Posicionamento de caixas acústicas

Qual a melhor posição das caixas.

  • Caixas

    Votes: 0 0.0%
  • Caixas

    Votes: 0 0.0%

  • Total voters
    0

Vanderlei Dias

New Member
Estou com problemas de inteligibilidade e volume na minha igreja.
Temos 4 caixas de 200w PA, 2 retornos de voz e 1 para banda.
As dimensões do templo são 8.5 x 20.5 x 4 m
 
Boa noite @Vanderlei Dias , Paz.

Primeiro que parabenizar vcs por ja existir uma batera eletronica em um templo com essas dimensoes (aki no RJ tem sido dificil colocar na cabeca dos Grupos de Louvor/Pastores que temolos pequenos e bateras acusticas nao combinam). E tb pela iniciativa da tela retratil ! Fica estetico e clean o altar !

Agora vamos aos probs que ja enfrentei perante posicionamento de caixas, pois pode ser seu prob ai tb, me responda essas perguntas pra vermos em que podemos ajudar:

1) O cubo no altar, qual a utilizacao dele.
2) As caixas no fundo da Igreja, sao elas mesmo que fazem o PA ?
3) As duas da frente, elas sao seus retornos ?
4) Qual material vc tem instalado na tecnica de audio da Igreja ? Perifericos, mesas e potencia ??

Deus abencoe

Abc
 
Boa noite @Elieserfilho

Os cubos são da guitarra e baixo.
São 4 PA : 2 na frente e 2 atrás virada para o pulpito. Fixadas na parede (200w cada)
Temos 2 retornos no chão
Mesa Behringer xl 1600
Amplificador Watsom db 3000
Amplificador mk 2400
Não estamos usando equalizador que está com defeito e câmara de eco.
Acabei de começar a organizar o som da igreja já que o operador que tinhamos desistiu
Estou na duvida se devo posicionar as duas que estão atras na parede virada pra trás ou no teto no meio do corredor.
 
Posso te falar de minhas vivencias, irmao.
Em templos pequenos, as caixas postas assim de fundo acabam por embolar o som e por vezes fazer cancelamento de frequencias !

Comece revendo se nao ligaram os polos invertidos nas caixas, negativo ligado no positivo; depois, reposicione as caixas do fundo, coloque-as nas paredes laterais. As duas da frente na linha do altar viradas para a nave do temploe as duas do fundo traga-as dividindo a distancia das cxs do altar ao fundo, por dois ... (metade da distancia) procure nao usa-las de frente umas pras outras, mas completando areas de cobertura em quadrantes, as pessoas sentadas nos bancos dos quadrantes referentes devem olhar para as caixas e ter visada direta com seus falantes.

Em suma... vc posicionara essas caixas cobrindo quatro quadrantes dos bancos da igreja fluindo o som pro fundo da igreja sem usar caixas de frente - face a face !

Eu particularmente ranco fora os cubos, musicos geralmente nao sao educados, aumentam mt os cubos e obrigam os operadores a mandar mais sinais para "reajustar" os problemas que eles causam. Eu poria fone neles e tiraria os cubos, tudo em linha ! Por enquanto, vc tera de se impor e baixar o volume sempre que eles aumentarem, na passagem de som ( tomara que vcs facam e nao sejam como o pessoal da minha igreja) eduque eles e tente reduzir ao maximo de conforto e harmonia esses cubos ai !!

Gostaria de ver uma foto da area de espaco entre os bancos e o altar e onde estao os retornos pra ttr te ajudar mais !

No momento eh o que me vem aa mente !

Deus abencoe

Abc
 
Bom dia.

Muito obrigado ótimas dicas, vou tentar colocar em prática sim.
Foto som da igreja.jpg Foto som da igreja1.jpg

Essas fotos foram tiradas de cima do pulpito das caixas que usamos como retorno, deve dar uns 3 metros do pulpito pra a primeira fileira de bancos.
As caixas PA estão acima daquele extintor, seria melhor mudar mais pra trás como foi falado? Ou ali já resolve?
 
Bom espaço. Nesse primeiro momento creio que apenas incliná-las para baixo, me parece estar em uma boa posição. O Min Lovor ministra nesse local entre os bancos pelo que percebo.

As caixas devem ter algum ajuste no seu apoio, e deverão ficar assim:
images 4.jpg
Cobrindo seu quadrante do templo.

E trabalharão assim :
images 5.jpg
Hoje em dia é muito usado o Sistema de Cluster e o Fly, onde vc pendura as caixas no teto dos ambientes; quando a caixa tem tiro de resposta bem definido seu uso torna a instalação mais harmoniosa, tendencia a cobrir todos os ouvintes e aumenta a pressão sonora. Mais tarde vc pode testar isso tb (acho que seu Pastor não deixará kkkkk ):
images cx teto.jpg
maxresdefault.jpg
Nesse primeiro momento mude apenas de posição e reveja se as caixas não estão "batendo ao inverso" , ligaram invertidos os polos.

Pergunta: Vc havia dito que seu Eq está com defeito, ele está sendo usado em qual mandada ?

Abc
 
Estou usando a equalização da mesa até comprar um equalizador decente rsrsrssr.
Vou mudar a posição das caixas urgente e revisar a ligação, ótima questão por acaso.
Quero tentar colocar todos os instrumentos em linha, baixo e guitarra. dá pra usar o cubo do baixo como sub e o da guitarra, sei lá como um retorno. Por enquanto a verba está curta pra investir em fones, porque estamos com um problemas com a vizinhança e temos que melhorar o isolamento acustico.
 
Isolamento acústico é sempre problemático !

Vcs terão de estudar a respeito antes de investir ! Dê uma consultada em confecções de Painéis, de repente vcs consigam fazer alguns com custo barato e fique bem bonito aí na Igreja ! Considere diminuir a quantidade de janelas tb !! Molduras de cortiça com vao de 1,5~2 cm ajudam bastante no primeiro momento embora não muito estécita saem baratas. Bom, vai ser osso, nunca é fácil, levei a ideia de tirar uma janela de uma Batista aki do Bairro e deu discussão... os anciões quiseram me conhecer e tudo mais kkkk ... "por que ?? A Igreja sempre foi assim e sempre funcionou !!! " ... Prepare-se... vem luta, estude sobre acústica e reverberação !

Já orçou o conserto do Eq ?? Consertar pode sair mais barato tb !

Deus abençoe

Abç
 
Bom dia galera.
Voltando ao assunto.
Fizemos algumas modificações na posição das PA, colocando as de tras no meio cobrindo o publico do fundo no mesmo sentido da frontal e os retornos mais próximo possivel do púlpito e cantores, melhorou muito, mas claro sem milagres na acustica com esse forro rsrsrs.
Então compramos uma mesa XR 18 e 2 Staner SR 212 que ainda vou receber, a duvida é onde posicionar pois serão as PAs frontais, será em fly, uma em cada fileira ou cluster central?
E qual a posição ideal já temos 9 metros de largura e um pe direito de 4, 5?
 
Excelente aquisicoes...

Creio que com essas caixas vc nao usarah as outras ! O ideal seria elas em cluster mas creio que seu Pastor nao deixarah furar esse teto lindo !! A proxima opcao seria elas o mais alto possivel na linha da frente do altar cobrindo toda area do templo. Cuidado com os medios e agudos delas, se mql regulados eles agridem muito. E a terceira opcao eh isso ai que vc ja tem feito. Perceba que quanto mais distante e mais altas, as caixas cobrem uma area maior e essas ai tem muita qualidade. Deus abencoe.
 
Obrigado Elieser, mas nosso objetivo é num próximo passo trocar o forro por algum material acustico, então estou com carta branca pra mudar o que for preciso pra melhorar o som da igreja.
Quanto ao cluster , qual seria a posição em relação ao pulpito? As caixas não chegaram ainda e não sei o angulo lateral delas pra juntar as duas.
 
Voce falou em não usar as outras caixas? Coloquei duas nas laterais no meio do caminho como tinha falado, e agora com xr18 consigo até aplicar um delay nelas.
 
Voce falou em não usar as outras caixas? Coloquei duas nas laterais no meio do caminho como tinha falado, e agora com xr18 consigo até aplicar um delay nelas.
Problema é que com duas SR212 você sonoriza todo seu templo de boas. É um salão pequeno, não precisa de delay, e como o som é definido pelo elo mais fraco, deixar as caixas antigas em uso pode mascarar os resultados das novas e da XR18. Cluster central com certezza é a melhor opção.
 
Oi @Vanderlei Dias ; o Ronaldão explicou tudo ! Vc tem dois baita canhões chegando ai, muito certamente não precisará das antigas !

Quanto a posição, é no centro da Igreja cobrindo as laterais levemente inclinadas em direção ao fundo do templo de forma que de qq lugar da Igreja vc consiga ver a face da cx de frente pra vc !
fly_central4.jpg
503690cd3c877-caixas-em-cluster.jpg
503690ce34153-pulpito-1.jpg

Use anéis e cabos de aço caso não tenha quem faça uma estrutura metálica pra vcs, essas caixas geralmente vem com roscas para colocar esses anéis !
depois dela no lugar desligue as cxs do meio da Igreja e faça testes, vc vai ver que essas ai no alto são show demais; daí, se não sentir falta das outras, coloque elas num ponto de pregação !

Abc e Sucesso !!
 
Obrigado Ronaldo e Elieser, vou seguir suas dicas sim, são de muita ajuda. Assim que as caixas novas estiverem montadas volto pra falar sobre os resultados dos testes.

Abraço a todos e até mais.
 
@Vanderlei Dias ;

Vc não vai precisar das caixas antigas pra sonorizar a nave da igreja, não as use em conjunto com as Staner, vão digamos assim sujar o timbre delas. Retire e use como retorno, ou venda e vá trocando tb o seu retorno por caixas como as SR.
Quanto a configuração das Staner como PA, sugiro que faça um teste:
Consiga dois pedestais. Teste como fica o som com as caixas acopladas, tanto quanto possível, posicionando-as no local onde ficaria o cluster central. Dessa forma, como sua igreja não é muito larga, acho que terá reflexões nas paredes, vai notar uma diferença entre o volume na frente e no fundo da igreja, lógico, mas quando estiver em cluster essa diferença vai diminuir e provavelmente não será algo desagradável ( isto tb será válido para a outra configuração que vou sugerir ). Sei que existe um valor de referência para a diferença em dB ideal entre os dois pontos mas não lembro qual é. Anote então o volume utilizado para atender ao fundo da igreja de modo satisfatório e como fica o som em alguns pontos, tipo na frente do lado direito junto a parede, na frente do lado direito no corredor e repita esta operação para o outro lado e tb no meio e no fundo da igreja.
Agora mantenha uma caixa na posição onde ficaria o cluster e coloque a outra na metade da distância entre a primeira caixa e o fundo da igreja. Observe se ainda é necessário o mesmo volume para atender toda igreja com esta configuração e como fica o som nas mesmas posições que verificou anteriormente. Acredito que assim a audição pelo meio da igreja próximo aos corredores ficará melhor e será possível usar um volume mais baixo para atender toda igreja. TB creio que vc não precisará usar delay e não terá problemas com relação a isso como disseram o @Ronaldo1 e o @Elieserfilho . Observe que quando me refiro a volume, estou querendo dizer o volume na mesa e não nas caixas. Na minha opinião esta configuração te proporcionará uma audição mais homogênea e livre de reflexões.
Desta maneira vc vai poder ter uma idéia bem representativa de como vai ficar o seu som quando colocar as caixas no teto seja lá a configuração que mais te agradar.
 
Back
Topo