Artigo Pro Tools First

mbenedito

Moderator
Moderador
Pro Tools First


Recentemente a Avid lançou uma nova versão de uma das DAWs mais utilizadas pelo mundo, o Pro Tools, que nessa versão recebe o nome de First, com um diferencial muito interessante pra quem esta começando agora a trabalhar com mixagem ou simplesmente tem curiosidade e vontade de aprender a mexer no software, ele é gratuito e não necessita de placa de audio externa para funcionar e funciona direto na placa on-board do seu desktop ou laptop.

Para ter acesso ao download da versão, basta fazer o cadastro no site da Avid (http://www.avid.com/BR/), e procurar pela aba de download, vale lembrar que essa versão não necessita de iLook para ativar portanto basta fazer o download e ter acesso a uma conexão a internet. O programa esta disponível para PC e MAC, e não necessita de configurações exageradas de hardware (mais detalhes sobre compatibilidade podem ser encontrados na pagina de download do programa).


Interface


A interface do programa pode assustar um pouco no começo pra quem nunca usou nenhuma espécie de DAW antes, mas basta alguns minutos para começar a entender como funciona, no geral é bem simples, você tem as pistas de audio em forma de barras, em cima você tem as opções básicas (play, stop, rec) e um monitor de tempo e sinal, e em cada pista (track), você tem as funções de Mute (M), Rec, Solo (S), e os inserts, que são os plugins (EQs, compressores, gates, efeitos) que você vai utilizar em cada pista, lembrando que como que se trata de uma versão gratuita, você tem algumas limitações, uma delas é o uso máximo de 4 inserts por canal e o limite de 16 pistas (mono ou estéreo).

Captura%20de%20Tela%202015-08-10%20agraves%2016.18.28_zpsksgk08fw.png


Imagem 1 - Interface principal do Pro Tools First


A interface principal do programa, a forma de trabalhar, os atalhos e a simplicidade (que é um dos principais diferencias da DAW) é a mesma das versões completas (Pro Tools 12 e Pro Tools 12HD), o que facilita a migração para as versões caso a usuário se identifique com o programa e necessite de mais recursos futuramente.

Captura%20de%20Tela%202015-08-10%20agraves%2016.18.56_zpsxrjzhpt8.png


Imagem 2 - Interface de mixagem do Pro Tools First


Aqui temos uma tela especial para a mixagem, depois de feitos todos os ajustes de equalização, compressão, gate, efeitos etc, ela tem apenas os recursos necessários para mixar sua track, como volume, pan, mute, solo e os plugins insertados (essa interface lembra muito um console de mixagem).


Plugins e recursos


Apesar de ser um versão gratuita, o programa conta com alguns dos plugins encontrados nas versões pagas do programa, o que para um usuário iniciante é o necessário para se fazer uma boa mixagem.

Vamos começar com o equalizador paramétrico:

Captura%20de%20Tela%202015-08-10%20agraves%2016.19.08_zpssgghcgmf.png


Imagem 3 - Equalizador paramétrico



O programa disponibiliza duas versões do EQ, uma com 1 via e outra com 7 vias, o funcionamento de ambos é o mesmo, você tem um filtro Hi-pass e outro Low-pass e 5 filtros totalmente configuráveis, com parâmetros de frequência, ganho e largura de banda (Q), que é mais do que suficiente para fazer qualquer tipo de ajuste de equalização, mas caso não seja suficiente você pode insertar novamente o EQ e ter mais 7 bandas de equalização.

Captura%20de%20Tela%202015-08-10%20agraves%2016.19.17_zpsktgf0qay.png


Imagem 4 - Compressor/limiter


O funcionamento do compressor também é bem simples, você tem os ajustes de threshold, attack, release, ratio, knee e ganho, alem de um filtro Hi e Low pass e side chain.

Captura%20de%20Tela%202015-08-10%20agraves%2016.19.24_zpsmzgq33q5.png


Imagem 5 - Expander/Gate


O funcionamento do Gate é semelhante ao compressor, apenas com os parâmetros de um gate.

Captura%20de%20Tela%202015-08-10%20agraves%2016.19.32_zps4goinbvm.png


Imagem 6 - Reverb


O programa conta com mais alguns plugins de efeito, na imagem acima vemos uma maquina de efeito (reverb), com os ajustes principais para obter o efeito desejado.

Alem dos plugins nativos do programa, o usuário pode comprar a parte alguns outros plugins, a Avid ainda oferece um plano de assinatura anual, onde você paga um valor por ano e tem acesso a diversos plugins mais sofisticados.



Limitações e considerações finais



Como é de se esperar de um programa gratuito, ele não tem todos os recursos da versão paga, o programa é limitado ao uso de 16 pistas, 4 inserts por canal, e você pode apenas criar 3 sessões de mixagem, lembrando que nessa versão, umas das novidades do programa é que você pode salvar sua sessão na nuvem e acessa-la de qualquer computador com o programa.

Captura%20de%20Tela%202015-08-10%20agraves%2016.19.41_zpscy0j6deo.png


Imagem 7 - Area de criação ou acesso as sessões


Para usuários iniciantes ou para pessoas simplesmente que querem estudar, o Pro Tools First acaba sendo uma boa opção, ja que é inteiramente gratuito, e tem as ferramentas básicas encontradas nas versões pagas, é um programa relativamente leve, e basta um computador com conexão a internet e uma configuração razoável para desfrutar da DAW (dispensado o uso de placas de audio). Obviamente monitores de audio ou fones razoáveis são uma boa pedida para se ter referencia do que esta sendo feito.
 
Hoje eu uso REAPER pra fazer gravação ao vivo, já gravei 16 pistas com computadores bem fraquinhos por mais de 2 horas sem problemas...

O que pode dizer sobre o "peso" do software e desempenho em gravações ao vivo??
 
Eu achei o programa bem leve, rodou tranquilamente no meu computador, chega a consumir menos de 1GB de RAM, mas os requisitos são:

Mac:
  • Intel® Mac with Mac OS X 10.9-10.9.5 or 10.10-10.10.4 (note that OS X 10.8.5 or earlier will not work)
  • Intel® Core 2 Duo processor
  • 2GB RAM (4GB or more recommended)
  • Minimum 1280 Horizontal Monitor Resolution
  • Internet connection for installation
  • 15GB disk space for installation
  • USB-port, FireWire-port or Thunderbolt-port for CoreAudio-supported audio device
  • Supports Marketplace in-app purchased AAX plug-ins in Pro Tools First
  • PACE hard disk authorization (no iLok required)
Windows:
  • Intel® PC with Windows 7 64-bit (Home Premium, Professional and Ultimate Editions) or Windows 8/8.1 (Standard and Pro Editions)
  • Intel® Core 2 Duo processor
  • 2GB RAM (4GB or more recommended)
  • Minimum 1280 Horizontal Monitor Resolution
  • Internet connection for installation
  • 15GB disk space for installation
  • USB-port or FireWire-port for ASIO-supported audio device
  • Supports Marketplace in-app purchased AAX plug-ins in Pro Tools First
  • PACE hard disk authorization (no iLok required)
 
se gravar as 16 Tracks simultâneamente seria muito interessante o_O... mas se for igual o PT/SE que só grava 2 tracks nem baixo
 
Última edição:
Eu baixei o Pro Tools First, porém, ele não inicia por não reconhcer minha interface Scarlett 2i2! já atualizei drivers e nada! alguem pode me dar uma dica?
 
Estranho, aqui ele reconheceu todas as interfaces de audio que eu coloquei, inclusive algumas, bem inferiores a Scarlet 2i2. Qual sua configuração?
 
Ja tentou iniciar ele sem a interface?

Quando ele tive iniciando, mantenha pressionada a tecla N e depois manda uma foto do que aparecer.
 
Quando tiver usando o Pro Tools não deixe nenhum aplicativo que use a placa de audio aberto, se mesmo assim não resolver, ai não tem jeito, desinstala tudo e começa tudo de novo.
 
Alguém sabe dizer se grava os 16 canais simultâneos? Penso em usar pra gravar ao vivo com a Behringer XR18
 
Gabriel, você procurou no lugar certo? Se sim, deve ter tido algum problema na instalação.

Deiny, grava sim, mas recomendo o Tracks Live da Waves, é muito mais leve pra gravação.
 
Bom dia!
Instalei o Pro Tools First e o programa abriu normalmente. Abri alguns daqueles exemplos de projeto com uma linha de bateria MIDI de referência e consegui ouvir tranquilamente. Porém, quando seleciono a interface de áudio externa Roland Duo-Capture o programa para de funcionar. Ele tem alguma limitação quanto a isso?
 
Comprei um controlador da M-audio que tem compatibilidade com o pro tools first. Instalei no meu notebook com sistema operacional windows e placa de som do próprio computador (Realtek). Tive que baixar o asio4all para ele poder reconhecer o hardware de som, pois sem ele não estava reconhecendo dando essa mensagem "unable to locate hardware". O pro tools abre, executa as trilhas, mostra que o som está sendo detectado, mas não escuto o audio. Por favor poderiam me ajudar?
 
Back
Topo