Potência para PA e Retorno

ls.bastos

Active Member
Senhores,

Aos poucos estou começando a melhorar o sistema de áudio com a ajuda de vocês. A compra da Yamaha MG24/14FX foi um grande passo que demos para isso. Não só em termos de qualidade (até porque nossas caixas e mic são básicas), mas em termos do controle do som. Ainda estou tendo alguns probleminhas mas é por falta de conhecimento de alguns operadores de som.

Andando aqui pelo fórum, observei vários níveis de potencias diferentes de PA, geralmente sempre valores altos.

Lá na igreja temos para o PA um DBK 360 (90WRMS) e para retorno um Pearson que se não me engano é o 200RT (não encontrei manual dele na net).

Sei que é difícil assim definir uma potência para um determinado local, mas para um público de 60 a 100 pessoas, 90WRMS total está bom ou é muito pouco?

Outra dúvida, não sei se tem a ver, Se eu dobrar essa potencia de 90WRMS para 180WRMS, por exemplo, vou ter menos microfonias? Já que vou poder trabalhar com o fader mais pra baixo, ou seja, não vou abrir tanto os microfones.

Abraços!
 
Olá Bastos,

Eu já ouvi dizer que na igreja, a média ideal é de 1W por pessoa, não sei se isso tem fundamento, mas várias pessoas já me falaram isso, com certeza o pessoal daqui vai te falar com mais propriedade.

Com relação à microfonia, eu entendo que independente do fader você vai estar "jogando" mais som nas caixas do mesmo jeito, só que através do amplificador, desta forma eu acho que vai dar microfonia do mesmo jeito, já que a mesma provém da realimentação.Mas eu não tenho certeza se é isso mesmo.

Abraços!
 
Eu estou juntando o material para escrever artigo sobre quanto de potência é necessário para um sistema de som.

É assunto complicado. Eu mesmo ainda tenho algumas dúvidas que preciso sanar antes de escrever o artigo.

Quanto a microfonia, mantidas todas as características (mics, caixas, posicionamento), volumes de som mais altos propiciam mais retorno de som, logo mais chance de aparecer microfonia.

Um abraço,

Fernando
 
ls.bastos disse:
Outra dúvida, não sei se tem a ver, Se eu dobrar essa potencia de 90WRMS para 180WRMS, por exemplo, vou ter menos microfonias? Já que vou poder trabalhar com o fader mais pra baixo, ou seja, não vou abrir tanto os microfones.

Microfonia não tem a ver com quanto do fader vc aumenta... e sim com pressão sonora... se vc dobra a sua potencia e abaixa o fader... vai dar na mesma em relação a microfonia.
 
gente a microfonia esta mais ligada a sobra de freqüência do que a potência .
pelo que vcs estão dizendo entâo como poderia ser colocado um grade P.A. de grade potência num lugar pequeno? e é possível.
vamos la, quanto a sobra de freqüência é tirada no equalizador fazendo cortes ou atenuando nos filtros,
quanto na potência é necessário ter muito mais potência no amplificador do que vc vai precisar( no minimo 2 vezes a potência) porque ai seu amplificador vai trabalhar folgado e não vai esquentar e outra, temos um problema com pouca potência que é a onda quadrada ( distorção no amplificador ) que pode queimar suas caixas ou danificar os componentes se vc tem uma caixas com um alto falante de 15'' de 150w mais um drive de 100w mais um corneta de agudos de 50w e vc tem 2 caixas vc vai precisar de um ampi de 600w por canal para cada caixa porque para o ampi funcionar com metade da potência sem clipar e não saturar com os grave ai vc vai ter uma potência adequada para suas caixas a altura no ambiente fica a teu critério a altura ideal para as pessoas visto que...... PRESTE ATENÇÃO TODO MUNDO--- WALTS NÃO QUER DIZER MUITA COISA PARA ALTURA PORQUE SE NÃO EU FAZIA SOM COM MEU CHUVEIRO ELETRICO QUE TEM 4500W NA RESISTEMCIA ENTEDERÃO o que me interessa e o nível de pressão sonora no ambiente ( 75 dB ou 85 dB ) isso que é interessante para nos sonoplastas sabendo que com caixas comum so escutaremos todas freqüências a pois 85dB de pressão sonora no ambiente depois posso dar mais explicações sobre o assunto mais por favor compre sempre um bom amplificador e com muita potência sempre o dobro do que vc vai precisar some todas as caixas e veja quanto de potência vc tem que ter

NELE, QUE SOMOS MAIS QUE VENCEDORES
JULIO
 
Olá a todos,

"Imagine um sistema de reforço de som produzindo potência de 50 Watts, quando alimentado por um único microfone.

Se ao lado desse primeiro microfone, abrirmos um segundo, sendo semelhantes as características de ambos, por estar o segundo amostrando o mesmo campo de som que o primeiro, o nível de sinal gerado pelo segundo é igual ao do primeiro. Logo, juntos eles produzirão + 3.0dB em relação à situação anterior, onde o primeiro estava sozinho. E o sistema produzirá o dobro da potência anterior, isto é, 100 Watts.

Para que o sistema, operando com os dois microfones, não seja mais sisceptível à microfonia que com um só, é preciso que seu ganho seja reduzido em 3.0 dB, o que nos trará de volta aos 50 Watts.

E cada vez que se dobrar a quantidade de microfones abertos (NOM), será preciso reduzir 3.0 dB no ganho do sistema.

Para se determinar a redução a ser imposta ao ganho para uma quantidae qualquer de microfones, emprega-se a expressão:

NOM em dB = 10 log NOM"

Livro Áudio, Engenharia e Sistemas
Autor: Luiz Fernando Otero Cysne

Voltando a pergunta:

Se eu dobrar essa potencia de 90WRMS para 180WRMS, por exemplo, vou ter menos microfonias? Já que vou poder trabalhar com o fader mais pra baixo, ou seja, não vou abrir tanto os microfones.

O livro ensina que, se dobrarmos a quantidade de mics, vamos ter + 3dB de ganho, e vamos acabar reduzindo a potência em -3dB. Caso contrário, aumentamos o risco de acontecer microfonias. Aumenta-se o risco, não quer dizer que vai haver microfonia.

Da mesma forma, mantendo o número de mics igual, e dobrando a potência (+3dB), teremos que diminuir o ganho do microfone (o fader) em -3 dB, para manter o risco de microfonia no mesmo patamar.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo