Posicionamento de Músicos

Whenderson

Member
Olá pessoa, sou novato aqui no fórum, e sou também iniciante na aréa de sonoplasta, gostaria de saber se existe algo que interfira no posicionamento de músicos?, sei que o certo é a bateria está no centro, mais e quanto aos teclados, violões, guitarras, baixos, ( citei esses, porque são os mais usados ), mais enfim, há algo que possamos dizer assim como a bateria, olha o correto do seu instrumento é está em tal lugar?... Obrigado, e aguardo resposta...
 
Bom dia Whenderson!

Primeiramente, seja muito bem vindo ao SaV!

Quanto aos seus questionamentos...
Whenderson disse:
...gostaria de saber se existe algo que interfira no posicionamento de músicos?

O posicionamento será dado após análise do local e junto com o posicionamento de monitores, amplis, pedestais, etc...

sei que o certo é a bateria está no centro,

Não necessariamente. A bateria centralizada, é muito comum e por isso adotado na maioria dos layouts de palco. Porém, nada impede dela ficar na esquerda, direita, enfim... Talvez pelo fato de ser o "maior" instrumento, a atenção fica centralizada no palco e a visão periférica visualiza os demais instrumentos também.

mais e quanto aos teclados, violões, guitarras, baixos, ( citei esses, porque são os mais usados ), mais enfim, há algo que possamos dizer assim como a bateria, olha o correto do seu instrumento é está em tal lugar?

Geralmente, o contra baixo fica perto da bateria pois são os instrumentos de fundação da música e ditam seu groove. Quase sempre "trabalham" juntos, por isso essa proximidade. Já os demais instrumentos (teclados, violões e guitarras) podem ficar próximos também, uma vez que quase sempre fazem harmonia. No último mapa de palco que montei para o grupo que sou técnico, centralizei a bateria... contra baixo do lado direito... guitarra um pouco mais a direita e a frente do contra baixo (por conta dos solos de guitarra, isso implica em uma presença de palco mais evidente)... do lado esquerdo da bateria o teclado e trompete... um pouco mais a esquerda e a frente do teclado, o violão (violonista e vocalista)... e os vocais centralizados no palco na mesma linha da guitarra e violão.

Agora, falando especificamente de igrejas (e ambientes semelhantes) a bateria pode ser utilizada no centro ou não. Vai depender do projeto do palco, se existe tribuna... se a bateria terá placas isolantes... se acústica ou eletrônica... Baterias próximas a paredes ganham acoplamento, o que gera principalmente maior volume. Amplis de baixo, a mesma observação quanto ao acoplamento.

Enfim... não existe regra! Existe sim um planejamento.

Um abraço!
 
Olá Whenderson. Seja bem-vindo ao fórum.
Para o posicionamento dos músicos não há regra, até porque, cada banda tem suas necessidades.

A bateria costuma ficar no meio por uma questão estética de simetria. Mas não é sempre assim.

Sobre o resto dos instrumentos, vai muito da necessidade de comunicação dentro da banda.
Bateria e baixo são instrumentos que "conversam" bem. Então a proximidade (visual e auditiva) é normalmente importante.
Guitarristas e teclados, assim como as outras harmonias, também têm alguma necessidade de comunicação.

Quanto aos vocais, procuro posicioná-los de forma que o instrumental não os atrapalhe, em especial em locais pequenos.
Se der para evitar que os backs fiquem próximos à bateria e/ou amplificadores de instrumento, é bom.
Assim eles necessitarão de menos volume nos retornos.

Sobre o vocalista principal, não tem nem o que dizer.
 
Poxa pessoal, obrigado mesmo aê, me ajudaram bastante...
Ah, e vale lembrar que estou começando agora tanto na aréa de " sonoplastia ", quanto em " música ", ao qual sou tecladista, ou melhor, estou aprendendo a dois anos... rs, tenho algumas dúvidas vou posta-las de acordos os temas/tópicos...

Obrigado mesmo, um abraço...
 
Back
Topo