Posicionamento do PA

Deiny

Active Member
Boa noite pessoal!

Sou membro do forum há alguns anos... estive meio sumido hehe..

Estou participando do projeto de um novo templo com capacidade de mais ou menos 200 pessoas e preciso de opiniões sobre o posicionamento do PA que será composto de 2 caixas Attack de 12” (ativa+passiva) cujos angulos de dispersão são 60 x 90 graus, e dois subs de 15” (ativo+passivo) também attack.

O templo tem 20m comprimento, 15m largura e 5m pé direito. O palco tem 3,7m de profundidade (encostado na parede do fundo) e a primeira fileira de cadeiras deve ficar a 3m do palco (serão duas “colunas” de cadeiras com um corredor central.

As perguntas: Devo colocar as caixas de 12” em fly a que distancia do teto e com qual angulação, pra que eu tenha o melhor aproveitamento? Coloco os subs juntos ao meio, ou alinhado com as caixas altas? Alguma outra sugestão?

Grato desde já!
 
Sim se puder usar em fly, vai ajudar a projeção a 20m, o que acho bem difícil para estas caixas, mas como é ambiente fechado e não sei o spl estimado, pode ser que atenda.

A distancia do teto vai depender da angulação que vc precisa.
Posicione as duas, lado a lado.
Pegue uma caneta laser, coloque em cima da caixa, no centro dela, mire para 7 metros, pois vc tem 14m a serem sonorizados, descontando o palco.
Resumindo mire o centro da corneta para a metade da distância a ser sonorizada.
Tanto no comprimento, quanto na largura.
Imagine que a caixa projete um feixe de luz, é assim que o som vai se comportar.
Evite que o feixe de uma caixa, sobreponha o outro;
Evite reflexões com as paredes.
Use os subs agrupados no centro.
 
Sim se puder usar em fly, vai ajudar a projeção a 20m, o que acho bem difícil para estas caixas, mas como é ambiente fechado e não sei o spl estimado, pode ser que atenda.

A distancia do teto vai depender da angulação que vc precisa.
Posicione as duas, lado a lado.
Pegue uma caneta laser, coloque em cima da caixa, no centro dela, mire para 7 metros, pois vc tem 14m a serem sonorizados, descontando o palco.
Resumindo mire o centro da corneta para a metade da distância a ser sonorizada.
Tanto no comprimento, quanto na largura.
Imagine que a caixa projete um feixe de luz, é assim que o som vai se comportar.
Evite que o feixe de uma caixa, sobreponha o outro;
Evite reflexões com as paredes.
Use os subs agrupados no centro.

Muito boa esa dica da caneta laser....
Quanto aos subs, sei bem do ganho de 3db quando acopladas, mas em relação às caixas em fly lado a lado: não vou jogando muito som nas laterais, causando reflexões e etc?
 
Boa noite pessoal!

Sou membro do forum há alguns anos... estive meio sumido hehe..

Estou participando do projeto de um novo templo com capacidade de mais ou menos 200 pessoas e preciso de opiniões sobre o posicionamento do PA que será composto de 2 caixas Attack de 12” (ativa+passiva) cujos angulos de dispersão são 60 x 90 graus, e dois subs de 15” (ativo+passivo) também attack.

O templo tem 20m comprimento, 15m largura e 5m pé direito. O palco tem 3,7m de profundidade (encostado na parede do fundo) e a primeira fileira de cadeiras deve ficar a 3m do palco (serão duas “colunas” de cadeiras com um corredor central.

As perguntas: Devo colocar as caixas de 12” em fly a que distancia do teto e com qual angulação, pra que eu tenha o melhor aproveitamento? Coloco os subs juntos ao meio, ou alinhado com as caixas altas? Alguma outra sugestão?

Grato desde já!

Eu passei por essa mesma situação aqui, porém aqui o tamplo é maior, capacidade de 5mil pessoas, depois vou fazer um rabisco de como angulei os PA pra ver se serve de base pra vc!
 
Alguém mais??
Vamos instalar as caixas no próximo final de semana, qualquer dica/sugestão é bem-vinda!
 


Foto tirada do fundo da igreja de alguns dias atrás, A área a ser sonorizada tem a largura do palco. As medidas estão no primeiro post.

Obrigado desde já!
 
ralZxe.jpg


Foto tirada do fundo da igreja de alguns dias atrás, A área a ser sonorizada tem a largura do palco. As medidas estão no primeiro post.

Obrigado desde já!
 
Será que precisa desse front fill? Fiz alguns rascunhos à mão, e colocando as duas fly centralizadas com o local das duas colunas de cadeiras, a 3 metros de distancia da primeira fileira e 4m de altura a projeção é boa na na primeira fileira de cadeiras. Meu receio é faltar som nas ultimas cadeiras... Mas no momento é o que temos.

Colocar em fly cluster central está praticamente descartado pois ficaria na frente na tela de projeção... de qualquer forma obrigado pelas sugestoes! Depois de instalado posto fotos e minha impressão sobre como ficou!
 
Esse "Precisar" é relativo. Dá pra tocar até com uma caixa apenas... mass... colocando o front fill, quem ficar mais ao centro do local (colado ao palco/altar) não vai sentir nenhuma falta de nada no som! Já sem o front fill, a sensação vai ser de que o som vem do P.A. ("lá longe") ou dos retornos!

Digo pq já fiz festas e eventos COM e SEM front fill.. e num palco/altar dessa largura, eu colocaria sem dúvidas! Só deixar bem atenuadinho (de modo que não "grite", é apenas pra COMPLEMENTAR as altas) e já era!

E, como eu disse, não é um investimento absurdo! Uma dessas usadinha em bom estado vc encontra por 1.2 a 1.4k... já vem amplificada e pronta pro uso!
 
Back
Topo