Posicionamento está correto?

edmar-ieab

Member
Olá galera do SAV, me digam uma coisa o posicionamento dessas caixa está correto? ou devo coloca-las nas laterais?
 

Attachments

  • WP_20160216_010.jpg
    WP_20160216_010.jpg
    1.3 MB · Visitas: 105
  • WP_20160214_001.jpg
    WP_20160214_001.jpg
    65.3 KB · Visitas: 93
Na minha opinião, em ambientes como o seu o posicionamento em cluster central é a opção mais adequada. No seu caso eu avaliaria ainda a distribuição das caixas. Acredito que uma caixa na posição atual no centro da igreja com o delay processado pode melhorar muito a cobertura e contribuir para diminuição da pressão sonora.
 
Bom, não dá pra ter certeza das angulações usadas ae só pela foto... mas para uma igreja estreita e não tão cumprida, um cluster central sempre foi uma boa. Voce sente falta de inteligibilidade nas primeiras fileiras, ou falta de volume nas ultimas?
 
Bom, não dá pra ter certeza das angulações usadas ae só pela foto... mas para uma igreja estreita e não tão cumprida, um cluster central sempre foi uma boa. Voce sente falta de inteligibilidade nas primeiras fileiras, ou falta de volume nas ultimas?

Fabio o problema maior é a falta de inteligibilidade nas primeiras fileiras, acredito que devo joga-las para trás um pouco, e verificar a angulação das caixas, sim ou não?
 
Olá pessoal, talvez o Edmar poderia colocar duas caixas de front-fill, aproveitando a altura do púlpito que pela foto parece ser da altura da cabeça, então não precisaria mexer na posição do cluster.


Sent from my iPhone using Som ao Vivo mobile app
 
Olá pessoal, talvez o Edmar poderia colocar duas caixas de front-fill, aproveitando a altura do púlpito que pela foto parece ser da altura da cabeça, então não precisaria mexer na posição do cluster.

Dae surgiria outro problema, as primeiras fileiras receberiam muito volume e as ultimas pouco, a posição do cluster no teto minimiza esse problema
 
Entendi dia colocação Fabio mas, ele pode dosar o volume conforme a necessidade, mas tá valendo!


Sent from my iPhone using Som ao Vivo mobile app
 
Na posição que ela se encontra hoje, somente a meio escuta com clareza, na frente e fundos escutam mas falta a inteligibilidade, talvez colocando elas uns 2 metros para trás e ajustando a angulação possa melhorar.
 
Dae surgiria outro problema, as primeiras fileiras receberiam muito volume e as ultimas pouco, a posição do cluster no teto minimiza esse problema
Não... O front trabalharia no volume necessário apenas para cobrir as primeiras fileiras.
Igual o que é feito com a torre de delay, ela não tem a mesma pressão do PA apenas acrescenta os DBS que faltam, na verdade a torre de delay e front fill poderiam ser chamas de reforço.

Mas há mais coisa a ser feita, atrasar o PA em relação ao front fill.
 
Foi que pensei pTjz, eu uso dessa maneira quando preciso, dependendo do caso e também sempre trabalhando o alinhamento com delay para evitar cancelamentos de fase.


Sent from my iPhone using Som ao Vivo mobile app
 
Edmar você pode passar a lista de equipamentos que você usa na igreja?
Por exemplo: Qual Gerenciador de caixas de som você usa ? ou é crossover?
Então Podemos ter um ponto de partida para dar ideias ou vocês estão pensando em investir?



Sent from my iPhone using Som ao Vivo mobile app
 
Edmar você pode passar a lista de equipamentos que você usa na igreja?
Por exemplo: Qual Gerenciador de caixas de som você usa ? ou é crossover?
Então Podemos ter um ponto de partida para dar ideias ou vocês estão pensando em investir?

Então, estamos pensando em investir, a ideia inicial era investir em um line array, mas escutando melhor os conselhos dos amigos aqui, descartamos esse projeto, todos sugeriram caixas normais. Amigo nosso equipamentos são básicos, equalizador beringher 32 b, potência crown xls 2500com crossover embutido , resumindo nosso som é todo passivo, caixas, sub.
 

Edmar primeiramente é muito importante saber as dimensões de sua igreja comprimento x largura, mas pela foto da pra ter uma idéia, então o line não se aplicaria pra vocês pois, pela foto podemos ver que a profundidade é pouca, digo do púlpito até o fundo e os lines trabalham melhor em lugares maiores pois, eles provem muita pressão sonora e uma cobertura mais uniforme do som a longas distâncias que é uma maravilha, exceto para as pessoas posicionadas na igreja bem perto do púlpito (na primeira fileira) ou no fundo da igreja (na última fileira) por isso que falei do front-fill nas mensagens anteriores. Mas no seu caso como a galera do SAV disse line não é melhor solução pra vocês.


Agora exato local para instalar seu PA é determinado pelo tamanho, forma do templo, localização do púlpito, cadeiras dos ouvintes e mais algumas coisas.


Vamos imaginar que vocês irão instalar um PA convencional (Full-Range) como cluster central a altura ideal do teto seria de 7.5metros a 10metros de altura podendo combinar uma torre de delay se necessário do meio para frente da igreja, agora uma igreja com o teto com apenas 5 metros de altura o melhor sistema é distribuir caixas de som menores pelo templo lembrando sempre que precisaremos trabalhar com delay para acertar o tempo entre elas.


Outra coisa que pude perceber na foto que vocês precisarão trabalhar a acústica de sua igreja, vocês tem muitas superfícies refletivas e isso atrapalha demais a integibilidade do som, mesmo que a igreja esteja cheia e as pessoas e o cluster angulado para baixo.


Em relação aos equipamentos minhas sugestões são : Caixas amplificadas(QSC K10),Crossover (DBX DriveRacK PA2) e outra sugestão contrate um profissional para auxilia-los passo a passo neste projeto, trabalho com igrejas a algum tempo e quando a igreja compra um equipamento e não tem um resultado esperado gera uma frustração muito grande em todos, liderança e liderados.


Algo que aprendi é que o primeiro de tudo vocês precisam saber quanto vocês investirão de dinheiro neste projeto a partir deste ponto o profissional que te acompanhar no passo a passo saberá como investir estes recursos de maneira que vocês tenham um resultado esperado.


Outra coisa é preciso conscientizar a liderança e o pessoal da música da igreja em relação ao som, com palestras, workshops etc. a grande maioria das vezes ninguém compreende o que som, nem sabem como usar um microfone ou como o som se comporta no ambiente enfim tantas outras coisas.


Se quiser posso te passar o contato de um profissional da área ou você pode encontrar um profissional aqui na SAV pra te ajudar.


Abraços
 
Off. Quando vejo falar em profissionais ajudando nas melhoras de Som em igrejas, lembro de um profissional que foi na minha igreja.
Mesa de som ruim e com mal funcionamento. Multi cabo ruim gerando ruídos. Fios de energia junto com cabos das caixas gerando estalos. Caixas com reparos queimados e AF ruins, retornos horríveis... E o cara mandou o pastor comprar um amplificador novo que melhorada o som 70%. E o pastor comprou. Mas o som piorou um pouco...
Cuidado.
 
Jeff Bastos muito obrigado pelas explicações, já me falaram para fazer o tratamento acústico, temos bastante reverberação dentro do templo, estamos fazendo cotações para colocar espumas acústica nas paredes da frente, fundos e laterais do púlpito, creio que irá melhorar a inteligibilidade , como relação a caixa QSC K10 vou ser sincero, nunca tinha ouvido falar dela ainda, fiz alguma cotações na FZ, Attack, EV, e outras...mas pelo que vejo aqui no SAV o que manda é RCF e Yamanha, nunca escutei nenhuma delas, mas pelas opiniões são caixas que posso comprar de olho fechado. Com relação ao DBX, temos a intenção de comprar. As medidas da igreja são essas: 18 mts² de comprimento e 8 mts² de largura, pé-direito de 5 mts².
 
Jeff Bastos muito obrigado pelas explicações, já me falaram para fazer o tratamento acústico, temos bastante reverberação dentro do templo, estamos fazendo cotações para colocar espumas acústica nas paredes da frente, fundos e laterais do púlpito, creio que irá melhorar a inteligibilidade , como relação a caixa QSC K10 vou ser sincero, nunca tinha ouvido falar dela ainda, fiz alguma cotações na FZ, Attack, EV, e outras...mas pelo que vejo aqui no SAV o que manda é RCF e Yamanha, nunca escutei nenhuma delas, mas pelas opiniões são caixas que posso comprar de olho fechado. Com relação ao DBX, temos a intenção de comprar. As medidas da igreja são essas: 18 mts² de comprimento e 8 mts² de largura, pé-direito de 5 mts².

Me desculpe por indicar uma marca que você não conhece, a QSC é um empresa muito forte aqui nos USA aqui o link pra você conhecer http://www.qsc.com/live-sound/applications/house-of-worship/ mas, estas outras marcas que você tem acesso são execelentes FZ, Attack, EV entre outras, a FZ conheci no IAV, a Attack conheço desde os primórdios pois, sou do paraná e a empresa é em Apucarana já visitei a fábrica algumas vezes e a EV nem se fala top demais.

Mas como a galera disse lá nas primeiras mensagens o melhor é o cluster central e usar um torre de delay do meio da igreja para trás para melhorar a inteligibilidade e não precisar dar tanto volume nas caixas da frente.
Um outro aspecto que você precisa cuidar é em colocar as caixas muito para traz perto do púlpito pois quando alguém estiver ministrando em cima do púlpito ficará mais perto do PA e a chance de dar microfonia aumenta, é lógico que podemos usar um equalizador para minimizar este fator mas lembre-se que perdemos um pouco de qualidade por um som sem microfonias. Pela foto posso ver que os assentos de sua igreja são móveis então talvez a melhor solução seja empurrar as cadeiras para trás colocando as pessoas dentro do ângulo de cobertura se possível.
 
Veja as fotos que tirei de posicionamento delas de um ângulo melhor, vamos posiciona-las na mesma altura, afastando cerca de 2 mts para trás, ela ficará praticamente na frente do púlpito, mas acho que conseguimos melhorar um pouco da dispersão das caixas ao ouvintes.
 

Attachments

  • WP_20160423_18_09_56_Pro.jpg
    WP_20160423_18_09_56_Pro.jpg
    315.3 KB · Visitas: 49
  • WP_20160423_18_10_29_Pro.jpg
    WP_20160423_18_10_29_Pro.jpg
    302.5 KB · Visitas: 47
  • WP_20160423_18_11_35_Pro.jpg
    WP_20160423_18_11_35_Pro.jpg
    300.6 KB · Visitas: 49
  • WP_20160423_18_10_51_Pro.jpg
    WP_20160423_18_10_51_Pro.jpg
    374.8 KB · Visitas: 46
Back
Topo