Potência X Caixas

Janilson

New Member
Nossa, estou muito confuso, já li muitas coisas sobre potência x Caixas acusticas mas ainda preciso de uma resposta mais precisa para o meu caso.

Minha Igreja comprou 02 caixas Brekler de 200W RMS cada a 8 ohms e 02 caixas de retorno Brekler de 80W cada.

Nós já temos uma potência Ciclotron DBS1800 (450 W RMS a 4 ohms, outro detalhe um canal está distorcendo precisa consertar), e uma outra que agora não lembro a marca mas deve chegar aos 200 W totais. Com estes equipamentos iria ligar um canal da DBS1800 nas 02 caixas de 200W, assim elas trabalhariam em 4 ohms dando 112W para cada caixa. e a outra potencia nas caixas de retorno.

Sei que dizem que o melhor é trabalhar com potências 1,5 a 2 vezes maior que o total das caixas, mas no meu caso isso não acontece, teria que comprar outras potências mas até lá, minha pergunta é vou queimar os altofalantes das caixas, ou vou danificar as potências que tenho enquanto utilizar este sistema.
 
Janilson,

os profissionais realmente indicam que a potência RMS do amplificador tem que ser no mínimo 2x a potência RMS das caixas (ou falantes) a eles ligados. O uso de 1,5 vezes a potência só é indicada para os graves, e mesmo assim seria o mínimo do mínimo. Veja esse artigo:

http://www.studior.com.br/especial.htm

Por que isso? Tem a ver com a norma. Amplificadores são testados com uma única frequência, em geral 1KHz, enquanto falantes são testados com ruído rosa, um sinal composto, que vai de 20Hz a 20KHz, bem mais complicado. Ou seja, a norma dos falantes é bem mais "severa" que a norma dos amplificadores.

Quando um amplificador faz o seu trabalho dentro dos limites, ele trabalha com ondas senoidais. Quando ele passa do limite, entra em regime de clipping - distorção - ele passa a gerar ondas quadráticas. E são elas que queimam os falantes.

Bem, essa é a teoria. E ela realmente funciona. Então, guarde isso:

Potência é igual a refrigerante em festa. Melhor sobrar que faltar.

Pessoalmente, tenho outra opinião sobre isso, mas como isso varia de denominação em denominação, melhor falar o que está 100% certo. Na minha denominação, como a média de volume raramente ultrapassa 95-100dB, podemos usar muito menos potência que isso.

um canal está distorcendo precisa consertar

Urgente, faça isso rápido. Distorção = ondas quadráticas = falantes queimados. E nem precisa de volume muito alto para isso.

vou queimar os altofalantes das caixas, ou vou danificar as potências que tenho enquanto utilizar este sistema

Em geral os falantes queimam bem antes que algum problema nos amplificadores.

Só de curiosidade, os amplificadores mais modernos estão vindo com limitadores, um pequeno circuito que fica o tempo todo analisando as ondas de saída, evitando o surgimento de ondas quadráticas (mesmo que você tente aumentar mais ainda o volume, o limitador não deixa).

Um abraço,

Fernando.
 
Back
Topo