Posicionamento das caixas de P.A.

Esses desenhos do David me ajudou DEMAIS...
Ficou simples projetar o posicionamento das caixas, eu “sabia” como era mais ficava perdido na hora de implementar, agora entendi por completo como fazer.
Ontem brinquei um pouco no Google scketup e consegui fazer as projeções de corte, e também em 3D.

David, para o cálculo do SPL você usa o que?
SPL = SPL + 20 x log (1 metro / distância X)
No SPL você o que? Uma estimativa ou o SPL máximo da caixa?

Abs
[]s
 
Eliabe.

A informação que o fabricante da caixa informa é o SPL máximo, não a sensibilidade. Como a sensibilidade é medida inserindo no sistema 1 W, é relativamente simples saber qual é a sensibilidade da caixa. Deixa eu dar um exemplo: imagina uma caixa com 300 W de potência e com SPL máximo de 132 dBSPL.

Calcule assim:

  • Converta a potência da caixa de W para dB. A fórmula é x dB = 10 log (P/Pref), onde Pref é a potência de referência, que é 1 W. Então o cálculo será x dB = 10 log (300/1). O resultado é 25 dB.
  • Agora, para encontrar o valor da sensibilidade, diminua o SPL máximo da potência em dB. Sensibilidade = 132 - 25 = 107 dBSPL @ 1W @ 1m.[/list:u]

    Depois de encontrado o valor da sensibilidade, vc aplica a lei do quadrado dos inversos: para cada vez que a distãncia dobra, há uma atenuação de 6 dB. No nosso exemplo teremos 107 dBSPL @ 1m; 101 dBSPL @ 2m; 95 dBSPL @ 4m; 89 dBSPL @ 8m e assim sucessivamente. Lembre-se também, que nas bordas dos ângulos de cobertura da caixa, há uma diferença de - 6 dB, ou seja, mesmo a 1m, se a caixa tiver ângulo de cobertura horizontal de 90°, em 45° tomando como referência seu eixo axial, o SPL será de 101 dB.

    Lógico, que não estamos considerando aqui o campo reverberante existente em ambientes fechados e que vai modificar o SPL, mas pelo menos teremos uma ideia da variação da pressão sonora na sala.

    Outra coisa a se levar em conta é que ângulos de cobertura dizem respeito à drives e não aos falantes, que apresentam dificuldades no controle direcional principalmente nas frequencias mais graves, tornando-se quase omnidirecionais. Isso quer dizer, que sempre haverá som sendo projetado nas paredes e no teto.

    []'s
 
David,

Desculpa explorar de você mas, tenho 2 dúvidas que me surgiram:

Estamos hoje com as caixas da Attack MP 404 e A 400, nas paredes laterais, sendo duas frontais(logo à frete do altar) e duas em delay por volta de 12 metros(estou sem a medida certa, mas é quase isso). Fizemos um teste com as SPM na primeira linha, e a qualidade melhorou bastante.

Estamos pensando em vender as Attack, para investir em caixas melhores, em vista as RCF. Para isso, ainda estamos dependendo da liberação do nosso Pastor e faríamos o seguinte: Colocaríamos as SPM 1202 para retorno(conforme estava, e todos adoravam) e as RCF iriam para o PA. Se não conseguirmos, teremos que colocar novamente as Attack no PA.

1) Pela sua sugestão, que era para a SPM, era para 1 unidade para a primeira linha e outra para a segunda (Delay). Pela nossa programação musical (Banda completa, ritmos variados, mais puxado para o rock). Apenas 1 daria conta? Nós usamos o sub Attack ativo, e tá bem bacana os graves.

2) Eu não achei a dispersão das Attcak MP 404. Será que dá pra fazer o mesmo projeto com elas??

Abraços
 
Será imprescindível saber o ângulo de dispersão! No site realmente não mostra. Creio que possamos considerar 90 x 45, que é meio que o padrão!
 
David Fernandes disse:
Calcule assim:

  • Converta a potência da caixa de W para dB. A fórmula é x dB = 10 log (P/Pref), onde Pref é a potência de referência, que é 1 W. Então o cálculo será x dB = 10 log (300/1). O resultado é 25 dB.
  • Agora, para encontrar o valor da sensibilidade, diminua o SPL máximo da potência em dB. Sensibilidade = 132 - 25 = 107 dBSPL @ 1W @ 1m.[/list:u]

    Depois de encontrado o valor da sensibilidade, vc aplica a lei do quadrado dos inversos: para cada vez que a distãncia dobra, há uma atenuação de 6 dB. No nosso exemplo teremos 107 dBSPL @ 1m; 101 dBSPL @ 2m; 95 dBSPL @ 4m; 89 dBSPL @ 8m e assim sucessivamente. Lembre-se também, que nas bordas dos ângulos de cobertura da caixa, há uma diferença de - 6 dB, ou seja, mesmo a 1m, se a caixa tiver ângulo de cobertura horizontal de 90°, em 45° tomando como referência seu eixo axial, o SPL será de 101 dB.
    []'s


  • Perfeito...
    Com relação à perda nas bordas dos ângulos, você se refere a “linha imaginaria” onde termina a cobertura da caixa, isso se aplica tanto na horizontal quanto na vertical?

    Outra dúvida.
    Para fins de um projeto de dispersão simples, teríamos de aplicar uma certa quantidade de carga de sonora nas paredes? (Um arranjo de PA L/R por exemplo)
    Pois considerando a perda nas dobras de distancia mais a perda de angulação teríamos uma atenuação de 12dB a cada dobra?
 
Muito legal!

Será que vocês não podem fazer um desenho desse pra mim? No tópico "Ouvidos que Choram! Projeto para Igreja" :lol: :lol:
As informações estão na primeira pagina do tópico e se precisar de mais é só perguntar :D
 
David/Amigos

Não vou abrir outro tópico, mas gostaria da ajuda de vocês.
Tive uma reunião com nosso Pastor nesse domingo, e falamos sobre a qualidade do som da Igreja e um problema que é mais urgente: o Altar. Nosso piso é de cerâmica, com meia parede em cerâmica, forro de gesso(no altar) e pra complicar mais, há um tanque batismal(ou batistério, pra alguns), no altar, que fica aberto e se torna uma verdadeira "concha acústica". Consegui a liberação de estudar soluções para tentar melhorar a qualidade. Vou precisar de conselhos/opiniões !!!

Graça e paz
 
Neste final de semana nos reuniremos novamente...a dúvida agora é quanto ao piso, que tem nos dado mais trabalho. Alguma sugestão de pisos que tenham baixa reflexão ou absorvam mais ??

abraços !!
 
Piso não absorve...
Pisos acústicos estão ligados a evitar vibrações, o que creio não ser o seu caso.
Se quer algo no chão que ajude a não refletir tanto o som, e que absorva, ponha carpete.
 
No principio acústico, a não reflexão é absorção.
Mais pra ficar mais fácil pense assim, o material absorve água? Então ele é um absorvedor acústico.
 
humm....é que na sua primeira resposta pareceu que não havia piso que absorvesse.

Mas hoje temos o piso de cerâmica. O ideal seria retirá-lo completamente ou instalar o carpete por cima dele??
 
Não entendo de instalação de carpetes...
Na minha empresa por exemplo, o carpete é colado, então não vejo o problema de manter o piso.
 
Sim, assim como o chão também... O piso mais por ter a sua face mais lisa.
Mais não se prenda a isto, relaxa, o carpete não será sua solução, nem tão pouco o piso deixará o resultado do carpete a quem do esperado!
 
Ô Claudio.

Me desculpe, mas estou atarefado mesmo... qd a resposta exige um pouco mais de tempo prá responder, deixo prá depois... mas fica tranquilo que vou te responder... só que agora não dá.

[]'s
 
Claudio Dornellas disse:
humm....é que na sua primeira resposta pareceu que não havia piso que absorvesse.

Mas hoje temos o piso de cerâmica. O ideal seria retirá-lo completamente ou instalar o carpete por cima dele??

Claudio, piso em cerêmica vai refletir, mesmo que pouco.

Já vi igrejas que estofam os bancos de forma que a maioria do som que sobra(indo na direção do chão) é absorvido pelos bancos.

Na minha igreja colocaram um tecido fino embaixo dos bancos(devido ao frio e não por causa da acústica). Quando digo embaixo, me refiro ao chão mesmo. Creio que seja um investimento barato. O tecido fino não absorve muita coisa mas, em compensação, não reflete (se comparado ao piso em cerâmica).

Legal seria fazer o teste com um tecido qualquer medindo no RTA.

Vamos aguardar o mestre David.

Um abração
 
David Fernandes disse:
Ô Claudio.

Me desculpe, mas estou atarefado mesmo... qd a resposta exige um pouco mais de tempo prá responder, deixo prá depois... mas fica tranquilo que vou te responder... só que agora não dá.

[]'s

Tinha certeza de que você só não respondeu por isso...rs

Você já tem feito muito por aqui. Sua recompensa, tenha certeza, virá de quem pode dar além de bençãos, galardão!!


É que estamos vendendo as attack e se der certo, faremos um investimento nas RCF. Preciso saber sobre se precisarei de 2 ou quatro caixas no total.

Abraços!!
 
Back
Topo