Problema Karsect KRU-302

TSA

Active Member
Tudo blz, pessoal?

É o seguinte: minha igreja tem um mic sem fio Karsect KRU-302, c/ transmissor KLT-8U, e um mic HT-3A (ou 3D, ñ lembro ao certo, é o headset c/ plug P2 mono). Pois bem, esse conjunto eu já vi sendo usado 1 ou 2 vezes, mas nada mais q isso, e nunca teve problemas. Nessa época, porém, eu ainda ñ operava o equipamento. Assumi o setor de áudio recentemente, e fui testar o conjunto, e saber pq tinham parado de usar. Bem, ele funciona perfeitamente, sem problemas de sinal, mas eu notei uma coisa: apenas um dos receptores - o B - dá sinal de vida; o outro - A - fica apagado sempre. Mesmo ajustando squelch, usando baterias novas, tudo, até agora nada. Notei, também, q se eu aproximar bastante o transmissor da base o receptor A volta a acender, mas ñ fica limpo: o indicador de áudio tb fica piscando, e se for aumentado seu volume (cada receptor tem um controle de volume), fica uma chiadeira, típica de rádio sintonizado em frequência sem sinal.

É como eu disse, ele funciona, mas ñ tá perfeito, já q nessa condição ele deixa de ser true diversity, e problemas de recepção podem ocorrer, embora ñ tenham se manifestado ainda.

Há algo q possa ser feito? Ou é caso de assistência técnica logo?

Obrigado.
 
TSA,

no Anfiteatro usamos Shures VHF e UHF, todos True Diversity. Há casos em que por horas a fio apenas uma antena é usada, a base receptora nunca troca de A para B ou vice-versa. Lembrando que é a base que escolhe qual antena que está com sinal melhor e faz a troca, automaticamente.

Mas olhe só... os sistemas que eu tenho são True Diversity, duas antenas para um único microfone. Você disse que tem um KRU-302, que não é um sistema True Divesity, é um sistema sem fio duplo, ou seja, dois transmissores em uma única base, uma antena para cada sinal.

Assim, o correto é realmente acender uma luz só, uma luz para cada transmissor. O transmissor que você tem aí deve ser o B, por isto só o B acende.

Notei, também, q se eu aproximar bastante o transmissor da base o receptor A volta a acender, mas ñ fica limpo: o indicador de áudio tb fica piscando, e se for aumentado seu volume (cada receptor tem um controle de volume), fica uma chiadeira, típica de rádio sintonizado em frequência sem sinal.

Ao "abrir" muito o Squelch, o canal A deve ter começado a captar o sinal do transmissor B (já vi isto acontecer em outro KRU-302, era exatamente este o problema, squelch muito aberto começava a pegar o sinal de um canal no outro). Mas não capta legal, é muito chiado mesmo. Só diminuir o Squelch que está resolvido.

Mas, um pequeno detalhe: onde está o transmissor A? Você não falou nele... deveria haver outro sim.... será que perderam?

Um abraço,

Fernando
 
Hum... então ñ é true diversity... pensei q fosse, pq o manual diz "circuito de recepção de diversidade". Eu imaginava q ele tivesse 2 modos de operação: um true diversity, com 1 mic só, e outro modo suportando 2 mics simultaneamente, mas sacrificando o TD. Quanto ao transmissor A, sinceramente, nunca ouvi falar dele aqui na igreja. É como eu disse, assumi o áudio há pouco tempo, essa foi uma compra anterior a minha chegada, então nem tive como controlar direito isso aí. Ainda tô tentando "arrumar a casa", mas vou procurar saber direitinho o que aconteceu.

Outra coisa: ele tem 2 saídas XLR, balanceadas, mas só tem uma P10 (desbalanceada). Se eventualmente forem usados 2 mics c/ essa base, e a saída P10, sai o sinal misturado dos 2??

E, mais uma vez, brigadão, Fernando! Já tava com medo de ter q mandar p/ assist. técnica, q muitas vezes consome boas doses de grana e paciência (a 2ª, por aqui, até temos muito, mas a 1ª... :D )


Abração
 
Diversity é o circuito de recepção de 1 antena. True Diversity é o sistema com duas antenas. O manual não está errado.

Quanto a sua pergunta, realmente, a saída P10 é o sinal misturado dos dois microfones.

E bom trabalho organizando a "casa". Faça um inventários dos equipamentos, é o primeiro passo.

Um abraço,

Fernando
 
Ah, entendi...

Obrigado!

EDIT: Emendando mais uma dúvida, nesse caso o 2º transmissor seria diferente apenas pela frequência? Pq parece q a base aceita 2 freqs. distintas, e o transmissor q eu tenho corresponde a uma dessas freqs. O outro operaria então com essa outra frequência? Ou há outra forma de distinção entre os 2?

Agora um off-topic bem brabo aqui: procurei um testador de pilhas na cidade toda, e ñ achei em canto nenhum!! E ainda chamam de "cidade comercial"! Apesar de q eu nem olhei em lojas de info, só eletrônicas/mat. elétrico, mesmo. Mas ainda assim, fiquei chateado!! :)
 
o 2º transmissor seria diferente apenas pela frequência? Pq parece q a base aceita 2 freqs. distintas, e o transmissor q eu tenho corresponde a uma dessas freqs. O outro operaria então com essa outra frequência? Ou há outra forma de distinção entre os 2?

Sim, isto mesmo. A diferença é a frequência. Quando a gente já tem um sistema sem fio e vai comprar outro, inclusive é necessário verificar as frequências para não comprar nada igual.

Quanto ao testador, tem coisa que é difícil mesmo. Procure um multímetro da Minipa, alguns tem a função de testador de bateria.

Um abraço,

Fernando
 
bersan, aproveitando o tópico por ter os mesmos microfones, tenho esse kit e na última vez que usei estava tudo 100%...desliguei...guardei... e como não uso com muita frequencia, quando fui usar agora, depois de quase dois meses apenas, ele simplesmente não estava mandando sinal...nenhum dos dois microfones, o LED do AF que fica no receptor não piscava recebendo o sinal.
ontem testando na minha mesa Roland M-16DX vi que o som estava chegando no canal mas muiiiito fraco, tipo como se o microfone estivesse ligado num canal de linha, dei ganho lá no alto e com muito chiado já ouvi minha voz, mas muito fraca, mas de certa forma chegando.
Logo, sei que não são técnicos em eletrônica, mas como operadores experientes a experiencia muitas vezes indica que problema é esse, pois vou levar num téc. em eletrônica, mas se houver uma orientação dos possíveis defeitos, para eu não chegar lá "mais perdido que cego em tiroteio" eu agradeço.
lembrando que os dois microfones não "estão falando" como devem digamos que estão com 10% da captação, mas só descobri depois de abrir os ganhos, ainda assim é tão fraco que o LED do AF no receptor não acende como antes.

obrigado.
 
outra coisa curiosa, com os ganhos nas alturas, quando eu deslizo o botão do próprio microfone para off dá aquele "puff" saindo no som..e quando eu desconectei o XLR de trás do receptor aí é que deu aquele estalo forte saindo no som, típico de quando plugamos um instrumento se baixar o volume (ganho).
se não tivesse sinal, não haveria esses estalos, concorda?...isso que me intriga o porquê os danados pararam de funcionar.
 
Hoje fui em algimas eletrônicas e me disseram que era problema na frequência. Segundo o técnico em eletrônica, possivelmente alguma frequência de Internet ou de rádio amador afetou a frequência do receptor.
Resultado, ninguém resolve, tem que mandar para a fábrica para recodificar o aparelho.

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk
 
Pessoal, bom dia !
Estou com um probleminha no microfone da Karsect 302. Qual é o problema ? O som dele do nada começou a sair sem o grave, muito parecido com um megafone. Alguém saberia me dizer como resolver esse problema ?
 
Provavelmente voçê está com problema na cápsula. Troque ela por outra que seja fisicamente parecida para fazer o teste.
 
Boa noite amigos. Eu tenho um mic desse mesmo modelo do tópico. Acontece que a base simplesmente parou de funcionar, não acende a luz de ligado, mas os mic funcionam... acendem a luz, e a fonte de alimentação também funciona. Desmontei-o para ver as soldas se estavam "frias", soldei todas que foram possíveis de soldar, mas nenhum sinal. Levei em assistência e me disseram que não tem solução... será??? Não me convenci ainda... deve ter algum jeito de consertá-lo.

Outra pergunta. Tenho mais dois aparelhos de mic, só que um eu comprei usado e veio com uma saída XLR, e outra P10. Se usar um mic na P10 e o outro no XLR, funcionaria em dois canais na mesa??? Obrigado
 
Back
Topo