Powerplay dúvida nova / cabeamento

robertoewerton

New Member
Boa noite amigos ,

Por gentileza leiam com cuidado e respondam dentro do assunto !

Eu Sei que o assunto powerplay é bem batido , mais procurei artigos sobre a minha dúvida e não encontrei e já trabalho com ele a algum tempo ,só que surgiu uma dúvida nova !

Eu trabalho com um in-ear da Lyco ( por sinal é bem legal/ e em outros países o mesmo modelo é vendido por outras marcas) e me deparei que estava fazendo uma ligação errada , estava enviando um auxiliar ( na minha mesa são xlr balanceados ) para o transmissor e na época o melhor resultado que tive ligando na correria foi com um cabo que tinha pronto na hora ( xlr mono desbalanceado para p10 mono) funcionou e acabou ficando Rs , recentemente eu voltei a mexer e reparei que estava tendo problema na qualidade do áudio ( nada bizarro mais tinha ) isso era um problema de fase então eu fiz um cabo 1 xlr desbalanceado para 1 p10 stereo ( tip e ring juntos com a fase ) então estava resolvido o problema de fase agora estava enviado um aux desbalanceado mono para 1 p10 stereo alimentando o L e R com o mesmo sinal ( o Lyco as entradas de linhas são Rca e 1 p10 st)

Agora vamos lá , passando essa lógica para o powerplay eu trabalho com "cada músico em um auxiliar " então eles ouvem mono!, mais meus cabos que saem da mesa são "xlr p10 stereo" ( um cabo completamente balanceado) e ligo nos canais individuais do power play !
Parando pra pensar estou comendo o mesmo erro enviando no p10 St duas fases - e + no lugar onde era pra entrar 2 canais L R, eu sei que powerplay junta 2 canais no botão mono mais não 2 fases , ele até recebe um p10 mono!

Resumindo teria fazer o mesmo esquema xlr desbalanceado saindo da mesa e entrando no powerplay p10 st com 1 fase entrando tip e ring ( ou até mesmo um plug mono) , somando ao caso um músico comentou que o som dele embolava até pensei que fosse questão de estar trabalhando em mono mais agora acho que também poderia ser a influência da fase, ( a qualidade de som do powerplay que os músicos recebem é muito boa mais será que poderia melhorar?)

Alguém já reparou isso ou nunca notaram , ou o próprio powerplay já converte automático sem apertar o mono rsrs

Estou lançando essa dúvida pq só estarei testando isso lá pro final de semana , e queria uma luz

Se esse tópico não tiver sentindo, ou desnecessário peço que os Adm excluam ,

grande abraço !
 
Primeiro vamos entender que SINAL BALANCEADO x ESTÉREO são coisas diferentes.
Pra usar um fone em ESTÉREO você precisa de DOIS AUX, então se você usa um AUX simples, você tem um AUX mono com sinal balanceado.
Desta forma, se seu amplificador de fone também tem um sinal balanceado, esta tudo certo.

E sim a conversão é automática.
Qualquer equipamento que tenha uma entrada balanceada ao receber o sinal balanceado, inverte a polaridade de um deles e depois soma ambos.
(Sinal+ 1V) + (Sinal- 1V) = Final2V
 
Primeiro vamos entender que SINAL BALANCEADO x ESTÉREO são coisas diferentes.
Pra usar um fone em ESTÉREO você precisa de DOIS AUX, então se você usa um AUX simples, você tem um AUX mono com sinal balanceado.
Desta forma, se seu amplificador de fone também tem um sinal balanceado, esta tudo certo.

E sim a conversão é automática.
Qualquer equipamento que tenha uma entrada balanceada ao receber o sinal balanceado, inverte a polaridade de um deles e depois soma ambos.
(Sinal+ 1V) + (Sinal- 1V) = Final2V


Oi amigo a primeira parte da sua resposta eu já sabia , mais vamos a segunda. Então o powerplay ha8000 cada canal individual pode trabalhar com sinal balanceado? Essa é minha dúvida principal pois não encontrei nada sobre isso ( eu sei que é um canal in p10 st =2 canais) você comentou que a conversão é automática . O ha4700 tem 2 canais de entradas "main" que são stereo ( 4 entradas físicas xlr) que recebem balanceado mais não vem ao caso.

Obrigado pela resposta
 
Dê uma conferida no manual do HA8000, na pg 4 , fala que vc pode ouvir o sinal mono ou estéreo o que, no caso do HA8000 é selecionado através do botão MONO. Pelo que o manual diz vc pode, respondendo sua pergunta principal, trabalhar com sinais tanto MONO / ESTÉREO quanto BALANCEADO / DESBALANCEADO.
 
Resolvido ,

Amigos obrigado pelas respostas ,

Consegui fazer uns testes comparativos com calma ,

Trabalhando com cabos balanceado e desbalanceado

Melhor resultado foi o desbalanceado mono a qualidade do audio é muito superior do que trabalhar com o cabo balanceado! porque os 8 canais do powerplay esperam receber o sinal ST ( direct input ), com cabo balanceado mandava 2 fases pra eles e não 2 canais como ele espera receber , dai vinha os problemas de fases! então agora estou enviando um sinal mono desbalanceado ai ele trabalha da forma correta em meu ponto de vista tratando de um sinal mono , lembrando que eu alimento os 8 canais do power play com 8 auxiliares monos da mesa , um pra cada!

editei essa resposta para melhor compreensão

Abraços
 
Última edição:
a qualidade do audio é muito superior do que trabalhar com o cabo balanceado com stereo funcionando
A frase não é verdadeira...
No seu caso, na sua ligação com seu equipamento pode até ser, mas na pratica em termo de sinal é igual e em termo de qualidade, se houver elementos em estéreo a ligação em estéreo é muito melhor em resultado.

Sem dúvidas você esta cometendo equívocos em sua ligação.
No meu dia a dia não uso powerplay, mas eu uso o HA8000 no estúdio de ensaio para o ministro e back, ligado em estéreo no ST da mesa usando cabos balanceados XLR>P10-TRS e não tenho problemas com cancelamentos.

Pode ser também que o seu caso seja questão de gosto... O fato de estar em MONO causa uma sensação de maior punch, o sinal vem "mais concentrado" sem referencia espacial dando uma sensação de estar com som melhor...
 
Oi amigo ,
desculpe a demora pra responder

Acho que voce não compreendeu muito bem, acho que não fui muito claro quando comentei sobre usar o ST ou balanceado;

No meu caso eu trabalho com auxiliares individuais: 1 Aux da mesa ( out xlr mono balanceado ) para cada canal do powerplay os Direct input!

exemplo: Aux 1 mesa vai pro DIRECT IN 1 do powerplay , Aux 2 mesa vai pro DIRECT IN 2 do powerplay e assim consecutivamente.

Então nenhum canal do powerplay recebe sinal ST , mais sim mono desbalanceado , antes enviava o mono balanceado para o DIRECT IN (canais individuais) ai sim sentia o problema de fase porque o aparelho esperava receber o sinal ST mais recebia 1 mono balanceado ( recebia 2 fases , não 2 canais L e R ) Tanto que quando ligava o botão mono ele dava um mute que vem da anulação de fases.

No seu caso pelo que entendi é mais simples você liga do LR da mesa no MAIN IN 1 do powerplay , o MAIN IN ele tem 2 jacks L e o R balanceados ai sim esta correto ! Mais em meu caso ,não utilizo os MAIN iN 1 e 2 mais sim só os canais individuais.

Abraços
 
Boa noite

Há alguma diferença de recebimento de sinal no botão Mono do PowerPlay ha 8000

Ex: se o botão não tiver pressionado corre o risco de um sinal ex :violão,teclado voz não sair no power play ?
HA8000_big.jpg
 
Olá, eu tenho uma dúvida boa. Tenho uma UI24r e tou querendo contar também com opção de fones, além dos retornos. Enfim, pensei que por praticidade e economia de auxiliares, eu pudesse "linkar" três saídas de fone de um Powerplay, de modo a enviar um único sinal auxiliar da mesa para um coro de back ou trio de metais, por exemplo. É possível isso?
 
Back
Topo