Pre-amplificador

Boa Noite! Pessoal eu estou com uma dúvida em relação a gravação: Utilizo o SONAR 8.5 e Delta 1010LT

É aconselhado que usemos pré-amplificador para uma gravação... Mas no que o pré melhora a gravação?

Qual seria um pré a bom custo x benefício! Eu tenho o Direct box (DI 800) da Behringer.. isto não substitui o pré?

Em uma gravação de qualidade, utilizamos o pré.. para todos os instrumentos? Peças da batera por exemplo? Pois não usamos o DI para a batera não é?

Obrigado pessoal!
 
Fernando,

Com minhas palavras lhe digo que para gravação DI não tem a ver com pré-amplificador.

Não entendo muito de equipamentos de prés, até porque uso pré da mesa direto, se tem pré que faz DI e vice-versa, o pessoal mais experiente pode dizer.

Um DI é casador de impedância e balanceador de sinal e fica próximo ao instrumento para que envie o sinal imune a interferências, já um pré casa o sinal a um nível que possa ser trabalhado satisfatoriamente. O problema é que neste processo ele tem que atuar no sinal in natura para fazer sua função, aí é que entra a questão da qualidade, um bom pré é aquele que consegue acentuar o sinal interferindo o mínimo no som captado o deixando o mais fiel possível com nível de ruído aceitável, este é o ítem mais importante numa mesa de som. Se o pré de uma mesa é bom a mesa fica conhecida por qualidade, se vc pegar duas mesas e as liga lado a lado e compara o som das duas usando um mesmo mic em flat a diferença de timbre entre as mesas é provocado pelo pré da mesa.

A placa Delta tem 2 prés de mic, mas aí entra a questão da qualidade, será um pré bom? Um pré de rack é um dinheiro.
Pode ser usado uma mesa com bom pré e retirar o sinal via direct out para gravação.

Leia mais sobre direct box aqui do fórum e o link abaixo sobre pré.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=175">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=175</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br/colunas/materia.asp?codArea=2&materiaID=6">http://www.musitec.com.br/colunas/mater ... ateriaID=6</a><!-- m -->
 
Ah, e tem DI que é Pré também:

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=18&t=7322">viewtopic.php?f=18&t=7322</a><!-- l -->
 
Fernando Silva disse:
Boa Noite! Pessoal eu estou com uma dúvida em relação a gravação: Utilizo o SONAR 8.5 e Delta 1010LT

É aconselhado que usemos pré-amplificador para uma gravação... Mas no que o pré melhora a gravação?

Qual seria um pré a bom custo x benefício! Eu tenho o Direct box (DI 800) da Behringer.. isto não substitui o pré?

Em uma gravação de qualidade, utilizamos o pré.. para todos os instrumentos? Peças da batera por exemplo? Pois não usamos o DI para a batera não é?

Um pouco da "histeria" : 1010lt tem que ser usada com pre de custo/beneficio mesmo pois "nao adianta colocar a flor no rabo da vaca que vai feder assim mesmo " :) (que os admiradores da M-Audio me perdoam - nao pude me segurar , lembrei a expressao :oops: )...
Porque?Por determinacao fisica : as entradas da 1010lt sao nao-balanceados.Por tanto mesmo se voce colocar um pre de R$ 10 mil o resultado vai ser pior ou muito pior do que um pre de R$5.000 e (considerando 1010 LT jogada fora) uma outra placa de R$5.000,00 .Ou algo correspondente em valores ...
Sugestao : dificil fazer sem saber que mesa voces estao usando atualmente .Se for da nivel MG da Yamaha (+/-), qualquer Pre de R$ 100,00 por canal vai ser melhor que as da mesas citadas.Se for algo tipo 01V - dificilmente voce achar um pre mmelhor po menos de R$ 5000,00 por 16 canais.'E simples - pura matematica (preco dos componentes) vezes quantidade dos canais respetivamente .
Custo beneficio : Behringer,Samson,etc - todos os fabricantes dessa linha sao aprox com mesma qualidade : melhor que nada- com certeza!
Meus preferidos: DAV,SPL,Drawmer,JoeMeek,GT (nenhum deles 'e facil encontrar no Brasil :( ).

jopereira disse:
Ah, e tem DI que é Pré também:
Normalmente procuramos falar que um pre possui a "entrada para Instrumento" que pode ser considerada DI.MAs nao significa que 'e um BOM DI.'E outra historia..

Abrcs,
andry110
 
andry110, aproveitando seu vasto conhecimento daria para fazer uma boa gravação usando a mesa soundcraft spirit lx7(conhece o pré dela?) e via direct out dela enviar para uma delta1010lt?
Se a delta comprometer muito, qual placa casaria melhor em termos de custo-beneficio com a soundcraft?

Estou montando um PC para gravação dos cultos e queria aproveitar o pré da soundcraft e gravar alguns canais separados como batera, voz, baixo, piano, sopros, backing, percussão para edição posterior.
 
Pessoal, aproveitando o tópico. Estava com a mesma dúvida, no ensejo de criar um tópico sobre o assunto também.

Um adendo às outras dúvidas já existente. Vocês saberiam dizer se ligar um pré-amplificador (exemplo: Presonus Tube) em uma entrada que já possuí um pré-amplificador (que seja do Delta ou de qualquer interface de áudio como as "Fast Tracks" da M-Audio) pode prejudicar o som? Em que nível? (ruído, incompatibilidade...)

Qual seria a solução? Ter uma interface sem prés e um pré valvulado em separado, por exemplo? Uma boa interface com bom pré? (sugestão?)

É isso,

Yuri
 
jopereira disse:
andry110, aproveitando seu vasto conhecimento daria para fazer uma boa gravação usando a mesa soundcraft spirit lx7(conhece o pré dela?) e via direct out dela enviar para uma delta1010lt?

Sim, o resultado sera melhor em comparacao com pre da propria Delta1010Lt.Fazer uma BOA gravacao- relativo.Fazer uma gravacao "referencial" - nao dah.Fica sempre condicionado ao qualidade da interface.

jopereira disse:
Se a delta comprometer muito, qual placa casaria melhor em termos de custo-beneficio com a soundcraft?
Delta 1010 ORIGINAL! Antes de ser castrada (humilhada) pela propria M-Audio_Ou qualquer da nivel superior - TC Electronic, SonicCore (minha preferida),Motu (nao gosto e nao recomendo para quem trabalha com PC), YAMAHA N12 (dispensa Pre ate certa quantidade de canais..) , etc

Yuri disse:
Vocês saberiam dizer se ligar um pré-amplificador (exemplo: Presonus Tube) em uma entrada que já possuí um pré-amplificador (que seja do Delta ou de qualquer interface de áudio como as "Fast Tracks" da M-Audio) pode prejudicar o som? Em que nível? (ruído, incompatibilidade...)

Insertar um Pre nao faz muit sentido.'E muito mais negocio usar entrada depre para resolver a questao de amplificacao de sinal; e depois dividir atraves deLine.
Se voce tem um pre razoavel ligar ele depois de Pre de uma mesa "economica" faz tipo de solucao "manteiga amanteigada" ou "gordura gordurosa (Ronaldo da vida)" ou "ferrugem enferrujada". Fuja dela!

Abrcs,
andry110
 
andry110 disse:
Insertar um Pre nao faz muit sentido.'E muito mais negocio usar entrada depre para resolver a questao de amplificacao de sinal; e depois dividir atraves deLine.
Se voce tem um pre razoavel ligar ele depois de Pre de uma mesa "economica" faz tipo de solucao "manteiga amanteigada" ou "gordura gordurosa (Ronaldo da vida)" ou "ferrugem enferrujada". Fuja dela!

Em suma: é trocar seis por meia dúzia.

[]'s
 
Back
Topo