Posso ligar a guitarra e o violão direto na mesa?

Jonatan_jc

New Member
Não, na verdade, dependendo das circunstancias, acho que é mais fácil queimar com um DI do que ligar direto na entrada "line" da mesa, me corrija se eu estiver errado!

O normal é você usar assim mesmo, ligando os instrumentos diretos na mesa, mas dependendo da distância que esta a mesa dos instrumentos tem que se ligar no DI para balancear o sinal (esse é só um exemplo de tantos outros, para a utilização do DI).
 
Pr,
a entrada line foi feita para ligar instrumentos, e outros equipamentos que produzam uma maior voltagem.

Já se ligar em mic é capaz de estourar o canal, pois o pré-amplificador do canal é feito para suportar até 0,alguns V ligando um instrumento que produza uns 5...


O violão é capaz de precizar de ligar em mic, pois sua captação é feita por um mic de eletreto.
 
Pr Wagner Pacheco disse:
teclado e o violão direto na mesa sem o uso de DI

Pode sim, isso ligando na entrada line.


Deluna disse:
O violão é capaz de precizar de ligar em mic, pois sua captação é feita por um mic de eletreto.

Isso se o violão tiver a captação passiva. Caso seja ativa, o correto é ligar na entrada line.


Agora no caso da Guitarra, caso ela seja captação ativa (se é que existe) o correto acho que seja na entrada line da mesa, mas caso seja captação passiva ai tem que ser na entrada mic mesmo.

Já testei ligar uma guitarra na entrada line e tive que aumentar todo o ganho da mesa para sair um som decente. Isso foi um caso aparte, que devido as circunstancias o guitarrista, não levou a pedaleira e nem o cubo.
 
gabriel_lima disse:
Agora no caso da Guitarra, caso ela seja captação ativa (se é que existe) o correto acho que seja na entrada line da mesa, mas caso seja captação passiva ai tem que ser na entrada mic mesmo.

Já testei ligar uma guitarra na entrada line e tive que aumentar todo o ganho da mesa para sair um som decente.


Ta , mais isso por que o guitarrista num tava com nenhum set de pedais , ou pedaleira.
quando se usa set de pedasis , ou principalmente pedaleiras... o sinal que chega na mesa chega ativo , pelo fato de ter sido processado.. e como varias pedaleiras tem controle de ganho de entrada e saida , equalização e tudo mais.. o sinal passa a ser ativo ...


mais o correto ... é ligar instrumento em line ... seje ele passivo , ou ativo... se for por essa logica eu vo ligar baixo passivo em microfone e num vai dar em nada.

a logica de se ligar violões em mic , é por que muitos deles tem microfones internos ... e ai o sinal é de um microfone mesmo.
tem q tomar cuidado com isso.
 
Simples...

Se o violão ou guitarra não tiverem sistemas ativos (aquela caixinha com equalizador e tem uma bateria pra alimenta-la), usa-se na entrada mic, seja ela canon ou P10. Sendo ativo, na entrada Line.
 
Todos responderam de maneira coerente. Só vou fazer um adendo:
Pr Wagner Pacheco disse:
Se eu ligar direto na saída line estraga a mesa?
O Line In é uma entrada, e não uma saída.
É um detalhe, mas dá credibilidade a você em uma "conversa técnica".

Outra coisa que vejo que todo mundo erra é "Entrada para Fone". Fone não entra, fone sai.
 
o DI tem como função principal, não diminuir a intensidade do sinal como os nobres colegas deixaram transparecer, e sim casar impedância, o pad atenuador é uma funcionalidade extra encontrado em alguns DI´s em relação a intensidade do sinal sim pode ligar usando a saída line agora em relação a impedância sempre vai ter que usar um DI ou irá sacrificar as frequência a serem reproduzidas pelo pré da mesa que normalmente é inferior ao do instrumento sobretudo os passivos, além de balancear o sinal diminuindo as interferência e sinais espúrios que possam ser captados pelos cabos.
 
D som disse:
Se o violão ou guitarra não tiverem sistemas ativos


Guitarras ativas , não são tão comuns assim por ai , mais muita gente se esquece que quando uma guitarra entra em um circuito de uma pedaleira , o sinal é processado passando assim a ser um sinal ativo.
 
D som disse:
Simples...

Se o violão ou guitarra não tiverem sistemas ativos (aquela caixinha com equalizador e tem uma bateria pra alimenta-la), usa-se na entrada mic, seja ela canon ou P10. Sendo ativo, na entrada Line.

E queime o ampop da entrada da mesa...

guitarras e contra-baixos mesmo passivos tem sinal muito elevado para entrada mic!!!
Facilmente saturando o pré da mesa podendo leva-la a "óbito"

se for ativo, que nada mais é do que um circuito pré amplificador, até dá para usar na entrada line da mesa que está habilitada a trabalhar com sinais mais altos porém como já falei anteriormente não descarta o uso de direct box por conta da diferença de impedância, que se não for previsto no projeto do circuito ativo, continuará sendo maior que o da mesa visto serem feitos pensando na aplicação mais comum para guitarra que é ser usada em amplificador próprio, quanto as pedaleiras pedais de efeito e afins tem que se verificar a impedância de saída pelo mesmo motivo citado a cima, um que sei ser "dedicado" a P.A. e os da line 6, que são usados largamente para simular amplificadores em sistemas de P.A., e já usei com bastante êxito!!


Sei que a pergunta do inicial do colega é se poderia usar sem danificar, usando a entrada line pode como já foi largamente comentado, no entanto é bom esclarecer que o DI não algo opcional é indispensável se quiser espetar instrumentos ativos ou não na mesa, seja por casamento de impedância seja por balanceamento do sinal, ou ainda pelos pad de atenuação, pela dúvida no uso como até um que citou que "com o uso do DI sim é que poderia queimar a mesa!!" Como chegou a essa conclusão é que eu não sei, vemos que é ainda um item que não ficou popular em nossas Igrejas mas que é fundamental.


ah, antes que eu esqueça, a saída line da maior parte dos bons combos de guitarra e Baixo ja funcionam como casador de impedância, alguns como o MG 100 da Marshal tem até simulação de gabinete bem convincente, podendo ser ligado direto na entrada line da mesa tendo cuidado apenas com a estrutura de ganho para não saturar o sinal.
 
arleypol disse:
Sei que a pergunta do inicial do colega é se poderia usar sem danificar, usando a entrada line pode como já foi largamente comentado, no entanto é bom esclarecer que o DI não algo opcional é indispensável se quiser espetar instrumentos ativos ou não na mesa, seja por casamento de impedância seja por balanceamento do sinal
...

Nao 'e opcional mesmo.Concordo plenamente com nosso amigo areypol.
Vejam o detalhe importante.
O "casamento" das impedancias tem tudo a ver (SEMPRE!) com preserbvacao de melhor modo de transmissao de energia eletromagnetica a distancia.Em caso particular da guitarra (bastante simplifacado do meu ponto de vista) transmissao de sinal das bobinas de captadores (que tem uma certa impedancia , indutancia e capacitancia) pode ser feita corretamente (sem interferir na qualidade e amplitude de sinal) SOMENTE usando DI ou pre-amp com entrada de INST (alta impedancia).Caso contrario voce esta literamente jogando fora quase todo o investimento feito no instrumento pois simplesmente esta fazendo "curto" na saida dele.Isso tudo SIMPLIFICANDO...
Na teoria 'e bem pior.
Existem correntes de refugio , cabos com terra solta, neutro flutuando pelas conexoes , etc , etc, etc...
Nos casos mais extremos o instrumentista pode ate levar uma descarga eletrica pois a mesa esta ligada na tomada e voce tera uma conexao galvanica entre as maos do musico e rede de fornecimento da energia.
Por favor , usem DI sempre que 'e possivel.Nao 'e caro.Um passivo de marca simples (ART, Behringer, etc) deve custar uns R$ 60-80 .

Abrcs,
andry110
 
arleypol disse:
D som disse:
Simples...

Se o violão ou guitarra não tiverem sistemas ativos (aquela caixinha com equalizador e tem uma bateria pra alimenta-la), usa-se na entrada mic, seja ela canon ou P10. Sendo ativo, na entrada Line.

E queime o ampop da entrada da mesa...

guitarras e contra-baixos mesmo passivos tem sinal muito elevado para entrada mic!!!
Facilmente saturando o pré da mesa podendo leva-la a "óbito"

Engraçado... desde os 14 anos que eu tocava na igreja e sempre usava violão, guitarra, baixo (todos passivos) nas entradas mic de mesas de som e nunca danifiquei um só canal. Mesmo porque a impedancia de um captador de instrumento tem uma impedância bem maior que microfones... e hoje com os recursos de ganho que se tem nas mesas, ficou melhor ainda.
 
gabriel_lima disse:
Agora no caso da Guitarra, caso ela seja captação ativa (se é que existe)

Achei que todas as guitarras fossem ativas, pois na minha antiga igreja todas as guitarras usavam bateria e o baixo também.

não lembro de ter visto uma guitarra passiva.

Abraços
 
Não custa lembrar:

- A entrada de microfone dos mixers é para microfones e DIs. Só. E, no caso dos DIs, geralmente é preciso acionar o PAD (embora menos frequentemente com os passivos);

- A entrada de linha é p/ todo o resto. Instrumentos passivos, ativos, computadores, players, etc;

- Instrumentos de captação passiva têm alta impedância de saída; mesmo que os níveis de sinal não fossem um problema, haveria degradação do sinal se fossem conectados a MIC IN, que não fornece uma impedância de carga suficiente p/ manter a integridade do sinal. Na verdade, nem mesmo LINE IN impõe carga suficiente p/ certos captadores, mas obviamente é melhor que usar MIC IN;

- Instrumentos de captação ativa têm impedância de saída mais adequada à conexão a LINE IN. Além, claro, do nível de sinal.


Então:

- Use DI sempre que possível.

- Quando não der, siga as orientações acima.

- Não pense que ligar qq coisa diferente de um microfone ou um DI na entrada de microfone não vai causar problemas.
 
Então , isso que eu disse desde o inicio ...

Não existe essa de passivo pode ligar em mic , instrumento , é instrumento.. e deve ser ligado em line , assim como DVD's, Coputadores e outras fontes de audio que não sejam microfones.


Na Mic in , só deve ser ligado microfone ,e DI .... ligar certos violões , até podem , por terem captação feita por um microfone... mais nesse caso , há a necessidade de se conhecer do instrumento... para não errar e possivelmente perder um canal por bobeira.
 
acabou gerando uma discução , e a pergunta do autor não foi totalmente esclarecida..

pode sim , ligando em na entrada LINE da mesa ...caso tenha condição de usar DI , ai sim pode ligar em mic in.
 
Pr Wagner Pacheco disse:
Em que local devo colocar o microfone de RTA para auto equalizar com o DRIVE RACK? Dentro da igreja coloco no meio do salão e fica legal, mas ao ar livre foi a primeira vez, coloquei em frente a caixa de médios e auto equalizei, ficou razoável.
Creio que o melhor lugar seja também no meio.
Ainda mais pq o ambiente é aberto, então não tem (ou tem pouca) influência da acústica.

Não acho bom em frente à caixa de médios. É melhor numa posição em que o público ouça o som "final". A depender do caso, até na FOH.



RodrigoHenriq disse:
acabou gerando uma discução , e a pergunta do autor não foi totalmente esclarecida..
Discordo.
 
Não.
Discordo porque não vi discussão nenhuma, mesmo antes de responder.

EDIT: 'Xá pra lá; não vale a pena deixar o resto aqui. :oops:
 
Back
Topo