Posicionamento de Subwoofers

Lucas Ferreira

New Member
Boa tarde mestres.
Preciso de uma ajuda.

Mas antes deem uma olhada nessas fotos (antigas), no posicionamento das caixas de subgraves.

rokr0012.jpg

rokr0010.jpg

rokr0020.jpg

rokr0011.jpg


Então o negócio é o seguinte, meu pastor está meio encanado com essas caixas aí. E quer mudar, pela estética, e também pq estando aí elas ficam em cima do ralo, oq dificulta a limpeza do templo. Ele disse que quer "imbutir" os subs no palco, tipo entrar com eles no palco. Disse que gostaria de levantar o sub até o primeiro degrau, trazendo ele mais pra trás, liberando o ralo e espaço pra passagem das pessoas.

Mas eu quero matar 2 coelhos com uma cajadada. Com esse posicionamento no canto do palco os graves correm muito pelo canto da igreja e se concentram no fundo e quem está no meio não sente com a mesma intensidade.

Minha intenção é imbutir eles no palco até a metade, porém +/- no mesmo alinhamento das caixas de retorno que vcs podem ver nas fotos, os sub graves estariam mais centralizados.

Oq vcs acham disso tudo?
 
Como seu imóvel não parece muito grande, pequenas mudanças de posicionamento do Sub não costumam fazer diferenças significativas na resposta do sistema.
Meu conselho é: mude a posição para testar (claro, sem cortar o palco, sem estragar o carpete... só para testar). Mesmo que fique em cima do palco, tá valendo o teste.

Se a resposta do sistema não piorar, vai fundo.

Obs: Tá de parabéns pelo sistema, tudo bem montado. Só não gostei das potências no chão. Um rack pequeno custa tão baratinho...
 
Valeu pela ajuda Gabriel.
Essas fotos são de 1 ano atrás eu acho.

Era outro lider ainda, vou tentar tirar fotos recentes. Está bem melhor.
Nessa época ainda era mto bagunçado... com cabos embolados affe... rsrs

Mais alguém???

Abraços
 
Lucas Ferreira disse:
Com esse posicionamento no canto do palco os graves correm muito pelo canto da igreja e se concentram no fundo e quem está no meio não sente com a mesma intensidade.

Cara, as frequencias graves são ominidirecionais.
O que deve acontecer ai são cancelamentos nas vias dos subs.
Faça um teste e conte o resultado.
Coloque os 2 subs um do lado do outro no centro do palco (ali onde esta o pulpito), de uma volta pela igreja e preste atenção nos graves.
Se melhou e pq estava acontecendo cancelamentos, vc pode ir afastando um do outro e ver como fica.
Qual a frequencia de corte dos subs?
Ja conferiu a resposta de fase?
Os retornos estão com fase invertida?
 
Então,
Acho muito dificil estar havendo esse cancelamento de fase...
oq percebo é que devido ao prédio eu tenho frequencias estacionárias no fundo.
 
faz como uma amigo sugeriu, coloca o sub no fundo virado pra frente, qdo o som do sub da frente encontrar com o do fundo vai dar cancelamento :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol: :lol:

Vou como o Gabriel, pegue um dia e vá estando o posicionamento. de cara vou te falar se ele quer melhorar a estética, vai piorar. imagina dois trabolhos desses em cima do palco? ou cortando ele na altura do primeiro degrau, pelo menos vc vai ter 2 bankinhos no palco..rsrs
 
HAHAHAHA
E aí Philip... qt tempo véio!!!

então... se for entrar com eles no palco vai ficar até que bonito.. se fizer um serviço top... vai sobrar uns 20 centímetros de sub pra cima do piso.
acho que fica legal. além de eu acho que vou resolver esse problema dos graves sobrando no fundão.
 
Uma dúvida amigo:

como você tem usado o subgrave aí na sua Igreja? (ex.: tira do master, usa como efeito, etc)
quem quiser pode opinar também, dizendo como tem usado em suas igrejas..

abraços..
 
Estão ligados da maneira mais convencional.

Saio da mesa com L&R, entro no sub ativo com os dois sinais que são enviados com os cortes do sub para as caixas de cima.
O outro lider de som usava a saída Subwoofer do equalizador, mas devido aos cortes da saída e do sub.. ficava frouxo demais, perdia MUITO do punch.
 
Estava usando no aux pos, mas não tava satisfeito com o resultado e resolvi mudar para o subgrupo para fazer uns testes, mas só domingo que vou ver na integra como ficou ( só domingo que o grupo de louvor está completo).
 
Galera..
só uma pergunta a mais aqui.

Se colocar os subwoofers em cima do palco vou perder punch né..???
não quero fazer isso, mas só de imaginar vejo que vai dar zica.
 
Não pelo fato de seus palco ser bem baixo, porém eu faria assim...

Cortaria a escadinha bem no centro (afrente do pulpito) até o chão e embutiria os dois subs, lá de modo que entre todo ele na escada, depois simplesmente colocaria aquele pequeno pedaço de cerâmica na frete para não bater agua em caso de lavagem do templo, você teria bem pouca coisa a mais de altura do sub em relação ao palco e daria facilmente para colocar o pulpito logo atrás dos graves encostados na parte que ficará para cima, e pode ainda fazer como em muitas igrejas colocar um arranjo de flores no chão tampando os pés do pregador (colocando emcima dos graves ficaria como um suporte)...
 
Back
Topo