Preciso refazer o som da minha igreja

RafaelABBarros

New Member
Olá, sou novo aqui. E na verdade cuido do som da minha igreja a uns 8 anos, mas comecei a "entender" mesmo de som agora, preciso mudar algumas coisas pois o som é bem ruim, já vieram vários "amigos" e muitas pessoas pondo a mão acabou prejudicando mais do que ajudando, e aproveitando que estamos em reforma para caber mais pessoas, estou tentando convencer a liderança a mudar todo esquema de som do local. Tenho uma ideia, e gostaria da opinião dos amigos aqui e possíveis sugestões.

O local tem:
20m de comprimento
7m de largura
6m de altura
e um mezanino que tem 3,30m x 20m
(Segue fotos para dar um panorama).

Hoje os equipamentos são:
mesa Behringer Eurodesk SX2442FX;
2 caixas Selenium ativas;
2 caixas Leac's passivas e sendo jampeadas das Selenium;
2 caixas Leac's passivas de retorno;
2 PowerPlay Pro-XL que os músicos usam.

A questão é o seguinte a disposição das caixas é péssima(irão ver nas fotos), até porque a disposição do salão é ruim, e a mesa eu preciso trocar. Nas caixas estou pensando em pegar umas caixas menores e distribuir elas na parte debaixo do mezanino, acho q umas 6 ao todo, dois de cada lado e dois no meio, e duas na parte de cima do mezanino na ponta (na Parede mesmo) próximo de onde hoje fica as Selenium's.

Para caixas me indicaram:
KSC/Yamaha de 10 polegadas amplificada
Yamaha 8 polegadas amplificada
Porém, são caras para meu orçamento, ai um amigo me indicou
AEV 8 polegadas não amplificada.

Agora minhas perguntas:
1) Essa Caixa AEV são boas?, pois é barato(rs)
2) Alguém tem uma caixas menor que 10 polegadas pra indicar?
3) se não for amplificada qual potencia é melhor para utilizar para cada caixa?
4) Qual a melhor mesa de no minimo 16in e 6aux (realmente preciso de mesas não muito cara)?
5) não sei se montaram direito mais esses retornos são ruins, ligaram numa potencia de 1000w), indicariam algo para fazer com esse mesmo, ou qual retornos indicariam para trocar?

Bom, já vou pedindo desculpa pelo textão, com certeza tenho mais perguntas, mas além de não lembrar agora, acho que escrevi muito. Rs
Desde já agradeço a todos, e segue as fotos.

WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.54.43 (2).jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.54.43 (4).jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.05 (2).jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.05 (3).jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.05 (4).jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.05 (5).jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.05.jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.06 (1).jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.06 (2).jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.06 (3).jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.06.jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.29 (1).jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.29 (2).jpeg WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.29.jpeg
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.05 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2016-10-19 at 17.55.05 (2).jpeg
    98.1 KB · Visitas: 5
Rafa,
Na minha opinião vc tem som de sobra para esse espaço.
Aproveite o momento da reforma para:
Fazer uma manutenção preventiva e limpeza em todos os equipamentos. O pó da reforma é "mortal" para esses equipamentos, sem falar nos jacks da mesa que o pó entram por eles.
Verificar os cabos, conectores e respectivas soldas.
Analisar estado dos alto falantes, as impedâncias, os divisores de frequencia, etc... das caixas e retornos.
Não conheço essas caixas AEV.
Tenho usado caixas Selenium C631 e ONEAL OB320BR de 150 WRMS por questões de limitação de verba.
Particularmente não gosto e nem uso caixas ativas. Compro amplificador e uso caixas passivas.

Porque quer trocar a mesa? Precisa de mais canais?
Sugiro vc pensar em comprar mais uma mesa de 10 canais apenas para a bateria e "espete" a mesa nova num dos canais da sua mesa atual.

Que microfones vc está usando?
Qual o SPL da igreja?

Sds.
Iriel
 
Opa vlw pela dica, porém o que aconte é que a mesa está em seus estágios finais de vida... foi muitos erros idiotas e muita "manutenção" que nem vou comentar, que acabou fazendo com que uma mesa boa, não durasse nem metade daquilo que dura, e as caixas seria por duas razões principais, junto com a mesa, acabou estourando os falantes e os plugues estão bem prejudicados(iria ter que refazer quase tudo, o que penso eu que talvez sairia melhor comprar novas caixas, para enfim chegar na segunda razão rs) e também pelo fato da igreja ser "de lado" a distribuição não é boa, então com caixas menores e em pontos estratégicos - eu diria rs - o som seria melhor distribuido, ou estou errado em meu pensamento ?
 
Ah, entendi.
Eu tb optaria por mais alto falantes de menor tamanho para diminuir o volume geral e ganhar em inteligibilidade.
Sds.
Iriel
 
@RafaelABBarros ;

Seja bem vindo ao SAV.
Olha, se vc fizer o que diz vai ter algo que é ruim melhorado, mas dificilmente ficará bom. Isso porque vc terá que brigar com as leis da Física, mais propriamente da Acústica, e tenha certeza que a Acústica sempre vencerá. Sua igreja é estreita e posicionando as caixas como vc diz prevejo reflexões cancelamentos e muita microfonia. O comprimento e altura são legais, embora galerias e mezaninos sejam sempre um fator complicador. Use a Acústica a seu favor, disponha a igreja no sentido longitudinal .
 
Obrigado mesmo pela dica Altair, mas infelizmente não tem como eu fazer isso, então tenho que me "virar" com a Física, por isso preciso das dicas.

E me surgiu uma duvida: Se eu tenho uma caixa que fale de 20hz à 20khz eu posso eliminar a caixa do sub-grave?
 
Caixa de 20 a 20 é o sonho de todo técnico de som para som ao vivo. Então, não dá pra cobrir todo espectro assim, a não ser que use monitores de referências, e ainda assim teriam que ser top, coisa de 3 mil a unidade, sem levar em consideração a pressão que eles não vão dar, pois estamos falando de caixas que fazem cerca de 100rms apenas, pois são desenvolvidos para estúdio.
Assim voltamos a realidade.
 
Tem algum orçamento liberado? Pelo menos uma base de quanto pode gastar? Ah, só pra lembrar, mesa analógica behringer não é e nunca foi boa, está mais para aceitável.
As suas Selenium não são ruins. Se não puder comprar caixas melhores, conserta-las seria uma possibilidade boa. E quem sabe adquirir as selenium passivas para acompanhar, ficaria uniforme é o custo não é tão elevado.
Mas a disposição destas é que vai ser o grande diferencial
 
Back
Topo