Preciso de ajuda. Como solda um cabo p10?

micael

Member
Eu consigo até solda sei monta os cabos mais ele não duram muito tempo quero melhora essa minha dificuldade.

Pergunto a vocês?

A alguém conhece vídeos da net que passem dica de como se dever fazer

O que acontece e quando eu esquento a solda ela gruda no ferro não fixa mais
no plug o que devo fazer para isso não acontece.


Por agradeço a todos vocês
A sou um visitante do som ao vivo dia todo dia vejo o fórum

micael
 
Micael,

O fato da solda não aderir ao conector pode ser a falta de fluxo, adquira estanho que contenha fluxo interno. E para que a solda pegue no componente ele tem que atingir a temperatura ideal.

Eu costumo usar um "espaguete" termoretrátil para finalizar a soldagem, é um "canudo que quando aquecido reduz de tamanho prensando o cabo dando maior segurança. Utilizar uma morça pequena para prender o conector também é interessante, facilita bastante a vida.

Sobre o vídeo:

Aqui tem um tópico sobre isto:
http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=5432&hilit=video+soldar+cabos

Abç,
 
Em 1º lugar, tem que saber a técnica certa de soldar. Se vc já conhece, ótimo. Exemplo: não se coloca solda no ferro, esperando que ela faça a junção dos materiais. Vc toca a ponta do ferro, devidamente estanhada, nos materiais a serem soldados, e então aplica a solda sobre eles (o fio e o terminal do plug, digamos). Eles são aquecidos pelo ferro e quando a solda encosta neles, ela derrete.

O vídeo deve ajudar.


Além disso, limpeza das superfícies e uso de cabos, conectores, ferro de solda e solda de qualidade também ajudam muito.
 
O que o Tailan falou sobre a limpeza é muito importante.
Certa vez comprei uns p10 santo angelo, mas acho que eles ja tinha alguns anos no estoque kkk os plugs estavam meio empoeirados, e o metal de dentro meio escuro e a solda não pegava de jeito nenhum, chegava até a formar uma " borra " preta e a solda não pegava, ai dei uma lixadinha no lugar onde queria soldar, ai o metal ficou novinho brilhando, e a solda aderiu perfeitamente.
 
micael disse:
O que acontece e quando eu esquento a solda ela gruda no ferro não fixa mais
no plug o que devo fazer para isso não acontece.
Bom amigo, isso acontecia comigo tambem mais eu constumava usar aqueles plus de custam 1,00 R$ hehe o tipo de metal usados neles é de pessima qualidade, ai eu fasia uma coisa que não é preciso tecnica (eu raspava com algo pontiagudo a parte a ser soldada) depois eu passei a usar plug de ''vergonha na cara'' ai acabou o problema. mais explicação tecnicas de nosso colegas estão corretissimas.

abraços!!
 
mãos limpas também ajudam bem ... fico indignado quando o camarada pede ajuda para fazer uma solda e a tijela de pipoca está do lado ....
:D
 
Minicurso de solda.

A peça a ser soldada deve estar devidamente limpa,livre de óleo,graxa ou pó.
Prepare a peça e os cabos a serem soldados.
Esquente a peça o os cabos.
Quando as peças estiverem quentes o suficiente,encoste a solda nas peças a seram soldadas.
Não encoste a solda na ponta do ferro de solda.
O ferro de solda serve para transferir calor às peças.
Depois de soldar as peças,espere que a solda se solidifique.
Não sopre a solda esperando que a mesma se solidifique mais rápido,isso pode causar o efeito de solda fria.
A solda quando bem feita apresenta uma superfície lisa e brilhante.
A solda fria se apresenta como uma superfície opaca de cor prata.
Procutre usar ferros de solda de temperatura adequada à superfície a ser soldada.
A solda para trabalhos em eletrônica devem ser 60/40 com fluxo interno(trifluxo)
Procure usar solda de boa qualidade.
Existem no mercado pequenos tubinhos de solda contendo alguns metros de solda.As boas marcas de solda já oferecem a solda nesses potes.
Caso queira,a solda pode ser comprada em rolos de meio quilo mas advirto que solda tem validade portanto se o fluxo de trabalho é pequeno prfira os tubinhos.
Ferros de solda de maior potência,são nomalmente usados para solda de grandes áreas ou grandes conectores.
Para soldas em equipamentos eletrônicos,principalmente os mais novos dê preferencia aos ferros de baixa potência(20 ou 25Watts) ou estação de solda de temperatura variável.


William de Araújo
 
Back
Topo