potencia dbs 4000

poder, até pode sim, mas não vai dar um bom resultado e não esquecer de fazer as ligações corretas (paralelo/serie), respeitando a impedancia dos falantes e a saida da potencia. Mas vou fazer uma pergunta, qual o resultado que vc espera obter ?
 
Olá Artmidia, seja bem vindo ao SomAoVivo.

O DBS 4000 é um amplificador de 500W RMS/canal @ 4 Ohms.

Ele aceita impedâncias mínimas de 4 Ohms por canal.

Os falantes você não cita as impedâncias, mas será necessário fazer associações (ligações em conjunto) entre eles, de forma que a impedância resultante das associações não caia abaixo de 4 Ohms.

Quanto as associações, existem dois tipos:

- Em série, as impedâncias são somadas

- Em paralelo, a grosso modo (é mais complicado que isso) as impedâncias são divididas pelo número de falantes

Assim, para 8 falantes (pouco importa serem de 15" ou 6", se de 10W ou 1000W cada, o que importa é a impedância) de 8 Ohms cada um, por exemplo, temos o seguinte esquema possível:

Falante A em paralelo com falante B - resultante 1 em 4 Ohms
Falante C em paralelo com falante D - resultante 2 em 4 Ohms
Falante E em paralelo com falante F - resultante 3 em 4 Ohms
Falante G em paralelo com falante H - resultante 4 em 4 Ohms.

Resultante 1 em paralelo com a resultante 2 - resultante 5 em 2 Ohms
Resultante 3 em paralelo com a resultante 4 - resultante 6 em 2 Ohms

Só que precisamos de 4 Ohms, que é o mínimo que o amp suporta por canal:

Resultante 5 em série com resultante 6 - resultante final em 4 Ohms.

Com isso, você terá os 500W por canal distribuídos igualmente em cada falante. O que dá 62,5W por falante.

Sabendo-se como fazer as associações corretas, é possível colocar 64, 128, 256 falantes em um único canal, se necessário.

Agora, se o rendimento disso será bom... é outra coisa!

Se o objetivo é fazer sonorização ambiente, isso funciona muito bem. Se o objetivo é colocar um monte de caixas para tocar de uma vez só, é completamente inadequado. Para você obter o máximo de rendimento (o maior volume de som possível), a regra é colocar falantes com metade da potência do amplificador (ou amplificadores com o dobro da potência do falante).

Um abraço,

se ficou confuso com alguma coisa (deve ter ficado mesmo), só avisar.

Fernando
 
Faz tempo que eu tava pra perguntar isso, mas a resposta ja caiu no meu colo...valeu Bersan.

Como seria serie e paralelo? Tem como desenhar isso pra ficar mais claro?

[]´s
Andre
 
André,

esse artigo é um que estão na fila.... desculpe, ando muito sem tempo.

Paralelo quer dizer mais ou menos o seguinte: junte os fios! Positivo com positivo, negativo com negativo, sempre assim.

Se você tiver o cabo de duas caixas de som chegando no seu amp, se você juntar os fios + com + e - com -, então fez a ligação em paralelo.

Em série é mais complicado.

O fio positivo sai do amp => liga no falante 1. Do falante 1 sai um fio negativo, que deve ser ligado no positivo do falante 2. Do falante 2 sai um fio negativo que deve ser ligado no amplificador.

Um abraço,

Fernando
 
dbs 4000

Bersan, muito obrigado pelas explicações, é mesmo um pouco confuso, mais com boa vontade chegamos lá, um amigo meu colocou em serie os falantes e resolveu, mesmo assim estou comprando uma potencia behringer ep 2500 de até 2400 wats RMS que talvez seja mais adequado. muito obrigado amigo.
 
Olhe só... esse Behringer não é um mal amplificador, mas evite colocar em 2 Ohms. Muita gente tem relatado que ele não aguenta trabalhar em 2 Ohms, pelo menos nos produtos fabricados até 2006.

Dá uma olhada:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1003">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1003</a><!-- m -->

Tenho alguns conhecidos com as versões 2007 e trabalhando em 4 Ohms que não tem o que reclamar dos EPs, só elogios (principalmente quanto ao preço).

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo