Prés

maroto

Member
Olá pessoal, mais uma dúvida minha para vocês. Rs'

Quando vocês dizem que os Prés de uma Mesa de Som são bons, quais critérios que vocês usam para afirmar isso? É porque ele acentua ou atenua o som com mais qualidade? Ou é só uma questão de marca da mesa mesmo. Exemplo: "Os prés da Mackie são bons", ou: "Os prés da behringer são ruins".
E quando vocês se referem a "Prés" estão falando de Pré-fader, correto?

Queria entender melhor essa colocação de vocês.

Obrigado.
E desculpa a ignorância.
 
"Pré" é uma questão bastante subjetiva e bastante discutida... em minha opinião, muitas vezes demais.

Mas antes de mais nada vamos ao que é certo: quando falamos em "pré" nesse contexto, estamos falando sobre os pré-amplificadores, que são os amplificadores com ganhos variáveis que existem logo na entrada da mesa - é isso que é controlado pelo botão "GAIN", "TRIM" e etc, nas mesas de som. A função do pré é amplificar o sinal de entrada, que pode ser bastante baixo, para um nível adequado a ser tratado pelo resto da mesa. Não tem nada a ver com os auxiliares pré fader.

No entanto, como todo amplificador, o sinal vai ser alterado ao passar pelo pré. Isso pode ser percebido como bom ou ruim, e realmente as mesas piores deterioram bastante o som. à minha cabeça vêm as Ciclotron AMBW, que não têm agudo nenhum, e as Behringer, que só têm agudo e nada de médios...

É claro que é impossível vermos só a contribuição do pré-amplificador no sinal, os outros circuitos da mesa também influenciam. Por isso, quando muitas pessoas falam obcessivamente, incessantemente sobre o "pré da mesa", normalmente estão falando sobre o som da mesa como um todo. Mas sim, é verdade que o pré é a parte que mais influencia no som, junto com o equalizador. Mas o equalizador, por sua natureza, nós conseguimos ver o efeito de maneira mais evidente e independente do resto, à medida que mexemos nos controles e sentimos a diferença.
 
Muito obrigado, Rafael. Agora ficou mais claro pra mim!

Na sua opinião, os prés da Yamaha são melhores que os da Behringer?
 
Os prés eu não sei, mas o resultado final é melhor na Yamaha... :)

Mais fácil de perceber do que os prés, os equalizadores da Yamaha são muito melhores. Ou melhor dizendo, as Yamahas têm um equalizador, já as Behringer...
 
Vamos ver se estou totalmente errado ou mais ou menos certo.
A Yamaha é a Ciclotron dos importados, isso no bom sentido que as ciclotron tem, ou seja eu poderia dizer que são os fusquinhas dos importados.
Porque falo isso, simples pegue uma beringela, uma ciclotron CSM e uma MG da yamaha, faça um teste cego e será percebido diferenças, mas nada que possa ser chamado de gritantes.
E por que fusquinha? simples, é uma mesa com preço acessível nas analógicas, com muita robustez.
Eu até antecipo que os problemas da beringela serão distorção quando se usar no limite, e a fragilidade dos componentes, mas no restante usando moderadamente não se notará muita diferença não. Quanto aos equalizadores, é consenso no pessoal que são profissionais, eu não estou incluso, que as yamahas tem um som muito agudo, quando eles dão um ponto para as analógicas eles citam as soundcraft e as allen-heat
 
rafaellerm disse:
"Pré" é uma questão bastante subjetiva e bastante discutida... em minha opinião, muitas vezes demais.
Bom.
Para mim a única coisa ABSOLUTAMENTE e INDISCUTIVELMENTE óbvia 'e que (ao contrario de circuitos dos aux, subs e FX ) os PRE's estão muito fáceis de mostrar a sua qualidade.Basta Voce desligar os efeitos, zerar os EQs e retornos de AUX o que sobra - resultado de pres com mixador em si. Melhor : do que mais canais possui a mesa - mais fácil ainda ver essa revelação.
Por se-tratar de um amplificador dos pre-níveis (pre-amplificador) a qualidade pode ter comprometida devida aos :
- ruídos (interferencias e/ou amplificacao de sinal de fundo ).Basta abrir todo ganho do pre para sentir o drama.Principalmente se a mesa tem 32 canais :mrgreen: !
- distorções (jaque temosque amplificar os sinais com niveis variados a linearidade de pre 'e bastante requisitado e OBJETIVO)
- coloração (mudança de timbre no meio de processo de pre-amplificação. Nao 'e um pecado mas extremamente indesejavel para projetos de 20 ou mais canais ).
- falta de phantom individual,filtros de HP ,inversao de fase e etc...

OBS : Ja vi gente abrindo o ganho dos faders de TODOS os canais da mesa so para nao aumentar (nem um pouco) de ganho de pre (tao bom que era esses pres :mrgreen: :mrgreen: ) .O som resultante era horrivel. Mas..Como o operador falava : melhor ter som ruim do que ser expulso do evento.Adivinham quel era a marca de mesa? :wink:

Pr Wagner Pacheco disse:
As minhas caixas KFs são muito inferiores em qualidade e definição das Turbosound, mas eu acredito que depende muito de cada setup, as vezes uma mesa ótima não fica tão boa quanto outra com prés inferiores...
Nessa ultima posso acreditar so se imaginar que o "sistema"(generalizando) 'e tao ruim que falta de qualidade dos pres ajuda a compensar excesso de alguma "coisa" nas caixas de som.Em geral , se a banda das frequências reproduzidas 'e preservada e sistema 'e bem linear - a qualidade dos bons pre's simplesmente se-revela na forma qualidade melhor e dinâmica bem maior.E isso esta bem na cara!

Abcrs,
andry110
 
ruídos (interferencias e/ou amplificacao de sinal de fundo ).Basta abrir todo ganho do pre para sentir o drama.Principalmente se a mesa tem 32 canais

Muito boa essa informação Andry, agora estou entendendo certo defeito de uma mesa que muitos teimam em não acreditar.
 
Pastor segundo Paulo adivinhar é pecado..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Eu é que não vou falar dessa tão bem conceituada marca e com tantos créditos na filosofia e tecnologia empresarial que ela tem...
 
Pr Wagner Pacheco disse:
O meu som é basicamente isso aqui:

...

CAIXAS DE SOM:
4 Caixas der Graves MEIA SB com falantes Oversound 18.2 600 respondendo de 35hz a 150hz (600 watts cada totalizando 2.400 watts de graves)

2 Caixas KF 853 com os seguintes transdutores:
Falantes Oversound MB 12.450 respondendo de 150hz a 2.000hz (450 watts cada falante, sendo dois em cada caixa, totalizando 1.800 watts de médios)
Drivers Selenium D408TI respondendo de 2.000hz a 16.000hz com processador passivo da EAM para melhorar a performance dos drives. (125 watts cada driver sendo um em cada caixa)


Setup muito bom , amigo! Tranquilamente causa inveja ! :D :D
So uma observacao : com D408Ti pode trocar varias mesas varias vezes e vai ter sempre um resultado imprevisível.Na maioria dos casos o som "ardido" 'e uma característica dessa linha de drivers.Vai ter que analisar toda a cadeia de sinal ..

Abrcs,
andry110
 
Muito obrigado à todos pela ajuda. Eu tive essa dúvida porque aqui na igreja estamos querendo trocar uma Behringer Eurodesk SX 3282 por uma Yamaha MG 32/14. Só que eu fiquei me perguntando se valia os R$ 1.700,00 de diferença... Principalmente com relação aos Prés e aos Faders.

Fico agradecido pela ajuda de vocês.
 
andry110 disse:
Por se-tratar de um amplificador dos pre-níveis (pre-amplificador) a qualidade pode ter comprometida devida aos :
- ruídos (interferencias e/ou amplificacao de sinal de fundo ).Basta abrir todo ganho do pre para sentir o drama.Principalmente se a mesa tem 32 canais :mrgreen: !
- distorções (jaque temosque amplificar os sinais com niveis variados a linearidade de pre 'e bastante requisitado e OBJETIVO)
- coloração (mudança de timbre no meio de processo de pre-amplificação. Nao 'e um pecado mas extremamente indesejavel para projetos de 20 ou mais canais ).
- falta de phantom individual,filtros de HP ,inversao de fase e etc...
andry110

Andry,

esses benditos ruídos... :x
Achei que os ruídos tivessem algo haver com cabos de energia passando junto de cabos que fazem a ligação MESA DE SOM - CAIXA.
 
maroto disse:
Andry,
esses benditos ruídos... :x
Achei que os ruídos tivessem algo haver com cabos de energia passando junto de cabos que fazem a ligação MESA DE SOM - CAIXA.
Interferencia dos sinais "eletricos" 'e um dos males que Voce pod evitar ou minimizar.Agora...
Os ruídos tipo "drop" (ruídos de componentes) Voce não pode evitar nem diminuir.Existem meios tecnológicos (na hora de fabricar os circuitos integrados) de fazer esse ruidos MENOS agressivos. Mas eliminar - não tem jeito!
Outro nome desses ruídos seria "ruidos de sinal baixo".Ou seja : trabalhando com estrutura de ganho errada (sinal baixo com amplificação exagerada) causaMOS elevação de ruidos de fundo junto com SINAL UTIL! Diminuindo assim relação sinal/ ruido.
O outro tipo de "ruido" - seria distorção : harmonica ou intermodulada - continua sendo RUIDO.
Generalizando : qualquer acréscimo (INDESEJAVEL !!!!!) de conteúdo espectral no processamento de sinal consideramos RUIDO!Simplificando ...
Todo tipo de chiado,estalo,zumbido,etc- que pode ser gerado pelos componentes (geralmente ativos) do processador de audio - chamamos de RUIDO!
OBS : aumentando o valor de investimento (usando componentes de qualidade melhor e esquema tecnica masi sofisticada) podemos amenizar depreciação de sinal.Resultado final - aumento de valor do produto.
Exemplo : conheço pessoalmente pessoa que ganha vida substituindo CIs dos pre's das mesas de Behringer pelos JRC4560 ou BurrBrown 2604 (dependendo da grana).No final temos a mesa que NAO TEM NADA A VER com aquele lixo com orelha no logótipo. Parece ate uma mesa descente...

Abrcs,
andry110
 
Andry

Embora o tópico seja sobre pré, mas como foi tocado no assunto, gostaria de tirar uma dúvida, tem Driver's TI brasileiros que não sejam tão irritantes?
 
heAndryriberto disse:
Embora o tópico seja sobre pré, mas como foi tocado no assunto, gostaria de tirar uma dúvida, tem Driver's TI brasileiros que não sejam tão irritantes?

Um ou outro driver da Eros. E tem um "razoavel" da Hinor (nao lembro modelo). Por certas razoes desconfio que meu gosto aponta nos drivers citados pois sao copias das marcas Italianas (B&C,RCF ou 18Sound ) .As aparencias e formato das membranas são inconfundíveis...
Porem ,na nossa regiao 'e muito mais facil comprar um RCF ou 18Sound original .Por tanto nao tenho ouvido muitos drivers nacionais ultimamente. Nao aqui...
Alias..Exatamente os woofers da Eros achei bem legais em questão de timbre !Bem proximo da RCF! Pena que sao caros e nao tem o mesmo rendimento a longo prazo.
Abrcs,
andry110
 
Back
Topo