Potenciometro Contra-Baixo

KJr CDs

New Member
Boa Noite pessoal,
tenho um baixo de 5cordas ativo!

e tenho uma duvida,
quando nao estou com o cabo plugado, a bateria continua em uso alimentando os capitadores?

pq o potenciometro de volume nao tem um "click" num final, como se fosse uma chave, indicando q a corrente foi cortada! cite isso pq ja vi outros baixos com esse mecanismo!

teria como eu fazer esse teste?
eu poderia trocar esse potenciometro por um q cortasse a corrente?

grato
 
ok, você pode trocar esse potenciometro por outro com chave sem problema...
isso vai ajudar economizar sua bateria.
 
Normalmente os baixos bem construidos usam o proprio jack como interruptor... Eu nunca vi esses potênciometros com um click no final pra desligar. Conheço os push-pull (normalmente usados pra deixa ele ativo/passivo)
 
KJr CDs

Além de músico e estagiário no ramo do áudio(rsrs), nas horas vagas faço serviço de luthier.
Potenciometro com click no final do curso para desligar o sistema ativo, não existe!(para uso em instrumentos)
Se seu baixo veio com sistema ativo de fabrica, com certeza é defeito do pré que está instalado nele;
Se foi vc que mandou colocar provavelmente em algum ponto da instalação "algo" está roubando corrente.
Um conselho é vc colocar um potênciometro push-pull no lugar do pot. de volume para ligar e desligar o sistema ativo ou colocar uma chave como esta:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mauebia.com/loja/images/produtos/chave_mts101.jpg">http://www.mauebia.com/loja/images/prod ... mts101.jpg</a><!-- m -->
Caso depois de tomar estas atitudes o problema persistir verifique todo o aterramento do sistema.
Mas se os captadores forem ativos e o circuito passivo ai a coisa fica mais complicada, porque se vc instalar a chave( como eu citei) vai cortar o som dos captadores.
Espero ter ajudado...
 
Potenciometro com click no final do curso para desligar o sistema ativo, não existe!
1177

:mrgreen: Não vejo problema em colocar um potenciometro com chave, pois já fiz isso e o baixo funciona até hoje!
 
KJr CDs disse:
eh so comprar um trocar normalmente ou tem alguma mudança na posição dos fios na hora de soldar
?
Infelizmente não é tão simples assim.
Como lhe expliquei em minha primeira manifestação de resposta, vc tem que saber qual a marca e modelo do pré, se os captadores são ativos.
Sem saber esse tipo de informação fica um pouco dificil lhe ajudar.
 
hmm blz blz! dei uma lida aki, o circuito so estará ativo se o baixo estiver com o cabo plugado! ;D
ja ajuda um pouco;D
 
Tenho um TAGIMA JASS BASS 4...
A unica vez que deu pau nos potênciometros, quando procurei a logista me falou que os A seriam pra equalizações e B pra VOLUMES???
Então a logista num sabia o que estava vendendo???
 
Niltes disse:
Tenho um TAGIMA JASS BASS 4...
A unica vez que deu pau nos potênciometros, quando procurei a logista me falou que os A seriam pra equalizações e B pra VOLUMES???
Então a logista num sabia o que estava vendendo???

Isso mesmo, alguns tem além do volume dois knobs para ajuste de agudos e graves, outros tb tem ajuste de médios. E , ainda existe outros modelos que dispõem de um knob para equalizar o nivel de volume dos captadores. a função é idêntica aquela chave de guitarra em que se seleciona os captadores.
 
Back
Topo