Problema ao ligar o ventilador.

thiagobinda

New Member
Estou com problema, ao ligar o ventilador logo em seguida as caixas da frente emitem um som de “pipoco”.
Como posso eliminar este problema, meus amigos.

Thiago Binda
 
Thiago,

Refaça a sua instalação elétrica, com aterramento e circuito adequado para o som e ventiladores, seguindo as normas vigentes.

Eduardo
 
O correto é ter a instalação do som independente dos os outros circuitos elétricos, que dizer que do quadro de energia, sai um circuito (dijuntor e fiação) somente para atender o som, evitando este tipo de problema, e não esquecendo do aterramento.
Contate um eletrcista e mãos a obra.

Abraço
Cassiano Ricardo
 
Mais o seguinte fato é que o fio do ventilador parte junto, do lado do cabo paralelo das caixas.
Mas os cabos de todas as caixas ficam ao lado de todos os cabos de alimentação dos ventiladores e de um projetor, o problema é em um ventilador junto com as caixas da frente, muito curioso. Por questão de espaço e estética os fios e cabos estão juntos.
Valeu a todos pela ajuda.

THIAGO BINDA
 
Thiago,

o problemas não é o fato do cabo passar junto ao outro. Desde que você use o cabo correto, pode-se misturar áudio com eletriciadade, com rede de computador, etc, etc (ok, mas não por dezenas de metros).

O problema do barulho é que o ventilador possui um motor, e este gera grande "sujeira" na rede elétrica quando o mesmo é acionado. Como o ventilador está na mesma fase elétrica dos equipos de som, a sujeira de um contamina o outro.

É a mesma coisa de casa: o liquidificador lá da cozinha embaralha o sinal da TV na sala.

Solução: separar as fases, aterramento, etc.

Há uma série de artigos, chamados de "Eletricidade e Sonorização". Leia-os, você vai gostar.

Um abraço,

Fernando
 
Na minha igreja tem sistema de AC central e aquecedor, todos com motores para fazer a circulação. Nunca tive nenhum problema com ruídos na parte elétrica, por que? Porque tudo está muito bem aterrado e com cabeamento adequado, tudo como o Bersan falou.

Aqui nos EUA, pra se obter a liberação de um estabelecimento comercial ou até mesmo em residências passa-se por uma inspeção do fiscal de prefeitura e bombeiros. Se não for aprovado, nada feito! Não se pode usar o imóvel.

Lembro que eles são tão "detalhistas" que quando foram testar o sistema de alarme de incêndio eles reprovaram pois as luzes de emergência não piscavam em sincronismo.
 
Olá para todos.

Trabalho na Construção Civil e acho um descaso que as prefeituras e órgãos tem com os imóveis que temos em nossa cidade.
Meu sonho era que o brasil fosse assim também como nos EUA!

Lá na igreja temos ventiladores de teto e equipamentos de áudio ligados em disjuntores diferentes, mas a fase é a mesma, pois todo o sistema da igreja é monofásico. Não tenho aterramento. Quando ligamos os ventiladores também há um barulho de "pipoco". Será que apenas o aterramento resolverá ou realmente há a necessidade da instalação de uma nova fase?
 
NÃO CHEGA SER UM DESCASO, MAIS O MONITORAMENTO TERIA QUE SER MAIS FORTE, POIS É UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA.
VOLTANDO AO "PIPOCO".
EXISTE DIFERENTES SITUAÇÕES EM QUE O "PIPOCO" PODE APARECER EM UM MOMENTO BEM REQUISITADO.
DOS TIPOS, CONTAMINAÇÃO DA REDE ELÉTRICA, CABO COM DEFEITO (GERALMENTE O PRINCIPAL MOTIVO), PLUGS DEFEITUOSOS, CANAL DA MESA, PERIFÉRICOS EM GERAL E ETC...
UM ÓTIMO ARTIGO DO SOM AO VIVO: - O que fazer quando nada funciona?

THIAGO BINDA
 
Thiago (não o Binda),

realmente, em igrejas monofásicas o negócio fica difícil.

Uma ideia é colocar um condicionador de energia, que tem filtros que vão atenuar (não eliminar) o problema. Se não tiver condições para um (R$ 300,00 ou +), use pelo menos um estabilizador de energia desses de computador (R$ 30,00) para a mesa de som e outros equipamentos, mas não para o amplificador.

Aterramento também ajuda sempre - é norma de segurança pessoal, mas acho que não vai resolver o problema, a princípio, no máximo atenuá-lo.

Solução é ter mais de uma fase.

Um abraço,

Fernando
 
MBenedito,

na verdade o filtro de linha é para os equipamentos de som, não para os ventiladores.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo