Potencia X Decibéis

G

Guest

Guest
Quanto de potência está sendo dissipada pelos SubWoofers?
Quantos dB (decibéis) eu ganho aumentando os SubWoofers?

O exemplo que estou explicando aplica se em carro, mas nada impede de usar a teoria em uma potencia.

Vamos por partes porque esse assunto é muito confuso.

Temos em mãos um
amplificador que gera 200 W RMS em Bridge a 4 Ohms; 400 W RMS a 2 Ohms e
100 W RMS a 8 Ohms.

SubWoofers em caixas seladas (Closed)
- 1o ) Ligando apenas um SubWoofer de 4 Ohms teremos 200 W RMS no Sub;
- 2o ) Ligando dois SubWoofers de 4 Ohms em série teremos 8 Ohms como
impedância equivalente e o amplificador irá gerar 100 W RMS que serão distribuídos
para os SubWoofers , 50 W para cada SubWoofer.

3o ) Ligando dois SubWoofers de 8 Ohms em paralelo teremos 4 Ohms de impedância
equivalente e o amplificador irá gerar 200 W RMS que serão distribuídos para os Subs,
100 W para cada Sub. Agora, quando comparado ao primeiro exemplo, você tem um
ganho de 3dB por ter dobrado a área do cone .

4o ) Ligando dois SubWoofers de 4 Ohms em paralelo teremos 2 Ohms de impedância
equivalente e o amplificador irá gerar 400 W RMS que serão distribuídos para os Subs,
200 W para cada Sub.

Comparando com o segundo exemplo, você tem um ganho de
3dB por ter dobrado a potência dissipada.
 
Boa Valeska, continue assim.

amplificador que gera 200 W RMS em Bridge a 4 Ohms; 400 W RMS a 2 Ohms e
100 W RMS a 8 Ohms.

Vamos melhorar? Que tal:

100W totais a 8 Ohms (50W por canal)
200W totais a 4 Ohms (100W por canal)
400W totais a 2 Ohms (200W por canal)

400W modo bridge a 4 Ohms (em bridge soma-se potências mas também impedâncias).

Note que o modo bridge nos traz como ganho um melhor casamento de impedância. Em vez de você ligar uma caixa de 4 Ohms em um canal que só dá 100W em 4 Ohms, você liga o amp em bridge e trabalha com 400W @ 4 Ohms.

Agora, quando comparado ao primeiro exemplo, você tem um
ganho de 3dB por ter dobrado a área do cone .

Na verdade, comparando com o primeiro exemplo, há um ganho de +6dB. Há +3dB por dobrar a área do cone e +3dB pela dobra da potência (antes 50W para cada sub, agora 100W para cada sub).

Um abraço,

Fernando
 
Oi Bersan

Se você quiser simplificar ou achar que deve melhorar, pode sim, Não é porque tenho estudos que não erro também Rss.
O que eu quero é tentar deixar tudo de uma forma bem facinha para aqueles que são leigos possa entender o assunto e ver que a coisa não se baseia só em ligar plugues e colocar qualquer caixa de som.

E você sabe se tiver erros compromete varias coisas, Pois é raro alguém queimar um amplificador ou caixas se tiver tudo ao pé da letra, aqui é raro fazer notas de RMA , e no laboratório 80% dos defeitos é causado por mau uso. Os outros são desgastes naturais, algum capacitor eletrolítico estufado, ou oxidações na placa.

OBS: Vai uma dica de quem gosta de cuidar de seus equipamentos ao fazer uma manutenção preventiva interna, utilizar pincel, e ar comprimido para tirar pó, e para proteção dos componentes e circuitos, Contato Dielétrico da Marca Hurth, quem conhece produtos Hurth sabe que tem muita qualidade.
Para usar o produto use um pincel bem encharcado com o produto e passe sobre componentes e circuito, não precisa esperar para secar para ligar, ele é altamente isolante.

Teria como abrir um espaço para postar uma area de circuitos para quem quiser montar seus proprios amplificadores? Ou posso colocar em qual espaço?
 
O texto completo está em <!-- m --><a class="postlink" href="http://autosom.net/artigos/associacao.htm" onclick="window.open(this.href);return false;">http://autosom.net/artigos/associacao.htm</a><!-- m -->
 
carlosecg disse:
O texto completo está em <!-- m --><a class="postlink" href="http://autosom.net/artigos/associacao.htm" onclick="window.open(this.href);return false;">http://autosom.net/artigos/associacao.htm</a><!-- m -->


Oi carlosecg

Se já existe o texto ai não sabia, oque eu posso te falar que eu tenho isso em apostila de meus cursos e treinamento de equipamentos de áudio profissional. Mas todo caso esta certo sim dar os créditos.

Meu interesse é contribuir com vocês e os demais que utiliza sua Web Site, com um pouco de conhecimento que adquiri em minha vida profissional tanto em estudos como em campo.

Assim que puder irei disponibilizando Apostilas de meus treinamentos e cursos e diagramas de equipamentos de diferentes marcas. Espero que os ajude de alguma forma.


Essas foram minhas palavras passadas por E-mail aos Admin.
Mas caso ache algo não tem mal algum passar os créditos, Pois não sei se quem elaborou o que eu tenho usou materiais da internet, ou se algum material da apostila esta na internet. Mas todo caso sem problemas Rss.
Estamos aqui para expor nossos conhecimentos adquiridos ou com estudo ou em campo.
 
Valeska,

até aqui tudo bem, ou melhor, tudo ótimo. Quanto ao espaço para seus circuitos, dê uns dias (motivo viagem com a patroa), vou abrir a seção Eletrônica.

Mas se prepare: advinha quem é que vai tomar conta dela? Dicas de manutenção, defeitos e soluções, vai ser tudo seu, OK?

(estávamos precisando de alguém assim. Louvado seja Deus).

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo