bom, isso não é um projeto, mas acho que pode te ajudar a buscar a melhor solução prá sua igreja.

[]'s

Grande David!

Aproveitando a gancho, gostaria de tirar uma dúvida.

No caso específico que estamos tratando, o fato de os músicos ficarem entre o palco e a 1° fileira complica o uso de SUB.
Geralmente, usamos o SUB à frente do palco, seja 1 em cada lateral ou 1 no meio como foi feito lá em sua igreja David(aquele bem simples com equipamentos razoáveis rsrssrr), por falar nisso, quando enjoar das FZ's terei o prazer de aceitar doação ( :D ).

Brincadeiras a parte (A parte da doação é séria :lol: )... Nesse caso como seria a melhor maneira de posicionar um SUB visto que os cantores estão bem à frente do palco?

Um grande abraço!
 
Gabriel.

Não há muitas opções. O ideal seria embutir o sub no palco, no centro. Se o templo tivesse um pé-direito maior, poderíamos pendurá-lo também, apesar de eu não gostar muito dessa solução. No entanto, como os cantores ficarão na frente do palco, sobra uma das seguintes opções:

  • Não use sub;
  • Não use cantores (brincadeirinha... :mrgreen: );
  • Dê um jeito e coloque os cantores no palco para poder embutir o sub;
  • Deixe os cantores na frente do palco, embuta o sub e faça cortes de graves nos mics.[/list:u]

    A última é a pior opção. A segunda é melhor (brincadeirinha de novo... :twisted: ).

    Se alguém tiver outra ideia, estamos ouvindo... quer dizer... lendo.

    []'s
 
David,

Usamos a caixa da Selenium SPM 1202 que tem dispersão 90º x 45º. Nossa Igreja tem 12m de largura por 26 de comprimento, além do altar, que tem 12 x 4. A primeira fila fica em a 4m do altar. Hoje as caixas estão nas paredes laterais. Em outro tópico havia falado do forro de pvc e paredes com revestimento de cerâmica(meia parede) e a reverberação alta!!
 
Claudio Dornellas disse:
David,

Usamos a caixa da Selenium SPM 1202 que tem dispersão 90º x 45º. Nossa Igreja tem 12m de largura por 26 de comprimento, além do altar, que tem 12 x 4. A primeira fila fica em a 4m do altar. Hoje as caixas estão nas paredes laterais. Em outro tópico havia falado do forro de pvc e paredes com revestimento de cerâmica(meia parede) e a reverberação alta!!

Qual é o pé-direito, Claudio?

[]'s
 
ÊITA! :eek:

Tô rindo demais aqui. :D

Pedi uma ajudinha e ganhei quase um projeto. Fiz uns desenhos parecidos mas tinha medo (talvez por inexperiência) de posicionar as caixas da forma como você sugeriu, justamente por causa dos graves. Acabaram as dúvidas.

Te agradeço como David? Mando uma caixa de bombons? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Em agosto te vejo no curso de Operador de Áudio e te agradeço pessoalmente. Show!
 
andrecorrea disse:
Em agosto te vejo no curso de Operador de Áudio e te agradeço pessoalmente. Show!

Onde, quando??

Queria muito ir no evento da Roland mas meu grupo vai cantar em Macaé nesse dia.

Alguem tem mais informações sobre o curso de operador? Local, data, valores, onde se inscrever, publico alvo?

Um abraço
 
Claudio Dornellas disse:
Esse é o SAV !! Isso não é um fórum, mas um canal de bençãos. Tenho aprendido e usado muito tudo aqui para a obra do Senhor!!

Somos dois. Somos muitos. E o melhor é que esse negócio de operador de áudio é apaixonante, você aprende um pouco e logo quer aprender mais.

Sempre fui um dos músicos na minha igreja mas de uns tempos pra cá tenho percebido que temos muita gente pra tocar e ninguém (que saiba) pra cuidar do som. Assim resolvi desenvolver esta minha antiga paixão. Já comprei alguns livros, vi e vejo muitos vídeos ótimos no youtube, já me inscrevi em alguns cursos online, estou sempre comprando revistas sobre o assunto, gosto de pesquisar produtos para conhecer especificações técnicas e, obviamente, não saio do SAV.

Estou decidido desenvolver este importantíssimo ministério na minha igreja. :D
 
grpst disse:
andrecorrea disse:
Em agosto te vejo no curso de Operador de Áudio e te agradeço pessoalmente. Show!

Onde, quando??

Queria muito ir no evento da Roland mas meu grupo vai cantar em Macaé nesse dia.

Alguem tem mais informações sobre o curso de operador? Local, data, valores, onde se inscrever, publico alvo?

Um abraço

Está aqui o link:
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=22&t=11594">viewtopic.php?f=22&t=11594</a><!-- l -->

Quanto ao encontro da Roland, já estou inscrito.
 
Cláudio.

Veja se ajuda... é só uma ideia. Tire as caixas das laterais e pendure-as conforme o desenho.

Cortel Lateral

CorteLateral2.jpg


Planta Baixa

PlantaBaixa2.jpg


Tome os seguintes cuidados.

  • Levei em consideração a distância do palco para a primeira fila, que vc mencionou: 4 m;
  • A inclinação das caixas deve ser entre 23° e 25°;
  • Use apenas uma caixa em cada posição.[/list:u]

    O tempo de delay está na Planta Baixa.

    Lembre-se: é só uma ideia.

    []'s
 
Back
Topo