pré fader e pós fader

grpst

Well-Known Member
Pessoal, até hoje não entendi como funciona o pré e o pós fader.
To me complicando peslas explicações que vi, alguém poderia me ajudar?
um abraço!
 
grpst.

Um auxiliar é pré-fader quando o sinal é retirado do canal antes do fader. Neste caso, qd vc altera o volume do canal, vc não altera o volume do auxiliar.

O auxiliar é pós-fader quando o sinal é retirado do canal depois do fader. Desta forma, qd vc altera o volume do canal, vc tb altera o do auxiliar.

Auxiliares pré-faders são indicados para uso em retorno, enquanto os pós-faders são melhores para utilização com efeitos.

[]'s
 
a sim entendi perfeitamente, mas no caso, só á possibilidade de uso de pré e pós em auxiliares?
uum abraço!
 
grpst.

Sim. Normalmente é usado nos auxiliares. Algumas mesas (de boa qualidade) ainda têm o recurso de pré-equalização e pós-equalização. Quer dizer que se for pré, o auxiliar não é influenciado pela EQ do canal; se for pós, o que vc fizer no canal, faz pro auxiliar.

[]'s
 
nadido.ba disse:
Eu prefiro ajustar os aux para retorno como pos

É muito mais difícil de controlar... cada ajuste que vc fizer no fader do canal, tem que compensar no auxiliar... mas cada um tem seu jeito de trabalhar.

[]'s
 
Davi ao que tudo indica este ano sai a mesa nova para igreja. Provalvemente será a sl32, da Behringher (eita alemão, me atrapalho), eu procurei ver as saída dos auxiliares e não vi e inclusive os vendedores também não souberam me informar, voce pode me dar alguma dica?
 
Nadico.ba disse:
Eu prefiro ajustar os aux para retorno como pos
uma das vantagens é o mute.
Olá Nadico, você acredita que o mute da CSM age nos AUX pré?Eu particularmente vejo como desvantagem, mas, como disse o David, "...cada um trabalha de um jeito..."

Abraços.
 
heriberto disse:
Davi ao que tudo indica este ano sai a mesa nova para igreja. Provalvemente será a sl32, da Behringher (eita alemão, me atrapalho), eu procurei ver as saída dos auxiliares e não vi e inclusive os vendedores também não souberam me informar, voce pode me dar alguma dica?
Olá Heriberto, eu sei que a pergunta não foi direcionada para mim, mas vou me intrometer, rsrsrs, segue o link do site da Behringer sobre esta mesa

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/SL3242FX-PRO/?lang=ENG">http://www.behringer.com/SL3242FX-PRO/?lang=ENG</a><!-- m -->

Por falar nisso quando quiser lembrar do nome é só fazer a seguinte analogia, "campainha do bode" = "BEH + RINGER" = "Behringer"(foi horrível, mas tenho certeza que nunca mais você vai esquecer,rsrsrs).

Voltando aos AUX, esta mesa possui 2 pré/pós e 2 pós-fader.

Espero ter ajudado, abraços.
 
Calebe Lobo disse:
Voltando aos AUX, esta mesa (Behringer SL3224FX) possui 2 pré/pós e 2 pós-fader.

Espero ter ajudado, abraços.

Só complementando... ela tem 2 que podem ser comutados entre pré/pós... e 2 obrigatoriamente pós.
 
Olá, eu quando mixo uma banda fixa gosto de utilizar os aux de retorno em pré fader, menos as vozes. Explico:
Se vc ajustar bem o ganho de entrada em relação aos fader e aux vc pode trabalhar a mix de PGM sem alterar a banda.
Já com as vozes que sempre são mais complicadas podemos te-las a mão para ajuste de ultima hora.
Por exemplo, digamos que o nível do ganho de entrada esteja aproximadamente em 2 hs e cheguemos ao ajuste do aux na posição de 3 hs pra satisfação do musico, colocamos em pré e assim sucessivamente vamos fazendo a mix de monitor.
 
Deiny em vermelho disse:
Voltando aos AUX, esta mesa (Behringer SL3224FX) possui 2 pré/pós e 2 pós-fader.

Espero ter ajudado, abraços.
Eu não me referi a esta mesa e sim à SL3242FX-PRO

Deiny disse:
Só complementando... ela tem 2 que podem ser comutados entre pré/pós... e 2 obrigatoriamente pós.
Foi exatamente o que escrevi...

Abraços!
 
Calebe Lobo disse:
Deiny em vermelho disse:
Voltando aos AUX, esta mesa (Behringer SL3224FX) possui 2 pré/pós e 2 pós-fader.

Espero ter ajudado, abraços.
Eu não me referi a esta mesa e sim à SL3242FX-PRO

Deiny disse:
Só complementando... ela tem 2 que podem ser comutados entre pré/pós... e 2 obrigatoriamente pós.
Foi exatamente o que escrevi...

Abraços!

auhahua desculpa ae calebe, além de escrever o modelo errado (eu tb estava me referndo à 3242), eu não notei que vc também ja tinha falado sobre os comutáveis... tava meio dormindo eu acho rsrs...
 
Deiny disse:
auhahua desculpa ae calebe, além de escrever o modelo errado (eu tb estava me referndo à 3242), eu não notei que vc também ja tinha falado sobre os comutáveis... tava meio dormindo eu acho rsrs...
Logo ví que algo estranho aconteceu,rsrsrs

Abraços!
 
Olá pessoal,

está aqui um artigo que explica o que são Auxiliares Pré e Pós Fader, suas diferenças e seus usos. Está todo revisado e com informações novas.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=52">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=52</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Coisas do uso diario

Sei que muitos aqui usam a console como PA/Monitor. Neste Caso e melhor o auxiliar ficar como PRE-fader mesmo no monitor, mas efeitos devem sim ficar em pos-fader afim de ficar no mesmo controle de dinamica de mão (abaxa-se a voz e o efeito vem junto).
Porem no caso de PA/Monitor eu prefiro que o PRE-FADER obedeça o EQ, já que no caso das mackie isso e um possivel já que la o pre e pre tudo mesmo (risos).

Se voce usa uma console independente no monitor, esta sim pode ficar pos-fader para que no caso de uma emergencia de feed back voce possa abaixar o fader e coibir o feed back idependente de onde ele tenha começado uma vez que abaixarar o som em todos os monitores de uma só vez.
 
Nadico.ba disse:
Eu prefiro ajustar os aux para retorno como pos
uma das vantagens é o mute.

Eu também. Mas isso depende muito da maneira como se trabalha.

Lá na igreja, acontece o seguinte (típico de Assembléia de Deus): durante o culto, várias pessoas fazem a 1ª parte, ou seja, alguns são convidados a orar, outroas a cantar, os grupos (jovem, adolescentes, etc) ´louvam, ou seja, é uma rotatividade grande de vozes.

Então, o retorno (aux1) tem que ser ajustado a toda hora, para compensar as baixas e altas vozes. Só que o fader do canal correspondente tem que ser reajustado tambem para o som que vai para o PA.

Ou seja, se eu colocar o Aux1 como pré, terei um trabalho duplicado, fora que pessoas leigas mas treinadas que tambem trabalham na mesa de som da igreja, e iria ficar complicado para eles tambem.

COm o Aux1 em pós, quando alguem de voz baixa começa a falar, compenso no fader do canal, e automaticamente o retorno aumenta. Se eu precisar compensar alguam diferença no Aux1, vou direto no potenciomentro do Aux1 (o geral) e altero o volume do retorno.

Agora pra igrejas que a 1ª parte é feita praticamente por uma mesma pessoa ou um grupo de louvor, pré-fader fica mais interessante neste caso.

Abraços!
 
A PAZ PARA TODOS


Pessoal muito obrigado, foi devido a diversos foruns daqui que compreendi como utilizar um aux pre e outras coisas mais, inclusive a improvisar com a mesa (argh)que uso na igreja.. obrigado
 
Fernando, Fazer o que? fizeram uma reunião me chamaram para participar e me informaram que este ano o investimento é no som,,,então me disseram que iam mandar consertar o teclado,,,ai pirei, só faltou eu chorar,,,,,ameaçei de queimar o unico canal do amplificador que estava funcionando, pra ver se eles entendiam que primeiro é o básico, ou consertar ou trocar os amplificadores que eles mesmo queimaram, já dá pra começar a entender o drama? por isto que muitas vezes pareço tão cético ou ácido....mas como a fé é tudo que temos, vamos em frente
 
Back
Topo