Pré-Fader ou Pós Fader

audiovisuallive

New Member
Ola Amigos
Sou novo no forum e gostaria que me pudessem dar uma opinião profissional

Para fazer Som de Palco (Monição) usando apenas a mesa da grente os canais dos auxiliares deveram ser Pre ou Pós Fader?
Pergunto pois se utilizo Pré o musico tem a sua monicão so no Palco mas se utilizo Pós Fader o Publico houve o que o musico esta a fazer através do som da frente pois tem o a via em Pós
Em relação aos processadores de efeitos serão tb ligados em Pré ou Pós FaderP
Abraço e agradeço a ajuda
 
Olá audiovisuallive!

Seja bem vindo ao SAV!
Antes de responder sugiro que sua primeira ação quando em dúvida seja recorrer à ferramenta de busca. Ela é uma grande amiga e concentra em questão de segundos tudo o que já foi comentado aqui a respeito do assunto que você procura.
Quanto a sua pergunta geralmente são usados para monitoração os auxiliares pré-fader pois, caso o canal tb esteja endereçado para o master ( PA ), se forem utilizados os pós-fader você terá que lembrar de corrigir o volume do auxiliar a cada vez que precisar aumentar o volume do canal.
Caso sua mesa tenha canais sobrando você pode tirar o sinal dos canais desejados, através do insert, inserí-los nos canais disponíveis e utilizar os aux pós controlando o volume através do fader do respectivo canal.
No manual de sua mesa pode ser que você encontre informação a respeito.
Espero ter ajudado.
 
Olá pessoal.

Sempre ouvi o pessoal falar sobre pré fazer e pós fader. Entendo a diferença entre elas, no meu caso (Behringer xair x18), temos em sends: input, pré equalization, pós equalization, pré fader, pós fader.

Se pos equalization é pós equalização, e pré fader é antes do fader, qual a diferença entre elas??????
 
Boa Noite @João Regatieri

Deixa eu ver se consigo te explicar pois esses parâmetros/envios/direcionamentos são ativados/utilizados de acordo com o resultado que se espera; vamos lá... quando vc está utilizando um processador externo na mesa, e deseja que ele esteja sempre atuando ou atenuando à medida que vc coloca ou tira volume (fader) de um certo canal/instrumento/voz, vc deixa o PÓS FADER acionado, assim, toda vez que vc subir o fader, aquele auxiliar subirá obedecendo sua escala em decibéis; se não estiver acionado, ao dar volume o "efeito processado" vai permanecer sem alteração; da mesma forma se vc baixar, pode ocorrer de ele ficar alto e a voz principal sumir. Para o pós Eq, sua atuação fica depois dos parâmetros da equalização da mesa; um bom exemplo é captar o áudio de uma gravação ao vivo de uma super mesa dessas Harman, Midas, DDA + ProTools, Allen Heath entre outras, que se tem um timbre fantástico sem carregar de Plugins e mecanizar o áudio, daí vc capta o sinal após a equalização da mesa e antes do Fader pra que qq acerto de mixagem ao vivo não altere a pista na DAW.

Acho que é o principal... mas dá pra fazer várias brincadeiras com as mandadas... testa aí !!!

Abc e Sucesso !
 
Boa Noite @João Regatieri

Deixa eu ver se consigo te explicar pois esses parâmetros/envios/direcionamentos são ativados/utilizados de acordo com o resultado que se espera; vamos lá... quando vc está utilizando um processador externo na mesa, e deseja que ele esteja sempre atuando ou atenuando à medida que vc coloca ou tira volume (fader) de um certo canal/instrumento/voz, vc deixa o PÓS FADER acionado, assim, toda vez que vc subir o fader, aquele auxiliar subirá obedecendo sua escala em decibéis; se não estiver acionado, ao dar volume o "efeito processado" vai permanecer sem alteração; da mesma forma se vc baixar, pode ocorrer de ele ficar alto e a voz principal sumir. Para o pós Eq, sua atuação fica depois dos parâmetros da equalização da mesa; um bom exemplo é captar o áudio de uma gravação ao vivo de uma super mesa dessas Harman, Midas, DDA + ProTools, Allen Heath entre outras, que se tem um timbre fantástico sem carregar de Plugins e mecanizar o áudio, daí vc capta o sinal após a equalização da mesa e antes do Fader pra que qq acerto de mixagem ao vivo não altere a pista na DAW.

Acho que é o principal... mas dá pra fazer várias brincadeiras com as mandadas... testa aí !!!

Abc e Sucesso !
Oi Eliser, ainda não entendi a diferença entre pós equalization e pré fader, já que os dois vem após a equalização e antes do fader. Poderia me explicar melhor.

Obrigado pela atenção, abraço
 
Oi Eliser, ainda não entendi a diferença entre pós equalization e pré fader, já que os dois vem após a equalização e antes do fader. Poderia me explicar melhor.

Obrigado pela atenção, abraço
Pré fader o som dos auxiliares não dependem do fader. Pré equalização o som sai da mesa sem passar pelos equalizadores, puro, sai como entrou. Não tem nada a ver com pré ou pós fader.
 
Pré fader o som dos auxiliares não dependem do fader. Pré equalização o som sai da mesa sem passar pelos equalizadores, puro, sai como entrou. Não tem nada a ver com pré ou pós fader.
Eu queria saber a diferença entre Pós equalization e Pré fader. Os dois são depois da equalização e antes do fader, então qual a diferença entre eles?
 
Boa Tarde @João Regatieri

Eu queria saber a diferença entre Pós equalization e Pré fader. Os dois são depois da equalização e antes do fader, então qual a diferença entre eles?

Não, o Pós equalização trabalha/é captado após os kobs da eq da mesa e inserts do canal; e o pré fader antes do volume do canal. Esse pré fader pode ser após vc trabalhar o sinal ou captando ele direto como entrou, da forma que o Ronaldo postou.

Abc
 
Boa Tarde @João Regatieri



Não, o Pós equalização trabalha/é captado após os kobs da eq da mesa e inserts do canal; e o pré fader antes do volume do canal. Esse pré fader pode ser após vc trabalhar o sinal ou captando ele direto como entrou, da forma que o Ronaldo postou.

Abc
Mas então eles são iguais? O pós eq é depois da equalização e antes do fader, e o pré fader também é depois da equalização e antes do fader? Não entendo a diferença entre eles. Não estou entendendo a explicação.
 
Bom dia.

Caro @João Regatieri Pós Eq e Pré fader são diferentes.

Entre o Eq e o fader, normalmente (pelo menos nos mixers que usei) estão inseridos alguns dinâmicos, principalmente o Compressor.

Se não me engano, no diagrama de bloco que está no manual da Xr18 fica bem fácil de ver isso.

Abraço.
 
Mas então eles são iguais? O pós eq é depois da equalização e antes do fader, e o pré fader também é depois da equalização e antes do fader? Não entendo a diferença entre eles. Não estou entendendo a explicação.

Esse ai o raciocinio nesse momento de utilizacao acabam sendo iguais, a diferenca ta na aplicacao do sinal; um exemplo seria o enderecamento dele pra uma DAW, vc poderia escolher ir com a eq da mesa ou sem.

Abc
 
Olha,
Opa, obrigado. Vou tentar conseguir o manual, pois compramos usada a mesa. Obrigado mesmo.
vamos por partes, quando você vai ligar um retorno na mesa, você liga numa saída auxiliar, e configura esse auxiliar pra ser pré fader, assim o volume principal do canal não interfere no volume do retorno. Mas se for ligar um efeito no auxiliar, aí configura ele pra pós fader.
Já o pré equalizador liga ou desliga a parte de equalização da mesa. Então se configurar um canal pra pré eq, o agudo, médio, grave não vai funcionar, porque o som passará direto para as saídas da mesa.
O normal é usar pós eq e pré fader.
Mas você querendo pode usar pré eq, pré fader, pós eq, pós fader ou pós eq e pós fader.
São ajustes muito diferentes um do outro.
NÃO SÃO A MESMA COISA.
 
Olá!
So pra ver se também compreendi a lógica e se o procedimento a que quero executar é tambem possivel ou tambem correto de utilizar (baseado na familia x-air):
Deixar o canal em pre-fader e pre-eq e usar o equalizador do Bus?
Ai utilizaria duas equalizações diferentes.

Ate mais,

Vladimir
 
Olá!
Explicando.
Ao inves de deixar o canal somente em pre fader e reutilizar a mesma configuracao do equalizador para o PA e para o retorno. Deixar o canal em pre-EQ. E configurar o eq do canal e o eq do Bus destino.

Ate mais,

Vladimir
 
Back
Topo